1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Gentoo erro xserver ajuda !

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por bows, 4 de Outubro de 2007. (Respostas: 14; Visualizações: 958)

1. bows

bows Power Member

Boas malta tento iniciar o live cd do gentoo corre td bem ate ao ponto que me da um erro xserver e n passa dai, penso q pede para desactivar ao reeniciar, mas eu n sei fazer isso.
    O erro tera a ver com a parte grafica ou algo do genero, alguem sabe como posso resolver ?

2. tangram

tangram Power Member

Hello,

Qual live CD? O minimal ou o live CD/DVD com ambiente gráfico gnome?

Presumo que seja o CD do ambiente gráfico, daí que dá uma olhada em http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook-x86.xml?part=1&chap=2#doc_chap3 e vê a parte
    Código:
    Code Listing 3: Options available to pass to your kernel of choice
    . Aqui tem as várias hipoteses que podes passar para o kernel se estiveres com problemas no arranque do CD.

Deixo-te a sugestão de tentares o minimal install CD, com esta aprender muito mais sobre o teu sistema.

Se te mantiveres com Gentoo Handbook à mão tens pouca margem de erro: http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/index.xml.

;)

3. bows

bows Power Member

Eu usava ubuntu, mas queria mt experimentar gentoo... saquei a versao releases x86 corrent live cd! http://ftp.rhnet.is/pub/gentoo/releases/x86/current/livecd/
    este mesmo... julguei q ia ser facil, mas arranca tudo bem chega a ultima parte e nada, tem a ver com o ambiente grafico penso q o xorg q ele n consegue sacar sera isso... mas nem entro no sistema sequer :( n percebo o pq :( dps diz me para desactivar mas eu n sei, é o q faz n perceber nd lol.

4. LinuxWarrior

LinuxWarrior Power Member

qual e a tua placa grafica?

5. bows

bows Power Member

ati radeon x1600 :)

6. xtr3me

xtr3me Power Member

Esquece o gentoo.

Aínda não dominas linux o suficiente para usares gentoo e vais passar muito mal quando e se quiseres instalar e depois manter a instalação.

É um conselho.

7. bows

bows Power Member

Ok, ja vi q estas mm virado para me aconselhar o ubuntu ;) bem realmente é o q vejo mais fonte de informaçao, e ajuda...
    Tive a testar o 7.10 fiquei admirado, instalou me a minha impressora, nem precisei de cds hp nem nd disso, q so traz " tralha " ! existe algum livro na net do ubuntu ? livro mesmo ? em pt ou br ?
    Assim qd tiver tempo começo a investigar...

8. xtr3me

xtr3me Power Member

Não, não.

Não me interpretes mal. Não precisas de usar ubuntu, mas tens de estar disposto a perder tempo a configurar coisas que não serão fáceis.

Como aínda não pareces ter muitas bases de linux, não te aconselhava a começares por gentoo (nem por debian ou slack, por causa de algumas coisas nas configs, que têm de ser feitas à mão). É como começar a construir uma casa pelo telhado. Primeiro tens de fazer os alicerces (usar uma distro user-friendly).

Só te recomendo ubuntu, porque é debian-based e assim já ganhas prática com algumas ferramentas bastante boas (como é o caso do apt) e ao mesmo tempo tens a facilidade de ter uma distro que te configura quase todo o hardware. Assim quando quiseres evoluír, poderás ir, por exemplo, para debian e já tens conhecimento de como funciona um dos melhores gestores de pacotes que há ... o apt, que te vai poupar muito trabalho, quando quiseres instalar, remover ou actualizar pacotes da tua instalação.

E isso vai-te ajudar quando quiseres mexer no desktop para pôr isso mais bonito (que é o que tu querias).

Se fores para gentoo, vais penar um bocado, porque a portage não é muito fácil de manter para quem não tem muita experiência.

Não precisas de livros. Quando quiseres fazer alguma coisa, basta uma pesquisazita no google, que provavelmente irás ter ao fórum de suporte do ubuntu (um dos mais completos).

