1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Gentoo 2008.0

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por esquiso, 6 de Julho de 2008. (Respostas: 28; Visualizações: 2173)

1. esquiso

esquiso Power Member

Está cá fora. E curiosamente apareceu no Distrowatch (ahahah :D)

@ http://www.gentoo.org/news/20080706-release-2008.0.xml

2. kanguru

kanguru [email protected] Member

Tava dificil ehe. Eu tenho instalado a beta2 do 2008.0 e até agora sem problemas. Como sempre instalei segundo o handbook. Alguém tem feedback do installer desta versão?

3. neonl

neonl Banido

Já não era sem tempo! Hora de actualizar o profile (primeira vez que o faço desde que uso o Gentoo, vamos ver se não há porcaria).

4. pureluck

pureluck Power Member

O profile 2008.0 já anda por aí há algum tempo..

O livedvd 2008.0b2 para mim foi uma autêncica bosta. Nem os dispositivos usb me reconhecia (o que é mau, visto que o meu teclado e rato são usb...). Não tenho grande fé no installer, mas e daí, desde que o minimal installer funcione...

5. PrOdG

PrOdG Power Member

neonl:
    Código:
    eselect profile list && eselect profile set <numero> && emerge -uDN world
    Mais fácil é impossível.

6. raVemjr

raVemjr I'm cool cuz I Fold

Basta fazer isso? Ou também temos que sacar a nova tarball e recompilar o kernel para funcionar?

É que o meu portátil só lê DVD's, e sem liveDVD só mesmo pela net :P

7. pureluck

pureluck Power Member

Não. Tal como foi dito noutro post qualquer, gentoo é uma "rolling distro". Não precisas de instalar cds novos ou de fazer um update geral ao sistema quando passa de 200x para 200(x+1). As actualizações vão sendo feitas à medida que vais fazendo emerge -u world e emerge --sync (este último é feito à noite via cron, automaticamente). Aliás, o profile 2008.0 já está disponível há bastante tempo. O que saiu agora foi os cds de instalação.

De qualquer forma, lê a partir do ponto 3:

http://www.gentoo.org/doc/en/gentoo-upgrading.xml

8. bows

bows Power Member

Uso ubuntu, mas queria ver se mudava... nada como gentoo dizem q é do melhor ;) q acham ? da ultima x tive um problema q n conseguia sequer iniciar dava me qq erro devido a placa grafica, acham q neste vou ter problemas ? ou é simples por isto a bombar ?

9. neonl

neonl Banido

No Gentoo, esse tipo de problema tende a ser provocado por erro humano. Quero com isto dizer, isso era um problema de config no Xorg, provavelmente, e não, uma nova release não corrige isso (não como no Ubuntu que certas coisas não funcionam bem no Gutsy e tipo milagre passam a funcionar bem no Hardy).

Volta a dar uma tentativa pelo handbook, seguindo bem aquilo e se tiveres problemas posta-os enquanto os tiveres (logs, xorg.conf, etc). O Gentoo é uma boa distro sim, e podes ter vantagens. Cabe-te a ti decidir, mas para isso tens de experimentar - de preferência com sucesso.

10. Bad_Cop

Bad_Cop Power Member

alguem que tenha usado os installers (live cd ou dvd) deu conta se os bugs estão corrigidos?

11. [knap]

[knap] Power Member

Ontem aventurei-me a instalar isto pelo minimal cd seguindo o handbook, bem que trabalheira mas correu tudo bem, já tenho wireless a funcionar agora falta o X.

Uma coisa que me queixo bastante é a falta de documentação, a gentoo-wiki é muito confusa e não vejo mais grande documentação para além deste site.

12. tangram

tangram Power Member

Tomara metade das distros terem um terço da documentação disponível para Gentoo. Documentação oficial em: http://www.gentoo.org/doc/en/list.xml?desc=1. Aliás só o próprio handobook é um exemplo de qualidade e quantidade de documentação para instalar e manter a distribuição, cobrindo questões como instalação, portage e flags, networking, runlevel, etc.

A wiki apesar de não ser oficial e em certos artigos ser um pouco caótica é frequentemente referenciada nas wiki doutras distros.

Última edição: 8 de Julho de 2008
  13. palma

palma Power Member

é á prova de burros :)

14. Goncalo Silva

Goncalo Silva Power Member

O 2008.0 já trás o baselayou-2 por defeito ou ainda anda para trás e para a frente com o baselayout-1?

15. pureluck

pureluck Power Member

baselayout 1. o 2 ainda está keyworded, e a dar montes de problemas no boot a muita gente (depgraphs mal formulados, and so on...).

16. Petrhos

Petrhos Power Member

A 2008 já trás instalação gráfica e selecção de pacotes em "X" ou nem por isso?

17. esquiso

esquiso Power Member

Já as outras traziam (pelo menos, desde a 2006.0 que trás, se bem me lembro). No entanto, é buggy, apesar de terem corrigido/melhorado muita coisa nesta release. Gentoo é de um handbook e café ao lado do teclado :D

18. Goncalo Silva

Embora a resposta do esquiso seja totalmente válida, deixa-me dizer-te que o Gentoo prima pela filosofia do gestor de pacotes e todos os processos derivados/inerentes a eles. O Portage não é e dúvido que venha a ser um gestor de pacotes com suporte oficial em X.

Quanto ao processo de instalação, tens duas maneiras... uma certa e uma arriscada: Usa a GUI e corres o risco de fazeres alguma coisa mal sem perceberes, ou o sistema fazer alguma coisa mal por ti, ou perde o amor a 80 folhas A4 e umas horas da tua vida e instala pelo método normal. É o mais seguro, aquele que te deixa configurar mais e, definitivamente, aquele que te dá mais conhecimento sobre o processo de instalção de uma distro Linux em geral e, mais especificamente, do Gentoo.

É pena o baselayout 2 ter ficado de fora. Apesar de todos os problemas que tem apresentado está a milhas do baselayout 1 em termos de eficiência e segurança..

19. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Coitadas das árvores... Porque é que não reservas um tty durante a instalação para ter um links aberto com o handbook ou então com o livecd com o firefox aberto e um terminal a trabalhar?

Eu enquanto instalo o gentoo tenho sempre um tty com o links, outro com o irssi e outro com o tcmsnc... :P Não preciso de gastar papel e estou sempre contactável... Recomendo ainda mais isto para iniciados pois podem aceder ao #gentoo no freenode e pedir ajuda para um passo especifico enquanto instalam!

20. Goncalo Silva

Não me declares já assassino :) Eu nunca imprimi o guide, mas não duvido que seja uma excelente leitura de mesinha de cabeceira... Mas tendo em conta a pergunta Petrhos fez, duvido que ele saiba o que é o lynx/links ou como se trabalha com ele(s)... e a primeira vez no lynx/links é sempre relativamente estranha :)

Partilhar esta Página