Gentoo e Fedora na PS3

re:

Eu não fiquei a perceber... mas isto são os patch's para versões *****, penso eu de que:

- 1 para o bootloader, outro para o kernel.

--------------------

Tirando isso, não sabemos até que ponto isto aproveita realmente a PS3, sem contar com outros factores. Drivers para a placa gráfica são inexistentes.
Logo é normal que esteja a correr tudo sobre pressão de um processador ( que nem realmente ainda está a ser aproveitado ).

Agora em termos de compiladores... temos uma das melhores empresas a trabalhar no ramo (não estou a falar da SONY ).

Não temos culpa é de haver muita gente com maus vícios e com dependências em ferramentas que trabalham à anos, e que ao fim de algum tempo simplesmente não conseguem adaptar-se e aproveitarem outras tecnologias.
Porque dizerem que é difícil de programar, é uma problemática que está-se a tornar cada vez mais tabu.
 
Agora so pelo processador ser potente, so falta dizerem que a PS3 vai originar que acabem os PC's e pronto... é PS3 para tudo..

Também so falta dizerem que acreditam que a PS3 vai ter sempre melhor qualidade por exemplo a nivel de jogos que o PC...


a ver vamos... lol
 
E?... a PS2 também tem portas USB... as coisas não funcionam só a ligar, é preciso drivers, suporte, etc... Isso do imprimir no linux, talvez seja possivel mas e o resto?

Acham mesmo que a PS3 pode substituir um computador? Mesmo tendo o Linux...

I don't think so..

Tecnicamente, e a partir do momento que conseguem instalar o fedora, é possível instalares drivers para uma impressora etc etc Tal como fazes com um Linux num PC.

O Cell tem um processador *****, logo não é nada que não se veja nos PC's.

Se calhar ainda vais ver modders a colocar um gravador na PS3 e a funcionar, ou então a ligar uma por USB.
 
Cenário:

Um pai prometeu dar uma consola hi-tech ao filho já no natal do ano passado e devido à situação económica não o ter permitido não a deu. Mas a filha agora está interessada num computador, mas o filho realmente merece e fazia-lhe muito bem esse animo.
Ora eu acho que a ps3 resolveria essa situação....
E não falta gente que agora quer é consolas e daqui a um ano ou dois quer/precisa de computadores...

Fan-boy-making-excuses-to-buy-a-ps3 alert.

Desde quando é q a wikipedia é uma fonte imparcial?
 
Agora so pelo processador ser potente, so falta dizerem que a PS3 vai originar que acabem os PC's e pronto... é PS3 para tudo..

Também so falta dizerem que acreditam que a PS3 vai ter sempre melhor qualidade por exemplo a nivel de jogos que o PC...


a ver vamos... lol

Claro que não. Todas as consolas sem excepção estagnam no hardware uns 5 anos. Não existe evolução a esse nivel, a não ser no software. Enquanto num PC sai hardware novo e mais potente de 6 em 6 meses.

Mas ai é que está a maravilha da situação, compras uma consola e durante uns 5 anos ou mais, sabes que vais poder jogar qualquer jogo que saia para ela a 100%.
 
Tecnicamente, e a partir do momento que conseguem instalar o fedora, é possível instalares drivers para uma impressora etc etc Tal como fazes com um Linux num PC.

O Cell tem um processador *****, logo não é nada que não se veja nos PC's.

Se calhar ainda vais ver modders a colocar um gravador na PS3 e a funcionar, ou então a ligar uma por USB.


Da maneira que falas, isso então já não é uma consola.. é um pc.. também ao preço que custa.....

As consolas podem ser mais pc's do nunca, e o contrario também.. os pc's estarem mais perto das consolas do que nunca... mas abram os olhos... as coisas ainda são bem distintas..

Está na cara de toda gente.. e também, quero ver quem vai dar uso a isso(a nivel de jogadores comuns) .. Se inda ao menos fosse so ligar a consola e já ter la o sistema operativo.. mas que? é preciso sair a consola e passados 5 ou 10 dias, vir isso?
Tanta coisa, tanta coisa, tantos atrasos, ao menos punham logo o linux no disco da consola e depois era so actualizar..

Qunato aquilo da PS2 ter as portas USB e tal só para ingles ver... faz-me ficar um pouco de deja vu com isto do Blue Ray... mas a ver vamos...

Não digo que não leia efectivamente Blue Ray... mas será que algum jogo vai sair nesse formato?(tirando aqueles exclusivos manhosos...)

Se assim for, vamos ver os preços dos jogos...

Nem tinha logica, mesmo em termos de pirataria... para os fabricantes das consolas, também convem que exista pirataria.. é mais uma maneira de venderem consolas... Se os jogos vierem todos em Blue-Ray, esqueçam a pirataria por o menos nos próximos(largos) tempos... e ha muita mas muita gente que compra consolas a pensar nisso...

