1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

GeForce FX 5200 64MB DDR SDRAM usa 64-bits Memory Bus!

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Zealot, 14 de Abril de 2003. (Respostas: 19; Visualizações: 1284)

1. Zealot

Zealot I quit My Job for Folding

Meu Deus. Isto é quase pior que o Willamette (o willamette era mais caro).

2. Raptor

Raptor OC Legend

pior que um williamette, um celeron! :P

Agora a sério, se isto é mesmo verdade, axo que chamar de anormal a quem vender uma placa destas como a quem comprar por pensarem que são boas é pouco!

Isto devia ser já considerado por crime... usar memorias de 64bits...

3. Xcentric

Xcentric Power Member

Concordo !!!

Isto ta uma vergonha... fdx ...cada vez pior...

4. FASC

FASC Power Member

Isto é uma perfeita loucura! 8o Isso significa que uma memória de 64MB fica reduzido a simples 32MB, e tirando o aspecto de tempos de acesso da lógica adicional para conversão... Não admira que os preço que se avizinham sejam baixos! :confused:

Duas palavras:
    UM ESCÂNDALO!!!
    :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Hugs.

5. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Sou novo aqui, mas só uma correcção.

Ter só 64 bit de bus, não reduz a memória para 32 MB. Reduz sim a largura de banda para metade.

Não sei se isto não será só uma manobra da nVidia para o mercado as boards o mais rapidamente possivel ( eles estão cheios de pressa ), e numa segunda release corrigirem o layout da placa para ter os 128 bit de bus.

6. FASC

FASC Power Member

Xiii, que lapso! Pensei em endereçamento de registos de 64bits/128bits!!! :-D
    Dumbass....

Sim na realidade o que acontece no caso das memórias é a diminuição da largura de banda para escrita/leitura. Realmente não tem lógica nenhuma esta implementação de memórias (64bits), porque sendo o GPU de 128bits, a escrita/leitura em/da memória tem de ser feita em dois passos!!!!, ou seja, custo de tempo! Por outro lado para quem já desenhou um pequeno microprocessador sabe perfeitamente a dor de cabeça que isso é: o registo que faz o endereçamento da memória (sendo ele de 128bits) tem de ser ou transferido para um outro de 64bits para correcção, ou reutilizado através de lógica adicional. Isto tudo para dizer que a diferença de velocidade vai-se notar IMENSAMENTE!
    Por outro lado, a diferença de €€€ entre as memórias não é assim tanta que justifique as alterações, A NÃO SER, que a nVidia queira propositadamente pôr uma gama das suas GFX mais lentas e mais baratas no mercado que anseia por uma GFX... Mas não será isto enganar o público e o público enganar-se em relação à nVidia? Ou terá sido uma forma de baixar a temperatura? (estes tipos de conversão demoram 2 ciclos de relógio numas SDRAM, mas por outro lado levam apenas 1 ciclo de relógio nas DDR-RAM podendo gerar uma pequena pausa no resto do GPU...)

Bom, o que quer que seja que levou a esta solução nestas placas ultrapassa-me completamente...

Comments, please!

Hugs.

7. estigma

estigma Power Member

Tenho estado a ler muito sobre a GeForce FX, mesmo assim não tanto como queria.

A versão Oficial da Nvidia é que as FX são de facto umas super placas, com benchmarks que ultrapassam as 9500 (VERSÃO OFICIAL DA NVIDIA! Não se ponham a insultar-me!!!).

A versão do resto do mundo é que de facto em papel, em especificações, as placas são geniais! Mas a sua genialidade custou performance (pessimos resultados nos Benchmarks), que esta muito abaixo do esperado.

Vamos esperar para ver o que é a surpresa que a NVidia vai desvendar no proximo E3!

Haverá solução para esta FX confusão?

[]

8. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Eu acho que a nvidia vai fazer uma coisa muito simples:
    A 5200 128MB tem a memória da seguinte maneira ( 8X16MB ). O que eu acho que eles vão fazer é pegar no mesmo layout, tirar 4 blocos de memória e...voilá, temos a versão de 64Mb com um "memory bus" de 64-bit. Qual é a vantagem disto para a nVidia:
    - Tem só um layout ( poupa dinheiro )
    - Poupa tempo.

Já agora, um pouco off-topic, para quem quezir ver a feature list da Nv35, clique aqui

Fiquem bem.

9. Raptor

Raptor OC Legend

é exactamente como a ati faz com as R9500... os modelos de 128MB têm 256bits, as de 64MB têm a 128bits, mas pelo menos n usam de 64 bits... isso é um crime!

10. estigma

estigma Power Member

Mas...

Pelo que ando a ler... não é suporto as GeForce FX (mesmo as 5200) serem no minimo: 128 MB DDR I (até que as DDR II baixem de preço, para passarem a ser DDR II - não havendo nenhuma placa de 64 MB )?

E daqui a um tempo estarem todas com 256 MB DDR II ?

11. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

http://www.evga.com/products/moreinfo.asp?Part_Number=064-A8-N302-T3

Não ligues muito à foto....mas reparem nas specs que eles têm lá:

"Video Memory Installed:
    64MB 64-bit 5ns DDR"

Só vem confirmar os rumores.........

12. estigma

estigma Power Member

Confirma-se.

:-\

13. FASC

FASC Power Member

Atenção, o "layout" como lhe chamas TEM de ser obrigatoriamente diferente (não totalmente, mas tem de conter lógica adicional) para fazer conversão de um GPU de 128bits para memórias de 64bits...

Hugs.

14. FELiYCORA

FELiYCORA 1st Folding then Sex

tou-me a decepcionar com a nvidia mais do k pensava... eu ja ia comprar uma ATI quando se proporcionasse o momento, entao agora, jesus! escandaloso...

15. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Sim, tens razão, mas o que a nVidia fez foi fazer o caminho mais fácil.
    Já estou a ver o pessoal na ***** a babar-se à frente de uma 5200 (64Mb) a 200 €.

Depois chegam a casa e é a desilusão. Sentem-se enganados e nunca mais compram nVidia,
    E é assim que começam as quedas de grandes empresas......

Edit: Já repararam na feature list da NV35. 256 bit no bus, umas optimizações e DDR-II foi pela janela fora. Estava à espera de um pouco mais.

16. Korben_Dallas

Korben_Dallas Zwame Advisor

A nVidia achou que os specs vendem mais que a performance e se calhar até nem estão enganados... infelizmente vamos ver mts bundles de PC's com FX5200 64MB e mta gente a compra-las mesmo no retail... :puke:

17. estigma

estigma Power Member

Não o chames em vão...
    :P

(kidding)

18. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

A nVidia já viu o problema e parece que por cada 5200 que comprarem recebem uma destas de bónus:

(joking)

19. Korben_Dallas

Korben_Dallas Zwame Advisor

Esse gajo fica mesmo a matar no meio da fan... é uma homenagem à nVidia... não se vê é a ATI por trás... é pó bujon!! :D

20. Crusher

Crusher Power Member

64bits DDR? Ainda pior do que SDR 128bits. :-D

Partilhar esta Página