gentoo help

alph

Power Member
é axim, na instalação do gentoo 1.4, usei os 2 Live-CDS e a tarball stage2. ora bem, escrevi:

cdimage / # emerge system

tal como dizia no help da isntalação. tutdo corria bem até xegar a uma pkg, em k m aparece uma mensagem d erro em k o ficheiro n é válido pkausa da soma MD5. peskisei um bokado e tal, xperimentei meter o mirrorselect, tentei, max n konsegui adicionar mirrors =/ 1 ajudinha aki. para continuar o emerge do system, basta escrever novamente "emerge system" certo? o problema é k s eu faço isso ele n contacta de novo o servidor e apenas me indica o seguinte:

cdimage / # emerge system
Calculating system dependencies ...done!
>>> emerge (1 of 56) sys-devel/automake-1.7.7 to /
>>> md src uri ;-) automake-1.7.7.tar.bz2
>>> md src uri ;-) automake-1.6.3.tar.bz2
!!! File is corrupt or incomplete, (Digests do not match)
>>> our recorded digest: 74a22ac0581378e807ecb334a55c5bab
>>> your file's digest: db7bf1b679273ed5d686b5c0f05afad9
!!! File does not exist: /usr/portage/distfiles//automake-1.5.tar.gz
cdimage / #


+ 1 coisa... deixem-m + elucidado com o que o comando "emerge" faz, apenas tenho uma pekena ideia... penso k usa uma base de dados de pakages, e sempre k lhe é pedido uma ele vai buscar ao servidores a pakage pedida... e kual é a relação disso com o Portage?

mt obrigado :009:
 
Originally posted by Alphentauri

+ 1 coisa... deixem-m + elucidado com o que o comando "emerge" faz, apenas tenho uma pekena ideia... penso k usa uma base de dados de pakages, e sempre k lhe é pedido uma ele vai buscar ao servidores a pakage pedida... e kual é a relação disso com o Portage?


Portage é o programa que tu usas, Emerge é o comando que usas para chamar o Portage.


Agora o teu problema, parece que a tua cópia do automake está corrompida, e a outra versão não a tens...

Como eu há muiti tempo que não uso os liveCD, tens duas opções simples:

Testas a integridade dos CDs com o MD5,
ou arrancas simplesmente com a Stage 1.

Provamelmente as ISOs que sacaste do liveCD não estão de muit boa saúde ou ele meteram água.

Podes também usar o GRP, e nesse caso, já tens tudo compiladinho, e pronto a usar.

É esta a opção que eu recomendo para iniciar com o Gentoo, porque a seguir dá para se fazer tudo o que é normal fazer-se com o Gentoo, apenas que a instalação inicial é muito mais rápida.
 
hummm, os MD5 d ambos os CD's tão fine, já fiz a soma no win... agora tinha xkolhido o stage2 para poder ver mais adiante, pelos organelos do gentoo =/, mas s kalhar faço msm isso, instalo 1º pelo stage3, e knd ja tiver + confortável, tento pelo stage1 ou stage2.

thkx [][] :009:
 
oi de novo, aki tou eu no win infelizmente, porém ultra-contente por ter conseguido realizar a tremenda proeza de instalar o gentoo 1.4 na minha mákina com rudimentares conhecimentos "linuxáis". Tenho tudo a correr em consola neste momento. como tenho uma gforce mx 440 já lhe meti os drivers da nvidia, e o xfree86 tb. ao correr startx corre-me tudo bem com o splashscreen da nvidia e de seguida o X window manager msm feioso k curiosamente n m tou a lembrar do nome, mas também não interessa.

ora o problema é o seguinte: instalei o kde com o emerge, correu tudo optimamente, configurei tudo para o xfree usar o kde, rebootei e ao arrankar o KDE, aparece-m o seguinte: Could not start kdeinit. Check your instalation. E eu tenho a certeza que fiz tudo bem, segui o seguinte tutorial: http://www.gentoo.org/doc/en/desktop.xml.