Se bem que também... por este caminho, isso não será problema para a Sony, visto que inda nem a Europa está perto de chegar e lá fora não ha unidades suficientes para responder aos pedidos..
 
Porto se tu reparares tanto a PS3 como a X360, o hardware delas quase que era possível encontrar num PC comum. Têm memórias GDDR3 como se encontra nos PC's. Têm uma placa gráfica tal e qual se encontra nos PC's. O processador é um ***** que também se encontra, o da x360 com 3 cores, o da PS3 com 1 core mais 7 SPE's.

Com um hardware tão parecido com o PC, e com um disco rígido lá dentro, tecnicamente se eles quiserem, consegues fazer tudo o que fazes num PC. Pelo menos o básico.

A Sony quis seguir o seu rumo e dar lugar ao open-source, por acaso até achei interessante.

Microsoft não sei qual vai ser a reacção se o Linux se der bem na PS3, mas não os estou a ver a usar o Linux na sua consola, nem a oferecer gratuitamente um Windows para a x360(que era possível, basta eles quererem.

A Nintendo acho que foi a que pensou da melhor maneira, fez uma consola que é exactamente isso, uma consola. Que vai ter grande jogos e viciante, tem um comando revolucionário e é barata.

Agora depende de cada pessoa a sua escolha.
 
re:

Será que é o PC que é uma consola, ou a consola é um PC?


Eu acho que o mal de muitos aqui é não saberem de onde vem o PC.

O nome PC apareceu com a IBM, e está associado a computadores com arquitectura x86 (ya existe outros promenores como foi o primeiro computador realmente a ter preços decentes para o consumidor normal e que mais tarde os chineses conquistaram o mercado com a versão DOS da microsoft ).

Continuando...

O PC é uma consola? Não.
O Mac é uma consola? Não.
A consola é um PC? Não.
A consola é um MAC? Não.

Mas pode-se dizer que todos são computadores, todos são máquinas que pertencem à ultima gerão de computadores.
O router e todos os outros aparelhos que vocês compram também são computadores... todos também tem memória e processador. Também tem sistema operativo, etc...

Enquanto muitos daqui não perceberem isso, vão andar sempre em conflicto, porque raio a PS3 à de ter linux!

Se o router que me custou 60€ tem linux, porque é que a ps3 não haveria de ter suporte? Afinal o windows e o MACOSX é o unico SO que se restringe a determinadas arquitecturas.
 
Fan-boy-making-excuses-to-buy-a-ps3 alert.

Qual fan boy qual que? Se tu vives no meio de rios de dinheiro és tu, eu e a maioria ve-se negros para comprar as coisas. Se alguém conseguir comprar a consola e ficar bem "servido" com ela como PC, o que é que isso tem a ver com fan boy?

Isso de fan boys é mais para quem tem dinheiro, não é para mim.. eu recebo o salário minimo..
 
Última edição:
Será que é o PC que é uma consola, ou a consola é um PC?


Eu acho que o mal de muitos aqui é não saberem de onde vem o PC.

O nome PC apareceu com a IBM, e está associado a computadores com arquitectura x86 (ya existe outros promenores como foi o primeiro computador realmente a ter preços decentes para o consumidor normal e que mais tarde os chineses conquistaram o mercado com a versão DOS da microsoft ).
Humm deixa ca ver.. (PC = Personal Computer)

ZX Spectrum Personal Computer
Commodore 64 Personal Computer
Commodore Amiga Personal Computer
Philips MSX Personal Computer
Atari ST Personal Computer


As consolas nada foi mais do que uma forma diferente de apresentar um produto. E muito bem sucedida, porque aproximou dos jogos muitas pessoas que achavam que os Personal COmputers eram só para geeks..


Quanto ao facto de uma consola não ser em nada parecida com um computador como alguem disse aqui, olhem para a xbox 1. Specs:
CPU: 733 MHz Intel Mobile Celeron
Total (shared) Memory: 64 MB DDR SDRAM running at 200 MHz
Graphics Processor: 233 MHz custom chip developed by Microsoft and NVIDIA code named NV2A
etc...

A xbox 1 é que era foleira, mas a ps3 teoricamente pode bater a maioria dos computadores pessoais dos dias de hoje.
 
Última edição:
re:

Eu expliquei o inicio da história se queres avançar com ela, acho que já li e tive que estudar o suficiente, mas sempre deixo um link popular:

http://en.wikipedia.org/wiki/Personal_computer


----------------------------------------------------


E já agora consolas, pc's, etc.são computadores....... é tudo a mesma tanga. Os fanboys é que não conseguem perceber isso.

Simplesmente para a maioria das pessoas um computador é tudo aquilo que corre o windowsxp ou uma distribuição de unix famosa.

E concordo contigo.... foram formas e conceitos diferentes de chamarem computadores. Porque todos pertencem à mesma geração de computadores.

Em relação em usar a ps3 como um pequeno computador, isso é completamente possível. Com as portas usb podes ligar qualquer tipo de dispositivo e com as portas usb e conectividade à rede consegues fazer qualquer tipo de coisa.

