Gentoo 2007.0

Tou pior que estragado... Hoje que finalmente decidi iniciar-me numa de gentoo, acabei por sacar o 2006.1 e agora, veem me dizer que já saiu o 2007.0 ... Fico chateado, com certeza que fico chateado :-D Bem, acho que vou experimentar o 2007.0. Já agora qual o cd de instalação que aconselham?

Sabes que os livecds antigos também servem? Há quem use ainda o livecd de 2004 :D

É tirares o stage3 recente na instalação e pronto :)

Edit: e o profile, tava-me a esquecer disso :P
 
Black_Gamer. Para usares o 2007.0, na fase de instalação em que escolhes o profile, (ver handbook) é só apontares o /etc/profile para o sitio do 2007.0 que ficas com tudo actualizado, mesmo que uses um instalador antigo.

Se usares a versão gráfica sé que já não sei, mas msm assim, dps de instalares é só mudares o profile e actualizares os pacotes e tens o 2007.0 instalado. Essa é uma das grandes vantagens do gentoo, só ultrapassada pela sua documentação como já foi dito. Entre documentos, foruns e o gentoo wiki, tens lá quase tudo o ke um gajo pode imaginar.

Quanto a aprender linux em si, acho que aprendes em qqr distribuição, é so quereres. Claro que se só usarem GUIs pouco percebem do que se passa por trás, mas tb no gentoo, ver programas a compilar não se aprende muito a ver aqueles dumps :P

Já agora, tenho uma dúvida e aproveito logo o topico, havia um programa para ver os log daqueles comentarios começados por *asterisco, alguem sabe qual é? ou qual o melhor para a função.
 
Eu sou gajo, qd tiver mais tempo, para experimentar, mas só no vmware ...

Não faças isso. Gentoo no vmware vai dar uma trabalhão louco e nem podes dizer que tiveste a aproveitar o pc com tudo compilado para aproveitar o máximo da arquitectura dele. Instala isso à Homem e faz como eu que passado algumas semanas desisti que era muitas compilações (= muito tempo) para um PIV 1.5 :-D

Uma coisa: (mais um a confirmar não é demais :D) Gentoo tem a documentação mais detalhada existente (que eu tenha visto).
 
Entre aprender a fazer emerge em Gentoo e aprender a fazer tudo "à pata" em Slackware tenho ideia que aprendes mais em Slack, no entanto Gentoo é uma excelente distro para quem tem boas máquinas de forma a poder compilar tudo...

Não tenham a mesma ideia que eu de por Gentoo num Celeron 667 Coppermine que quando acabava um emerge já havia outros novos...
 
Como a instalaçao que estava a tentar fazer com livecd do 2006.1 deu barracada, não me importei e saquei o 2007.0. Agora que li o que o God_Lx tava a dizer relativamente ao celly 667, deixou me um pouco de pe atras... É que a instalação que vou fazer vai ser num p3 500 com 512Mb de ram... Será que os emerge's ficam assim tão lentos? Como também é para aprender até nem me importo...
 
Como a instalaçao que estava a tentar fazer com livecd do 2006.1 deu barracada, não me importei e saquei o 2007.0. Agora que li o que o God_Lx tava a dizer relativamente ao celly 667, deixou me um pouco de pe atras... É que a instalação que vou fazer vai ser num p3 500 com 512Mb de ram... Será que os emerge's ficam assim tão lentos? Como também é para aprender até nem me importo...

Não te metas nisso :\

Vai demorar mesmo muito a compilar... Escolhe outra distro. É o meu conselho.
 
