Gasto de Luz - Plasma vs Led

HFFH

Power Member
Devido a haver muita gente sempre a perguntar se o Plasma gasta muito, ou se devem comprar um Led.

Ora vamos lá fazer aqui umas contas por causa dos gastos de energia de Plasma vs Led da mesma medida, para ver a diferença de custos, e todos verem que a diferença não é assim tanto, ora vamos a contas.

Led LG 42LM620T

Consumos

Default [Standard] mode (2D)57 watts
Default [Standard] mode (3D)60 watts
Calibrated [ISF Expert1] mode (2D)46 watts
Calibrated [ISF Expert1] mode (3D)43 watt
Standby1 watt




Ora se fizermos uma média entre os 43w de mínimo e os 60w de máximo dá = 51.5w
Agora pegamos nos 51.5w e multiplicamos pelas horas que vemos televisão.
Durante a semana se consideramos 6 horas (20h - 01h) isto vezes 22 dias úteis dá = 22 x 6 = 132h
Durante os fins de semana se consideramos 12 horas ( 12h - 00h) isto vezes os dias de fim de semana dá = 12 x 8 = 96h
Aqui somamos os dois resultados - 132h + 96h = 228h mensais.
Agora multiplicamos o Nº de horas vezes o consumo do Led por hora, assim - 228h x 51.5w = 11.742w ou seja arredondado 11.7Kw mensais.
Agora multiplicamos o gasto de luz mensal (Kw) vezes o preço da luz que é de 0,1993 cents o Kw, assim temos - 11.7Kw x 0,1993 = 2.34018€ por mês.


Plasma TX-P42ST50B:

Consumos[h=3]
Default [Normal] mode (2D)148 watts
Default [Normal] mode (3D)165 watts
Calibrated [True Cinema] mode (2D)168 watts
Calibrated [True Cinema] mode (3D)224 watts
Standby1 watt


[/h]Ora se fizermos uma média entre os 148w de mínimo e os 224w de máximo dá = 186w
Agora pegamos nos 186w e multiplicamos pelas horas que vemos televisão.
Durante a semana se consideramos 6 horas (20h - 01h) isto vezes 22 dias úteis dá = 22 x 6 = 132h
Durante os fins de semana se consideramos 12 horas ( 12h - 00h) isto vezes os dias de fim de semana dá = 12 x 8 = 96h
Aqui somamos os dois resultados - 132h + 96h = 228h mensais.
Agora multiplicamos o Nº de horas vezes o consumo do Plasma por hora, assim - 228h x 186w = 42.408w ou seja arredondado 42.4Kw mensais.
Agora multiplicamos o gasto de luz mensal (Kw) vezes o preço da luz que é de 0,1993 cents o Kw, assim temos - 42.4Kw x 0,1993 = 8.45032€ por mês.

Conclusão Final:

O Led gasta cerca de 2.5€ por mês e o Plasma cerca de 8.5€ por mês, uma diferença de 6€ por cada mês.
Isto numa factura de 55€ onde a parte da Luz já com taxas e IVA será - 50.23€ (Os 4.77€ que faltam são a taxa audiovisual).

Destes 50.23€ tira-se o IVA e fica = 40.8374€ (já com as taxas).

Led - 40.8374€

Plasma - 40.8374€ + 6€ que é a diferença que o Plasma gasta a mais = 46.8374€

A diferença vai se fazer notar agora no IVA.

Assim o Led vai dar os 50.23€ já com IVA + 4.77€ (taxa Audiovisual) = 50.23€ +4.77€ = 55€
O Plasma vai dar 57.6100€ já com IVA + 4.77€ (taxa Audiovisual) = 57.6100€ + 4.77€ = 62.38€

Assim de uma diferença de 6€ de luz "liquida", passou-se para 7.38€ já no final da factura, por mês.

Agora depende de cada um se os 7.38€ por mês, justificam ou não, na escolha da TV.

Aqui se multiplicamos os 7.38€ x 12 meses = 88.56 por ano só em Luz, que o Plasma gasta a mais que o Led.

O valor em euros pode ser maior ou menor dependendo do Nº de horas que se vê TV, cada um pode ajustar estas contas a si próprio, pois cada um sabe as horas que ve TV em dias de semana e de fim de semana.




Vendo por este prisma, uma TV em standby que gaste 1w e usando o exemplo de cima.

Dias Úteis:

Uso diário 6h (20h - 01h) fica a TV 18h em standby.
18h x 22 dias = 396w

Fim de semana - Uso diário 12h (12h - 00h) fica a TV 12h em standby.
12 x 8 dias = 96w

Assim dá 492w por mês só em standby.

Desligando tudo o que se encontra em standby em casa quando não se está a usar, por ex. pc,tv,media center,ps3, etc..., ao fim do mês ainda soma também uns bons euros, que pode dar para ter uma tv que gaste mais.


Depois disto tudo só quem compra pode decidir, se os 7.38€ a mais por mês justifica face a melhor "qualidade de imagem" a nível de pretos e etc...
 
Boa thread!

Aqui há +- 1 ano eu já tinha feito essa conta quase toda para comparar o gasto do meu Panasonic 42V10 versus TV LED do mesmo tamanho.

