Gentoo 2005.0 - 2.6.11-gentoo-r5 - Primeiras impressões

suB

Banido
Bem, finalmente consegui por o #$&%$# a funcionar! depois de um domingo inteiro a repetir alguns passos que nem sempre corriam bem, a madrugada de domingo a lutar com o mx500 que insistia em não ser detectado, o dia todo de 2ªfeira a ver o xorg/gnome compilares e mais uma ou outra guerra, consegui por isto a funcionar :x

Neste momento tou a ver se consigo info do processador para alterar o make.conf, os compiles tao estupidamente lentos (no install saltei essa parte, como n sabia bem o q meter la, nem perdi tempo :x).

Recomendo a distro, o emerge dá ca um jeito :D
 
Ando com alguma vontade de tentar instalar Gentoo... :D
Sabem-me dizer se o handbook "oficial" em PT-BR (o que se encontra em www.gentoo.org) serve para instalar o 2005.0, isto é, a nova versão instala-se exactamente como a anterior?
Já agora, seguindo com "algum cuidado" o handbook, um noob consegue instalar a partir do stage 1? :P

suB, que "seguiste" (isto se "seguiste" alguma coisa) para o instalar?
 
Última edição:
Acho que a dificuldade de intalar a partir da stage 1 é quase igual à stage 3, visto que akilo pouco mais é do que executar uns scripts e fazer uns emerges. Leva é mais tempo a compilar e tal.
Não se se o handbook serve para o 2005, mas podem sempre instalar o 2004.3 e depois é só actualizar os pacotes pelo portage e fica-se no mesmo estado que o 2005, ou mais actualizado provavelmente.
 
Os passos são os mesmos... Aliás AINDA são os mesmos... Ha' coisa de dois anos qd instalei eram esses e provavelmente serão ate' daqui a algum tempo...
 
Outra coisa, seguir o handbook em PT-BR é a mesma coisa que o EN? Pergunto isto porque pode o handbook ser apenas a tradução ou então uma versão mais reduzida ou assim.
 
BlueBird disse:
Outra coisa, seguir o handbook em PT-BR é a mesma coisa que o EN? Pergunto isto porque pode o handbook ser apenas a tradução ou então uma versão mais reduzida ou assim.

E' a tradução mesmo, 'a uns anos eu e um grupo PT de users de Gentoo começámos a tradução tantos dos "Howto's" como das GWN mas entretanto sai de la' e eles continuaram...

Dartakaum, experimenta, mas aconselho um bom processador e muita paciencia... Aquilo demora mesmo bastante a compilar... Quanto 'a dificuldade, basta teres o handbook 'a mão (passo o pleonasmo) e seguir os passinhos todos direitos...
 
BlueBird disse:
suB, que "seguiste" (isto se "seguiste" alguma coisa) para o instalar?

Segui o handbook, claro. Da primeira vez parece algo de outro mundo, mas ao repetir alguns passos 2 ou 3 vezes até se torna facil :) Uma recomendação que faço é ligar logo o sshd e fazer tudo noutro pc por ssh, é muito mais facil de ler o handbook, e ha sempre a possibilidade de fazer copy-paste de quase todos os comandos :p
 
suB disse:
Segui o handbook, claro. Da primeira vez parece algo de outro mundo, mas ao repetir alguns passos 2 ou 3 vezes até se torna facil :) Uma recomendação que faço é ligar logo o sshd e fazer tudo noutro pc por ssh, é muito mais facil de ler o handbook, e ha sempre a possibilidade de fazer copy-paste de quase todos os comandos :p
Por acaso a última, e única :D, vez que tentei instalar (isto a partir do stage 3) também liguei logo o sshd... mas como estava a fazer a coisa no VM, levei umas horas a desistir, aquilo era MUITO lento... e desta vez não me vai levar a lado nenhum ligar o sshd e vou ter que imprimir umas 90 páginas, o handbook :P
Estou com medo de começar por causa das outras partições que tenho no disco... Já agora, para uma instalação "normal" sem grandes coisas de documentos e tal quanto preciso eu de espaço no disco (+ coisa - coisa)?
 
N precisas de imprimir, pois como disse o Madril, tens o Links, um browser http em modo consola :p Quanto a espaço.. não faço a minima ideia XD
 
Deixa um espacinho grande... Por exemplo para compilar o OpenOffice (Há malucos para tudo) precisas de 4Gb :P Mas +/- 10Gb chega e sobra para brincares com muita coisa (Isto no total ou seja ja' a contar com a / /home Swap e por aí a fora...)
 
Mais um gentoo user cá no fórum :) Qualquer dia chegamos a 10, ou parecido! :D

suB disse:
Uma recomendação que faço é ligar logo o sshd e fazer tudo noutro pc por ssh, é muito mais facil de ler o handbook, e ha sempre a possibilidade de fazer copy-paste de quase todos os comandos
E não é que é uma grande ideia? Por acaso a instalação que tenho é num portátil, então não foi preciso.

O bom do gentoo é que raramente precisa de reinstall. Uso-o vai fazer 2 anos e instalei-o 2 vezes: uma vez num desktop, outra num portátil. E basta fazer 'emerge -u world' que temos o sistema todo actualizado.

DarTaKaum disse:
tenho estado tentado a tentar o gentoo... mas n kero arriscar... :\
No máximo, arriscas perder umas horinhas. Mas, se tiveres mesmo muito azar, arriscas-te a nunca mais quereres ouvir falar de outras distros :D

BlueBird disse:
Já agora, para uma instalação "normal" sem grandes coisas de documentos e tal quanto preciso eu de espaço no disco (+ coisa - coisa)?
O partição onde tenho a distro instalada tem 6Gb de total, dos quais 2.5Gb estão livres. Conta com mais um bocado para a partição de swap.

God_Lx disse:
Por exemplo para compilar o OpenOffice (Há malucos para tudo) precisas de 4Gb
Eu tentei.. :sad:
 
eu era capaz de apagar o win e deixar só o win, mas devido à minha inexperiencia quando estou no gentoo tenho sempre aquele sentimento de que algo não está completo :\ (talvez o hábito de distros pre-fabrcadas)
 
Apagar o win e deixar o win ? :P

Eu tive desde quinta até ontem de manha sempre no Gentoo e na senti falta nenhuma do windows... só passei pro windows na segunda pk fui pra faculdade e ainda na pus a VPN a workar no linux.
 
Hmm, experimenta... Ou pelo menos não apagues mas tenta n usar ao máximo... Vais ver k fazes tudo ultra-bem em Gentoo... Apesar do tempo de espera das coisas a compilar (Eu ja' instalei isso num Celeron Coppermine 667Mhz) funciona tudo bastante bem...

(Para kem n sabe da história eu usava ~x86 no Celeron 667Mhz qd acabava um emerge -u world ja' havia pacotes a precisar de actualização ;) )
 
neste momento tou em win, o gentoo está cheio de pequenos problemas q irritam ao fim de pouco tempo. Depois de 2 dias a compilar, configurar e partir a cabeças com conf's, n estou propriamente c vontade de andar a partir mais a cabeça :p alem disso, quero testar o swat 4 :SD
 
Eu quando instalei no portatil parti do knoopix, assim não é preciso o sshd e posso ver o handbook e a teckzone confortavelmente no firefox ou similar :P enkuanto instalo o gentoo. Há um how to algures ke diz como fazer, no fundo é igual ao normal...
 
Back
Topo