Gasto de eletricidade (portatil)

Zion Linguist

Power Member
Boas freaks, sei bem até porque já andei á procura q existem inumeras threads com o mesmo assunto discutido mas ainda n obtive uma resposta concreta para a minha questão, e a minha questão é a seguinte:

Muito resumidamente eu apenas quero saber se é possivel o meu portatil gastar 30euros de eletricidade por mes mesmo q estivesse ligado a toda a hora non-stop (maioria do tempo gasto na web). Na parte de trás do meu laptop diz DC 19V, o que para mim é pouco mas quem sou eu para dizer alguma coisa visto q n percebo lá muito do assunto, e era porreiro se houvesse por aqui um expert q conseguisse responder á questão..

E alem dessa, gostaria de perguntar quanto (estimativa) gastará o meu portatil estando ligado cerca 4/5horas por dia durante o mês inteiro..

Peço desculpa se o assunto seja cansativo, mas compreendo q existe mais ppl com esta mesma duvida. Até pq muitas das vezes os pais têm a mania de assumir q os filhos são burros em relação a contas no final do mês e portanto carregam com as culpas para cima dos portateis dos filhos.. Mas isso enfim, outras águas..

Thanks
 
Sinceramente o portatil consome muito pouco mesmo...duvido que consuma os 30€ de luz por mês.

30 a 35€ pago eu com tudo, incluindo o portátil várias horas por dia.
 
Um portátil 35€ ou 30€ de luz por mes mesmo sem mais dados eu diria que é impossivel então o Pc onde estou meu deus dava-me um rombo mensal que nem é bom :) a minha maria que não veja este tópico senão vai me começar a obrigar a desligar o pc :)
 
Aqui ficam algumas specs q encontrei no site da toshiba: (Coloquei apenas as q penso q sejam mais relevantes á questão)

input voltage : autosensing AC adapter (100/240 V) for worldwide usage
output voltage : 19 V
output current : 3.95 A

Processador
Intel® Centrino® processor technology featuring Intel® Core 2 Duo Processor T4200

Memória
standard : 3,072 (2,048 + 1,024) MB
maximum expandability : 8,192 MB
technology : DDR2 RAM (800 MHz)

Disco
capacity : 320 GB
certification : S.M.A.R.T.
drive rotation : 5,400 rpm

Display
size : 15.4 "
type : Toshiba TruBrite® WXGA TFT High Brightness display
internal resolution : 1,280 x 800

EDIT: É um toshiba satellite A300
 
Um cenário extremamente pessimista dá uns 10 euros por mês já com IVA (e a 24horas)

5 horas não chega a 2 euros
 
Última edição:
O valor em euros para os dados que apresentas, fazendo as contas a uma utilização diaria de 5 horas, seria
aproximadamente de 1,60€/Mês

Pois realmente, de 30€ para 1,60€/mes, grande diferença, so mais uma questao, se o portatil estivesse constantemente ligado 24 sobre 24h quanto seria o custo na fatura?
 
Não te esqueças que na fatura vem o total que gastaste, não só do portátil portanto tens que juntar isso + o que gastaste no resto para saberes o "custo na fatura".

Agora fiquei curioso de saber como é que eu posso descubrir o preço dos watts usados.
 
Ainda mais facil...compras uma daquelas tomadas que fazem a leitura
do consumo do equipamento ligado,colocas o preço do Kwh e voilá no
fim do mes já sabes o que gastou.
 
A sugestão do faizca é a melhor. Mas podemos fazer algumas aproximações: com ecrã desligado e em quase idle (apenas com programas p2p/AV/etc. a correrem), um portátil desses não deve gastar mais que 35W, mesmo que num perfil de energia high performance típico, enquanto que em load completo pode chegar ao máximo possível pelo transformador (que está rated a 75W).

Deduzo que se estiver ligado 24h/dia a maior parte do tempo estará em idle, a não ser que uses BOINC/semelhantes ou esteja a fazer outras tarefas pesadas. Vou assumir que não e que a maioria do tempo estará idle e que durante as 5 horas indicadas estará a consumir no máximo 70W (mais que isso numa máquina com esse perfil normalmente nem é possível e, se for, só com programas de stress tests CPU+GPU+disco/etc que não reflectem utilização real). Logo diria que a potência média consumida será cerca de:

(19h*35W+5h*70W)/(19h+5h) = 42,3 W

42,3 W * 24h/dia * 30 dias/mês * 1 kW/1000W ~= 30,5 kWh/mês.

Assumindo cerca de €0,20/kWh (por causa de outros custos fixos e variáveis associados à energia, e já com IVA) dá cerca de 6,1 €/mês.

Acredito que ainda seja menos, ou seja, que isto seja uma estimativa por cima. Comparado com um desktop high end, é bastante menos e serve perfeitamente como servidor light caseiro para a maioria das pessoas.
 
Back
Topo