Geforce Fx 5900 Review

Nemesis11

Power Member
Vão começar a aparecer as primeiras reviews da NV35, mesmo antes do fim do NDA.
A 1ª acabou de aparecer:
http://www.avault.com/hardware/getreview.asp?review=geforcefx5900ul&page=1

É uma Review disfarçada de Preview (tem 15 paginas com benchmarks, dados tecnicos, overclocking, etc).
Eles ainda não usaram as Detonator 50, por isso os resultados vão ser melhores.

1024x768x32 4X AA / 4X AS
geforcefx5900ul34a.jpg


1024x768x32 8X AA / 8X AS
geforcefx5900ul35a.jpg


Imagem da placa
geforcefx5900ul2.jpg


Se apanhar mais reviews, antes do nda acabar (14:00 GMT), vou fazendo edit ao post.

Fiquem bem.

Edit: Price: $499.99 256MB (um bocado caro). Afinal eles não fizeram overclocking.

Edit2: O gajo que escreveu a review deve perceber tanto de placas gráficas, como eu percebo de como fazer pasteis de nata.

Most notable is the 425MHz DDR-I memory instead of faster DDR-II and the lower GPU clock speed. While the inclusion of a 256-bit bus does make up for the loss of performance, I still find it very interesting that Nvidia opted for rather slow 425MHz memory when ATI is using 620MHz - 680MHz memory for their high end cards.

The 13.6GB/s memory bandwidth is distinctly less than the 16GB/s enjoyed by the FX 5800 Ultra and at a huge disadvantage when compared to the Radeon 9800 Pro's 21.8GB/s.

HELLOOOOO!!!!! :die:
 
Última edição:
Li esse artigo e fiquei surpreso pela positiva. Parece que tanto a ATi como a Nvidia vão passar o verão a trabalhar!

Esperemos que as novas 50.xx ainda ponham mais fruta na cesta dessa Fx5900.
 
Mais uns benchs:

"CPU: AMD 2700XP+

In 3DMark2001SE
Setting: Default
Resolution/FX 5900 Ultra/Radeon 9700 Pro
1024/15178/14667
1280/13508/12481
1600/11874/10556

Setting: 4xAA and 8x AF
Resolution/FX 5900 Ultra/Radeon 9700 Pro
1024/11714/9692
1280/9682/7316
1600/7643/5592

UT2k3 - HardOCP High Quality - Antalus
Setting: No AA, No AF
Resolution/FX 5900 Ultra/Radeon 9700 Pro
1024/166.77/162.57
1280/150.6/117.8
1600/115.73/82.75

Setting: 4xAA and 8x Anisotropic Filtering
Resolution/FX 5900 Ultra/Radeon 9700 Pro
1024/119.48/89.33
1280/79.41/58.83
1600/47.69/40.16
"

Comparar com uma 9700pro de 128MB não me parece muito justo, mas pronto....
 
Não está nada mal... gostei foi dos scores com FSAA muito bons mesmos. Mas o melhor será esperar por melhores reviews... qualidade de imagem, comparar uma 9800Pro, etc.

...e também ver como a placa se porta com drivers certificados... os Detonator FX são certificados?
 
Antes de começarem aos saltos, e irem já fazer as pré-encomendas, apenas digo para esquecerem as imagens que a Nvidia fornece, isto pq aparentemente os filtros de imagem continuam a ser a mesma treta (metam Ramdac mais poderosos, se os filtros são o mesmo, a imagem é sempre a mesma porcaria!):

http://www.avault.com/hardware/getreview.asp?review=geforcefx5900ul&page=14

While I still see a minor amount of jagginess with angular lines in the game screenshots I took, my initial impression of the FX 5900 Ultra running under unfinished drivers is of a huge jump in still image quality when compared to the now older FX 5800 Ultra. Rainbow Six: Raven Shield had the most pronounced problems with rounded and angular lines, but I think it's important to note that the problem persisted no matter the AA/AS and visual quality settings chosen. The fact that Nvidia listened to reviewers and users about this and worked hard to improve both still image and moving video quality is apparent; as June draws closer and Nvidia improves the Detonator drivers further I suspect that not only will performance increase, but also image quality.

esperemos que seja verdade, que os erros e a qualidade de imagem sejam resolvidos...

