Gentoo: pedido de opinião

Não sei se te estás a aperceber da contradição: por um lado queixas-te que em ~arch os pacotes dão problemas, por outro que demoram muito tempo a passar para stable.

Ou tens rock solid, ou tens bleeding edge. Os dois não dá.
 
O problema é que se eu não consigo compilar por causa das ebuilds não tenho nada. Concordo com o que dizes, mas isso aplica-se a gentoo.
É mais rápido mudar para fedora e fico com um sistema minimamente estável.
 
Boa noite

Sim, esquiso, o gentoo é do tipo austero ou espartano. Ainda agora estive a ver documentação acerca dele e foi essa a impressão com que fiquei. Pode ser estável, fiável, não contesto. Mas acho-o algo 'pobre' relativamente à sua biblioteca de software.

Tens muito software. Até tens o Quake III Arena (faltam um ou dois ficheiros que copias do CD) nos repo's. E se estiverem atrasados com novo software, podes sempre adicionar overlays que os disponibilizam antes.

Mas tens de ter a noção que no início vais perder imenso tempo a aprender, e quiçá a reparar erros que se costumam cometer no início. Mas é do mais flexivel em termos de funcionalidade que encontras. Perdes é imenso tempo a fazer updates e emerge's mais puxados, porque é TUDO compilado (nesse aspecto, o Arch ganha)...
 
Caro Tonux, se és novo no Linux escolheste uma distro bem hardcore que te dará imenso trabalho quer a instalar quer a manter principalmente se estiveres a pensar em experimentar muito software .... Claro que o portage vai-te facilitar imenso a vida mas mesmo assim convém saberes exactamente o que pretendes do Linux para escolheres algo apropriado para ti.
Tem que ser baseado em Gentoo ? Porque não experimentas o Sabayon ? Ou o VLOS ?
Se quiseres algo baseado em deb há muito por escolher e software é coisa que não falta !
Se fores novo em Linux e optares por essa via ou tens mesmo muita força de vontade para aprenderes as coisas in the hard way ou então escolhe outra distribuição que dê menos trabalho e possas depois aprender ao ritmo que muito bem entenderes.
 
O que eu disse é que não podes ter para o mesmo pacote bleeding edge e rock solid, como é óbvio.

De resto, a abordagem que falaste é a mais comum no domínio dos desktops e sim, é um dos trunfos do Gentoo.
 
Caro Tonux, se és novo no Linux escolheste uma distro bem hardcore que te dará imenso trabalho quer a instalar quer a manter principalmente se estiveres a pensar em experimentar muito software .... Claro que o portage vai-te facilitar imenso a vida mas mesmo assim convém saberes exactamente o que pretendes do Linux para escolheres algo apropriado para ti.
Tem que ser baseado em Gentoo ? Porque não experimentas o Sabayon ? Ou o VLOS ?
Se quiseres algo baseado em deb há muito por escolher e software é coisa que não falta !
Se fores novo em Linux e optares por essa via ou tens mesmo muita força de vontade para aprenderes as coisas in the hard way ou então escolhe outra distribuição que dê menos trabalho e possas depois aprender ao ritmo que muito bem entenderes.

Olá John Silva

Já conheço o linux de há uns anos a esta parte. Não me é, portanto, totalmente estranho. Comecei com o Mandrake, depois fui para o Red Hat/Fedora, voltei ao Mandriva e agora estabilizei-me em Debian. Escolhi o Debian por ser mais versátil e ter um melhor e maior acervo de sottware. O Gentoo sempre me pareceu misterioso e difícil, tipo linux-máquina, à semelhança de linguagem-máquina ou assembler. Tinha, portanto, curiosidade em experimentá-lo. Pelo que li deve ser o assembler dos linux. Tudo feito 'à unha', linha de comando a linha de comando. Tenho a percepção que será difícil e, sobretudo, trabalhoso e demorado, afinar o Gentoo como se afina o Ubuntu. Quanto muito, teria que me contentar, por algum tempo, com um sistema muito básico a nível de software. Veremos se ataco ou não... para já não tenho tido muita disponibilidade.
 
Gentoo é sem dúvida uma boa escolha para quem quer aprender sobre o funcionamento interno do Linux.

A documentação é muito variada e completa, conheço bastantes ubunters e debianers que usam a wiki do gentoo como referência para configurar muitas coisas.

Se não tiveres paciencia ou tempo para instalar gentoo fica-te por outra coisa, tipo esses ubuntus e windowzes :P
 
Back
Topo