Gentoo 2008.0

esquiso

Power Member
Está cá fora. E curiosamente apareceu no Distrowatch (ahahah :D)

The 2008.0 final release is out! Code-named "It's got what plants crave," this release contains numerous new features including an updated installer, improved hardware support, a complete rework of profiles, and a move to Xfce instead of GNOME on the LiveCD. LiveDVDs are not available for x86 or amd64, although they may become available in the future. The 2008.0 release also includes updated versions of many packages already available in your ebuild tree.

• Updated installer: The installer now only performs networkless installations using the packages and ebuild tree on the LiveCD. It also contains numerous fixes for extended and logical partitions.
  • Improved hardware support: Moving to the 2.6.24 kernel added many new drivers for hardware released since the 2007.0 release.
  • Complete rework of profiles: Restructuring profiles allowed significant cleanup of redundancies, reducing developer maintenance and confusion. The difference for you is that profiles now appear in /usr/portage/profiles/ under default/linux/ instead of default-linux/. See the upgrading guide for more details.
  • Xfce instead of GNOME on the LiveCD: To save space, the LiveCDs switched to the smaller Xfce environment. This means that a binary installation using the LiveCD will install Xfce, but you're still free to build GNOME or KDE from source.
  • No LiveDVDs on x86 or amd64: In the interest of getting the release out, the release engineering team decided to postpone LiveDVDs because of problems in their generation. They may show up later—if so, we'll let you know.
  • Updated packages: Highlights of the 2008.0 release include Portage 2.1.4.4, a 2.6.24 kernel, Xfce 4.4.2, gcc 4.1.2 and glibc 2.6.1.

@ http://www.gentoo.org/news/20080706-release-2008.0.xml

Tava dificil ehe. Eu tenho instalado a beta2 do 2008.0 e até agora sem problemas. Como sempre instalei segundo o handbook. Alguém tem feedback do installer desta versão?

Já não era sem tempo! Hora de actualizar o profile (primeira vez que o faço desde que uso o Gentoo, vamos ver se não há porcaria).

O profile 2008.0 já anda por aí há algum tempo..

O livedvd 2008.0b2 para mim foi uma autêncica bosta. Nem os dispositivos usb me reconhecia (o que é mau, visto que o meu teclado e rato são usb...). Não tenho grande fé no installer, mas e daí, desde que o minimal installer funcione...

neonl:
Código:
eselect profile list && eselect profile set <numero> && emerge -uDN world
Mais fácil é impossível.

neonl:
Código:
eselect profile list && eselect profile set <numero> && emerge -uDN world
Mais fácil é impossível.

Basta fazer isso? Ou também temos que sacar a nova tarball e recompilar o kernel para funcionar?

É que o meu portátil só lê DVD's, e sem liveDVD só mesmo pela net :P

Não. Tal como foi dito noutro post qualquer, gentoo é uma "rolling distro". Não precisas de instalar cds novos ou de fazer um update geral ao sistema quando passa de 200x para 200(x+1). As actualizações vão sendo feitas à medida que vais fazendo emerge -u world e emerge --sync (este último é feito à noite via cron, automaticamente). Aliás, o profile 2008.0 já está disponível há bastante tempo. O que saiu agora foi os cds de instalação.

De qualquer forma, lê a partir do ponto 3:

http://www.gentoo.org/doc/en/gentoo-upgrading.xml

Uso ubuntu, mas queria ver se mudava... nada como gentoo dizem q é do melhor ;) q acham ? da ultima x tive um problema q n conseguia sequer iniciar dava me qq erro devido a placa grafica, acham q neste vou ter problemas ? ou é simples por isto a bombar ?

Uso ubuntu, mas queria ver se mudava... nada como gentoo dizem q é do melhor ;) q acham ? da ultima x tive um problema q n conseguia sequer iniciar dava me qq erro devido a placa grafica, acham q neste vou ter problemas ? ou é simples por isto a bombar ?

