Geometria e AutoCAD

Como faço 2 rectângulo paralelos, e ao desenhar algo entre eles, obter as suas projecções

pelo que sei não dá para fazer isso, pelo menos o que eu estou a pensar. O que tu querias era ao desenhar um recta (por ex.) no 1ºDiedro (por ex.) e obter automaticamente as suas projecções. Acho que não dá.
Mas faz-se bem as projecções.
 
eu sou uma colega de turma do WolfMan...
em relacao ao autocad... acho que nao quero arriscar a perder noites de sono... já que a data de entrega do trabalho é um pouco curta

Já experimentei o programa Geometer's sketchpad que o nosso stor nos mandou amavelmente... mas sendo sincera não presta muito... tem muitas poucas funcoes... algo que nao se ajusta muito as exigencias do trabalho

também já experimentei o google sketchpad e confesso que é um pouco melhor que o anterior... ja estive a experimentar algumas funcoes... mas confesso que existem algumas limitações... porque não dá para aparecerem as projecções automaticamente... mas eu desenrasco-me... e alem disso ainda tenho algum tempo para me " aventurar" no programa... vou tentar ver em alguns sites se encontro algo que me ajude a facilitar o meu trabalho... também aceito algumas sugestões...
 
eu sou uma colega de turma do WolfMan...
em relacao ao autocad... acho que nao quero arriscar a perder noites de sono... já que a data de entrega do trabalho é um pouco curta

Já experimentei o programa Geometer's sketchpad que o nosso stor nos mandou amavelmente... mas sendo sincera não presta muito... tem muitas poucas funcoes... algo que nao se ajusta muito as exigencias do trabalho

também já experimentei o google sketchpad e confesso que é um pouco melhor que o anterior... ja estive a experimentar algumas funcoes... mas confesso que existem algumas limitações... porque não dá para aparecerem as projecções automaticamente... mas eu desenrasco-me... e alem disso ainda tenho algum tempo para me " aventurar" no programa... vou tentar ver em alguns sites se encontro algo que me ajude a facilitar o meu trabalho... também aceito algumas sugestões...

O Google Sketch Up não foi desenhado para Geometria Descritiva .. O que vocês pretendem, que é fazer aparecer automaticamente as projecções de uma figura plana, não é possivel usando este software...

Tudo o que desenham, têm de desenhar a triplicar. Verdadeira Grandeza, Projecção Horizontal e Projecção Frontal .. Não existe nenhuma função para isso...

Concluindo, essas ideias de "obter as suas projecções" como o WolfMan disse não é possivel e creio que será dificil encontrares software para isso.

Já agora, vocês têm de contruir os modelos em 3D e depois fazer uma apresentação ou enviar ao professor ? Ou é só tirar prints screens às diversas vistas ?


Cumps,
tuniq
 
Ora viva!

Eu pretendia por exemplo, num destes programas desenhar um pentagono contido num plano obliquo, e depois mostrar plano rebatido... E como se fazia para chegar até lá... falaste em animações, mas eu não sei fazer animações lol
 
Ora viva!

Eu pretendia por exemplo, num destes programas desenhar um pentagono contido num plano obliquo, e depois mostrar plano rebatido... E como se fazia para chegar até lá... falaste em animações, mas eu não sei fazer animações lol

podes sempre ir tirando prints screns a medida que fazes o trabalho e depois num software próprio fazes a animação que no fundo é juntar os print screen. (podes fazer mesmo no windows movie maker)

ou então com um software de captura do ambiente de trabalho em vídeo, fazes um vídeo de tu a fazeres o exercicio e depois podes editá-lo como quiseres.
 
tem que ser marcados individualmente. Fazer um trabalho de geometria em CAD é não saber o que fazer ao tempo livre que se tem.

Aliás, exceptuando a parte de desenhos rigorosos de projecto, sempre proibi os meus alunos de fazerem trabalhos em CAD. A geometria é para aprenderes a desenhar e conseguires perceber o sistema como método de representação, e se fazes em CAD, vais no futuro acabar por seguir as facilidades dos programas, em vez de seres tu a projectar o que queres e o CAD ser uma mera ferramenta.
 
Última edição:
MonkSP, em geometria eu perçebo melhor as situações no espaço do que no papel lol... Sou dos poucos da minha turma que não memoriza as coisas...

O stor mandou-nos o geometry's sketchpad, mas como é um programa 2D, e como grande parte da minha turma memoriza processos, gostava de ter um trabalho no autoCAD em 3D, e ao mesmo tempo um diedro real e explicar as coisas...

Não sei se me entendem...
 
Confesso que não estou a ver o problema. Se for em CAD fazes isso num instante, em papel, demoras um pouco mais, mas consegues um bom resultado. Depois, no caso de teres que fazer uma apresentação, entao acho que em 1º lugar, tens que pensar que tipo de apresentação queres.
Se for preciso ajuda em CAD, fala, mas confesso que so com pratica é que uma pessoa chega lá e aprende muito.
 
é verdade que o sketchup nao faz as projecçoes de pontos e rectas, mas é possivel desenhares um sólido num plano obliquo/rampa/passante/etc [eu tenho GDA 2ano] e rodares esse mesmo palno usando o eixo que quiseres: basta agrupares o objecto e o plano e escolheres que traço do plano ou que eixo vais utilizar [nao sei s me fiz entender]...

+ o sketchup faz.t a intersecçao ou a sobreposiçao de sólidos
+ o sketchup tem uma funçao que sao planos de corte i isso pode ajudar imenso no que toca às secções...
+ podes sempre mudar o tipo de vista de maneira a que so vejas a projecçao frontal ou a projecçao horizontal....

se queres a minha opiniao: nao percas tempo com o autoCAD
 
Quem? Onde?

:offtopic:

Na minha turma ainda tenho alguns a ver as coisas no espaço. Também tive um trabalho este ano, de apresentação, e não recorri a nenhum programa para além do word (que serviu para entregar o trabalho ao stor sobre a forma escrita).

Tudo à lá pate. Apresentação? Um aristo e umas lapizeiras. Tomando o chão e a parede como referência, transformava o meu aristo no plano que queria, lapizeiras em rectas. Como éramos um grupo, à medida que um explicava tridimensionalmente outro mostrava o que acontecia na representação bidimensional (no quadro).

Acho que este tipo de trabalho se apróxima mais do que se deve fazer em geometria, do espírito da mesma. Programas? Não, não é essa a ideia de geometria de secundário. É o que penso. De qualquer maneira, há um GD qq coisa por aí na net, de um professor português.
 
Não concordo com o que dizes ...
Quer dizer, um professor ao pedir um trabalho, neste caso em 3D, será para melhorar a capacidade do aluno de "ver" as coisas no espaço, a perceber como elas são e não a decorar processos ...

Claro que com 2 paredes e 1 aristo demonstras o que queres mas não fazes projecções na parede nem consegues ter transparências, pontos projectados etc ..

Na minha turma, temos um trabalho para fazer até ao fim do ano (civil 2008) que consiste numa animação em que temos de utilizar o método auxiliar de mudança de planos para mostrar a verdadeira grandeza de um triângulo contido num plano obliquo... Cada um escolhe como faz ... Desde SketchUp a Adobe Flash, há soluções que agradam a todos .. Claro que para isso tens de aprender os conceitos básicos do programa mas desde quando é que um trabalho que o professor manda não é suposto ter "trabalho" ?




Cumps,
tuniq
 
Back
Topo