1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

    Remover anúncio

[GBA] Golden Sun: The Lost Age (RPG, Camelot Software Planning)

Discussão em 'Retro / Legacy / Arcade' iniciada por EagleEye, 8 de Agosto de 2009. (Respostas: 26; Visualizações: 23391)

  1. EagleEye

    EagleEye Colaborador
    Staff Member

    [​IMG]

    Golden Sun: The Lost Age é a segunda instalação desta saga de RPGs desenvolvida pela Camelot Software Planning e publicado pela Nintendo. Lançado finalmente em Abril de 2003 exclusivamente para o Game Boy Advance, The Lost Age continua a história onde acabou o primeiro Golden Sun, com a possibilidade de transferir os stats das nossas personagens, todos os Djinns que apanhámos bem como todas as armas/items que tinhamos na nossa antiga equipa, tudo isto possível através de um sistema de password (divido entre tipos, mais transferências maior a password) ou através do cabo "Game Link". Deste modo, dava-se continuidade aquilo que foi feito no primeiro Golden Sun e uma forma de compensar o jogador.

    [​IMG]

    [​IMG]

    As novidades no que toca ao jogo em si não são muitas comparadas com o Golden Sun. O motor gráfico é o mesmo com alguns melhoramentos a nível de detalhe das personagens, cidades e objectos, permitindo um pouco mais de variedade nos cenários. A complexidade dos puzzles e das Lighthouses foi aumentada, há mais side-quests e uma maior utilização da Psynergy.
    Entre as novidades, destacam-se os novos summons através da combinação de tipos de Djinns, possibilidade de nos juntarmos aos heróis do primeiro jogo, acesso a mais tipos de Psynergy e equipamento secreto e um mapa mundo maior e um pouco mais diversificado que o seu antecessor.

    [​IMG]

    Na sua maioria, foi considerado um jogo um pouco inferior, mais pela pouca inovação que houve embora se tenham mantido os elogios feitos ao sistema de combate, gráficos e visual no sue melhor com uma excelente soundtrack a acompanhar. O efeito "surpresa/WOW" também foi menor neste jogo, o que levou a uma nota mais baixa também. Considerado o 8º melhor título de GBA em 2003 pela IGN e o 22º melhor título do GBA de sempre.
    Sabe-se que já vendeu pelo menos mais de 650 mil cópias, a contar com as vendas no Japão e América. Não duvido que tenha atingido tantas vendas como o Golden Sun.



    [​IMG]

    [​IMG]

    Após esta estúpida introdução ao jogo, sem piada e de alguém que claramente não tinha mais nada que fazer, eis a verdadeira introdução.

    [​IMG]

    [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]

    [​IMG] [​IMG]

    Felix toma o lugar de Isaac como personagem principal nesta nova edição do Golden Sun. Agora que Saturos e Menardi foram derrotados, já se pode dar ao luxo de fazer o que lhe apetece e decide continuar o objectivo a que se propôs no jogo anterior. Na companhia da sua irmã Jenna, Sheba e o velho Kraden resta descobrirem onde foram parar após terem sido arrastados pelo Tsunami enquanto estavam na ilha de Idejima, perdida no oceano após a "destruição" da Lighthouse. Tal como Isaac, possui o Elemento Terra (Mercury).


    [​IMG] [​IMG]

    Jenna no primeiro jogo pensou que o seu irmão Felix tinha morrido.. acaba por saber que não era bem assim e ainda é raptada juntamente com Kraden, pelo Saturos e Menardi. Vê-se obrigada a deixar a Venus Lighthouse e o seu irmão para trás, que se decidiu armar em Herói e tentar salvar quem estava ainda no topo da Lighthouse. Chegam finalmente à ilha de Idejima onde pegariam no baaco rumo a outras paragens, mas a destruição da Lighthouse pelo poder excessivo que foi causado, fez com que a ilha se separasse totalmente do continente e fosse levada pelo mar. Tal como Garet, possui o Elemento Fogo (Mars)


    [​IMG] [​IMG]

    Sheba tinha sido adoptada pelo gvernante de Tolbi e depois raptada pelo Saturos e Menardi. No fim do primeiro jogo é salva pelo Felix e fica-lhe grata por lhe ter salvo a vida, e portanto decide acompanhá-lo nesta sua nova aventura. Tal como Ivan, é a mais nova do grupo e possui o Elemento Vento (Jupiter).