Mas por enquanto, irei permanecer "ATIano"! ;)
 
Gainward com Watercooling

Nv35 da gainward:

"Gainward Co., Ltd, the leading manufacturer of high performance 3D graphics and home entertainment accelerators, announces that it will introduce the world’s most powerful series of 3D graphics processor boards based on NVIDIA’s GeForce FX 5900 technology formerly known as NV35 Ultra. The most powerful graphics board of the series; the Gainward CoolFX PowerPack! Model Ultra/1600 XP “Golden Sample”TM features a hand selected GeForce FX 5900 Ultra, 256 MB of carefully qualified 900 MHz DDR and is priced at € 899 incl. VAT with the integrated Gainward CoolFX water cooling and priced at € 699 with a conventional high performance, low noise fan. Both prod-ucts are bundled with an IEEE 1394 FireWire card and a 5.1 PCI sound card with ana-logue and optical connection."

Water cooling, placa de som, firewire.......900€......F******
 
Os RamDacs são exactamente os mesmos.

"Intellisample HCT - With the new Intellisample HCT (High Compression Technology), the GeForce FX 5900 delivers z and color compression, and accelerated texture compression capabilities. The new compression technology improves anti-aliasing performance and advances image quality even for extreme resolutions such as 1600x1280. New anisotropic filtering techniques offer accurate texture filtering even for surfaces viewed from a sharp angle or from a distance."

Esperemos que com 128bit de cor por pixel e este novo intellisample hct a coisa melhore no capitulo da qualidade de imagem.

Eu permaneco "POBREiano", porque 699? é mt fruta, mesmo com 265mb, placa de som, firewire, abre latas e máquina de imperiais.
 
já começou :D

http://www.anandtech.com/printarticle.html?i=1821
http://www.nvnews.net/previews/geforce_fx_5900_ultra/index.shtml
http://www.3dgpu.com/reviews/5900u.php
http://www.extremetech.com/article2/0,3973,1074270,00.asp
http://www.hardocp.com/article.html?art=NDcy
http://www.hardware.fr/art/imprimer/462/

looks good.....

Doom3 benchmarks

http://www.hardocp.com/article.html?art=NDc0

Edit: 1ª conclusão olhando para as reviews do Anando é do Hard, A 5900 rula no Doom3(current build)

Edit2: "benchmarks from a near-final build of DoomIII". Acho que esta é a melhor noticia do dia.
 
Última edição:
Raptor,

que confusão que vai nessa cabeça.

Convém perceber do que se fala para não
sair bogalhos em vez de alhos.

Leio com frequência comentários acerca
da qualidade de imagem com erros de palmatória.

O comentário que transcreves refere-se apenas
à qualidade de imagem RAW após AA/AS e afins e
não necessáriamente apenas à qualidade do
sinal que sai da placa.

Para evitar confusões deste tipo devem
referir as duas coisas por nomes diferentes.
Qualidade de imagem RAW é o produto que sai
do GPU após aplicarem todos os algoritmos
de rendering, suavização, etc, e que vai para
um buffer (memória). Já a qualidade do
sinal tem a ver com o processo de
transferência da imagem gerada (informação)
até ao CRT/TFT. No caso da norma VGA é
gerado um sinal de altas frequências que
geralmente passa por um filtro passa-baixo.
Este sinal que transporta a imagem
(informação) até ao CRT é que por vezes
não é bem gerado/filtrado e há perda de informação (na verdade há sempre)
considerável que se manifesta numa perda
de qualidade de imagem FINAL no CRT ou TFT.

Exemplo:

A placa A pode ser um potente cluster com
100000 GPUs e gerar uma imagem
foto-realista de um suposto jogo UT2100
mas se os circuitos (RAMDAC, filtros,etc) que
geram o sinal VGA (ou DVI) forem francamente
maus a imagem final gerada no CRT/TFT
é má embora a culpa não seja do GPU em si.

O inverso tb se dá.
 
Alguem já ouviu essa betonei.... errm ... cooler a funcionar ?