Pah se ele quer aprender alguma coisa que vá em frente.
Não é por esperares que vais desistir. Se queres uma distro "PlugAndPlay" tens de procurar outra distro...
Agora se queres aprender a mexer no terminal, se queres ter tudo a correr o mais rápido possível escolheste a distro certa ;)
É claro que isso envolve compilar as sources em vez de usar "pacotes" e compilar demora tempo... ;)
 
Estive a dar uma vista de olhos pelos forums do Gentoo e encontrei um tópico de um tipo com uma configuração do PC interessante:

Intel Pentium 233 MMX
128 MB RAM
HD 20GB 5400 rpm
ATI MACH 64VT 2MB
Realtek 8139 10/100TX

Com um PC deste consegue correr Gentoo.

Sinceramente, acredito que num PC assim o melhora até seja mesmo Gentoo. Desta forma ele consegue aproveitar ao máximo e ter uma velocidade maior do que com outras distros. O problema deve passar mesmo pelos tempos de compilação.
 
Estive a dar uma vista de olhos pelos forums do Gentoo e encontrei um tópico de um tipo com uma configuração do PC interessante:

Intel Pentium 233 MMX
128 MB RAM
HD 20GB 5400 rpm
ATI MACH 64VT 2MB
Realtek 8139 10/100TX

Com um PC deste consegue correr Gentoo.

Sinceramente, acredito que num PC assim o melhora até seja mesmo Gentoo. Desta forma ele consegue aproveitar ao máximo e ter uma velocidade maior do que com outras distros. O problema deve passar mesmo pelos tempos de compilação.

Por acaso não omitiram a parte em que dizia quantas semanas tinha demorado a instalar, pois não ? :002:
 
Nop. Era num topico a pedir ajuda por causa do grub. Se quiserem posso meter o link (está inclusivé em Português).

Estava a brincar, não é preciso ... Acredito que fique uma instalação ultra optimizada, mas compilar tudo numa máquina dessas deve dar para ir passar férias à Austrália e quando vieres ainda está naquilo :)
 
Pois, pouco poder de processamento = mtas horas de compilações :/
No meu A64 a 2.2ghz, 1gb ram, sistema c/ kde, demorou-me +- 1dia (12h+12h). Agora n1 pc mais lento....
 
Tb o pessoal não compila KDE's todos os dias. E há coisas como o openoffice que é masoquismo compilar, mesmo assim num pc recente prai numa tarde tá compilado.

Seja como for eu para um P3 500 talvez recomendasse um ubunto, pq assim sacas já td compilado. Até pq as optimizações que conseguias tirar eram mínimas, quanto mais recente for o PC maior o número de funções que o cpu tem e portanto maior o número de optimizações que podes usar. Os antigos duvido que tenhas ganhos muito vísiveis entre um binário para i686 e um pentium 2 ou 3. Até pq se tiveres sempre compilar tens o cpu sempre ocupado e ficas com o sistema sobrecarregado :P

Mas claro, cada um sabe de si. Tb não precisas de ter o pc sempre actualizado, podes ir actualizando prai de 2 em 2 semanas, e fica prai 2 dias seguidos a compilar e pronto. Em principio até é td automatico, não chateia mt.
 
É só maluquinhos. :D

Eu só tenho tempo para instalar quinta-feira (estou muito cansado para instalar hoje [dias de calor :D] e amanha não dá). Agora que me estava a habituar ao Debian :D
Parece que também já há handbook, o que é uma maravilha.

Estou excitado como se fosse a minha 1ª vez. (nada de interpretações porcas, estamos a falar de Linux :D).
 
vamos lá ver se é desta que arranjo pacência para deixar o Gentoo a funcionar no meu PowerBook :)


Entre aprender a fazer emerge em Gentoo e aprender a fazer tudo "à pata" em Slackware tenho ideia que aprendes mais em Slack, no entanto Gentoo é uma excelente distro para quem tem boas máquinas de forma a poder compilar tudo...

aprende-se mais em Slack?
eu não precisei de ler manuais para instalar o Slack... e quando usei o Slack também tinha uma coisa chamada installpkg ou algo semelhante, onde aprendes tanto como a usar o emerge.
só no processo de instalação do Gentoo aprendi mais que em todo o período de utilização do Slack.
 
Back
Topo