    [​IMG] [​IMG]

    Piers é um Mercury Adept, possuindo assim o Elemento Água. Pertence a uma cidade sagrada e longe dos olhares dos comuns mortais e, só a descobrirão se jogarem ao jogo! Inicialmente foi dado como pirata na cidade de Madra mas acaba por ser salvo por nós. Mais tarde é de novo avistado, desta vez na vila tribal de Kibombo, onde tenta encontrar a sua esfera negra de modo a poder controlar novamente o seu barco. Decide juntar-se à nossa equipa para que consiga alcançar esse objectivo.


    [​IMG]

    [​IMG]


    [​IMG]

    A novidade mais exótica deste Golden Sun: The Lost Age é o aumento do número de Summons, ou melhor dizendo, a possibilidade de efectuar combinações de tipos de Djinns criando assim Summons mais devastadores e únicos em si! Com 12 Summons no total no primeiro jogo, desta vez contamos com mais de 20 ao todo, entre eles o chamado "Ultimate Summon"! Apenas sendo possível caçar este fantástico Summon se tivermos apanhado todos os Djinns, quer do primeiro quer do segundo jogo!

    [​IMG]


    [​IMG]

    [​IMG] [​IMG] [​IMG]

    [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]

    Agatio e Karst fazem parte do Clã de Fogo, situado na zona mais a Norte possível do continente de Weyard! Ambos são recrutados pelas pessoas da vila Prox, para acenderem as 4 Liughthouses e assim salvarem o seu povo. Agatio é o mais forte do Clã, ao qual Saturos e Menardi pertenciam, enquanto que Karst é a irmã mais nova de Menardi e o seu outro objectivo é derrotar aqueles que a mataram...

    Alex volta de novo, juntamente com todo o mistério por detrás até aos momentos finais deste jogo. Mais uma vez, irá "teletransportar-se" repentinamente à nossa frente, alguns apanham sustos outros não.
    Irá introduzir-nos aos 2 membros do Clã do Norte durante o jogo e irá estar sempre um passo à nossa frente... Qual será o seu destino final?


    [​IMG]

    [​IMG]

    Originais: The Lost Age: World Map (Sea) - Battle's Theme (Non-Adept) - Garoh's Theme (Full Moon) (é preciso "emocionar" mais?)
    Frozen in Prox (another one, memorável!) - Set Sail (used on Golden Sun DS BEST!! Announcement!! EVER!!!)
    Doom's Dragon Battle! - Magma Rock - Air's Rock - Jenna's Battle Theme (Espetáculo!!)
    Ankohl Ruins - Thundaria Tower - Jupiter Lighthouse Theme

    Remixes: Isaac's Theme 8-bit - Felix's Theme 8-bit - Felix'x Battle Remix - Contigo's Theme - Overworld MIDI Remix
    Orchestral Remix - Venus Caelestis (passem 3 minutos à frente..) - Elemental Stars
    Jenna's Theme Remix - Super Smash Bros. Brawl Remix (generic my ass!) - Saturos Battle Remix (para quem aprecia a original)


    Shining Series Related

    Shining The Holy Ark: Battle Theme - Boss Battle Theme - Overworld Theme - Final Battle (1st Part)
    Godspeak (querem mistério? não há melhor a condizer) - Far East Village - Atop the Tower (nostalgia no seu melhor)
    Uninvited Guests (Considerado um dos seus melhores "temas"... 2:10-2:24 simply rocks)

    Shining Force 3: A Light to Lead the Way (Quando é dado liberdade ao Sakuraba) - Flying Dragon of the Battlefield (O meu tema favorito do Sakuraba)
    Sorrow (Melhor compositor a criar música "ambiente"? Sem dúvida) - The Ramshackle Village (Quem ouviu os temas das vilas do Golden Sun saberá o que lhes espera)
    Tiger, The Voice of Time Calls You (Epic Adventure!) - Dragon, Clear Path to Victory (Simply great!) - Wolf, Bare Your Sharp Fangs (What can I say?!)
    Force of Light OCRemix

    ___________________________

    Mapa Golden Sun: The Lost Age

    [​IMG]

    [​IMG]


    Extras



    De momento, tenho 49 horas de jogo, todos os Djinns e Summons, e as personagens estão com os seguintes niveis:
    Felix a lv50, Jenna a lv59, Sheba a lv58, Piers a lv58, Isaac a lv62, Garet a lv61, Ivan e Mia a lv61.

