GESPOS e a descida do IVA

Tjqueiroz

1st Folding then Sex
Boas, a pedido de um amigo meu estou a colocar este tópico..

Penso que aqui será o lugar correcto..
" Boas, estou com uma certa duvida.

O IVA vai diminuir para 20% a partir do inicio do próximo mês.
Telefonaram para a minha loja a perguntar se eu queria que viessem lá mudar no programa que é utilizado para o registo,facturas,etc que é o GESPOS e actualizar para assumir o IVA como 20% e NÃO como 21%.

E estão a cobrar 50€ mais uns euritos para serviço e não sei mais quê.

a questão é a seguinte: Até que ponto é necessário pagar a técnicos especializados para virem fazer esse trabalho?É preciso alterar o software e só eles têm isso? Ou basta mudar umas configurações no programa?


AGRADECIA QUE RESPONDESSEM
O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL VISTO QUE AS ALTERAÇÕES ENTRAM EM VIGOR DIA 1 DO PRÓXIMO MÊS!


p.s. podem utilizar termos técnicos á vontade porque sou técnico de informática(acabei agora o 12º)."
 
Antes de qualquer intervenção, deve-se fazer uma cópia de segurança da base de dados.(SEMPRE)

Nas tabelas de imposto e agrupamentos deverá ser criado novo imposto, de seguida nos diversos > configurações > parâmetros deve-se definir este agrupamento por default.
Nos movimentos de stock > operações com produtos > alteração de impostos de produtos, definir as novas alterações.
Deverá ser verificado os layout’s dos documentos de forma a ser visivel a nova taxa.

Existe mais uns quantos pequenos passos, mas acima de tudo recomendo a intervenção de realmente quem sabe, para que todo o processo corra sem problemas, evitando futuros «gostos amargos na boca».

O evitar de dispender essa verba agora, poderá trazer futuros e complicados problemas na base de dados. E esses quando existem, a resolução dos mesmos são de certeza quatro ou cinco vezes mais caros do que agora se está a pedir.

Apenas dei uma pequena ajuda, não assumo qualquer responsabilidade sobre os actos que alguém possa cometer.

Boa sorte