GESPOS e a descida do IVA

Tjqueiroz

1st Folding then Sex
Boas, a pedido de um amigo meu estou a colocar este tópico..

Penso que aqui será o lugar correcto..
" Boas, estou com uma certa duvida.

O IVA vai diminuir para 20% a partir do inicio do próximo mês.
Telefonaram para a minha loja a perguntar se eu queria que viessem lá mudar no programa que é utilizado para o registo,facturas,etc que é o GESPOS e actualizar para assumir o IVA como 20% e NÃO como 21%.

E estão a cobrar 50€ mais uns euritos para serviço e não sei mais quê.

a questão é a seguinte: Até que ponto é necessário pagar a técnicos especializados para virem fazer esse trabalho?É preciso alterar o software e só eles têm isso? Ou basta mudar umas configurações no programa?


AGRADECIA QUE RESPONDESSEM
O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL VISTO QUE AS ALTERAÇÕES ENTRAM EM VIGOR DIA 1 DO PRÓXIMO MÊS!


p.s. podem utilizar termos técnicos á vontade porque sou técnico de informática(acabei agora o 12º)."
 
Antes de qualquer intervenção, deve-se fazer uma cópia de segurança da base de dados.(SEMPRE)

Nas tabelas de imposto e agrupamentos deverá ser criado novo imposto, de seguida nos diversos > configurações > parâmetros deve-se definir este agrupamento por default.
Nos movimentos de stock > operações com produtos > alteração de impostos de produtos, definir as novas alterações.
Deverá ser verificado os layout’s dos documentos de forma a ser visivel a nova taxa.

Existe mais uns quantos pequenos passos, mas acima de tudo recomendo a intervenção de realmente quem sabe, para que todo o processo corra sem problemas, evitando futuros «gostos amargos na boca».

O evitar de dispender essa verba agora, poderá trazer futuros e complicados problemas na base de dados. E esses quando existem, a resolução dos mesmos são de certeza quatro ou cinco vezes mais caros do que agora se está a pedir.

Apenas dei uma pequena ajuda, não assumo qualquer responsabilidade sobre os actos que alguém possa cometer.

Boa sorte

Edit: Para quem de futuro ler este topico, e seja detentor de um software com o nome acima mencionado, recomendo VIVAMENTE que entrem em contacto com o vosso fornecedor do programa e solicitem um orçamento para tal alteração. Não aconselho nada recorrer a outros metodos, afinal é tão só a vossa mais valiosa ferramenta de trabalho na vossa empresa.
 
Última edição:
Já vi o processo completo para a alteração correcta do IVA no GEPOS.
Para terem uma noção, o manual técnico para a alteração são umas 15 folhas... logo não é tão linear quanto isso... Os 50 e pouco euros são bem empregues, acredita!

Se te aventurares é recomendável fazer cópias de segurança, claro! De tudo! :P
1 abraço!
 
50€ na vida de uma empresa qualquer, até no tasco do Sr. Jaquim, nao é nada.
Eu aceitava. Ao menos se alguma coisa falhasse, ja sabia a que porta bater.
 
Os que concordam em que a intervenção deveria ser grátis, devem ser como o meu esquentador de casa, trabalham só para aquecer. Só posso presumir isso.
A deslocação, a intervenção, o tempo dispendido e tudo o mais é custos da empresa, não do cliente?
A alteração é alheia ao cliente e ao fornecedor do programa, a formação transmitida ao cliente é simplesmente como utilizador, não como administrador do programa.

Outra coisa que me causa «erupção cutânea», é falar de um programa que simplesmente não conhecem, é logo bota abaixo, está mal feito, a base de dados não está correcta...etc...
Felizmente que para isso já estou curado, e conheço bem a vossa 'casta', nas postas de pescada é tudo vosso, mesmo sem saber ou conhecer.

Aos meus programadores costumo dizer: «Vocês eram todos corridos á Pauláda»

Enfim...

Edit : Não quero criar 'flames', apenas estou a generalizar sem apontar ninguém em concrecto.
 
Última edição:
Os que concordam em que a intervenção deveria ser grátis, devem ser como o meu esquentador de casa, trabalham só para aquecer. Só posso presumir isso.
A deslocação, a intervenção, o tempo dispendido e tudo o mais é custos da empresa, não do cliente?
A alteração é alheia ao cliente e ao fornecedor do programa, a formação transmitida ao cliente é simplesmente como utilizador, não como administrador do programa.

