Gentoo - 1ª's impressões...

Eu tenho error 15
Tb parece ser um erro muito frequente:(
Vou estar fechado para obras até a amanha à tarde.
Depois já meto aqui o log a ver se isto tem salvação.

Tafinho:
O gentoo é de doidos.
Instalei a partir do Gentoo x86-universal 2004.1
Tinha lido no forum deles que tem problema em detectar a placa de rede.
Tb não detectou a minha claro.
Mas tentei a partir do 2004.0 e logo no inicio não consigo alterar o teclado:( No 2004.1 valha-nos isso.

Tb tentei começar com o live CD do Knoppix 3.4
Tinha net e configurei a rede local.
Tenho o Clakconnect a fazer de firewall e afins (nao fui eu que instalei isso como é obvio)
No Knoppix tinha tudo a funcionar na esperança de que ele me pedisse logo para ir descarregar as coisas à net e ser tudo mais facil. Nada feito.
A forma a que chegeui mais longe foi com o 2004.1
Aparece o grub mas dá-me erro 15.
Tb gostava de saber como é em relação ao ambiente que se usa. KDE?
Vi um scrren do XFCE e pareceu-me bem.
Escusado será dizer que o que procuro é uma distro super rápida.
O SuSE 9.1 é lento quando comparado com o XP.
O MDK10 sempre é mais rápido.
Nunca mais sai uma versão grafica do gentoo. A distro VivaLinux ainda é beta 1 e não funciona cá em casa nem com o portatil nem com um dos desktops.
Como vêm eu continuo a tentar mudar para gentoo.
Amanha volto à carga. Encontro marcado para as 17 horas:)
 
a placa de rede é onboard.
Estou a brincar num portatil.
ASUS L-8400 C se não me engano. PIII 600Mhz - 256MB RAM
O problema do 2004.1 e as placas de rede está aqui:
http://forums.gentoo.org/viewtopic.php?t=166814

O erro 15 é no grub e tb está aqui:
http://forums.gentoo.org/viewtopic.php?t=122656
Aparece-me o mesmo que está no primeiro post. Mas não faço a aminima ideia do que terei que fazer.
Já devo ter mexido alguma coisa e eventualmente já estraguei aquilo:(
Será mais facil instalar a partir de um cd do Knoppix?
É que eu tentei pensando que se a rede já estivesse configurada que ele aceitava e tinha esse problema resolvido mas népias:(
 
Tafinho disse:
Tens a partição errada na linha que carrega o kernel no GRUB...

Que linhas tens no grub para carregar o Kernel?

default 0
timeout 5
splashimage=(hd0,0)/grub/splash.xpm.gz

title=Gentoo Linux 2.4.25
root (hd0,0)
kernel /kernel-2.4.25-gentoo-r1 root=/dev/ram0 init=/linuxrc ramdisk=8192 real_root=/dev/hda3 vga=0x317 splash=verbose
initrd /initrd-2.4.25-gentoo-r1

no more... no less...

Se tivesse indicado a partição errada o kernel nem sequer arrancava certo?
 
@ metro: tenta o slackware

já exprimentei gentoo, mandrake, redhat, knoppix

para mim slackware é a que tem menos bugs/mais estavel

o gentoo é bom para quem tem já bastante experiencia e tempo livre, e embora se diga que se pode ter o gentoo pre-compilado instalado rapidamente isso tira a razão de o instalar em primeiro lugar para alem de quando queres instalar cenas normalmente tens que compilar tudo de raiz ( se usares o portage) pois existem ainda poucos binarios

embora o slackware use ferramentas e instalação em modo de texto, é através de menus o que facilita muito e tornaxe muito intuitivo
o unico comando que tens de escrever durante a instalação é cfdisk para particionar
quando acabas de instalar tens o "pkgtool" que é como uma control center em menus de texto que te deixa configurar a maquina

just try it :x2:

também é muito rapido. mesmo o slackware 10 não tive problemas de o por a trabalhar em 16mb de ram e disco 800mb num p133. a correr o fluxbox com o dillo e aMSN andava que era uma maravilha

ainda mais no slackware 10 tens todo o software do mais recente ! e podes tar sempre actualizado com o swaret sem teres que entrar em problemas de estabilidade pois quem faz esta distribuição (que é uma das mais antigas ainda sobreviventes) sabe bem o que está a fazer e mesmo o "current" é na generalidade super estavel (pelo menos muito mais estavel que muitas distribuições que por ai andam)
 
