1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Gentoo: pedido de opinião

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Tonux, 14 de Novembro de 2008. (Respostas: 26; Visualizações: 2044)

1. Tonux

Tonux Power Member

Olá, boa noite

Por curiosidade, gravei um liveCD xfce de gentoo. Tinha curiosidade em experimentar, embora seja fã do sistema debian. Pareceu-me um pouco complicada a sua instalação. E também com certos riscos de apagar dados, ou mesmo partições inteiras.
    Para quem já experimentou, vale a pena criar uma partição para instalar o gentoo? Para dizer a verdade, à primeira vista, parece-me um sistema muito limitado no que toca a respeito de software.

Obrigado.

2. spastikman

spastikman Banido

Pode ser muita coisa menos limitado.

Se vale a pena ? Tudo depende do teu objectivo.

3. souto

souto To fold or to FOLD?

Gentoo é um dos sistemas de eleição no que respeita a liberdade de escolha.

Claro, para usufruires de toda essa liberdade tens uma curva de aprendizagem maior do que numa distro como o Ubuntu. É o preço a pagar por tanta flexibilidade.

Em termos de software, o gentoo é mundialmente famoso pelo seu sistema de gestão de software, o portage. Do ponto de vista do utilizador, é parecido com o apt-get do ubuntu.
    O portage é tudo menos limitado ;)

Basicamente, é isso.

4. Tonux

Tonux Power Member

Pelo que me parece, no Gentoo, não existe uma interface (gráfica ou de texto) que nos guia ao longo da instalação. Pelo contrário, somos nós que construímos todos os passos da instalação, via linha de comandos. Torna-se uma instalação perigosa para quem não conheça bem o sistema linux, pois pode apagar um disco inteiro, por exemplo, se algo falhar na formatação das partições linux e swap.
    Aqui, o ideal era ter um segundo disco (/dev/sda, por exemplo) vazio, com vista a preservar o /dev/hda de qualquer desastre. Não será assim? Como sou curioso em tudo o que toca a linux, acho que me vou aventurar, embora não acredite que o vá trocar pelo Debian, o meu sistema de eleição.

5. esquiso

esquiso Power Member

Parece-te mal. Existe uma instalação GUI, mas:
    1) tem/tinha bastantes bugs;
    2) se não instalas Gentoo pela CLI, não vale a pena :P

É apenas uma opção, em oposição à instalação via GUI.

Isso também pode acontecer ao instalares o Ubuntu, basta dizeres erradamente qual o disco/partição que queres formatar.

Eu acho que não. Basta, antes de te aventurares pela instalação, saberes que partições tens no sistema e onde queres exactamente instalar as coisas.

Fazes bem em experimentar coisas novas, etc etc etc, mas desde já te aviso que não é de um dia para o outro que podes tomar essa decisão de "O Gentoo é melhor que Debian, vou trocar".

Relativamente a opiniões, eu não gosto de Gentoo. Não acho que o nível de flexibilidade que Gentoo me dá valha a pena, tendo em conta todos os possíveis problemas (e a maior parte deles são criados pelo utilizador, tenho perfeita noção disso) que vão existir no decorrer da utilização.

6. Tonux

Tonux Power Member

Boa noite

Sim, esquiso, o gentoo é do tipo austero ou espartano. Ainda agora estive a ver documentação acerca dele e foi essa a impressão com que fiquei. Pode ser estável, fiável, não contesto. Mas acho-o algo 'pobre' relativamente à sua biblioteca de software.

7. Olá,

Tonux, tens a impressão errada quanto ao Gentoo. Tens todo o software que queres..

Pessoalmente, aconselho Gentoo apenas se quiseres um sistema bastante rápido, pois como as coisas são compiladas por ti podes ter a optimização que queres..

Para aprender mesmo, já aconselharia outra distro, mas isso sai fora do âmbito deste tópico.

Cheers.

8. Tonux

Tonux Power Member

Olá inFw

Pelo que me parece, os pacotes do gentoo vêm na forma fonte (source). É , pois, necessário compilá-los no sistema onde foi instalado. Estou certo?

Última edição: 16 de Novembro de 2008
  9. Sim, a ideia é que todo o software possa ser optimizado para o teu sistema.

Existem alguns casos em que por não ter acesso ao código fonte os pacotes binários são incorporados no sistema de gestão de pacotes (portage), penso eu.

10. enok

enok [email protected] Member

exactamente.

como por exemplo, os drivers da nvidia.

