Gentoo Crisis?

O Sabayon afinal é um distribuição nova, ou apenas um gentoo pre-instalado com logotipo novo?
R: Gentoo pre-instalado com logotipo novo.
q é que haveria alguém do gentoo mudar-se para essa distribuição?
R: Por nada deste mundo, nem do outro.
Ao menos o ubuntu tem repositórios diferentes do debian, e parece-me ke uma filosofia um pouco diferente do "pai", o que diferencia o Sabayon do Gentoo?
R: O Sabayon tem os repositórios do gentoo e ainda tem um repositório próprio.
Tem algumas coisas out-of-the-box.(que eu acho que só dão mais problemas...).

A meu ver aquilo é um repositório para o gentoo. Eu normalmente instalava o gentoo e dps adicionava o repositório do sabayon, e pronto já tinha o sabayon instalado.

Basicamente é perder tempo.... era preferível ajudarem o gentoo.... (...penso eu....)
 
GWN: The GWN is currently in a permanent state of hiatus. I have no
intentions on spending another minute working on the GWN. While many,
many improvements have been made in the processes for getting the
automated data, getting articles has been pulling teeth, at best. This
was taking me upwards of 12 hours a week, which was impacting the time I
had available to work on things like releases and my day job. As such,
the GWN is abandoned and will likely stay that way until someone steps
up and decides they're ready and willing to give up their lives to work
on this publication. Yes, I think switching to a monthly newsletter
would *help* the problem, but it still won't resolve it. The GWN needs
articles more than anything, and few people are submitting anything.

Release Engineering: We dropped the 2007.1 release due to many issues
which I won't go into here, since it really isn't appropriate at this
time. As such, we're deciding on what our plan is for 2008 and beyond.
We are working on finalizing the latest versions of genkernel/catalyst.

PR: Well, I'm not the lead here, but since the lead is AWOL, I guess
that I can give my input. This project is essentially dead. There are
a couple people who occasionally respond to user queries to the alias,
but otherwise, nothing is going on here. Nobody is really active. I
sent in some news about 2007.1 a few weeks back and nobody's posted
anything or even responded. I'd say the project is dead if we can't
even get out pertinent information like the cancellation of a release to
our users.

Fonte: http://article.gmane.org/gmane.linux.gentoo.devel/54138

É verdade, a crise atingiu o Gentoo e a qualidade da distribuição tem vindo a ser afectada aos poucos. Ainda é a minha distribuição de eleição e hão-de vir dias melhores (I hope :/ )
 
De momento não tenho nenhuma distribuição instalada, durante anos usei gentoo, recomendam voltar? ou isso anda a tornar-se um caos? ainda se consegue pacotes "bleeding edge"? ou mesmo a actualização dos pacotes anda lenta?
 
Para mim, Sabayon > Gentoo.

Gentoo nem sequer arranca no meu PC. Fiz o download 3 vezes do live cd (versão X64 e duas X32 diferentes) e nos foruns nenhuma das soluções davam.

Sabayon instalou, fiquei com codecs, drives e todos os programas que preciso instalados. Além disso, visualmente é, provavelmente, a melhor distro disponível e o seu Live CD é sem dúvida o melhor que existe a todos os niveis.
 
Eu não tenho usado desde que saiu o ubuntu 7.10, mas assim que chegar o meu portátil vou logo instalar isso.
Eu acho que a crise não afecta assim tanto o desenvolvimento.

Vai ao Forum do gentoo, vê a actividade e responde a ti mesmo.....
 
kanguru, não houve qualquer impacto prático na distribuição. Podes instalar à vontade.

Nomearod, estás portanto a querer dizer que, mesmo sem nunca teres sequer experimentado, uma distro é pior que outra apenas pelo facto de não teres conseguido pôr o LiveCD a funcionar no teu sistema?
 
Eu não tenho usado desde que saiu o ubuntu 7.10, mas assim que chegar o meu portátil vou logo instalar isso.
Eu acho que a crise não afecta assim tanto o desenvolvimento.

Vai ao Forum do gentoo, vê a actividade e responde a ti mesmo.....

E?
A partir do momento em que se vê um dev a dizer aquilo que o El_UnO postou, vê-se claramente que algo está mal. Este nosso cantinho também tem alguma actividade; desenvolve-se alguma coisa aqui?

Já agora, peço-vos encarecidamente que deixem a "luta" Gentoo vs Sabayon. São distro com propositos diferentes (quase que diria extremos) e uma nunca poderá substituir a outra sem alterar radicalmente todos os seus propósitos.
 
Última edição:
Pessoalmente acho Gentoo único, divertido, flexível e uma excelente forma de aprender mais sobre Linux e sobre o teu próprio pc, contudo não é, obviamente, para toda a gente. Gentoo exige que invistas tempo, e se não estás disposto a isso existem outras distros que respondem mais facilmente às tuas necessidades.