Bem... lá compilei novamente o kernel e usei o menuconfig para activar o 'js' e o 'ext3' mas continuo com o mesmo erro... any ideias, thoughts, i'm running out of them...?!?
 
gnu disse:
@ metro: tenta o slackware

já exprimentei gentoo, mandrake, redhat, knoppix

para mim slackware é a que tem menos bugs/mais estavel

o gentoo é bom para quem tem já bastante experiencia e tempo livre, e embora se diga que se pode ter o gentoo pre-compilado instalado rapidamente isso tira a razão de o instalar em primeiro lugar para alem de quando queres instalar cenas normalmente tens que compilar tudo de raiz ( se usares o portage) pois existem ainda poucos binarios

embora o slackware use ferramentas e instalação em modo de texto, é através de menus o que facilita muito e tornaxe muito intuitivo
o unico comando que tens de escrever durante a instalação é cfdisk para particionar
quando acabas de instalar tens o "pkgtool" que é como uma control center em menus de texto que te deixa configurar a maquina

just try it :x2:

também é muito rapido. mesmo o slackware 10 não tive problemas de o por a trabalhar em 16mb de ram e disco 800mb num p133. a correr o fluxbox com o dillo e aMSN andava que era uma maravilha

ainda mais no slackware 10 tens todo o software do mais recente ! e podes tar sempre actualizado com o swaret sem teres que entrar em problemas de estabilidade pois quem faz esta distribuição (que é uma das mais antigas ainda sobreviventes) sabe bem o que está a fazer e mesmo o "current" é na generalidade super estavel (pelo menos muito mais estavel que muitas distribuições que por ai andam)
Tenho que concordar que o gentoo é muito dificil. Isto para quem já instalou Red Hat 9.0; Suse 9.0 e 9.1 e MDK 10.
Já estou a descarregar o slack 10. Vou tentar experimentar e depois adivinha quem vou chatear:P
O Linux continua a meu ver com um problema de usuabilidade. E o gentoo é provavelmente o exponente máximo que conheço.
Tem que se caminhar no sentido de facilitar as coisas a users que não percebem nada do assunto.
O problema da instalação dos programas e das dependências tem que se resolver rapidamente porque senão o Linux não vai lá. E tem uma oportunidade de ouro com o interregno entre o XP e o Longhorn.
Entretanto vou continuar a acompanhar de perto.
Se o vivalinux já estivesse a funcionar é que era.

Entretanto alguem já instalou o Gentoo a partir do live cd do knoppix?
é que eu no Knoppix consigo configurar a rede e a net na boa. Pensei que isso ajuda-se para depois a instalação do gentoo correr melhor. Mas pelos vistos não:(
 
És um fraco ó metro...

Bem, news update, já tenho FINALMENTE o gentoo a correr, tenho a falta de alguns módulos que me são descritos no arranque mas suponho que os possar adicionar ao kernel sempre que queira? Agora -> KDE...
 
desde que não te assustes com os menus de texto que percorres com as setas do teclado o slackware é bastante user friendly.

