Gentoo Linux 2006.0 is out

Quando estiveres na shell, tecla lspci

Assim podemos ajudar com informação mais precisa acerca da tua máquina.
Força com essa instalação. ;)
 
boas

comecei a aventurar-me no gentoo a pouco tempo e até agora a experiência tem sido positiva pq tenho aprendido muitas coisas, que não aprendia com o ubuntu...

tenho uma grande duvida e é mais facil encontrar aqui alguem que me dê uma breve explicação do q andar á procura da resposta :) então é assim; instalei o 2006.0 no meu desktop com o installer gráfico. tava quase no fim da instalação e ocorreu um erro qq q não me lembro, mas mesmo assim deu pra fazer boot e entrar no X(instalei o GNOME) :D acontece q quero configurar o rato pq a roda n funciona mas não encontro o ficheiro xorg.conf em /etc/X11/ .o xorg.conf.example existe..estranho???ou nem por isso?

outra duvida q tenho... o kernel foi compilado pelo genkernel e não foi optimizado para o meu cpu que é um athlon xp... eu vou compilar o kernel á la pata para mudar isso e outras coisas.... depois de compilar o novo kernel e arrancar com ele, preciso de recompilar novamente software q ja foi instalado? tipo, tenho de recompilar o GNOME e afins?
 
fiz xorgconfig e no fim foi criado o xorg.conf... agora tou mesmo confuso... pensava q só o xorg.conf é q tinha as definições de gráficos teclado e rato para o Xwindows. digo isto pq...eu tava no Xwindows sem o xorg.conf.. granda confusao

mas pelo menos ja tenho scrollwheel :D
 
Metro disse:
Começa lá então a dar a melhor dica para particionar o disco que é onde fiquei da ultima vez.
No handbook tens isso coberto, nesta secção ;)
Eu tenho o meu disco particionado em swap, /, /boot e outra partição para ficheiros (eu sei que devia ser a /home, mas não me pareceu a melhor opção no momento :P).

@ jamper: se o processo de instalação deu erro a meio, podes contar com alguns problemas estranhos de vez em quando, no mínimo.. ;)
 
vi nos forum gentoo pessoal a queixar-se da instalação em modo gráfico e outros a dizer q neste momento mais vale fazer em modo texto...é o q vou fazer;)
 
A minha opinião é que nem vale a pena pensar em GLI, quando se pode instalar por linha de comandos. Ainda por cima quando o GLI é ainda uma versão 0.x, muito propensa portanto a bugs e falhas.
 
PrOdG disse:
No handbook tens isso coberto, nesta secção ;)
Eu tenho o meu disco particionado em swap, /, /boot e outra partição para ficheiros (eu sei que devia ser a /home, mas não me pareceu a melhor opção no momento :P).

@ jamper: se o processo de instalação deu erro a meio, podes contar com alguns problemas estranhos de vez em quando, no mínimo.. ;)

Que formato utilizo ext2 para boot e o restante em ext3 ou reiserfs?

Ainda não comecei pq me falta o adaptador usb -> ps/2 para o pc que tenciono usar.
Mas eu instalo. Já estive a reler o handbook. Algumas partes quero eu dizer.

Mas não sei se não era melhor tentar no VMware antes.

O ElectricFox disse que conseguiu instalar no VMware.
 
Já agora curtia saber o que é que aprenderam tanto na instalação do gentoo...
E essas flags todas de compilação fantásticas, qual é o aumento de performance brutal que dá ?

Sim estou a ser irónico...
99% do pessoal que usa gentoo com esses argumentos fica pior servido do que se usasse uma distro (btw gentoo é uma meta-distro não uma distro, pelo facto de ser na base um LFS com um package manager, que por sinal pode ser usado no próprio LFS com um minimo de esforço.) organizada e pensada por pessoas que realmente percebem das coisas e sabem como optimizar as coisas de maneira real (sim os -O3's e os -mmfast-path e as outras incontáveis flags do CFLAGS parecem ser fantásticas mas se utilizadas por quem não sabe são mais contraproducentes que outra coisa).
Não pensem que estou a criticar por criticar, estou simplesmente a exteriorizar a tristeza que senti quando percebi que os (na altura heréticos e odiados) Debian Zealots (como eram chamados) tinham razão e por isso deixei de usar gentoo (que por sinal usei durante alguns anos).

