1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Gentoo 64-bit (AMD64) - alguem ja experimentou?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por MeY-ZiNG, 15 de Outubro de 2005. (Respostas: 2; Visualizações: 1204)

  1. MeY-ZiNG

    MeY-ZiNG Power Member

    Boas, estou-me a sentir tentado a instalar o gentoo 64-bit, mas tenho medo de perder horas sem fim para depois ter algo que não funciona em condições, pois preciso de linux para trabalhos da faculdade...

    vale a pena instalar a versão 64bit ou não? contem como correu a vossa instalação, que problemas tiveram a instalar, etc... que dificuldades prevêem para o meu sistema? é um AMD64 3000+, com 4 discos, 2 deles em RAID, várias partiçoes (tenho uma de partiçao não formatada com 20gb para o linux, dentro do array), uma gráfica x800 da ATI, dvd-rw, placa de som HDA Mystique Dolby Digital (nem sonho arranjar drivers para ela, pelo menos nos próximos tempos), modem/router ADSL...

    btw... saquei os drivers da ATI 64-bit e acrescentei o ficheiro (.run) à pasta distfiles do ISO do cd de instalação, fiz bem? como vi lá o .run dos drivers da nvidia, achei que ficariam bem ali para depois os instalar...

    tks in advance...
     
  2. kanguru

    kanguru [email protected] Member

    durante a instalação como aquilo é por linha de comandos penso que não te serve de muito teres os drivers da ATI.

    Quanto ao resto penso que o que vai dar maior trabalho vai ser os discos em raid. Mas podes ver estas paginas:

    "hardware raid"
    http://gentoo-wiki.com/HOWTO_Gentoo_Install_on_Bios_(Onboard)_RAID

    "software raid"
    http://gentoo-wiki.com/HOWTO_Gentoo_Install_on_Software_RAID

    Eu tenho o raid do nforce4 e segui as instruções do hardware raid, funcionam bem, mas tive que meter a partição BOOT num disco sem estar em raid, pq o grub não me detectava a partição no array como dizem no wiki. Mas podes ter mais sorte que eu.

    Quanto a render ou n os 64bits, embora eu não tenha usado o linux nestes ultimos tempos, penso que ja se tem um bom suporte, mas é preciso muita calma, pq ha sempre aquelas coisinhas que não funcionam como deviam.

    Ja agora aproveito a quem tiver o gentoo funcionam que explique como se mete o chroot pros 32bits a funcionar :)
     
  3. MeY-ZiNG

    MeY-ZiNG Power Member

    finalmente consegui instalar tudo, de facto os maiores problemas ocorreram na instalaçao do grub numa das partiçoes dos discos em RAID, mas la consegui resolver (demorei varias horas)... usei um script chamado gen2dmraid para criar o initrc, o device-mapper para mapear as drives em /dev/mapper... depois no grub ele la consegue detectar tudo assim (partiçao boot ta em nvidia_blabla0):
    device (hd0,0) /dev/mapper/nvidia_blabla0)
    device (hd0) /dev/mapper/nvidia_blabla
    geometry (hdo) C H S (com os dados do fdisk)

    e pronto, a partir daqui foi tudo facil... ate agora so nao consegui instalar o captive (para escrever dados em partiçoes NTFS) o resto corre perfeitamente, recomendo vivamente o Gentoo 2005.1 AMD64... eu não percebia nada de linux, assim aprendi bastante (e queimei vários neurónios ao longo de 2 dias)
     

Partilhar esta Página