Gentoo Crisis?

Não percebi essa... Existe um LiveCD e um LiveDVD. O LiveCD é pequeníssimo e não tem ambiente gráfico, o LiveDVD por seu lado vem com Gnome e está carregado de software.

E não precisa de vir com drivers proprietários ou não de qualquer placa gráfica, basta que o make.conf tenhas VIDEO_CARDS="fglrx" e ao fazeres o update do world ele vai puxar automaticamente os gráficos proprietários.


Existe um livecd e um net-install cd...
É normal que o net-install seja pequeno, afinal cabe numa pen de 64MB ;)
Quanto aos drivers proprietários virem não era bem só para mim, mas para toda a gente que não percebe a mecanica da coisa e não sabe ir buscá-los... Mais valia trazer nestes casos só o Vesa e nem meter o driver ati... (o open sores que não trabalha com gráficas com menos de 1 ano e meio)
 
Realmente à vários pontos a melhorar com o liveCD/DVD, principalmente a nível de módulos de kernel não disponíveis no genkernel da 2007.0.

A crise parece-me passageira e mais a alto nível do propriamente a nível da distribuição (a portage tree continua a ser actualizada todos os dias).
 
Nem mais.

Há montes de coisas a melhorar com a distro. Tipo a nível de gestão a comunicação é um bocado mal gerida (a 2007.01, newsletter, lavagem de roupa suja, etc). A nível da distro em si era bom pensar em apoiar mais a wiki (expandir ainda a já de si excelente documentação oficial), pensar em lançar a 2008 para "mostrar" serviço para quem não conhece Gentoo, e talvez ouvir e dar andamento a montes de sugestões excelentes que se encontram nos fóruns.

Defeitos todas as distros têm, mas Gentoo tem muitos pontos fortes que fogem completamente do alcance das outras distros. :007:
 
A wiki até tem sido apoiada, o que se começa a notar é que quem escreveu artigos para a wiki não os tem actualizado e ainda existe o medo de mudar algo que outros fizeram mesmo que esteja desactualizado, é o problema pela comunidade ser tão grande! Eu próprio estou registado na wiki e já fiz uma ou duas alterações desse tipo, mas as minhas alterações já foram quase todas actualizadas por eu próprio não me lembrar de actualizar o que escrevi!

A wiki tem alguns temas centrais que precisam de ser actualizados! A documentação oficial em muitas situações é parecida a da wiki mas quase sempre ainda mais desactualizada e essa não podemos nos actualizar!
 
Novas noticias

The Gentoo Foundation, Inc., does, indeed, still exist. Foundation trustee Grant Goodyear submitted an application Friday morning for reinstatement. This is a straightforward process that, once finished, means the foundation will be reinstated as if the revocation never happened. In addition, Grant filed documents to bring the foundation up to date with New Mexico's nonprofit corporation requirements. Foundation trustees originally filed the required paperwork in summer of 2007, but apparently it was misplaced. For more information or to see how you might help, see Grant's post to the gentoo-nfp mailing list.

E do post, destaco:

Looking forward
---------------

So, what's next?

We need new Trustees. I don't think anybody will disagree there.

We need to decide (again) what the role of the Foundation should be.
Currently, the Foundation exists to handle Gentoo's financial matters,
protect and defend Gentoo's trademarks and other intellectual property,
and provide ownership of various "hard" assets, such as the various
Gentoo server boxes. The Foundation has almost no influence right now
over actual Gentoo (the OS) development. The only caveat there is that
Gentoo needs to satisfy the requirements of a non-profit organization,
and it's the Foundation's job to let the Council know if something is
happening that might threaten the Foundation's non-profit status. I
believe that this role is what the majority of the Foundation's members
actually want, and it's one that I believe would be even better served
by having the SFC handle it instead of us. That said, there has been a
lot of support for what drobbins has proposed
(http://blog.funtoo.org/2008/01/here-my-offer.html), which would make
the Foundation responsible for the health and direction of Gentoo as a
whole. That's a discussion that's certainly worth having, and
[email protected] is standing by.... Let's try not to take forever
having this discussion, so consider Monday, 23:59 UTC, to be a deadline
for your electronic voice to be heard.