    Os euipamentos de destaque vão para a Darksword (Unleashes Acheron's Grief), Asura's Armor (através do Blacksmith e a mais forte se não me engano), Dragon Boots (também Blacksmith?), arma secreta Kikuichimonji (unleashes Asura) para o Ivan e Tisiphone Edge para o Ivan e Jenna.
    O Isaac tem a Sol Blade (unleashes Megido), bem como o Dragon Shield, Dragon Boots, Millenium Helm e Valkyrie Mail.. são os melhores equipamentos da última vez que verifiquei e um Golden Ring (aumenta todas as resistências).
    O Felix tem a Excalibur (unleashes Legend), Millenium Helm e Dragon Boots, Xylion Armor (Raises Attack), Cosmos Shiled (aumenta todas as resistências) e Golden Shirt (Raises HP & DEF).


    Um dia a ver se lhe volto a pegar, verificar se há equipamentos para melhorar e aumentar até ao nivel máximo como já alguns fizeram. Digam da vossa justica o que acharam do jogo e se passaram bons momentos :D
     
  2. EagleEye

    EagleEye Colaborador
    Staff Member

    Tópicos Relacionados

    [​IMG]


    [​IMG]
     
    Última edição: 8 de Agosto de 2009
  3. manelis

    manelis Power Member

    muitos parabéns pelo tópico! ainda está melhor que o primeiro. sinceramente não conhecia os summons do fim, só até ao eclipse (que vi num amigo meu) porque eu nunca passei muito depois de

    voltar a encontrar o Isaac
     
  4. Garm

    Garm Power Member

    Estranhamente nunca o joguei.

    Recentemente lá o comprei no ebay e comecei um novo jogo do Golden Sun original. Acabei esse jogo há algum tempo e agora é só uma questão de pegar no Lost Age a sério.
    Pelo que tenho visto é um jogo muito mais ambicioso que o anterior: mapa mundo muito maior e novos djinni (com a possibilidade de efectuar "summons mistos").

    Mais uma vez, excelente tópico! (para quando um de Shining Force III? :p)
     
    Última edição: 8 de Agosto de 2009
  5. EagleEye

    EagleEye Colaborador
    Staff Member

    Então estavas a entrar na melhor parte do jogo... e... e... abandonas-me isso assim? :sad:
    Vai lá mas é voltar a jogar o jogo, e apanhar os próximos summons. Acredita que é uma festa autêntica :)

    Depois deixa a tua opinião e se o jogo merece as boas pontuações :) Como disse antes, o jgo desenvolve em pouca coisa em relação ao anterior mas os mais importantes são sem dúvida os novos Summons e a grande colecção de Djinns.
    Se gostarem dos puzzles/dungeons do primeiro, acredito que vão adorar ainda mais este, pelo facto de serem mais complexas, usares ainda mais tipos de Psynergy e um aumento de longevidade (mais umas horitas).
    Tomar também atenção ao facto de ser maio este novo mapa, tal como referido, mais localidades e mais coisas para fazer. Adiciona-lhe o facto de ter mais alguns bosses, é dada mais história às outras personagens e não só o nosso grupo... e não esquecer, o Blacksmith está de volta como tens no Shining Force 3, em que podes dar vários tipos de material para forjar os melhores items :)

    Entretanto, também vi mais uma análise à saga para ficarem a saber outras opiniões. Este é o mundo do Golden Sun, e bem... vamos lá ver como ele estará no Golden Sun DS. Daqui a um ano lembrarei-me deste post :D

    [​IMG]

    Escusado será dizer, que o sistema de exploração/desenvolvimento e imersão com o mundo são os meus favoritos e até hoje nunca tive tanto prazer a jogar como estes Golden Sun. Qual Dragon Quest qual quê :007:

    Um comentáro na GoNntendo que reflecte também o que penso:


    PS: Quanto ao tópico do Shining Force III, precisaria de bastante mais tempo, menos limitações por post porque planeava mesmo fazer uma coisa ainda mais séria do que as sagas retro que tenho feito até agora. No entanto, penso sempre que não vale a pena fazê-lo (aka começar) porque o interesse seria apenas de 4 gatos pingados e que por acaso já os jogaram (myself included) :p
     
    Última edição: 8 de Agosto de 2009
  6. I_Eat_All

    I_Eat_All Plasma Beam!

