Gentoo 2007.0

Esquece a wiki, só precisas do Handbook. E a não ser a que seja hardware MUITO específico, em princípio é tudo detectado. Vai reportando :)

Epá mas se ele quiser compilar o kernel á mão sem usar o genkernel a wiki dá-lhe jeito por causa da listagem de partes especificas do kernel para fazer cada parte de hardware funcionar... E para mais tem uma vasta lista de portáteis com as opções correctas para o kernel...
Na minha opinião a wiki vai-lhe dar jeito, tal como me deu a mim... E quanto a informação nunca é demais... my 2 cents

EDIT: Obrigado PrOdG pela resposta em cima consegui fazer tudo bem logo a primeira só com o reboot por razões óbvias :P
 
Fiz o download da última versão do Gennto (live cd amd64) mas estou com alguns problemas (na realidade é só um mas pronto).

Quando o cd está a arrancar e entra na parte gráfica (com o logo do Gentoo e a barra a carregar) chega a um ponto e dá um erro. O erro ocorre perto dos 88% e diz que não conseguiu iniciar o X. Quando faço para ver mais detalhes diz "no screen found".

O sistema onde estou a instalar é o que está no My System e não me parece que tenha algum hardware complicado. O mais esquesito é que o ecrã é detectado caso contrário não aparecia o logotipo (excelente diga-se de passagem) com a barra a iniciar.

A placa gráfica também pelo que vi já é suportada por Gentoo à algum tempo.

Any help?
 
tens aí uma bomba desgraçada... :P opa o gentoo nao vem com VESA? como é que da esse erro? nao percebo.. eu tenho uma nvidia (geforce fx 5200) e da bem (apesar de ser irritante funcionar com vesa)
 
Por acaso não omitiram a parte em que dizia quantas semanas tinha demorado a instalar, pois não ? :002:


me installed a gentoo on the p200 with them 64mb ram... uh uh


on a side note: it took 1 week to compile... glibc! :p




Mas anyway, Gentoo FTW! :)
Já experimentei outras mas sou completamente gentoo fanboy (not fanatic!:)) apesar de estar atento ao que se vai fazendo por aí... tanto que devo testar Fedora7 real soon :)



Abraço,
~EinZteiN
 
sim o gentoo vem com vesa
tipo eu tenho esse problema mas o k eu faco e editar o xorg.conf e por em vez do driver ati k e o k ele carrega mas nao da nada e escrevo la vesa e pronto
depois e so killall gdm e gdm outra x e toca a andar
 
E instalares os drivers da ATI? não resolvia isso? Eu acho que os vesa tem muito pouca qualidade 2d... E não há widescreen pa ninguém...
 
ta muito bom o Gentoo 2007, o suporte Ext4 FS é xelente, a nível de estabilidade ainda n tive probs, só tou é com probs a nível de Módulos e alguns bufs a nível de Kernel por causa do XORG, mas de resto 5 estrelas
 
Alguém já testou com o Asus G1S? Para o X funcionar tive de mudar para vesa porque não suporta a gráfica. Agora a "dificuldade" está no disco que parece que não é reconhecido. Entro no LiveDVD e não me aparecem sequer os ícones para instalação.
 
Não reparei em nenhuma das minhas pesquisas. Só fui encontrando algumas coisas irrelevantes para o caso no fórum.

Thanks pelo link, mas o hardware do G1S difere do hardware do G1. Nomeadamente a nível de placa gráfica e de placa wireless, que são dois dos componentes que me estão a dar mais trabalho. Quanto ao disco, nem é referido nessa wiki...
 
Última edição:
Pequeno promenor c3l5o: o G1 tem hardware diferente do G1S, a começar pela GPU, que no G1 é uma 7700, e no G1S é uma 8600, salvo erro. Não sei é se o resto do hardware muda.
 
A gráfica em principio é igual o processo... Qto ao resto se calhar se disseres qual a placa wireless talvez fosse mais fácil ajudarem-te...
Quanto ao disco mete a bios em AHCI...
 
Última edição:
A gráfica em principio é igual o processo... Qto ao resto se calhar se disseres qual a placa wireless talvez fosse mais fácil ajudarem-te...
Quanto ao disco mete a bios em AHCI...

Para a gráfica a solução que encontrei é meter o driver vesa e posteriormente instalar os drivers da nvidia com o envy, mas ainda não testei.
A placa é uma Intel 4965AGN, e parece que é bastante difícil instala-la pelo que tenho lido.
Penso que já está em AHCI de origem, já que não existe opção para mudar isso nesta BIOS.

Cumps
 
Para a gráfica a solução que encontrei é meter o driver vesa e posteriormente instalar os drivers da nvidia com o envy, mas ainda não testei.
A placa é uma Intel 4965AGN, e parece que é bastante difícil instala-la pelo que tenho lido.
Penso que já está em AHCI de origem, já que não existe opção para mudar isso nesta BIOS.

Cumps
A intel dificil ? entao porque? das empresas que melhor suporte a linux dá...
oficial e c/ projecto no sourceforge...
 
Em ubuntu tudo o que sai um pouco dos moldes é complicado... Vejamos que temos de instalar pacotes para compilar qlq coisa simples... (build-essential) Não percebo é se lhe chamam essential pq que não o incluem...

Isso com o envy da quase a 90% de certeza... Mas o envy não funciona com gentoo... Já digo qlq coisa...

Checka a ultima thread...

http://www.nvnews.net/vbulletin/showthread.php?t=95365


EDIT2:

Vi a tua thread no forum de gentoo e posso dizer-te que o instalador gráfico é um pesadelo e só da chatisses...
Corre a versão minimal e faz tudo com o handbook ao lado a partir da CLI, vais aprender umas coisas de linux e do funcionamento do gentoo e serve para futura referência...
Se queres mesmo gentoo então o "handbook" é a tua nova biblia (versão MUITO mais reduzida)
 
Última edição:
Em ubuntu tudo o que sai um pouco dos moldes é complicado... Vejamos que temos de instalar pacotes para compilar qlq coisa simples... (build-essential) Não percebo é se lhe chamam essential pq que não o incluem...

Isso com o envy da quase a 90% de certeza... Mas o envy não funciona com gentoo... Já digo qlq coisa...

Checka a ultima thread...

http://www.nvnews.net/vbulletin/showthread.php?t=95365


EDIT2:

Vi a tua thread no forum de gentoo e posso dizer-te que o instalador gráfico é um pesadelo e só da chatisses...
Corre a versão minimal e faz tudo com o handbook ao lado a partir da CLI, vais aprender umas coisas de linux e do funcionamento do gentoo e serve para futura referência...
Se queres mesmo gentoo então o "handbook" é a tua nova biblia (versão MUITO mais reduzida)

Vou dar uma vista de olhos nesse link. Thanks ;)

Eu não ia usar o instalador gráfico. Ia utilizar a consola mas com o live DVD em funcionamento para poder manter-me na net ao mesmo tempo sem ter que estar noutro PC. A questão é que nenhum dos icones de instalador aparece, e não sei se dá bronca começar a fazer as coisas directamente pela consola como se estivese no minimal...
 
em principio se bem feito não deve dar... o problema do gentoo a instalar 99% dos casos é o utilizador que corta passos... e não esperes que fique bem a primeira, o kernel demora tempo a acertar em condições... Mas comvem não fazer borrada...
 
Já andei pelo Gentoo em 2005 e estou bem consciente das dificuldades que vou ter. Digamos que não acho propriamente fácil a instalação.
 
Back
Topo