gentoo install and other

darkeyzs

Membro
viva

pretendo instalar gentoo mas nao encontro nenhum video decente ou tutorial passo a passo

alguem pode indicar como instalar? seja video,tut,whatever


os videos que achei sao de baixa qualidade tb e setups rapidos


mesmo segue para freebsd
pretendo tb mesmo



obrigado e fiquem bem
 
Já tentaste ver a wiki do gentoo? Os melhores tutoriais são as wikis. E acredito que o gentoo tenha uma excelente wiki.
Tens aqui a wiki do gentoo.
 
Última edição:
É bom ter em atenção que a instalação pode ser muito complicada para iniciantes em Linux. Na realidade não existe instalador, é tudo feito à mão e com ligação à net obrigatória. O início da instalação está aqui
 
Se quiseres algo hard core, mas não tão hard core, tens o Arch Linux, que tem também uma Wiki espectacular. Mesmo assim, se fores mesmo pelo Gentoo, certefica-te que que tens um computador ao lado, com internet, para tirar qualquer dúvida que te surja. Lembra-te também que tens de compilar tudo, o que pode demorar, dependendo das capacidades do teu pc.
 
sim sei que existe uma bela wiki, mas gostava ver um video ou um tutorial step by step.

8 anos depois ainda não tentaste instalar o Gentoo?

Bom vamos lá ver se consigo ajudar, pessoalmente gosto mais do Funtoo, criado pela mesma pessoa que criou o Gentoo. Primeiro precisas de saber todo o teu hardware, para instalar apenas e só, software existente no teu pc/portátil.
Depois precisas de vontade e tempo, tenho um Dell Latitude i5 8gb intel 2ª geração.
Uma instalação Gentoo neste portátil demora entre 6/7 horas, desde a montagem de partições até ao ambiente Xfce.

Numa instalação Funtoo, demoro 4/5 horas, com os mesmos passos.

Podes ver aqui algumas screens https://forum.zwame.pt/threads/como-e-o-vosso-nix-desktop-p.152838/page-139#post-14370269

https://forum.zwame.pt/threads/como-e-o-vosso-nix-desktop-p.152838/page-139#post-14383986
 
8 anos depois ainda não tentaste instalar o Gentoo?

Bom vamos lá ver se consigo ajudar, pessoalmente gosto mais do Funtoo, criado pela mesma pessoa que criou o Gentoo. Primeiro precisas de saber todo o teu hardware, para instalar apenas e só, software existente no teu pc/portátil.
Depois precisas de vontade e tempo, tenho um Dell Latitude i5 8gb intel 2ª geração.
Uma instalação Gentoo neste portátil demora entre 6/7 horas, desde a montagem de partições até ao ambiente Xfce.

Numa instalação Funtoo, demoro 4/5 horas, com os mesmos passos.

Podes ver aqui algumas screens https://forum.zwame.pt/threads/como-e-o-vosso-nix-desktop-p.152838/page-139#post-14370269

https://forum.zwame.pt/threads/como-e-o-vosso-nix-desktop-p.152838/page-139#post-14383986


por acaso já.... mas como ando sempre a mexer em montes de coisas, nunca fiquei mesmo a usar, e queria ver alguém que tenha a vontade na coisa, acho estranho é te demorar tanto tempo, mas cada um demora o que demora. não leves a mal mas não quero funtoo, quero mesmo gentoo, mas posso aproveitar o funtoo como uma learning curve.
 
por acaso já.... mas como ando sempre a mexer em montes de coisas, nunca fiquei mesmo a usar, e queria ver alguém que tenha a vontade na coisa, acho estranho é te demorar tanto tempo, mas cada um demora o que demora. não leves a mal mas não quero funtoo, quero mesmo gentoo, mas posso aproveitar o funtoo como uma learning curve.

Ok, mas como disse demora sempre. Tem a ver com o hardware, e ambiente de trabalho escolhido.

Se pesquisares, nos screen nix desktop tens uma instalação com plasma, que demorou mais de 12 horas.

Quando quiseres, estou disposto a dar dicas de instalação, vídeos, etc. O que necessitares.
 
Ok, mas como disse demora sempre. Tem a ver com o hardware, e ambiente de trabalho escolhido.

Se pesquisares, nos screen nix desktop tens uma instalação com plasma, que demorou mais de 12 horas.

Quando quiseres, estou disposto a dar dicas de instalação, vídeos, etc. O que necessitares.


Ok, mas como disse demora sempre. Tem a ver com o hardware, e ambiente de trabalho escolhido.

Se pesquisares, nos screen nix desktop tens uma instalação com plasma, que demorou mais de 12 horas.

Quando quiseres, estou disposto a dar dicas de instalação, vídeos, etc. O que necessitares.


se quiseres referenciar um video tás a vontade, plasma isso é kde, mto pesado, algo mais leve xfce

por exemplo esta
leva 51m
 
Back
Topo