Gentoo 2007.0

Brutal! Estive a ver a review assim por alto e veio responder a uma pregunta que já me tinha feito: seguindo os caminhos das ajudas, é sempre parecido, porquê não fazer um scriptzito que guiasse em vez de fazer constantemente:
->Alt-F2 - ler no link2
->Alt-F1 - executar
LOOP

De qualquer forma isto claramente veio aniquiliar a vantagem geral da aprendizagem: agora, quem vai ler a documentação??? E isto é mau, mas eles não são pais de ninguém e não têm obrigação de andar atrás das pessoas a dizer constantemente: "toca a ler a doc toda". Quem quiser aprender mesmo, pode sempre ler a documentação!
 
Tens toda a razão... Era uma cena que já devia ter sido feita á mais tempo... Mas tens sempre o problema de haver muitas váriaveis... Por exemplo /dev/hda e /dev/sda as partições que podem ser sempre diferentes... Não sei mas é uma coisa a ver...
 
ya ya e mesmo isso... mas nao percebo pq e q voces estao tao presos a old-fashioned way... assim nem e preciso ser um perito em gentoo para instalar.. o q se fica a perder? nada... o unico pre-requisito para esta instalacao e o conhecimento geral de informatica... e qq pessoa q usou linux mais que 1/2 meses sabe :)
 
Yah... tenho uma x800 experimenta correr o X do liveCD do 2007.0 com isso... ;)

BTW o instalador do 2006.1 dá sempre barraca aqui... :P
 
Usar o installer GTK para instalar gentoo... enfim.
O handbook tem a base para instalarmos gentoo, o que o handbook não tem são as melhores flags ou as melhores opçoes do kernel para o vosso hardware, mas para isso inventaram o google ^^.
Recomendo especialmente a newbies a instalarem como no handbook.

Quase todos os meus problemas em gentoo tem sido resolvidos com os links em baixo:
http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/index.xml
http://gentoo-wiki.com/Main_Page
http://forums.gentoo.org/
 
bem pessoal ja instalei o gentoo mas acho que nao esta tao bom quanto parece. muita coisa que se configura na instalacao nao funciona: users, teclado, internet, etc. a pass do router ficou bem posta por isso foi facil de entrar com o gdm. no entanto nao tinha net - um simples dhcpcd eth2 resolveu o problema. agora vou ter de andar a configurar tudo outra vez, espero que a wiki do gentoo tenha tudo pq eu nao conheco o /etc do gentoo assim tao bem!
ja agora, a velocidade nao e assim tanta :p quer dizer, e bem boa, mas isto e practicamente igual ao debian ou ao arch.
por fim, os drivers q tinha no livecd deviam ser os vesa ou la como se chamam.. tem a resolucao toda mas e lento pa caracas (eu pensava q tava lento por ser o livecd)
 
lol a diferença de velocidade só se nota em certas aplicações e metiande determinadas condições. :P

Mas só vais mesmo notá-las se meteres os drivers proprietários para a tua GeForce :P
 
Desculpa lá, o que é que funciona mal no Slackware?

Isto de vir aqui dizer que isto ou aquilo funcional mal, só porque porque, não tem jeito nenhum, se tens alguma critica a fazer, fá-la, mas fundamenta-a, eu usei slack desde o 7 e nunca tive problemas com ele (deu trabalho, e deu pau, mas ficou a funcionar)

O que funcionava mal não era o Slack era o sistema de update de pacotes da altura... o slapt-get ou qq coisa parecida e sim funcionava mesmo MAL fazias um update da treta breakava-te tudo e mais alguma coisa...
 
Depende dos mirrors que usares, mas tb esse tipo de ferramentas nao sao recomendadas pelo Pat, mas mesmo assim, tens mais, swaret, emerde, e ate ha quem tenha portado o netpkg para slack
 
Sim também esperimentei o Swaret na altura, quanto a mirrors normalmente usava o do Darkstar pq falava mtas vezes com o Rui que o mantinha logo sabia quando havia actualizações... Qualquer um deles funcionava no minimo mal apesar de até se conseguir fazer algo... Quanto à distro em si até ao momento é das que mais gostei de usar e é mesmo a que usei durante mais tempo provavelmente uns 3/4 anos... Depois virei-me mais para os lados de Debian precisamente devido às vantagens do apt.
 
?? eu estou agora a instalar com o livecd e esta impecavel... deve ter os drivers da nvidia ligados... porque tenho o ecran direitinho.. se fosse com os nv isto tava deslocado para a direita :p

Epá olha vou tentar com o i686 pq com o live de AMD 64 não dava X nem com a minha ATI nem com a 7300GT do meu irmão... Fui buscá-la de propósito...
Aliás só depois de mudar no xorg.conf o driver para "Vesa" é que tive X e mesmo assim só a 1024x768 nunca a 1440x900...

