Gráfica Geforce GTX 295

Status
Fechado a novas mensagens.
Estou de acordo com o que dizes, mas a X2 da ATI não apresentou os preços astronómicos de algumas placas da Nvidia que chegaram a custar mais de 800€.

Penso que a X2 nunca chegou nem lá perto, e não sei se alguma placa da ATI atingiu esses valores, mas que agora está tudo muito mais barato e isso foi devido à ATI e não à Nvidia isso ninguém pode negar.
boas..
realmente concordo com isso também, a Nvidia tem exagerado os preços e graças à Ati não exagera ainda mais, mas atenção que não estou a dizer que os preços que a Ati põe nos seus produtos são os melhores e mais justos, muito pelo contrario, acho que hoje em dia ainda pagamos muito pelo valor real de uma placa gráfica por ex.!
tenho que admitir que a Ati tem sido menos injusta a nível de preços/qualidade/performance face a Nvidia nos últimos tempos..
concorrência é sempre o ideal:-D
 
se a grafica tem cooler tb há espaço para um bloco.
terás é a escolha reduzida e muito provavelmente blocos gpu only sao para esquecer

senao metes a grafica "na fritadeira" (com oleo) :002:
 
Ficam mais baratos dois PCB's separados de 10 layers do que um PCB para duas GPU's com 14, 15 ou 16 layers.
Mais layers = mais consumo energético = custo de fabrico mais elevado.

Estas tiradas são sempre interessantes.
Primeiro por ser logo 2 PCB´s duplicas os custos (1+1=2). Mesmo que cada PCB da Nvidia seja mais barato, este é multiplicado por 2 implicando que o custo de 1 PCB da ATI teria que custar + do dobro de 1 PCB da Nvidia o que é impossível.
A ATI usa bus de 256bits + GDDR5 (o GDDR5 reduz custos dos PCB´s relativamente ao GDDR3). A Nvidia usa 512bits + GDDR3 + o dobro dos chips de memoria.
E mesmo o GT200 a 55nm continuam a ser muito maior que o RV770. Ja não é 100% maior, mas "só" 75/80%, sem contar que so agora entrou no processo de 55nm estando a ATI a fabricar o RV770 em 55nm á mais de 6 meses neste node, logo neste tempo foi optimizando os yeilds para baixar os custos.

A Nvidia tem custos mais baixos na Ram. Talvez menor quantidade de Ram e GDDR3 deve ser mais barata que GDDR5.
 
Última edição:
Tou a gostar bastante deste movimento da Nvidia, esta GTX295 não é nem uma GTX260x2 nem uma 280x2, mas sim algo ainda mais potente.

Só não gosto do facto de ser uma solução dual-pcb porque em termos de cooling torna se chato, os coolers para estas coisas nunca dão para outras gráficas e assim sendo são modelos exclusivos e consequentemente mais caros, portanto se o de origem não for algo decente vai haver muita gente chateada. Seja como for, vêm aí uma record-breaker :D
 
Tou a gostar bastante deste movimento da Nvidia, esta GTX295 não é nem uma GTX260x2 nem uma 280x2, mas sim algo ainda mais potente.

Algo ainda mais potente? Não vejo como, esta gráfica é uma GTX260"x2", mas com um GT200b com 10 clusters activos, ao invés dos 8 iniciais (8x24=192) e dos 9 posteriores (9x24=216), só não é uma GTX280"x2" devido ao bus (448 bit).

Se fosse uma GTX280x2 traria 2048MB de memória e 2x 512bit de interface... Mais potente, não? :D
 
Yep tens razão, eu no outro dia li este post do V3ctor na outra thread assim na diagonal e fiquei com ideia que seria algo superior a uma gtx280, mas afinal é uma gtx280 com o bus cortado de 512 para 448 bits.:p
Já agora, eu não estou muito a par da arquitectura da nvidia, por que razão é que eles usaram o bus de 448 bits?

Se usasse os 512 bits da gtx280 teria uma performance maior..terá sido pelos custos de fabrico?
 
Yep tens razão, eu no outro dia li este post do V3ctor na outra thread assim na diagonal e fiquei com ideia que seria algo superior a uma gtx280, mas afinal é uma gtx280 com o bus cortado de 512 para 448 bits.:p
Já agora, eu não estou muito a par da arquitectura da nvidia, por que razão é que eles usaram o bus de 448 bits?

Se usasse os 512 bits da gtx280 teria uma performance maior..terá sido pelos custos de fabrico?

Porque é que a 8800 GT, com um bus de 256bit e 512MB de RAM, bate a 8800 GTS, com um bus de 320bit e 640MB de RAM ?
Se souberes a resposta a esta pergunta, não andas longe da explicação para o bus de 448bit...
 
Core Clock e PCI-e 2.0 :P

Agora esta não vai ter margem para clocks elevados... Provavelmente um SLI de 260 ou 280 bate esta na boa
 
A ver vamos o que aí vem...

Claro é que ambas as empresas estão a disputar o trono do high end com tecnologias diferentes tanto no pcb como na escolha da memórias a usar.

Nunca entendi bem esta escolha de quantidade de memórias ram por parte da nvidia, o saltar de 512 em 512 não seria mais usual ? Enfim, no final de contas o desempenho no fim é que conta.

No meu caso a questão resume-se ao seguinte...virá aí algo recentemente a bater a 260gtx 216 sp abaixo dos 300€ pvp? Isso sim já me deixava a pulga atrás da orelha :)
 
Não comparo custos, apenas performance.

É óbvio que uma só GTX 295 será tao ou mais barata que 2 GTX 280, mas deve ser mais cara que 2 GTX 260, alem de ocupar menos espaço e gastar menos powa (isso também não é comparável, 55 vs 65 nm)

A maioria das boards de topo já tem suporte SLI e afins e dual x16. E a maioria dos "clientes tipo" destes canhões tem boards SLI ready.

Eu tou mais interessado em vez as versões single GPU, se teremos consumos e aquecimento melhorados. I hate dual gpu!
 
Eu tou mais interessado em vez as versões single GPU, se teremos consumos e aquecimento melhorados. I hate dual gpu!

Eu também, esta nova GTX 260 deve ser bastante baratinha e com muito boa performance:
zotac2605501zw7.jpg


Todos os chips num só lado, logo menos layers de PCB=mais barata, gpu de 55nm (baixo consumo + melhor OC).

Acho que é a minha próxima :)
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo