1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Gentoo Crisis?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por esquiso, 12 de Janeiro de 2008. (Respostas: 75; Visualizações: 6295)

  1. esquiso

    esquiso Power Member

    @ funtoo.blog.org

    Foi uma noticia que me surpreendeu. Mas que vistas bem as coisas, faz todo o sentido. Olhando só para a página principal do Gentoo.org, já não leva um update desde 15 de Outubro (!!) e as weekly newsletters já não são tão weekly como deviam ser.
    Espero que isto se resolva rápido, não quero um Gentoo à deriva.
     
  2. slack_guy

    slack_guy Power Member

    Não estava ao corrente deste problema. Thanks for sharing.

    Se olhares para a do Slackware vais pensar que já está enterrado: actualizada em 2007-07-02. No entanto, se olhares para o changelog verás que está vivo. É tão bom usar uma distro mantida por um 'ditador benevolente', sem coisas dessas de comités e (a)fundações :-D
     
  3. esquiso

    esquiso Power Member

    Mas o Slack só faz anuncios das novas releases, o Gentoo tem por habito por lá muito mais coisas ;)
    Eu também sei que o Gentoo está vivo, mas que vai para lá uma valente salgalhada, vai!
     
  4. c3l5o

    c3l5o I'm cool cuz I Fold

    O bom do Gentoo é a forma descentralizada como está feito... Pois permite-lhe ser mantido, actualizado sem o apoio centralizado dos developers... Vejamos, qlq pessoa pode fazer o seu proprio rsync server e os repos é só mandar para lá tarball's de source code's de forma organizada e actualizar os rsyncs et voilá... Talvez por isso é que isto ainda não está grande salganhada...
     
  5. Nomearod

    Nomearod Power Member

    Já cheguei a usar Gentoo (foi mais Sabayon, mas é praticamente o mesmo uma vez que é 100% compatível) e gostei, mas já na altura havia muitos problemas deste nível e fiquei um pouco com a ideia que o futuro seria mesmo Sabayon e que Gentoo ia enfraquecer cada vez mais.

    Espero que as coisas se resolvem e que volte tudo ao normal, mas caso as coisas continuem más não me admirava se muitos developers se mudassem para Sabayon e ajudassem no desenvolvimento do Entropy.
     
  6. PrOdG

    PrOdG Power Member

    Calma. O problema é com a direcção da Gentoo Foundation (a organização que gere a brand Gentoo, as contas bancárias, etc.) e não com a distro em si. O problema começou quando o Daniel Robbins foi trabalhar para a Microsoft (a man's gotta eat :)) e ficou a faltar alguém que tomasse as rédeas. Embora afecte a imagem da distro e a longo prazo possa ser prejudicial, não é caso para dizer que neste momento afecta o seu funcionamento. É mais ou menos o mesmo que dizer que uma equipa de futebol joga pior porque a SAD está com problemas.

    c3l5o, não estarás a fazer confusão entre servidores de rsync e overlays? Os rsync servers são sincronizados entre si, todos disponibilizam a mesma informação.

    Nomearod, Gentoo tem tanto a ver como Sabayon como Debian com Ubuntu. E pelas reacções que eles têm regularmente nos forums, mais facilmente Gentoo devs mudam para MacOS que para Sabayon.
     
  7. SL87

    SL87 Power Member

    Pra mim o gentoo é quase perfeito. O site, realmente, está desactualizado mas o fórum ta vivo. Em relação a dizerem que o Sabayon é o futuro, pra mim é o futuro, mas muito longe..... aquilo é giro e tal mas pra estar a instalar Sabayon prefiro instalar gentoo.
    Aquilo não é nada mais que o gentoo instalado num livecd ou DVD. E funciona um bocado mal.... são opiniões.... A ideia, Sabayon está para gentoo assim como ubuntu está pra Debian, não funciona la muito bem.... mas pronto, são opiniões.
     
  8. alph

    alph Power Member

    :lol:

    ________________

    Fico realmente triste com esta situação. Foi em Gentoo que me cresceram os pelos no peito quanto a Linux.
     