assim de repente o que precisas de saber para o usar

antes da instalação:
cfdisk ou fdisk se tiveres mais a-vontade

depois da instalação
installpkg nome_do_pacote <- para instalar software do www.linuxpackages.net
pkgtool <- centro de controlo
"xorgsetup" ou "xorgcfg -textmode" ou "xorgconfig" para configurar ... o XFree86 foi substituido pelo X.org (historia comprida) <- o metodo mais intuitivo e seguro é "xorgcfg -textmode"

mais tarde
swaret ou slapt-get para instalares cenas sem pensar em dependencias
ja existem ate gui's para os mesmos ... mas o swaret é tão facil que n faz muito sentido um gui

o swaret so tens de editar um fixeiro para ver se keres ter a versão como "current" ou 10.0 (neste momento axo ke ainda esta pra sair o novo swaret)
tens tambem a possiblidade de ir buscar os updates a mirrors nacionais apenas se assim o defenires

swaret --update ; swaret --upgrade faz tipo windows update

swaret --install nome_do_pacote


ainda quanto as dependencias ... todos os sistemas automaticos de dependencias por vezes dao buraco
tanto o portage do gentoo como o slap-get do debian
a vanteagem do slackware e que o sistema de lidar com dependencias n esta intregado no package manager ... isto é se der buraco não te afecta o sistema (excepto em casos muito pontuais)


como ultimo ponto .. não vais encontrar um sistema a imitar o windows para tornar as coisas mais faceis
mas sim um sistema muito classico unix que pretende tornar as coisas mais faceis para quem usa unix

para mim os utilitarios todos bonitinhos de configuração a imitar o windows n servem de nada porque mais cedo do que tarde falham e depois .... ficamos a olhar parvos para a linha de comandos

depois instalares o slack tenta também estas ferramentas na linha de comandos
#joe
#links
é um editor de texto e um browser em linha de comandos que dão um jeitão e se leres o que está escrito no ecra são super faceis de utilizar
o links depois de abrir so tens que carregar no "esc" para teres um menu
o joe é leres o que está no ecra

uma boa regra é aprender a fazer as coisas na linha de comandos e depois passar a um gui (a não ser que seja alguma tarefa muito complexa)
 
Stay on topic please...

É de todo recomendável fazer o "emerge sync"? E ao fazê-lo o sistema fica updated? Ou preciso de fazer um emerge --update system e um emerge --update world?

complicado... :wow:
 
Última edição:
Obrigado gnu.

Excelente ò mau feitio aka HaTrED:D
A questão que vais poder responder visto teres acabado de instalar o Gentoo é:
Quanto tempo é que isso vai durar nas tuas mãos? A esta respondes mais tarde:)
O que se ganha instalando isso a partir de um stage 3. É que com isso as optimizações são pequenas se comparadas com uma instalação em stage 1.
Vale o trabalho? Isso é mais rápido?
Compara sff com o Windows XP.

Gostava de saber se o XFCE vem com o Gentoo ou com o Slack e/ou se a instalação é facil. Não tem tantas coisas como o KDE mas parece que é ultra-rápida.
 
o xfce 4 vem com o slackware 10
no pkgtool podes alternar em os varios windows managers atraves dos menus e depois é só sair e fazer startx
tens gnome, kde, xfce, fluxbox etc...

o ultimo kde corre muito rapido com 128 de ram ... quais são as specs que taz a tentar instalar ?

o meu preferido neste momento é gnome 2.6.2 , muito estavel e bastante intuitivo, pena ser um pouco pezado
 
Metro disse:
Obrigado gnu.

Excelente ò mau feitio aka HaTrED:D
A questão que vais poder responder visto teres acabado de instalar o Gentoo é:
Quanto tempo é que isso vai durar nas tuas mãos? A esta respondes mais tarde:)
O que se ganha instalando isso a partir de um stage 3. É que com isso as optimizações são pequenas se comparadas com uma instalação em stage 1.
Vale o trabalho? Isso é mais rápido?
Compara sff com o Windows XP.

Gostava de saber se o XFCE vem com o Gentoo ou com o Slack e/ou se a instalação é facil. Não tem tantas coisas como o KDE mas parece que é ultra-rápida.

Para se puder escolher/optar tem que se experimentar!

Para já ainda não vale a pena o trabalho, estou a fazer update ao sistema (muito exaustivo e moroso). Em relação ao stage 1 apenas vejo vantagem nas sources do kernel, para já, mas como sou leigo na matéria...
Em termos de comparações, não vou comparar um GUI com uma CLI :rolleyes: ! Mas tudo a seu tempo...
 
