Gentoo Linux 2006.0 is out

Andava eu muito contentinho com o Mandriva até ao dia em que tive o meu primeiro laboratório de AED e fiquei espantado com a beleza do linux que aquilo tinha instalado e decidi ver que linux era e qual das minhas surpresas é gentoo!!!! desde então interessei-me pela distro. Tenho no entanto umas duvidas e queria perguntar se não há aqui nenhuma alma caridosa que me guie e indique o que fazer...
 
Datwo disse:
Andava eu muito contentinho com o Mandriva até ao dia em que tive o meu primeiro laboratório de AED e fiquei espantado com a beleza do linux que aquilo tinha instalado e decidi ver que linux era e qual das minhas surpresas é gentoo!!!! desde então interessei-me pela distro. Tenho no entanto umas duvidas e queria perguntar se não há aqui nenhuma alma caridosa que me guie e indique o que fazer...

Gentoo is beautiful baby :D

Tens duvidas em relacao a que? :)
 
El_UnO disse:
Gentoo is beautiful baby :D

Tens duvidas em relacao a que? :)

Tempos de instalação por exemplo... Não me posso dar ao luxo de pegar no assembler do P3 no Domingo só porque o gentoo demorou montes de tempo a compilar...

edit: e quanto à compatibilidade com as ATI?
 
Última edição:
Datwo disse:
Tempos de instalação por exemplo... Não me posso dar ao luxo de pegar no assembler do P3 no Domingo só porque o gentoo demorou montes de tempo a compilar...

Isso depende do que quiseres instalar e do teu pc. Eu levei pai dois dias a por base installl + X + Gnome+varias apps, tudo compilado de raiz. E nao fiz tudo de seguida... :P

Em relacao a ATI nao te sei dizer bem, visto que so tenho Nvidia...

[OFFTOPIC]Akele simulador do P3 e a coisa mais feia que ja vi :D [/OFFTOPIC]
 
El_UnO disse:
Isso depende do que quiseres instalar e do teu pc. Eu levei pai dois dias a por base installl + X + Gnome+varias apps, tudo compilado de raiz. E nao fiz tudo de seguida... :P

Em relacao a ATI nao te sei dizer bem, visto que so tenho Nvidia...

[OFFTOPIC]Akele simulador do P3 e a coisa mais feia que ja vi :D [/OFFTOPIC]

Pois, eu já estive a dar uma olhadela ao handbook mas não percebi nada...

[OFFTOPIC]O simulador do P3 não é nada... Imagina o susto que foi para mim da primeira vez que abri o eMacs e aquilo parecia pré-histórico... por isso é que uso o Kate :D[/OFFTOPIC]

btw, tens PM...
 
em relação á ATI posso dar o meu testemunho
levei alguns dias para conseguir por o 3D da minha x800pro a funcionar em condições...levei esse tempo todo, não por que seja dificil mas sim porque um noob nunca encontra a informação certa á 1ª vez:lol:
mas digo-te que depois de ter feito uma vez, a 2ª vez já é relativamente fácil
ahh, e sempre que recompilo o kernel, logo a seguir tenho de reinstalar os drivers da ATI porque sei lá porquê o 3D já não funciona bem
mas depois de reinstalado volta a ficar 5 estrelas
os drivers de que tou a falar são os proprietários que podes sacar da página da ATI
 
Última edição:
Datwo disse:
Andava eu muito contentinho com o Mandriva até ao dia em que tive o meu primeiro laboratório de AED e fiquei espantado com a beleza do linux que aquilo tinha instalado e decidi ver que linux era e qual das minhas surpresas é gentoo!!!! desde então interessei-me pela distro. Tenho no entanto umas duvidas e queria perguntar se não há aqui nenhuma alma caridosa que me guie e indique o que fazer...

Somos dois, gostei desta distro, facil de usar e tal.. ver s encontro + aí info sobre a distro, suporte, instalação, etc etc :)

btw, o p3sim em relação ao emacs é uma maravilha :-D .. foi um atrofio até saber as teclas de atalho principais do programa.. :rolleyes:
 
jamper disse:
ahh, e sempre que recompilo o kernel, logo a seguir tenho de reinstalar os drivers da ATI porque sei lá porquê o 3D já não funciona bem
mas depois de reinstalado volta a ficar 5 estrelas
Porque os drivers da ATI (assim como os do wireless, etc) são carregados para o kernel como módulos e, quando mudas de kernel, precisam de ser recompilados para a nova versão do kernel que estás a usar. Podes sempre usar o module-rebuild (está na portage), que guarda informação sobre quais os módulos que precisas de recompilar aquando de uma mudança de kernel :)
 
Estou indeciso entre algumas coisas na instalação de Gentoo... Será que vale a pena instalar a versão amd64, é que segundo sei existem algumas coisas que não são compatíveis com esta versão, nomeadamente alguns codecs e como quero utilizar isto também para ver filmes e ouvir musica isso pode ser um problema, posto isto apenas tenho algumas dúvidas nas Flags, Use, e em que modulos de kernel inserir... Mais uma coisa, ontem tentei instalar gentoo x86 e qdo estava a compilar o kernel desisti, ele tinha sacado uma versão 2.4.x.x...

