1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Gentoo + amd64 + nforce4 Raid0 + grub

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por kanguru, 19 de Setembro de 2005. (Respostas: 5; Visualizações: 1112)

1. kanguru

kanguru [email protected] Member

Estou praqui encravado nisto, ja procurei em foruns mas não encontrei nada que resolvesse.

Não consigo por isto a funcionar. Tenho 2 discos em raid0, dando um total de 160Gb e criei partiçoes pro windows e outras pro linux. Estive a instalar o gentoo, correu tudo +- bem, até à parte do grub.

Segui esta pagina:

http://gentoo-wiki.com/HOWTO_Gentoo_Install_on_Bios_(Onboard)_RAID

executo até este codigo:

grub> device (hd0,0) /dev/mapper/your_raid_set1
    grub> device (hd0) /dev/mapper/your_raid_set

mas quando corro o root (hd0,0) diz-me que a tabela de partições está invalida ou corrupta. :|

Antes disso tive que copiar o /dev/mapper do cd para /mnt/gentoo/mapper , não sei se isto é mt saudavel, mas não vi outra forma. Se correr no ambiente do cd, não existe grub, se correr no ambiente chroot não havia aqueles devices no mapper.

2. kanguru

Desisti por enkuanto de instalar o gentoo. o Grub anda mt estranho, nem seker o tab funciona, será normal?! E quando inicio o pc agora aparece-me o grub em linha de comandos, em vez de ter um menu para escolher.

Mas o problema agora é que nem windows tenho acesso. Como arranco uma partição windows que está num RAID pelo grub?

3. eXcept

eXcept Power Member

Código:
    root noverify(hd0,0)
    chainloader +1
    boot

4. kanguru

ja consegui entrar no windows pelo grub mas tive que por:

map (hd0) (hd1)
    map (hd1) (hd0)

antes desse codigo. Senão o grub encravava.

Mas continuo com o problema de aparecer a linha de comandos do grub quando inicio o pc, ou seja quando inicio o pc para entrar no windows tenho que fazer:

map (hd0) (hd1)
    map (hd1) (hd0)
    root noverify(hd1,0)
    makeactive
    chainloader +1
    boot

torna-se um pouco irritante se reiniciar umas quantas vezes :|

5. spastikman

spastikman Banido

e que tal lilo ? ;)

6. kanguru

pelo menos em tempos o lilo não funcionava em sistemas com 64bits. Por isso o grub. Seja como for ja consegui resolver o problema, penso que seja um erro de sintaxe no fixeiro de konfiguração. Pena o grub não ter um analisador de sintaxe antes de reiniciar. ou será que tem?

Partilhar esta Página