  9. PrOdG

    PrOdG Power Member

    Deixando de lado o mau Português do teu post, explica lá porque é que a comparação não funciona.
     
  10. alph

    alph Power Member

    E que tal ele não explicar isto aqui e abrirem uma thread para isso aparte, antes que estraguem o tópico todo?

    Por favor.
     
  11. PrOdG

    PrOdG Power Member

    Pensava que o tópico era para discutir a situação corrente e o futuro da distribuição Gentoo, por onde também passam distros como Sabayon ou Vidalinux.
    Mas pelos vistos é melhor deixar encher a thread encher de comentários construtivos do género "tenho muita pena, até usei gentoo durante 3 horas e pareceu-me espectacular mas depois preferi o ubuntu".
     
  12. spastikman

    spastikman Banido

    Desde que não traga problemas para os end users como eu, por mim até podem acabar com os presidentes e com a "direcção" administrativa toda.

    Para pessoas com paciência e alguns conhecimentos, esta é provavelmente a melhor distribuição que existe por aí.
     
  13. Nomearod

    Nomearod Power Member

    Não acompanho os foruns de Gentoo, mas à uns meses lembro-me de ter lido um comentário de um dos seus criadores a dizer que as coisas estavam bastante complicadas, e que o espirito que havia no início tinha desaparecido.

    A vontade de querer inovar e criar sempre coisas novas já não era igual mas que encontrava esse mesmo espirito inicial no Sabayon. Houve inclusivé tópicos de discução sobre isto nos foruns do Sabayon onde havia a possibilidade de convidarem esse developper para trabalhar em Sabayon.
     
  14. SL87

    SL87 Power Member

    O sabayon, para quem já usou gentoo, é a mesma coisa. Demoro mais tempo a resolver os problemas que o sabayon trás do que a instalar gentoo....
     
  15. alph

    alph Power Member

    Ahaha, bem visto.
     
  16. esquiso

    esquiso Power Member

    O problema está aí. Até que ponto é que os problemas a nível da administração podem trazer chatices que sejam sentidas por quem usa Gentoo?

    Tão, afinal é a mesma coisa ou tem mais problemas?
     
  17. c3l5o

    c3l5o I'm cool cuz I Fold

    Pelo que percebi pelos posts dele o que ele quer dizer é que tem as mesmas coisas mas implementadas de forma errada...
    De certa forma não percebo muito de Sabayon porque nunca tive curiosidade de o instalar :)
     
  18. flsantos

    flsantos Power Member

    A ideia do Sabayon é implementar um gentoo personalizado, o problema é que é tão personalizado que se torna difícil "despersonalizá-lo" tendo em conta o que queremos para um desktop ou laptop.
    A versão em DVD trás tudo, mas tudo mesmo, o que existe, para tirar as coisas desnecessárias depois é um inferno.
    Partilha os mesmos repositórios do gentoo e o portage.
     
  19. Nomearod

    Nomearod Power Member

    Eu gostava era que desse para fazer um "world update" aos programas mas aquilo dá muitos problemas...

    Para quem não quer tudo instalado, tem sempre a versão mini de 700 MB com o essencial.
     
  20. kanguru

    kanguru [email protected] Member

    O Sabayon afinal é um distribuição nova, ou apenas um gentoo pre-instalado com logotipo novo? pq é que haveria alguém do gentoo mudar-se para essa distribuição? para criar um dvd de instalação/live do gentoo?
    Ao menos o ubuntu tem repositórios diferentes do debian, e parece-me ke uma filosofia um pouco diferente do "pai", o que diferencia o Sabayon do Gentoo?

    Por fim, Sabayon nunca criará problemas ao Gentoo, pq o que faz o Gentoo, é a documentação, fóruns, comunidade. Coisa que dificilmente será ultrapassada, mesmo com os problemas na administração.

    Em relação aos efeitos desta crise na administração, dá para notar por exemplo nas releases. Eles incialmente previam 4 por ano, e ao longo do tempo foram diminuindo. O ano passado só saiu a 2007.0...
     
    Última edição: 14 de Janeiro de 2008

Partilhar esta Página