11. r3pek

r3pek Power Member

como ex-gentoo-dev não posso falar muito, mas puxando a brasa à minha sardinha, gentoo é dos sistemas mais flexiveis que existe. não digo que nap haja equivalentes ou até melhores, mas actualmente satisfazme todas as minhas necessidades.
    Em relação à biblioteca de software um pouco pobre:
    Código:
    nebuchadnezzar ~ # find /usr/portage/ -type d | wc -l
    19647
    nebuchadnezzar ~ # find /usr/portage/profiles -type d | wc -l
    416
    nebuchadnezzar ~ # find /usr/portage/eclass/ -type d | wc -l
    20
    nebuchadnezzar ~ # bc
    bc 1.06.95
    Copyright 1991-1994, 1997, 1998, 2000, 2004, 2006 Free Software Foundation, Inc.
    This is free software with ABSOLUTELY NO WARRANTY.
    For details type `warranty'.
    19647-416-20
    19211
    nebuchadnezzar ~ #

19211 pacotes +-
    não chamaria exactamente pobre....

12. Homem do Saco

Homem do Saco Power Member

Boas,

Usei gentoo como sistema operativo principal durante vários anos, por isso penso que posso falar à vontade.

Se há coisa que o gentoo não é, é limitado a nível de software. Oferece uma grande quantidade de pacotes e como são compilados pelo utilizador, cada um deles disponível para o maximo de arquitecturas e com a combinação de opções de compilação que o utilizador quiser.

É uma distribuição flexivel, mas que requer muita paciencia por parte do utilizador. Algumas coisas são bem mais complicadas que em outras distribuições e as instalações/actualizações de pacotes são bem mais demoradas.

Infelizmente senti-me forçado a abandonar esta distribuição. Sinto que o seu desenvolvimento durante os ultimos anos ficou um pouco à deriva e mesmo na versão "stable" comecei a ter erros inaceitáveis. É demasiado frequente um pacote dar erros de compilação e cheguei a um ponto em que se tornou impossivel actualizar a distribuição.

Sim, podia perder tempo a tentar resolver isso.
    Não, não estou para perder tempo com isso quando tenho distribuições que funcionam na mesma e não me consomem tanto tempo e esforço.

Neste momento considero gentoo uma distribuição boa para aprender, mas não mais que isso. Para mim está completamente inadaptada para ser usada regularmente (devido aos problemas de que falei).

13. r3pek

r3pek Power Member

só em termos de comparação, tive uma instalação que me durou quase 3 anos. desses 3, um ano teve parada (não tinha grub instalado mas tb não apaguei as partições). Quando voltei a configurar o grub, emerge --sync e emerge -uavD world resolveram a coisa :)

14. Homem do Saco

Homem do Saco Power Member

Também tive uma instalação que me durou mais ou menos esse tempo e era muito feliz com o gentoo...

Recentemente, é que tuso se estragou :(

15. omni0ne

omni0ne Power Member

Como já disseram gentoo é tudo menos limitado, tens muito mais flexibilidade que em qualquer outra distro, o que é preciso é tempo/paciencia/vontade de experimentar e aprender.
    O guia de instalação é quase um "crash course" de linux em geral e aprende-se muito só com isso.
    Tem também uma comunidade bastante boa e normalmente nos forums ou no wiki encontras resposta para os teus problemas.

Se eles não demorassem meses a actualizar as packages provavelmente seria a minha distro principal. :rolleyes:

16. PrOdG

PrOdG Power Member

Cada instalação de Gentoo que tive dura precisamente o mesmo tempo que dura a máquina onde está instalado (+- 3 anos), e nunca tive nenhum problema de maior.

Fun fact: a grande maioria dos erros de compilação devem-se ao uso de cflags desajustadas.

?
    Só por curiosidade, que distro usas?

17. omni0ne

omni0ne Power Member

Fedora 10 no meu portátil, em tudo que seja mais permanente uso CentOS

edit: O que me incomoda em gentoo é demorarem meses até coisas como gnome 2.24 sairem de hardmask e mais outro tanto até passar a stable. Mais especificamente o que me leva a não ter gentoo instalado neste momento é ainda não terem passado o kernel 2.6.27 para stable (para amd64 nem sequer o 2.6.26) o que inutiliza a minha placa wireless.

Última edição: 18 de Novembro de 2008
  18. tangram

tangram Power Member

O que facilmente é contornável adicionando os pacotes que queres na /etc/portage/package.keywords. De todas as distros não há nenhuma que facilite mais o uso de pacotes estáveis e instáveis.

E nota que o facto dum pacote estar como instável não diz respeito à aplicação em si, pode ser apenas que a ebuild não esteja 100% ok.

19. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Acho que já foram dadas explicações mais do que suficientes.
    O objectivo de Gentoo é performance, optimização máxima para cada máquina.

Agora peço que não comecem a divagar ...

20. omni0ne

omni0ne Power Member

Sim, eu sei disso, mas lá por poder usar não quer dizer que queira. A minha experiência com hardmask e unstable nunca foi muito boa, exactamente por as ebuilds não estarem a 100%, resultou quase sempre em erros de compilação o que por sua vez implica andar a rever se há algum problema com as cflags ou outra coisa qualquer.

Repara, não estou aqui a dizer mal de gentoo, sempre achei uma distro muito boa.
    Simplesmente estou a constatar que demoram um bocado até actualizarem as packages.

Partilhar esta Página