BTW para quem quiser aprender realmente sobre linux que experimente uma instalação de LFS.
 
Metro disse:
Que formato utilizo ext2 para boot e o restante em ext3 ou reiserfs?

Por aqui pus ext2 no boot e reiserfs para o resto... :P

No fim nao te esqueças de ligar no kernel o suporte para o sistema de ficheiros k escolheste (o meu primeiro kernel panic foi por causa disso :D )
 
TuxBoss disse:
Já agora curtia saber o que é que aprenderam tanto na instalação do gentoo...
E essas flags todas de compilação fantásticas, qual é o aumento de performance brutal que dá ?

Sim estou a ser irónico...
99% do pessoal que usa gentoo com esses argumentos fica pior servido do que se usasse uma distro (btw gentoo é uma meta-distro não uma distro, pelo facto de ser na base um LFS com um package manager, que por sinal pode ser usado no próprio LFS com um minimo de esforço.) organizada e pensada por pessoas que realmente percebem das coisas e sabem como optimizar as coisas de maneira real (sim os -O3's e os -mmfast-path e as outras incontáveis flags do CFLAGS parecem ser fantásticas mas se utilizadas por quem não sabe são mais contraproducentes que outra coisa).
Não pensem que estou a criticar por criticar, estou simplesmente a exteriorizar a tristeza que senti quando percebi que os (na altura heréticos e odiados) Debian Zealots (como eram chamados) tinham razão e por isso deixei de usar gentoo (que por sinal usei durante alguns anos).

BTW para quem quiser aprender realmente sobre linux que experimente uma instalação de LFS.


Mau ò PrOdG:D Queres ver que me andas a enganar:)

Eu percebo onde queres chegar [TuxBoss]. Já li várias vezes sobre esse assunto. Tb concordo que deve ser preferivel usar Ubuntu por exemplo em que não se fica com tudo optimizado do que gentoo se não sabemos bem o que estamos a fazer e depois acabamos com um sistema a funcionar assim assim que afinal não está tão optimizado como deveria se obviamente fosse bem feito. Ou seja, uma instalação deficiente de gentoo é pior do que uma instalação normal de Ubuntu por exemplo.
Eu basicamente quero aprender mais umas coisas e é um facto que lendo o handbook há coisas que se fazem à mão que no Ubuntu aparecem feitas sem eu - que não percebo nada disto - não sei donde vêm. Nesse aspecto aprende-se sem duvida. Com o LFS acredito que se aprenda ainda mais. Mas tudo tem o seu percurso. Se eu nunca consegui instalar gentoo muito menos conseguiria começar com o LFS.
Mas lá está. Tu tb andas-te com gentoo durante uns tempos. Tudo faz parte de um percurso que no meu caso espero que acabe deixando de usar produtos que não seja Open source. Mass ainda falta bastante para eu chegar ai.
 
Eu falo por mim, Gentoo foi a unica distribuicao que me "agarrou" ao Linux e me pos a usar este SO como principal deixando o windows para segundo plano. E ja experimentei muitas distribuicoes...

Torna-se viciante conhecer o sistema a fundo e configurar tudo. E se nao inventares muito nao fazes borrada, e se fizeres corriges. E ao corrigir aprendes... :P

Sera muito mais rapido k Ubuntu, ou outra distro baseada em binarios? Nem por sombras...mas e muito mais interessante :D

E ja disse k o Portage domina nao ja? :x2:
 
TuxBoss disse:
Já agora curtia saber o que é que aprenderam tanto na instalação do gentoo...
Acho que é óbvio e indiscutível que durante a instalação do Gentoo aprendes mais sobre o funcionamento do sistema que durante a instalação do Ubuntu, mais que não seja pela utilização exclusiva da linha de comandos e não de uns screens em que precisas de inserir dados e carregar em Next.