    Grande thread :) (andas a dar-lhe)

    Com muita pena minha, nunca acabei o Lost Age, comprei-o, joguei umas horas e entrou para o backlog nem eu sei porquê (devo ter encravado algures). Tenho de lhe voltar a pegar... de preferencia antes do Golden Sun DS sair.
     
  7. Dazkarieh

    Dazkarieh To fold or to FOLD?

    Mas que bela leitura agora que vou retomar a saga... :D Andas mesmo mesmo a dar-lhe. Golden Sun merece... :)
     
  8. Garm

    Garm Power Member

    Planeio começa-lo o quanto antes.


    Pois, o mais provável era acontecer isso mesmo... Mas está a acontecer o mesmo a estes do Golden Sun por isso mãos à obra. :D

    Agora a sério, embora acredito que seja recompensador ver o tópico completo após tanto trabalho também deve ser igualmente frustrante ter tão poucas respostas. Eu próprio seria menino para fazer um mas não creio que conseguisse atingir um nível de detalhe tão elevado. Ainda para mais nem completei o cenário 3.

    P.S.: Hayward FTW! Joguei tanto o jogo que quando li o Senhor dos Anéis (ainda antes de se falar em filmes) não conseguia deixar de imaginar o Hayward sempre que era mencionado o Legolas. :)
     
  9. EagleEye

    EagleEye Colaborador
    Staff Member

    8| Mestre dos RPGs e encravaste? São demais para ti os puzzles de Psynergy? :D Não tens vergonha! :p Em 2010 cá estaremos para ver se o passaste ou não, depois envio-te a minha cópia japonesa do Golden Sun DS só para apreciares os summons :)


    Lê menos e joga mais :007: Mais de 5 anos sem jogar um RPG destes, mais fácil de arranjar que o habitual (consola e jogo baratos) e mais acessível em termos pessoais. (idade, internet, barato, etc..). Once again, estamos cá para ver essa opinião (e se eu concordo com ela :P).


    Mais um gato pingado, intitulam-se profissionais de RPGs e depois não jogam aos épicos.. com "alma" como muitos gostam e se queixam de não haver ;) (vá toca a trabalhar! :D)

    Há 2 lados da moeda, por um eu queria uma coisa completa porque merecia mas, quem iria se dar ao trabalho de ver montes de texto, vários posts sobre só um cenário de um jogo, que quase ninguém conhece e que não tem "nome" ou "Sony Brand/Nintendo brand" por detrás? Daí uma coisa breve ser melhor para os leitores, seria menos esclarecedora mas.. mais gente lia do inicio ao fim e não passava "para o lado", para não falar de que, é muito mais interessante tópicos "escaldantes" e que tantas vezes se vêem (e repetidos do que já se diz há anos)

    Quanto ao Hayward, concordo plenamente contigo e adiciono, o Legolas tem muito estilo mas se o Hayward viesse numa versão "remake" teria 10x mais estilo :) Para acabar este meu aparte, até hoje ainda estou à espera de um "arqueiro" num RPG que realmente demonstre o que é ser dono de um "título" desses :x2:
     
  10. manelis

    manelis Power Member

    desviando um bocado para o shining force eu sinceramente tinha curiosidade em exprimentar, mas que possibilidades há de jogar? os de master system mega drive nem devem tar na virtual console, o 3 so na saturn que ja nao tenho infelizmente, o da ds so há em japones, em qual e que se pode comecar a jogar sem gastar dinheiro em consolas?
     
  11. EagleEye

    EagleEye Colaborador
    Staff Member

    Concordo plenamente com as tuas "questões" e, eu se tivesse no teu lugar até tinha já descartado a ideia te tentar jogar, no que toca ao Shining Force 3 e aos jogos Shining que não saíram na Megadrive. Quem vai pegar em jogos desses, "desconhecidos" numa consola que muitos intitulam que não tem jogos de jeito e que os seus jogos são caros de adquirir? Para quem a tivesse e gostasse da consola o caso seria diferente mas, mesmo assim, uma decisão muito díficil a não ser alguém que goste mesmo de SRPG.