Outra coisa que me causa «erupção cutânea», é falar de um programa que simplesmente não conhecem, é logo bota abaixo, está mal feito, a base de dados não está correcta...etc...
Felizmente que para isso já estou curado, e conheço bem a vossa 'casta', nas postas de pescada é tudo vosso, mesmo sem saber ou conhecer.

Aos meus programadores costumo dizer: «Vocês eram todos corridos á Pauláda»

Enfim...

Edit : Não quero criar 'flames', apenas estou a generalizar sem apontar ninguém em concrecto.

Tal como eu disse não é nem a primeira nem a segunda ves que o IVA muda num espaço de tempo de 5 anos. Uma boa aplicação devia permitir a fácil adaptação à nova realidade.
Quanto ao facto de alteração ser alheia ao fornecedor, é muito acabei de demonstrar nas duas linhas acima esse "alheio" é questionável.
 
Os que concordam em que a intervenção deveria ser grátis, devem ser como o meu esquentador de casa, trabalham só para aquecer. Só posso presumir isso.
A deslocação, a intervenção, o tempo dispendido e tudo o mais é custos da empresa, não do cliente?
A alteração é alheia ao cliente e ao fornecedor do programa, a formação transmitida ao cliente é simplesmente como utilizador, não como administrador do programa.

Outra coisa que me causa «erupção cutânea», é falar de um programa que simplesmente não conhecem, é logo bota abaixo, está mal feito, a base de dados não está correcta...etc...
Felizmente que para isso já estou curado, e conheço bem a vossa 'casta', nas postas de pescada é tudo vosso, mesmo sem saber ou conhecer.

Aos meus programadores costumo dizer: «Vocês eram todos corridos á Pauláda»

Enfim...

Edit : Não quero criar 'flames', apenas estou a generalizar sem apontar ninguém em concrecto.
Sei que na empresa onde trabalhovamos fazer a alteração do IVA para os 20% sem custos para o cliente. De facto, bastam umas 15 linhas de código para fazer todas as alterações que são necessárias na base de dados, no PHC.
Repara que se a alteração não for feita, o programa fica "inutilizável"... é um bocado grave. Digo eu...
 
Na minha empresa se o cliente não tiver salvaguardado pela nossa politica de assistência gratuita de 12 meses cobramos também um valor aproximado aos 50 euros, um deles por acaso ligou para cá a dizer que não era preciso porque ele já tinha feito a alteração sozinho mas alterou somente quando cria um artigo...esqueceu-se que tem um stock enorme e que quando fosse para apresentar contas que teria o resto tudo a 21% e alterar um a um acho que há poucos "maluquinhos" que arrisquem a trabalheira!

Cumprimentos.
 
mOrSa:
Para terem uma noção, o manual técnico para a alteração são umas 15 folhas... logo não é tão linear quanto isso... Os 50 e pouco euros são bem empregues, acredita!
15 folhas para documentar a alteração de valor de um parâmetro que deveria ser configurado pelo utilizador a qualquer momento?! é obra! :wow:

CrazyBomber:
De facto, bastam umas 15 linhas de código para fazer todas as alterações que são necessárias na base de dados, no PHC.
Linhas de código?! É preciso bater código para alterar as taxas de IVA? Mas as taxas de IVA estão 'hard-coded'?? Isso é bizarro!
 
e se todas as empresas fossem pensar dessa maneira, por esta altura estariamos a chamar um técnico cá a casa só para acertar a hora do computador.

realmente isso parece um exagero para uma coisa que devia ser tão simples de fazer (ou pelo menos não tão complicada)
 
Nao e bem alterar um valor, ja que o que esta para traz tem que estar com o iva anterior, e no fecho de contas do ano deve reflectir os dois ivas (ou mais, que isto ate ao fim do ano nunca se sabe).
 
Pois, pois, grande software. Grandes ladrões mas é. O software que o meu pai usa não precisa que chamem os técnicos para fazer isso. E não é nada do outro mundo. Foi feito pela loja de software cá do sítio.

Uma aplicação que tenha sido bem planeada à partida para ser uma boa aplicação não precisa que chamem os técnicos por 50€ ou mais ou menos.
Uma aplicação que tenha sido planeada para ser lucrativa requer assistência técnica.

Pois basta um pequeno interface, onde o administrador do sistema (não o técnico, mas o gerente ou assim), insere as taxas de IVA que deseja, ou altera as existentes, ou define a nova taxa por defeito. Digam lá que é difícil...

(post by The_True_Eue)
 
eu por acaso quando andei a testar programas de facturacao para a empresa do meu pai,passou-me o gespos pelas maos e por acaso nao me agradou muito,acabámos por ficar com o phc e nem temos tido grandes problemas
 
Back
Topo