TuxBoss disse:
E essas flags todas de compilação fantásticas, qual é o aumento de performance brutal que dá ?
Antes de sair o GCC 3.4 (que já vem com suporte para Pentium-M) utilizava o 3.3.5, e tinha todos os meus programas compilados para i686. Quando fiz a mudança, recompilei tudo o que era pacote e notei substancialmente a diferença. (Já sei que me vais dizer que não é exclusivo da flag, mas em grande parte também é..)
Gentoo ricers sempre houve e há-de continuar a haver, mas não é por uns quantos caramelos acharem que o que é bom é espetar 300 flags manhosas no CFLAGS (mesmo que isso possa não mudar nada ou até causar instabilidade) que todo o sistema passa a ser mau e/ou desnecessário. Se achas que sim, então é melhor não andares de carro, já que há por aí uns gajos a meter ailerons, neons e outros quantos utensílios do género completamente desnecessários ;)

Já agora, só como curiosidade: largaste o Gentoo e passaste a usar que distro? Debian?

TuxBoss disse:
99% do pessoal que usa gentoo com esses argumentos fica pior servido do que se usasse uma distro
Se não for por estes argumentos (flexibilidade, configurabilidade e rapidez), então o que leva alguém a utilizar Gentoo? Achar piada ao Larry The Cow? :D
 
PrOdG disse:
Acho que é óbvio e indiscutível que durante a instalação do Gentoo aprendes mais sobre o funcionamento do sistema que durante a instalação do Ubuntu, mais que não seja pela utilização exclusiva da linha de comandos e não de uns screens em que precisas de inserir dados e carregar em Next.
Aprendes? IMHO aprender (por ler) meia duzia de comandos sem saber o que fazem ou para que servem na realidade não me parece suficiente para se considerar como factor de aprendizagem. Porque quem quiser perceber realmente para que servem nada melhor que man page + tldp.

Antes de sair o GCC 3.4 (que já vem com suporte para Pentium-M) utilizava o 3.3.5, e tinha todos os meus programas compilados para i686. Quando fiz a mudança, recompilei tudo o que era pacote e notei substancialmente a diferença. (Já sei que me vais dizer que não é exclusivo da flag, mas em grande parte também é..)
Eu tinha 4 instalações (uma stable de 32bit, uma 32bit de teste mais tarde juntei outra stable de 64bit e outra de teste de 64 bit. Usava glibc 2.3.3, gcc 3.4 beta, fui assistant dev e beta tester das love sources, etc...) portanto como podes imaginar testei, espremi e torci o gentoo e todas as hipoteses de optimização possiveis. No final percebi (se encontrar os extensos benchs que saquei ao longo dos tempos mostro aqui) que era uma bela tanga. Há programas que tiram partido de optimizações extremas a nivel de compilação e de code-alignment? Há sim sr, programas que são de "number crushing" (codecs de encoding de audio e video, algoritmos de renderização, etc) levam realmente um boost. Qual o aumento do boost? Até os zealots mais zealots reconhecem que raramente passam dos 5-10% e só em casos extremos.

Gentoo ricers sempre houve e há-de continuar a haver, mas não é por uns quantos caramelos acharem que o que é bom é espetar 300 flags manhosas no CFLAGS (mesmo que isso possa não mudar nada ou até causar instabilidade) que todo o sistema passa a ser mau e/ou desnecessário. Se achas que sim, então é melhor não andares de carro, já que há por aí uns gajos a meter ailerons, neons e outros quantos utensílios do género completamente desnecessários ;)
Esta tenho de dizer que me ultrapassou um bocado. Eu não deixei de usar gentoo por causa de ninguém. Deixei de usar quando percebi que não me trazia nada de novo e que podia obter exactamente o mesmo (ou até melhor) numa distro que demora 1/10 do tempo da instalar e que me dá 1/1000 dos probs que o gentoo dava (o portage é uma ideia muito boa mas realmente o dep-resolver daquilo era mesmo muito fraco).