Essa 3dfx(size) errmm .. Nvidia 5900 ultra parece bem boa ;)

Quando é que saiu a 9700 pro ? :D

Gostava era de ver isso contra uma 9800 Pro a 450/850 :rolleyes: quer me cá parecer que não ia fazer tão boa figura :P

Ou qui sa a nova Ati 9900 Pro (0.13u) que está pra sair ;)


DoomIII :drooling:
 
Última edição:
Quanto ao som:
"The first thing you'll notice is that the heatsink/fan has changed dramatically from the NV30. The extremely loud and annoying fan noise is thankfully gone, and the fan is actually virtually silent in 2D mode; the fan is considerably louder than a Radeon 9800 Pro's fan in 3D mode however. For those of you that are curious, the reason for the annoying sound created by the NV30's fan was because the fan actually was improperly designed and physically rubbed up against its shroud, causing the annoying sound we brought you in a movie clip in our NV30 review."

Para mim o pior ainda é isto:
"The only problem we encountered with our GeForceFX 5900 Ultra board was that the analog video output was incredibly blurry. For a $499 card we would expect better, and we can only hope that shipping cards won't have the horrible output we noted on our reference board"

Espero que melhore....
 
A mim a unica coisa que me preocupa foram os benchs marados das ATI na build quase final do doom 3

(não me admirava nada que a nvidia andasse a ......... cof cof o carmak e companhia , mas pronto , não seria a primeira vez...)

Porque esta ati vai ficar aqui uns belos tempos

Vamos ver os CAt 3.4 (segundo a ati dão um grande boost nas 9700Pro ) , mas de certeza que até o jogo sair isso do doom3 está resolvido
 
Jorge, ainda bem que disseste isso tudo, mas continuei na mesma... se calhar expliquei mal (e foi mesmo) o meu ponto de vista... mas seja como for, o 2º quote do nemesis diz tudo...

skatan, o problema foi o buraco de alguém na ati ter "leakado" a beta do doom3, isso deve, apesar de tudo, influenciar na programação do jogo, já que vontade do criador é uma espécie de "vingança!"
 
Tenho pena q o leak possa ter prejudicado a ATi, pq era importante estarem ambas as empresas em pé de igualdade a correr o futuro motor de uma boa fatia de jogos dos próximos 5 anos (no minimo).

Apesar disso sem duvida q esta 5900 rula muito, fazia falta, pra no futuro a ATI n se deixar dormir, como fez a nVidia recentemente.

Só me está a preocupar é q apesar do hardware estar a evoluir, em função do aumento da concorrência, os topos de gama de ambas as empresas ainda se mantenham nuns abusivos +-500€.



E venha lá o DOOM3!!!
 
fdx nao era suposto com a evoluçao, as placas serem cada vez mais pekenas?? olhem prakilo!!!!!!!!! k monstro...

mas esta placa nao vem concorrer a 9800 pro...

a 9800 veio responder à má fx 5800... a 9900 é k responderá a esta, penso eu...

qual é a data de lançamento da fx 5900 e 9900??
 
Pelo que andei a ler noutros foruns (especialmente o beyond3d), isto não tem nada a haver com vinganças.

O que se passa é que provavelmente a Nv35 está a usar um path optimizado, enquanto a Radeon não. isto não significa que JC (Jesus christ) não faça um path tb para a Ati.

Não se esqueçam que com o path normal, a R9700 era 2 vezes mais rapida que a Nv30.

Além disso parece que os catalyst 3.2 têm um problema qq que vai ser corrigido nos 3.4
 
"Jorge, ainda bem que disseste isso tudo, mas continuei na mesma... se calhar expliquei mal (e foi mesmo) o meu ponto de vista... mas seja como for, o 2º quote do nemesis diz tudo..."

Deves calcular que essa parte não é da
responsabilidade da NVIDIA mas do fabricante
da placa gráfica. Se ele usar um bom RAMDAC
e bons filtros activos garanto-te que a qualidade
do sinal é boa e assim será a da imagem final
se o que estiver para trás for bom.

Resta então saber se a qualidade do rendering
e do AA/AS e afins é boa ou não. Não tem
sido mas a nvidia já teve tempo de resolver
esse problema. A serie NV3x é muito modular
e programável. É fácil lançar GPU's ligeiramente
diferentes todos os meses, por exemplo.
 
Back
Topo