Tocas-te no ponto certo. Experimentar.
Mas se eu não consigo experimentar????
Mas quero saber a tua opinião acerca do assunto evidentemente.
As vantagens do stage 1 e 2 é "tweak the base system" e afinal é disso que se trata ao optar-se pelo gentoo.

gnu:
A máquina do Linux é um P4 a 3150Mhz - 2X256MB - GeForce 5200 com saida analogica e DVI
A minha questão com o LINUX é que acho mais lento do que o XP. Isso é que me chateia. Se o gentoo for muito mais rápido terei que partir mais pedra com ele. Se não for não vale a pena.
http://www.gentoo.org/main/en/performance.xml
A minha queixa com o SuSE é que a versão 9.0 era muito lenta. A versão 9.1 está francamente melhor. Sinto-me bastante confortável com o SuSE 9.1 mas queria procurar alternativas melhores a esse nivel. A esse e com suporte de dual display na placa que referi encima. No suse não consigo ter dual display.
Depois disso passo para Linux a 95%. Não tenho duvidas acerca disso:P
 
granda maquina :x2:

já agora onde notas mais a lentidão ?

no "xorgcfg -textmode" se não me engano tem lá a cena pra defenir varios monitores/placas (o textmode é menus :cool: )
 
... continuando...

Tenho os seguintes erros:

"...can't load module xxxyyy
Missing kernel or user mode driver xxxyyy"

Já tentei fazer o emerge destes módulos mas sem sucesso! O que é que se passa e como posso resolver este problema???
 
HaTrED disse:
É de todo recomendável fazer o "emerge sync"? E ao fazê-lo o sistema fica updated? Ou preciso de fazer um emerge --update system e um emerge --update world?
O emerge sync serve para actualizares a lista de ficheiros do teu Portage, não para actualizares programa nenhum. Depois de teres feito o emerge sync, ou seja, depois de já teres a lista actualizada, é que fazes um emerge -u world ou emerge -u system (o primeiro é para todos os programas instalados, o segundo apenas para os necessários ao SO - não tenho a certeza absoluta disto, corrijam-me se estiver enganado).

Vê isto mais ou menos como um restaurante: só depois de teres o menu actualizado é que deves pedir o que queres :D
 
Metro disse:
a placa de rede é onboard.


O erro 15 é no grub e tb está aqui:

1. parece que o problema é geral... enfim, foi uma má versão, não é primeira, não será a última, tenta sacar o 2004.0

2. Já há solução:
Problems with grub 0.93.20031222?
check out bug 39392
update: grub 0.94-r1 has been released that should fix all those problems, including the splash image.

faz emerge sync
emerge -U grub
 
HaTrED disse:
default 0
timeout 5
splashimage=(hd0,0)/grub/splash.xpm.gz

title=Gentoo Linux 2.4.25
root (hd0,0)
kernel /kernel-2.4.25-gentoo-r1 root=/dev/ram0 init=/linuxrc ramdisk=8192 real_root=/dev/hda3 vga=0x317 splash=verbose
initrd /initrd-2.4.25-gentoo-r1

no more... no less...

Se tivesse indicado a partição errada o kernel nem sequer arrancava certo?

Errado... não arranca se não encontrar o /boot... mas vamos por partes...

Pelo vistos a instalação default mudou um bocado com a 2004, mas já vamos ver...

Para quê a ramdrive...?
tens o kernel no / ?


Ideia: tira tudo dessa linha e da seguinte e mete apenas:

kernel /kernel-2.4.25-gentoo-r1 root=/dev/hda3 vga=0x317 splash=verbose

Complica muito menos e funciona. Tens a certeza acerca do endereço do kernel???
/kernel-2.4.25-gentoo-r1 ?? não será /boot/kernel-2.4.25-gentoo-r1 ??
 
Back
Topo