Vou continuar a usar, até porque estas questões de liderança não estão a ter assim tanto impacto na distro como se faz crer.
 
Última edição pelo moderador:
Não sou particular apreciador do gentoo (apesar de o ter usado já por mais do que uma vez), mas espero que estes problemas se resolvam, porque é, de facto, uma das principais distribuíções e também porque tem uma abordagem perfeitamente válida (a de permitir "adaptação" a cada máquina onde é instalada).

Acima de tudo, pela sua qualidade, história e paradigma, espero que estes problemas se resolvam o mais depressa possível.
 
Eu avisei. Thread limpa.

No entretanto, surgiram tres novas noticias no site do Gentoo. As menos importantes são que o 2007.1 foi cancelado e que as newsletters passaram a ser mensais.

No entanto:

Since its inception, the Gentoo Foundation existed as a legal entity in the State of New Mexico. It recently lapsed, however, since required paperwork and fees were not filed on time. The online filings do not indicate an exact date of termination.
The foundation trustees are evaluating all options open to them. This may include joining a consortium of software projects such as the Software Freedom Conservancy or Software in the Public Interest and having them handle our legal matters, renewing our status in New Mexico, or other options. Former chief architect Daniel Robbins also offered to assist.
The legal status of the Gentoo Foundation has little short-term impact on the state of Gentoo Linux and further technical development and advancements.
The development community wants to find a solution to these legal problems, but we are not going to quickly jump to conclusions without carefully evaluating the potential repercussions. Anyone with questions about these matters is encouraged to email the trustees.

Gentoo.org

Pah, eu continuo a dizer que quando vejo devs a largar projectos começo a ficar algo preocupado.
 
Pois, a release 2007.1 teria que ser cancelada, já estamos em 2008, nem tinha lógica. Vamos ver se conseguem lançar uma release ainda este ano. Ridículo é chegarem ao ponto se só colocarem a noticia em 2008...

Quanto aos devs sairem, o problema é o efeito dominó, qqr dia bazam todos. Eu voto na admissão do tal Daniel, se têm falta de lideres, e ele se oferece, que aceitem, é melhor que deixar o projecto ao abandono.
 
esquiso, todos os meses entram e saem devs, se não me engano no último mês houve pelo menos 17 trocas. O "problema" no Gentoo é que os devs têm muito (mas mesmo muito) mais trabalho que em qualquer outra distro e, aliado ao facto de haver ~100 devs para ~23000 pacotes, faz com que muitos deixem de ter tempo para o real life work e se obriguem a desistir.

kanguru, o lançamento de releases, embora seja sempre um marco histórico, interessa muito pouco na dimensão prática, já que são apenas uma actualização de profiles e o update dos pacotes pré-compilados nos media de instalação.
E o problema do "eu voto em" é que o end-user não tem (e muito bem na minha opinião) um voto na matéria. A decisão vai ser feita pelos trustees e, a julgar pelo reduzido número que estão ainda activos, provavelmente o drobbins não vai receber uma resposta.
 
Não há fome que não dê em fartura, três notícias novas no site do gentoo. :P

Esperemos que seja o inicio de um futuro melhor :)

EDIT: Ups, o esquiso já tinha posto... :x . De qualquer forma fica explicado o porquê de só ter havido uma release em 2007 (que não é assim muito grave tendo em conta a natureza da distribuição) e que rumo vai ter a Gentoo Newsletter...
 
Última edição:
A unica coisa que podia pedir a mais na release era a inclusão dos proprietários da ATI e talvez um fluxboxzinho á la gparted para a release ser mais pequena! Porque sim eu saco o live cd para usar o xchat, o firefox e ouvir uma musiquinha enquanto sigo a minha checklist (handbook lite que fiz há uns tempos)...

Como diria o outro, a userbase é grande e melhores dias virão concerteza... Afinal até os tipos do Ubuntu conseguem manter uma distro! :D *cof *cof
 
Havendo dinheiro (e muito) tudo fica mais fácil. Aparentemente isso é o que não se passa para os lados do Gentoo.

Era uma piada fácil acerca do facto de ubuntu ser mais para noobs e que os seus devs tb devem ser newbs... Mas claramente que isto que disse não é uma realidade :)
 
Não percebi essa... Existe um LiveCD e um LiveDVD. O LiveCD é pequeníssimo e não tem ambiente gráfico, o LiveDVD por seu lado vem com Gnome e está carregado de software.

E não precisa de vir com drivers proprietários ou não de qualquer placa gráfica, basta que o make.conf tenhas VIDEO_CARDS="fglrx" e ao fazeres o update do world ele vai puxar automaticamente os gráficos proprietários.
 
Back
Topo