Neste momento estou a usar Fedora Core 5 mas pra andar com isto mais vale voltar ao Ubuntu, o conteudo do lspci é:

Código:
[root@localhost ~]# lspci
00:00.0 Host bridge: ALi Corporation M1695 K8 Northbridge [PCI Express and HyperTransport]
00:01.0 PCI bridge: ALi Corporation PCI Express Root Port
00:02.0 PCI bridge: ALi Corporation PCI Express Root Port
00:03.0 PCI bridge: ALi Corporation PCI Express Root Port
00:04.0 Host bridge: ALi Corporation M1689 K8 Northbridge [Super K8 Single Chip]
00:05.0 PCI bridge: ALi Corporation AGP8X Controller
00:06.0 PCI bridge: ALi Corporation M5249 HTT to PCI Bridge
00:07.0 ISA bridge: ALi Corporation M1563 HyperTransport South Bridge (rev 70)
00:07.1 Bridge: ALi Corporation M7101 Power Management Controller [PMU]
00:08.0 Multimedia audio controller: ALi Corporation M5455 PCI AC-Link Controller Audio Device (rev 20)
00:11.0 Ethernet controller: ALi Corporation M5263 Ethernet Controller (rev 40)
00:12.0 IDE interface: ALi Corporation M5229 IDE (rev c7)
00:12.1 IDE interface: ALi Corporation ULi 5289 SATA (rev 10)
00:13.0 USB Controller: ALi Corporation USB 1.1 Controller (rev 03)
00:13.1 USB Controller: ALi Corporation USB 1.1 Controller (rev 03)
00:13.2 USB Controller: ALi Corporation USB 1.1 Controller (rev 03)
00:13.3 USB Controller: ALi Corporation USB 2.0 Controller (rev 01)
00:18.0 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] HyperTransport Technology Configuration
00:18.1 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] Address Map
00:18.2 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] DRAM Controller
00:18.3 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] Miscellaneous Control
01:00.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc R430 [Radeon X800 (PCIE)]
01:00.1 Display controller: ATI Technologies Inc R430 [Radeon X800 (PCIE) Secondary]
03:00.0 IDE interface: JMicron Technologies, Inc. JMicron 20360/20363 AHCI Controller

E a minha config podem achar por baixo do avatar ;)
 
no meu pc desktop tenho o gentoo amd64 e nao poderia estar + contente, boa resposta e sem breaks, e até agora so vejo a desvantagem dos 64bits "comerem muita ram" mas que é rapido...
correu lindamente a instalaçao, seguindo o handbook e google de recurso. nao faço é ideia de como está o suporte pci-ex / sata ...
 
Pois, e os w32codecs conseguiste por a funcar num system de 64-bit? No Ubuntu ñ consegui!!!

Tenho de esperar que os servers do Tecnico estejam on-line outra vez pa sacar a versão de 64-bit assim como as stage tarballs e o resto ou com o live de x86 posso por um sys de 64-bit?
 
sim, tb tenho os w32codecs, nao tive problemas (e no kubuntu tb nao...).
Eu saquei a versao minimal, e depois segui o hanbook, acho escolhi stage2.
 
Ganda briga pa perceber isto, mas uma coisa é certa, aprendi bastante com a instalação do Gentoo... Mas embora já tenha Gnome ainda num tenho som nem a resolução pretendida...
 
tens os drivers da grafica instalados e configuraste o xorg.conf?

e o som, escolheste o modulo certo quando configurast o kernel? faz emerge alsa-utils que vem la umas aplicaçoes porreiras. Costumo usar o alsamixer para configurar o volume e tirar de mute que muitas vezes temos o som bem instalado mas aquilo vem sempre com o mute ligado e o master (controlo de volume principal) a 0.
 
O problema da gráfica parece resolvido.... Agora não faço a minima de qual o modulo de kernel que deva compilar para ter som...
 
Última edição:
Já instalaste o Alsa?
Se não instalaste podes fazer emerge ou então recompilares o kernel incluíndo os alsa-modules. E já agora vê no kernel se tens os módulos da tua placa de som compilados ;)
 
Back
Topo