Gentoo + amd64 + nforce4 Raid0 + grub

kanguru

Portugal@Home Member
Estou praqui encravado nisto, ja procurei em foruns mas não encontrei nada que resolvesse.

Não consigo por isto a funcionar. Tenho 2 discos em raid0, dando um total de 160Gb e criei partiçoes pro windows e outras pro linux. Estive a instalar o gentoo, correu tudo +- bem, até à parte do grub.

Segui esta pagina:

http://gentoo-wiki.com/HOWTO_Gentoo_Install_on_Bios_(Onboard)_RAID

executo até este codigo:

grub> device (hd0,0) /dev/mapper/your_raid_set1
grub> device (hd0) /dev/mapper/your_raid_set

mas quando corro o root (hd0,0) diz-me que a tabela de partições está invalida ou corrupta. :|

Antes disso tive que copiar o /dev/mapper do cd para /mnt/gentoo/mapper , não sei se isto é mt saudavel, mas não vi outra forma. Se correr no ambiente do cd, não existe grub, se correr no ambiente chroot não havia aqueles devices no mapper.
 
Desisti por enkuanto de instalar o gentoo. o Grub anda mt estranho, nem seker o tab funciona, será normal?! E quando inicio o pc agora aparece-me o grub em linha de comandos, em vez de ter um menu para escolher.

Mas o problema agora é que nem windows tenho acesso. Como arranco uma partição windows que está num RAID pelo grub?
 
ja consegui entrar no windows pelo grub mas tive que por:

map (hd0) (hd1)
map (hd1) (hd0)

antes desse codigo. Senão o grub encravava.

Mas continuo com o problema de aparecer a linha de comandos do grub quando inicio o pc, ou seja quando inicio o pc para entrar no windows tenho que fazer:

map (hd0) (hd1)
map (hd1) (hd0)
root noverify(hd1,0)
makeactive
chainloader +1
boot

torna-se um pouco irritante se reiniciar umas quantas vezes :|
 
pelo menos em tempos o lilo não funcionava em sistemas com 64bits. Por isso o grub. Seja como for ja consegui resolver o problema, penso que seja um erro de sintaxe no fixeiro de konfiguração. Pena o grub não ter um analisador de sintaxe antes de reiniciar. ou será que tem?
 
Back
Topo