:)
 
Agora é esperar para ver o que sai do Gentoo 2008. Pelo menos a página já está actualizada com alguma regularidade. E as Newsletter passaram a mensais.
O Daniel Robbins é que já descartou para já a possibilidade de um fork e já está na lista de devs do Sabayon.
 
E pelo que vejo isto continua ruim, sem nenhuma release definitiva.
Ia virar o meu desktop novamente para gentoo, mas tlvz já não seja o caminho mais correcto :(
 
E pelo que vejo isto continua ruim, sem nenhuma release definitiva.
Ia virar o meu desktop novamente para gentoo, mas tlvz já não seja o caminho mais correcto :(

Eu há umas semanas fiz a transição. Ontem/hoje fiz uma fresh-install (para passar de i686 para x86_64) e sinceramente nunca me correu "tão bem" isto :). Muito contente, mesmo.

Claro que não usei a stage do mirror do Gentoo mas sim a stage3 do Funtoo (site do Daniel Robbins) que as constrói a um nível de especificidade para arquitectura superior (por exemplo a que usei já tinha sido toda feita com -march=nocona - ou seja, para Intel EM64T) havendo também para AMDs e assim.

http://www.funtoo.org/linux/

:) Gentoo still rox.
 
eu tou a instalar a beta 2, x86 num portatil com 4 ou 5 anitos :) Até agora correu td bem, tou a compilar o X. Penso que desde que uma pessoa siga o handbook corre td bem.

Não conhecia esse funtoo, parece-me porreiro, mas não tem lá nenhum para pentium-m :P
 
eu por acaso seria para voltar tb a 1 sistema amd64 como tive em tempos, antes bem do opensuse 10.1 :)
E nunca me lembro d1 sistema tão rápido. Só que a falta de tempo e uma board pifada obrigaram-me a mudar pra 1 distro + pronta a usar... e lixo à mistura...
E o handbook tem de facto tdo explicadinho e quando surge um problema é quase certo estar documentado no forum :)

neonl, que versao usast ?
 
eu tou a instalar a beta 2, x86 num portatil com 4 ou 5 anitos :) Até agora correu td bem, tou a compilar o X. Penso que desde que uma pessoa siga o handbook corre td bem.

Não conhecia esse funtoo, parece-me porreiro, mas não tem lá nenhum para pentium-m :P

Mas para pentium-m também não se usa a x86 genérica, usa a i686 que tem a maioria das flags para o processador (depois adicionas no make.conf a -march mesmo específica). Se queres a stage3 também optimizada já sabes: stage1 FTW :004: (and burn your CPU).

neonl, que versao usast ?
Versão de quê? Se é 2007.0 ou 2008.1? Se é isto, não usei nem uma nem outra (as tarballs que referi do Funtoo não têm essas releases definidas se bem que o profile que lá está dentro seja um 2007.0 mas isso é um tanto ou quanto irrelevante).
 
Última edição:
sim eu tou com a i686 e o -march=pentium-m. Já tenho X, falta-me o 3D.
 
Última edição pelo moderador:
gentoo 2008

li algures que a nova versao sai dia 23 para o publico, ja falta pouco :p para quem ta a pensar fazer 1 fresh install espere mais uns dias.
 
li algures que a nova versao sai dia 23 para o publico, ja falta pouco :p para quem ta a pensar fazer 1 fresh install espere mais uns dias.

Não é necessário esperar... seria caso Gentoo não fosse uma rolling distro. No limite pega-se num liveCD duma distro qualquer e instala-se a partir daí com um chroot. :x2:

Btw, a beta está disponível caso alguém queria experimentar. Usem esta beta e comuniquem ao pessoal do projecto eventuais bugs.
 
mas se for por livecd perdes perfomance right ? do que tudo a pata :p

Não percebi... O que quiz dizer é que podes pegar num liveCD duma distro qualquer e a partir daí instalar Gentoo. ;)

Nos pcs em que instalei Gentoo sempre o usei o minimal liveCD e instalei em modo de texto seguindo o Handbook. Mas há quem prefira usar o liveCD/DVD e usar o instalador gráfico.
 
Back
Topo