Agora, eu simplesmente digo que só quando laçarem builds dedicados para Cell, device drivers da placa gráfica e todo o hardware especifico da ps3, é que se vai aproveitar bem o potencial da máquina.
 
Última edição:
Qual fan boy qual que? Se tu vives no meio de rios de dinheiro és tu, eu e a maioria ve-se negros para comprar as coisas. Se alguém conseguir comprar a consola e ficar bem "servido" com ela como PC, o que é que isso tem a ver com fan boy?

Isso de fan boys é mais para quem tem dinheiro, não é para mim.. eu recebo o salário minimo..

"ficar bem servido com ela como pc"

Para isso compra uma xbox, que corre linux há anos e agora tá ao preço da chuva :kfold: afinal, quem compra uma consola para servir de pc não é rico!

fanboy :\
 
Eu expliquei o inicio da história se queres avançar com ela, acho que já li e tive que estudar o suficiente, mas sempre deixo um link popular:

http://en.wikipedia.org/wiki/Personal_computer



----------------------------------------------------


E já agora consolas, pc's, etc.são computadores....... é tudo a mesma tanga. Os fanboys é que não conseguem perceber isso.

Simplesmente para a maioria das pessoas um computador é tudo aquilo que corre o windowsxp ou uma distribuição de unix famosa.

Eu concordei contigo até, mas era só para corrigir/expandir o que tu dizias com "ya existe outros promenores como foi o primeiro computador realmente a ter preços decentes". Porque não foi o primeiro, nem sequer dos primeiros, nem dos com preços mais decentes. o Timex Sinclair 1000 é que foi o 1º a custar menos de 100$ (preço decente para a altura..).

Linux na xbox é lento... não inventem.

Pois, ele nem se deu ao trabalho de ver as specs.. Celeron 733Mhz com 64Mb DDR200.. ;)

afinal, quem compra uma consola para servir de pc não é rico!

LoL, e se a consola for tao boa como um PC e pelo mesmo preço? É ser rico querer uma consola, juntando tustos para ela, e esta permitir tudo o que se queira num PC? Ser rico era depois comprar um PC... ou antes um PC e depois uma consola...
 
Última edição:
Pessoalmente e como já disse por aí não vejo qualquer tipo de interesse para o utilizador comum em ter Linux numa consola e neste caso particular na PS3.
 
re:

Lammer.pt

Eu posso ir comprar um router qualquer e meter debian ou freebsd nele e prontos tenho uma máquina com linux.

Agora já pensaste que o utilizador se calhar quer alguma performance gráfica?

Eu sei que que a ram da ps3 é bastante limitada e que não substitui uma máquina com 8GB. Agora à que ver bem as coisas...

A única distribuição que será boa para utilizar deverá ser a yellow dog, pois acho que é a única que vem build para cell.
 
Lammer.pt
Agora já pensaste que o utilizador se calhar quer alguma performance gráfica?
A PS3 não tem melhor performance grafica que o tipico pc caseiro?
Lammer.pt
Eu sei que que a ram da ps3 é bastante limitada e que não substitui uma máquina com 8GB. Agora à que ver bem as coisas...
O tipico pc caseiro tem 8Gb de memória?


Pessoalmente e como já disse por aí não vejo qualquer tipo de interesse para o utilizador comum em ter Linux numa consola e neste caso particular na PS3.

Haja dinheiro, e mais não digo......


PS. Get Real. O mundo em que vivemos está em crise!
 
Última edição:
re:

A realidade é que não existem drivers para a placa gráfica, nem se sabe se existirão.

Segundo facto é que ninguém sabe ao certo se esses drivers vão dar uso à memoria partilhada da nvidia ( isto se eles realmente existirem ). E se assim for tens uma máquina apenas com 256de ram. O que é algo que mesmo que querias demonstrar poderio gráfico com o CELL não deves ir muito além.

Se isso tudo for possível, tens que ver que mesmo com hipotéticos 512ram.... nada vai substituir 2Gb ram que já são standart. Eu simplesmente dei 8Gb para ver se percebias o gap.

E acho que ficamos por aqui.....

------------------------------------------------------

Daqui a 6meses, ou 6 meses depois da consola sair na europa. Nós podemos falar aqui o que tu podes comprar com 600€.

A consola dá para ter um sistema em linux, mas existem no mercado portáteis a 600€ com mais ram que a ps3.
O linux na ps3 dá para general purpose, mas nunca podemos excluir o facto que é um sistema que pode ficar na sala ou num quarto, que pode ser usado como media center, e que corre software especifico de entretenimento.
É que se excluirmos todas essas variáveis eu nunca irei comprar uma ps3 apenas para usar como general purpose.

E como falei aqui o grande poder do CELL VS outras arquitecturas foi em muito capado pela sony, ou seja, se eu arranja-se uma máquina com CELL ( para gente rica ) seria possivelmente uma que não fosse a ps3.
 
Back
Topo