e mais outra coisa... não sei se está relacionado com o problema anterior... para tornar tudo mais bonitinho, xperimentei o login manager KDM, mas ao corrê-lo o splashscreen da nvidia aparece e reaparece uma 5 vezes voltando à consola... =/

e ainda mais um problema, mas que (ainda) não notei kualker avaria devido ao referido. ao arrankar o gentoo, aparece-me estas mensagens de erro:screenshot será k é crítico, e como poderei resolvê-lo?

obrigado pela alma(s) caridosa(s) que me ajudará (ão) :D

cheers [][]
 
Quanto às mensagens de erro, querem dizer que não te encontram a placa de rede, e logo não carregaram o módulo.


Quanto ao problema do X, tenta fazer emerge do XDM, que é bastante melhor que o KDM...

Se não quiseres fazer isso, basta-te adicionar ao ficheiro .xinitrc o seguinte:

/usr/kde/3.1/bin/startkde

Este ficheiro está na tua home.
 
max olha, estes drivers da plaka d rede não são da minha plaka de rede, poix consigo configurar a net na boa no linux. =/ como os desactivo para não arrankarem no arranke?

O problema é k eu n tenho nenhum ficheiro .xinitrc na minha home =/ nem mesmo em nenh1 directoria, usei o "find / -name ".xinitrc"". já isntalei o XDM e já o tinha xperimentado, max é feioso :-D. continua-me a dar akele erro Could not start kdeinit. Check your instalation. :confused:
 
Última edição:
Originally posted by Alphentauri
max olha, estes drivers da plaka d rede não são da minha plaka de rede, poix consigo configurar a net na boa no linux. =/ como os desactivo para não arrankarem no arranke?

O problema é k eu n tenho nenhum ficheiro .xinitrc na minha home =/ nem mesmo em nenh1 directoria, usei o "find / -name ".xinitrc"". já isntalei o XDM e já o tinha xperimentado, max é feioso :-D. continua-me a dar akele erro Could not start kdeinit. Check your instalation. :confused:


1. usa o comando modules-update
2. crias o ficheiro .xinitrc
3. Tens a certeza que tens o KDE instalado...?
Instalaste o gnome? experimenta corrê-lo.
 
"1. usa o comando modules-update"

ok vou fazer isso

"2. crias o ficheiro .xinitrc "

ahhhh :D lá está :rolleyes: bem tao vou ver o k consigo fazer

"3. Tens a certeza que tens o KDE instalado...?"

absoluta. "emerge -k kde" (usei a pkg do live cd 2) e intalou-m umas 7x packages

"Instalaste o gnome? experimenta corrê-lo"

nepes, n isntalei por 1 razão provavelmente mal fundamentada... knd tinha o red hat n gostei mt do gnome max gostei do kde... o k rekomendas?
 
olha, sabes k mais? n consegui resolver o problem do kde, intão pus-lhe o gnome... meti tb o GDM k é bem bonitinho... então lá arranko o GDM e eskolho o Gnome... arranka-me tudo mt bonitinho... Às tantas xperimentei voltar ao GDM, e aí eskolhi arrankar o kde, ora pa meu espanto ligou k foi uma maravilha!! :eek: agora porkê nao faco ideia.... eu keria agora era tirar o gnome... o problema é k s eu fizer "emerge unmerge gnome" ele só m retira a package do gnome e não akelas tralhas todas que me instalou knd eu fiz "emerge gnome" =/ haverá alguma maneira de as desinstalar de alguma maneira segura??

[][]
 
Originally posted by Alphentauri
o problema é k s eu fizer "emerge unmerge gnome" ele só m retira a package do gnome e não akelas tralhas todas que me instalou knd eu fiz "emerge gnome" =/ haverá alguma maneira de as desinstalar de alguma maneira segura??

Não.

Mas podes meter a flag -gnome no make.conf para que ele nunca meta nada para o gnome.

De qq coisa o gnome não gasta grande disco...

De qq forma, enquanto tiveres o GDM tens de ter o gnome.
 
Back
Topo