Já agora, só como curiosidade: largaste o Gentoo e passaste a usar que distro? Debian?
Não, passei a usar Fedora (influencias do Lovechild :-D ).

Se não for por estes argumentos (flexibilidade, configurabilidade e rapidez), então o que leva alguém a utilizar Gentoo? Achar piada ao Larry The Cow? :D

Nop, alguns usam pq encontram utilizações especificas para ele, a maioria pq se sentem l33t's e com a mania que dominam o mundo, outros porque gostam de ver o codigo a passar aquando da compilação. Eu por sinal usava realmente pq gostava do Larry :) mas também pq acho que os fóruns são (ou pelo menos eram até ao momento em que deixei de os frequentar) os melhores do mundo nessa áres.
 
TuxBoss disse:
Aprendes? IMHO aprender (por ler) meia duzia de comandos sem saber o que fazem ou para que servem na realidade não me parece suficiente para se considerar como factor de aprendizagem
Só quem realmente nunca o fez apresenta esse argumento... biased!!!

Experimentem várias distros e escolham...
 
mikan disse:
Só quem realmente nunca o fez apresenta esse argumento... biased!!!

Experimentem várias distros e escolham...
Nunca fez o q? Ler o handbook do gentoo? Instalar o gentoo? Ler as man pages?
Eu fiz todas as anteriores e muitas mais, portanto não estou a ver muito bem onde é que podes dizer que sou biased em relação a isto...:)
 
TuxBoss disse:
Nop, alguns usam pq encontram utilizações especificas para ele, a maioria pq se sentem l33t's e com a mania que dominam o mundo, outros porque gostam de ver o codigo a passar aquando da compilação. Eu por sinal usava realmente pq gostava do Larry :) mas também pq acho que os fóruns são (ou pelo menos eram até ao momento em que deixei de os frequentar) os melhores do mundo nessa áres.

Em relação ao sentir-me l33t e com mania que domino o mundo... nope... se encontro utilizações para o gentoo que não encontro em qualquer outra distro? nope... se gosto de ver o código a passar? nem por isso, já me farto de quando tenho de escrever duas linhas de código, quanto mais ver o dump da que está a compilar... larry the cow rula, mas não o suficiente :P

Foram brincadeiras, há pelo menos três motivos para (no meu caso) usar Gentoo: sou preguiçoso, e LFS era a melhor solução para mim para não andar a tentar descobrir o que havia sido quebrado por causa de um package qualquer que instalei numa determinada altura, e simplesmente meter maos à obra e reparar logo o mal causado... tinha maior controlo sobre o que era instalado na minha máquina (dependencias, as dores de cabeça que dão), com um sacrificio dentro do razoável do espaço ocupado em disco. De repente aparece o Gentoo, com o portage como cavalo de batalha, e depois, como disseste e bem, descobre-se que afinal o portage pode ser o porta-estandarte do Gentoo, mas o real cavalo de batalha é toda a comunidade Gentoo com o forum oficial, a documentação, e com todos os wiki's e foruns relativos ao Gentoo que foram aparecendo. Fica então:

1) Preguiça/Comodidade
2) Maior controlo (para mim) do que tenho instalado
3) Documentação/Suporte/Comunidade

Em relação à temática da performance.... bem... não me meto por aí :)


(Em relação a distros que já experimentei: Slackware foi a primeira versão, vinha num manual qualquer da Slackware de uma editora qualquer - Slackware 3.0, salvo erro em 95 ou 96 - depois RedHat 5... desde aí foi um ver se te avias a tentar encontrar uma distro em que me "sentisse em casa", até que experimentei LFS... e em 2004 para bem da minha preguiça, descobri o Gentoo, pelo que a nível pessoal posso dizer que para mim Gentoo, de momento, se ajusta bem às minhas necessidades, e para já não preciso de experimentar outras, e tenho a experiência - pessoal, ou seja, minha - de outras distros em cima para suportar esta minha opção... tu tens as tuas para suportar a tua decisão :) )
 
Última edição:
Back
Topo