    De momento, tens 3 disponiveis na Virtual Console, Shining in the Darkness (dungeon RPG), Shining Force I e Shining Force II para a Megadrive e, a escolha recai sempre para o Shining Force 2 (o melhor da saga Shining Force para muitos). Diria que, pelas estatisticas, 70% que jogou SF2 não jogou ao SF3, e é uma evolução em todos os aspectos.


    Para este post ser um pouco menos de offtopic <_< >_> (daqui a nada estou a ouvi-las :p) Acho que nada melhor, do que colocar de novo este "comentário" de um dos membros da equipa da Camelot Software Planning :)

    Para adicionar ao que este senhor disse e guiar pelo meu testemunho. Nunca na vida, vi quem gostasse de um Shining Force (2 e 3 especialmente) não gostar dos Golden Sun, tal como das muitas vezes que vi comentários a dizer maravilhas (jogo épico/melhor jogo da minha vida/dos que me deu mais prazer/jogo excelente) de um Golden Sun ter ido experimentar um Shining Force 3 (claramente o que mais semelhante) e não ter dito que era claramente um trabalho Camelot :)

    Só espero que, por alguma razão, esta saga não tenha o mesmo desfecho que o Shining Force (táctico) feito, porque é realmente uma grande pena ver outra obra prima dessa equipa ter sido tão pouco jogada. Um dia ainda gostava de ver um Golden Sun a passar para uma consola caseira, e ver todo aquele estilo passar para o grande ecrã. Arrasava com muita concorrência em termos de qualidade global :D

    Resumindo toda esta lenga lenga, se gostas de Golden Sun, vais-te sentir em casa com um Shining Force na minha opinião. Muito menos presente o estilo da Camelot no SF2 devido às diferenças técnicas do que comparado com o SF3 no entanto :(
     
    Última edição: 14 de Agosto de 2009
  12. manelis

    manelis Power Member

    não já, mas sou capaz de comprar o 2 na virtual console lá para o fim do mês, por acaso achava que não estavam lá. o III fica pa depois :P (a nintendo devia por a saturn na virtual console também ...)

    ah e desculpem o off-topic :P
     
  13. EagleEye

    EagleEye Colaborador
    Staff Member

    Lá após muitos anos, surgiram finalmente uns scans decentes e de um artwork em espicifico (ultimo da lista).
    Pena não haver mais de momento, mas agora que fiquei a saber que além da capas dos guias que já conhecia pelos vistos também contem artwork, não posso perder a oportunidade de arranjar os guias :)

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    As always, é só carregar na imagem para versão high-res.
     
  14. R3d_D3v1l_

    R3d_D3v1l_ Power Member

    Está a ser uma missão quase impossível a compra dos Golden Sun em bom estado. :(
     
  15. EagleEye

    EagleEye Colaborador
    Staff Member

  16. Nem Por Isso ;) Se fores ao amazon.co.uk do uk =D podes tambem la encontrar jogos New e usados de ambos os titulos =) selados, nao usados, em perfeitas condicoes etc =) E claro o seller tem boas ratings claro =D mas claro ke tudo junto da por volta de 70 libras hahaahh 80 euros ou maix =D mas eu kero la saber, os golden sun sempre serão os maiores jogos da minha vida =D nem ke teha de ser 500 libras, encomendo isso tudo!!!
     
  17. Luikims

    Luikims Power Member

    è bom o jogo?
     
  18. R3d_D3v1l_

    R3d_D3v1l_ Power Member

    O problema é mesmo a falta de guito...

    Acredita que se tivesse dinheiro, compraria de imediato a saga Golden Sun. E a sequela mesmo à esquina :(
     
  19. Lucien

    Lucien What is folding?

    Bom?! É só o melhor RPG de todos os tempos numa consola portátil (e supera alguns caseiros em termos de história).
     
  20. Gambit77

    Gambit77 Power Member

    Depois de alguma (muita) procura, consegui encontrar o jogo a preço decente e novo. :003:
    Por isso vamos ver se como se porta.
     

Partilhar esta Página