Continuo a achar (na minha opinião) bem investido o diferencial de valor gasto em electricidade tendo em conta o acréscimo de qualidade com um bom plasma, independentemente do tipo/qualidade de sinal a visualizar :)

Em TV SD a coisa fica um pouco melhor e quando vejo TV num LED noto bem as falhas, agora quando uso fontes HD/FHD é que é de babar:wow:
 
Bom tópico, mas acho que tornaste as coisas um pouco confusas. Porque não fizeste apenas o total de horas que cada tv está ligada, vezes a sua potência, vezes o preço do kW.h já com iva? Tipo (e pegando nos teus valores):

eiw76g.jpg



p.s. Não confundam Potência (W-Watts) com Energia (W.h - Watt vezes hora) :)
 
Esse valor pode variar bastante dependendo do que se tem

Por exemplo:

Se tiverem bi-horária ou tri-horária com ciclo diário, às 22h o preço muda para vazio.

Se tiverem ciclo semanal esta mudança é só às 24h mas em compensação uma boa parte do Sábado e todo o Domingo é vazio.

Também acho que 6 horas ou 12 horas por dia é assim algo exagerado mas não faz mal. É um pressuposto como outro qualquer. Cada um deve afinar à sua maneira.

Outra coisa que preço é 0,1993? Isso é mais que o preço de energia da tarifa simples já com IVA por um bom bocado
 
Última edição:
Pode-se considerar de grosso modo que isto são valores para o pior caso. Com bi-horário, a diferença do valor mensal tende a diminuir.
 
Quando escrevi o meu post ainda não estava aí a tua tabela.

Parece-me um pior caso razoável (o pior caso era mesmo 720 horas por mês mas isso não é minimamente útil para nada)
 
Acho que nesse caso a questão nem se coloca, as diferenças de qualidade de imagem não tem valor nenhum. Aí o consumo é tudo.
 
Epá, segundo a senhora da EDP, parece que já não é possível aderir a um serviço com tarifa bi-horária (para novos clientes) e que esse serviço vai ser extinto em 2014 com a "liberalização" da electricidade. Parece que existem mais 3 ou 4 "concorrentes".....a Galp e o resto são espanhois!

Parece que esta a ser um processo "homologo" com o que aconteceu com o Spin-off da PT.

Olhando para este assunto com olhos de criança fica muito estranho.

Se vão separar "por completo" a venda (EDP) da infraestrutura de distribuição (REN) então, como os preços dos vários concorrentes vão ser próximos, todos eles vão ter de pagar uma taxa por usar a canalização da REN.....incluindo a EDP (que giro).

A REN é Publica ou privada (privatização portanto)?

Não sou simpatizante dos camaradas comunistas, mas ás vezes acho que os serviços essenciais (água, luz e gás) nunca devia ter saído da alçada do estado. Se não qualquer dia os serviços são todos privados (Transportes, correios, energias, águas, Saúde, ensino) e depois deixa completamente de fazer sentido pagar impostos......certo?

Este pseudo-offtópic foi só para alargar o assunto......para aproveitar o momentum
 
Quando fiz este post foi para dar uma referencia geral, porque muita gente não sabia fazer as contas ou então dava mais jeito só procurar se era muita a diferença ao fim do mês, eu dei como exemplo a EDP Universal na tarifa simples, mas por estas contas cada um pode adaptar ao seu tarifário, e ver quanto gasta e o que compensa mais.

Claro que com outra tarifa ou com outras horas de TV, a diferença muda, mas basicamente dá para ter um ideia.


Quanto á questão da liberalização da Luz, na minha opinião irá ser como a liberalização dos combustíveis, sempre a subir ou seja a luz não irá ficar mais barata do que agora, mas sim mais cara do que os 0.1993€ por Kw, mas isto é a minha opinião.
 
Última edição:
Tendo em conta que à partida um LED equivalente a esse plasma custará bem mais que os 88€ anuais de diferença no consumo, diria que continuo sem grandes dúvidas sobre qual tecnologia optar. ;)

Agora para a seriedade do comparativo ser maior convém é dizer que nem todos os LEDs gastam tão pouco como esse LG, os números de consumo do plasma Panasonic ST50 são do modelo de 50'' e não de 42'' assim como no hdtvtest mostram até um valor mínimo bem mais baixo....

Power ConsumptionDefault [Normal] mode (2D) 114 watts
Default [Normal] mode (3D) 174 watts
Calibrated [True Cinema] mode (2D) 162 watts
Calibrated [True Cinema] mode (3D) 223 watts
Standby <1 watt

Fonte

Independentemente dos reais valores por mês entre as tecnologias, o que sei é que actualmente nunca irei escolher uma TV para a sala/quarto com base em consumos.
 
Eu tirei os consumos baseado no hdtvtest podes ver aqui o do Plasma e aqui o do Led, não andei a escolher o que gastava menos ou mais, foi os primeiros que me apareceram, eu também não tenho duvidas, que o preço do Led do mesmo tamanho será superior ao do Plasma, e escolheria sempre um Plasma tanto para a sala como para o quarto.
 
A explicação pode-se resumir numa simples fórmula:

Consumo Anual (€) = [ (261*H) + (104*h) ] * P * CE/1000 * (1+ IVA)

H -> número de horas de visualização semanal
h -> número de horas visualização ao fim de semana
P -> consumo da TV em W.h (ex: 100 W.h)
CE -> Custo do kW.h em € (ex: 0,1993 €)
IVA -> IVA em vigor em % (ex: 0,23)

Não coloquei descriminação entre visualização 2D ou 3D, mas se precisarem acrescento nova fórmula mais complexa.
 
Última edição:
Se/quando o fizeres, aproveita para corrigir as unidades.

P -> consumo da TV em W.h (ex: 100 W.h)
CE -> Custo do kW.h em € (ex: 0,1993 €)
 
Back
Topo