No Gentoo, esse tipo de problema tende a ser provocado por erro humano. Quero com isto dizer, isso era um problema de config no Xorg, provavelmente, e não, uma nova release não corrige isso (não como no Ubuntu que certas coisas não funcionam bem no Gutsy e tipo milagre passam a funcionar bem no Hardy).

Volta a dar uma tentativa pelo handbook, seguindo bem aquilo e se tiveres problemas posta-os enquanto os tiveres (logs, xorg.conf, etc). O Gentoo é uma boa distro sim, e podes ter vantagens. Cabe-te a ti decidir, mas para isso tens de experimentar - de preferência com sucesso.

Ontem aventurei-me a instalar isto pelo minimal cd seguindo o handbook, bem que trabalheira mas correu tudo bem, já tenho wireless a funcionar agora falta o X.

Uma coisa que me queixo bastante é a falta de documentação, a gentoo-wiki é muito confusa e não vejo mais grande documentação para além deste site.

Tomara metade das distros terem um terço da documentação disponível para Gentoo. Documentação oficial em: http://www.gentoo.org/doc/en/list.xml?desc=1. Aliás só o próprio handobook é um exemplo de qualidade e quantidade de documentação para instalar e manter a distribuição, cobrindo questões como instalação, portage e flags, networking, runlevel, etc.

A wiki apesar de não ser oficial e em certos artigos ser um pouco caótica é frequentemente referenciada nas wiki doutras distros.

Última edição:
baselayout 1. o 2 ainda está keyworded, e a dar montes de problemas no boot a muita gente (depgraphs mal formulados, and so on...).

A 2008 já trás instalação gráfica e selecção de pacotes em "X" ou nem por isso?

Já as outras traziam (pelo menos, desde a 2006.0 que trás, se bem me lembro). No entanto, é buggy, apesar de terem corrigido/melhorado muita coisa nesta release. Gentoo é de um handbook e café ao lado do teclado :D

A 2008 já trás instalação gráfica e selecção de pacotes em "X" ou nem por isso?

Embora a resposta do esquiso seja totalmente válida, deixa-me dizer-te que o Gentoo prima pela filosofia do gestor de pacotes e todos os processos derivados/inerentes a eles. O Portage não é e dúvido que venha a ser um gestor de pacotes com suporte oficial em X.

Quanto ao processo de instalação, tens duas maneiras... uma certa e uma arriscada: Usa a GUI e corres o risco de fazeres alguma coisa mal sem perceberes, ou o sistema fazer alguma coisa mal por ti, ou perde o amor a 80 folhas A4 e umas horas da tua vida e instala pelo método normal. É o mais seguro, aquele que te deixa configurar mais e, definitivamente, aquele que te dá mais conhecimento sobre o processo de instalção de uma distro Linux em geral e, mais especificamente, do Gentoo.

É pena o baselayout 2 ter ficado de fora. Apesar de todos os problemas que tem apresentado está a milhas do baselayout 1 em termos de eficiência e segurança..

Coitadas das árvores... Porque é que não reservas um tty durante a instalação para ter um links aberto com o handbook ou então com o livecd com o firefox aberto e um terminal a trabalhar?

Eu enquanto instalo o gentoo tenho sempre um tty com o links, outro com o irssi e outro com o tcmsnc... :P Não preciso de gastar papel e estou sempre contactável... Recomendo ainda mais isto para iniciados pois podem aceder ao #gentoo no freenode e pedir ajuda para um passo especifico enquanto instalam!

Não me declares já assassino :) Eu nunca imprimi o guide, mas não duvido que seja uma excelente leitura de mesinha de cabeceira... Mas tendo em conta a pergunta Petrhos fez, duvido que ele saiba o que é o lynx/links ou como se trabalha com ele(s)... e a primeira vez no lynx/links é sempre relativamente estranha :)

Back