Última edição: 4 de Outubro de 2007
  9. bows

bows Power Member

Vou aguardar pela versao final do ubuntu a 7.10, ou posso meter ja a beta ? e dps actualiza automaticamente ? hj ja consegui fazer umas coisinhas, adicionar " botoes " ao desktop tou a aprender a configurar desklets... o q aconselhas a colocar mais ? p artilhar o ubuntu ?
    Quanto a firewall, antivirus etc n preciso de nada disso ne ?
    Disseram me q so me tinha q preocupar com o thumbaills mas ainda n percebi como posso resolver isso.
    Pelos vistos é informaçao q vai ficando, tipo historico n ? cm apago isso ?
    Pois pelo q vi vou me ficar mm pelo ubuntu.

10. xtr3me

xtr3me Power Member

Sinceramente, pensei que já tinha saído a final.

Podes deixar a beta e depois actualizas.

antivirus não precisas e firewall podes configurar, mas vais ter de aprender sobre IPTABLES ... não é grave se não puseres nada.

Esse problema dos thumbnails não sei qual é. Thumbnails são as "previews" das imagens, mas sinceramente como não uso ubuntu não sei o que se passará.

Isso agora para configuração tens de ver o que gostas mais. Dá uma vista de olhos num tópico que há aqui sobre "como é o teu desktop" e vê lá o que o pessoal tá a usar. Pode ser que vejas alguma coisa que gostes.

Ou então no concurso de "software modding" na versão linux.

Eu metia se calhar o conky, em vez do gdesklets, porque é mais leve (apesar de se calhar não ser tão bonito): http://conky.sourceforge.net/. Tens é de aprender a configurá-lo (é tudo por um ficheiro de configuração).

E se quiseres pôr aquele look mac (usando uma coisa parecida com a dock) usares o xfce ou então se quiseres uma cena completamente diferente o enlightenment ou o fluxbox.

11. luikki

luikki Power Member

12. bows

bows Power Member

O grande problema é a minha placa q é uma ati radeon mobility x1400 é q nao da no ubuntu... vou aos controladores restritos e clico activar 3d ele saca penso q o xorg... mas o beryl e isso n funciona. Penso q os drivers n estao todos :(

13. neonl

neonl Banido

Eu tinha problemas com varias distros de Linux com a minha placa ATI x600. Agora, mudei para um chip nVidia... No problems. Acho que para Gentoo também não é preciso ter um conhecimento muito avançado de Linux... Eu tive um problema ao principio (na primeira semana em que comecei a usar Linux) que era na configuração do Kernel não carregar os módulos R/W para discos SATA. Tirando isso... Acho é que é uma distro que obriga a muito tempo de cfg ou de instalações posteriores.

14. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Concordo tb que o Portage não é das coisas mesmo mais fáceis de manter, mas tb não é nada que com uma leitura de 3 ou 4 páginas da documentação não se aprenda... Eu não o considero nada complicado, apenas um pouco trabalhoso... Eu qdo o experimentei os meus conhecimentos era mais ou menos o copy paste pa consola do que via que queria... Hoje em dia ja vou sabendo qlq coisa...

O problema que tu tens é fácil de resolver... ctrl+alt+F2 e fazes:
    e depois procuras com as setas por handbook e etc... e Fazes a instalação por aí...
    Vês no handbook fazer ctrl+alt+F1 e escreves, ctrl+alt+F2 e lês, ctrl+alt+F1 e escreves e assim sucessivamente...
    Complicado? Imprime o handbook, são 90 páginas mas se meteres duas páginas por folha são só 45 e é sempre "a biblia" de referência para muita coisa...

E só para dizer que os forúns de Gentoo estão a par com os de Ubuntu, muito completos e com os devs sempre a dar uma ajudinha!

15. bows

bows Power Member

Mas o problema é q eu nem entro no sistema sequer :(

Partilhar esta Página