Agora vou tentar com o Live CD x86... Não me dei bem com a cena dos 64-bit...
 
Pessoal, alguem pode postar o seu make.conf

Perdi o meu e... bem as USE flags... nao me lembro nem de metade.. sim tenho o teclado mamado, nao ha acentos para ninguem...
 
Aqui vai a minha questão acerca do Gentoo:

Tenho ouvido falar nesta distro que, salvo erro, é da família debian. Pouco conheço acerca dela, mas penso que não é uma distro destinada a novatos. Tenho um CD Gentoo 2006.1 e pelas poucas instruções que vi, não fiquei totalmente esclarecido. Dá-me a ideia de ser, por assim dizer, um kit de linux, em que tudo se tem que configurar para se compilar no kernel depois.

Tenho um modem-router, o qual já tem o setup configurado para acesso à internet. A distro que uso (mandriva e também a fedora) liga-se automaticamente à net. No Gentoo pareceu-me que tinha que introduzir novamente o nome e passe de utilizador do serviço IP. Se já está no modem-router, para quê ter que instalar novamente? Gostaria que me esclarecessem. Obrigado.
 
Aqui vai a minha questão acerca do Gentoo:

Tenho ouvido falar nesta distro que, salvo erro, é da família debian. Pouco conheço acerca dela, mas penso que não é uma distro destinada a novatos.

Não tem nada a ver com Debian...

Tenho um modem-router, o qual já tem o setup configurado para acesso à internet. A distro que uso (mandriva e também a fedora) liga-se automaticamente à net. No Gentoo pareceu-me que tinha que introduzir novamente o nome e passe de utilizador do serviço IP. Se já está no modem-router, para quê ter que instalar novamente? Gostaria que me esclarecessem. Obrigado.

Leste o manual de instalação? Se sim (se não, deves) em que passo é que encalhas?
 
Aqui vai a minha questão acerca do Gentoo:

Tenho ouvido falar nesta distro que, salvo erro, é da família debian. Pouco conheço acerca dela, mas penso que não é uma distro destinada a novatos. Tenho um CD Gentoo 2006.1 e pelas poucas instruções que vi, não fiquei totalmente esclarecido. Dá-me a ideia de ser, por assim dizer, um kit de linux, em que tudo se tem que configurar para se compilar no kernel depois.

Não tem nada a ver com Debian... :rcarton:

Tenho um modem-router, o qual já tem o setup configurado para acesso à internet. A distro que uso (mandriva e também a fedora) liga-se automaticamente à net. No Gentoo pareceu-me que tinha que introduzir novamente o nome e passe de utilizador do serviço IP. Se já está no modem-router, para quê ter que instalar novamente? Gostaria que me esclarecessem. Obrigado.


Que confusão vai aí nessa cabeça :blubomte:como tens o router recebes o ip por dhcp, logo isso tanto liga automáticamente no mandriva, ubuntu, ou noutra qualquer, tens é que ter a placa de rede up and running..
 
Pessoal tou farto de procurar mas não encontro um guia que me permita fazer isto...
Instalei o Gentoo com a GeForce 7300 do meu irmão, mas está na altura de trocar de novo e voltar a meter a minha X800, mas com esta ultima tinha uns problemas para fazer fullscreen no mplayer e cenas assim, mas o que queria era um guia das coisas que tenho de fazer para actualizar o sistema rápidamente e sem crises...
 
Em princípio será só desinstalares os drivers nvidia, alterares o xorg.conf para um driver genérico, colocares a placa ATI e instalares os drivers ati.
E não te esqueças de referências a ATI no kernel (framebuffer, etc).
 
Não sou propriamente um expert em Linux, comecei nem há um ano atrás, mas já deu para percorrer bastantes distros, Ubuntu (várias versões), OpenSuse, Fedora, Mandrake, por aí fora. As versões que mais gostei cada uma à sua maneira foi OpenSuse 10.2 e Ubuntu Feisty.

Mas procuro a aventura do Gentoo, nunca o instalei mas já saquei o Minimal Install para perder umas horas com isto :D
Basicamente a minha escolha recaiu sobre o Gentoo pela compilação. Não pela chatice que imagino que possa ser, mas por ter um sistema completamente optimizado ao hardware e o que isso envolve, maior rapidez essencialmente.

Ou seja, pretendo um sistema rápido, e com o poder de personalização que o Linux nos habituou ;)

Posto isto a questão é a seguinte: Sabendo de ante-mão da obrigatoriedade dos manuais (já me muni de wiki) agora pergunto, que mais deverei ter em consideração para me preparar?

Algum tipo de carateristicas do hardware mais especificas? (vou instalar no portatil e por vezes é complicado saber referencias exactas, como contornar esta situação?)

Experts pronunciem-se ;)
 
Back
Topo