1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

GData InternetSecurity, ou como arranjar uma dor de cabeça assim do pé para a mão...

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por Cylon, 24 de Maio de 2007. (Respostas: 1; Visualizações: 1900)

1. Cylon

Cylon Power Member

Caríssimos, venho por este meio expôr perante todos vós uma caso que aconteceu comigo e que me tem dado uma dor de cabeça.

No último trimestre do ano passado adiquiri, no supermercado Lidl, um disco rígido externo da Targa, e no interior da embalagem, como promoção, estava o seguinte folheto:

(frente)

http://pwp.netcabo.pt/pisco.pais/img0000.jpg

(verso)

http://pwp.netcabo.pt/pisco.pais/img0001.jpg

Como parece evidente da leitura do folheto, aparenta tratar-se de uma licença que me permite usufruir do software GData Internet Security apenas por noventa dias, gratuitamente (não existe menção alguma de qualquer preço), podendo essa licença ser extendida no tempo a "uma taxa reduzida". Querendo então, experimentar o serviço, instalei o software e registei-me no site da GData (onde não me recordo de, durante todo o processo de instalação e registo do software, ter visto alguma menção que me me comprometesse com a compra da licença). Assim sendo, vim a receber posteriormente, um e-mail da GData a confirmar o meu registo e com um nome de utilizador e uma senha para ter acesso ao servidor que me forneceria as actualizações do software:

Dear ********,

Many thanks for registering on the G DATA Security Updateserver.
    Your G DATA update service logon details are as follows:

Username: ********
    Password: ********

Please keep this email in a safe place. You will need your logon details
    in order to download updates as well as free upgrades from the G DATA website and much more.

You can also contact the G DATA ServiceCentre if you have any questions concerning your
    G DATA Security software. You can reach the G DATA ServiceCenter via:

[email protected]

Regards,
    The G DATA ServiceCenter Team

Mais uma vez, tanto no folheto que vinha no disco rígido, como neste email, não vi menção alguma que me comprometesse com a compra do software. Assim sendo, fui utilizando o software, aguardando que, no final dos 90 dias, o meu acesso ao servidor fosse bloqueado ou que o software deixasse de funcionar, como é normal neste tipo de situações.

No passado mês de Março recebi esta carta da parte da GData:

(frente)

http://pwp.netcabo.pt/pisco.pais/img0002.jpg

(verso)

http://pwp.netcabo.pt/pisco.pais/img0003.jpg

Em façe desta situação, fiquei, naturalmente, muito surpreendido, mas ignorei a missiva, pensando até que, ao fazê-lo, seria sinal de que eu não estaria interessado em extender a licença, e que, assim, acabariam por, somente, me bloquear o acesso ao servidor. De realçar que já não me lembrava muito bem da data de instalação do programa, não sabendo se haviam já passado os noventa dias de periodo experimental - estranhava até que o periodo deste não houvesse já terminado. De notar, também, que no verso da carta vinha informação escrita em alemão, idioma que não domino.
    Menos de um mês depois de ter recebido aquela carta, eis que recebo uma nova carta a relembrar-me de que eu deveria efectuar o pagamento o mais depressa possível:

http://pwp.netcabo.pt/pisco.pais/img0004.jpg

Em face desta situação, resolvi enviar um e-mail (cujo conteúdo não tenho já, infelizmente, na minha posse) para o endereço indicado ([email protected]) a informá-los de que eu não tinha entendido o folheto que acompanhava a embalagem do disco rígido como contendo uma licença para compra de um periodo de usufruto de um ano, mas sim uma licença para um periodo gratuíto experimental de 90 dias. Expressei ainda a minha indignação pelo comportamento deles, que considerava incorrecto, indicando que se se mantivesse esta situação eu teria de recorrer às entidades competentes. Exigi-lhes que, de uma vez por todas, bloqueassem o meu acesso ao servidor deles e apagassem os meus registos da base de dados (coisa a que, julgo eu, tenho direito). Desinstalei também, em conformidade, o software, até porque vinha a criar alguns conflitos com o arranque do PC, e esperei que a situação ficasse resolvida de vez.
    Infelizmente, no passado dia 21, recebi uma nova carta, esta já a ameaçar-me com acções legais caso eu não efectuasse o pagamento da licença, e acrescentando ainda ao valor que eu teria de pagar, uma taxa de cinco euros!

http://pwp.netcabo.pt/pisco.pais/img0005.jpg

Assim sendo, não me restou outra alternativa senão recorrer à DECO, que me encaminhou para o Instituto do Consumidor - Centro Europeu do Consumidor, aonde eu já apresentei a minha questão, na esperança de uma resolução rápida da mesma

Trata-se de um conflito que pode envolver o meu bom nome num processo judicial de âmbito transfronteiriço devido a, no meu ver, uma política promocional desonesta por parte da GData, pois nunca foi minha intenção comprar esta licença, mas apenas experimentar o software, pois com tanto anti-virus gratuíto à disposição, se um dia comprar um, será numa superfície comercial, em embalagem selada, e não pela internet.
    Não entendo que o que estava expresso no folheto promocional fosse uma compra de uma licença, mas que esta serviria apenas para, como disse, um periodo experimental.

Aguardo notícias sobre o desenrolar deste processo e irei informando este fórum ácerca dos desenvolvimentos que esta questão tiver.

2. velf

velf Power Member

tá lá bem explicito que é free por 90 dias,nao tens que recear.guarda bem esses papaeis.já agora fizeste alguma participaçao ao lidl? se calhar tinha te ajudado fazer uma reclamaçao no lidl,visto o artigo targus ser uma marca deles

Partilhar esta Página