GESPOS e a descida do IVA

Ora bem, peguei novamente nas folhas que tinha visto mas não me tinha apercebido que era do "pacote" de software da Escripóvoa: GesPOS, GesRest, GesDisco... e em todas a versões mais recentes daí a confusão. São duas folhas por "aplicação", no máximo e não, o software não está mal feito. Antes pelo contrário. Não sou capaz de explicar (desconhecimento de causa) mas há mais qq coisa que faz com que essa alteração do IVA não seja tão linear. Peço desculpa se baralhei alguém :P
Já que tocaram no assunto, abri a BD do PHC... não sei qual das versões mas relativamente recente... a base de dados daquilo... ui ui ... arames em todo o lado.:002: Espero bem que já tenham feito alterações naquilo pois não gostei nada do que vi 8| Enquanto não vir a nova não tenho muito boa impressão daquilo. Até pode funcionar, mas não gostei... é a minha opinião!

1abraço!
 
Bem eu também sou técnico de informática numa loja que dá assistência ao GesPOS, por exemplo.
Quem falou em 15 páginas .. metem com todos os dentes que tem na boca. São 4 páginas, uma delas é a capa onde diz em letras grandes "Alteração de Taxa de Iva" (sem tirar nem por pois tenho as páginas a frente), depois as outras 3 páginas são imagens e umas linhas por baixo.

É bastante simples e os problemas que tive até agora foi por causa de clientes que decidiram fazer as alterações sozinhos fizeram borrada.

Atenção .. a assistência que aqui se dá é telefónica para a maior parte deles porque por exemplo, estar a ir do Algarve para o Porto para alterar o IVA não ia ficar em €50 claro. Através do telefone, €12.
 
xsetor:
Caso não tenhas reparado, devias ter lido o post anterior antes de chamares mentiroso a quem quer que seja, ok? Há maneiras inteligentes de o fazer mas pelos vistos não sabes como. Eu pedi desculpa pelo erro e corrigi. Pareces ter sido o único que não percebeu isso. Ainda podia cair na tentação de dizer que estavas a escrever o teu post ao mesmo tempo que eu escrevi o meu mas como têm mais de 2 dias de diferença... não me parece.
Fica a chamada de atenção e a minha desculpa EXPLÍCITA a todos que possam ter sido induzidos em erro por minha causa!
1abraço​
 
xsetor:
Caso não tenhas reparado, devias ter lido o post anterior antes de chamares mentiroso a quem quer que seja, ok? Há maneiras inteligentes de o fazer mas pelos vistos não sabes como. Eu pedi desculpa pelo erro e corrigi. Pareces ter sido o único que não percebeu isso. Ainda podia cair na tentação de dizer que estavas a escrever o teu post ao mesmo tempo que eu escrevi o meu mas como têm mais de 2 dias de diferença... não me parece.
Fica a chamada de atenção e a minha desculpa EXPLÍCITA a todos que possam ter sido induzidos em erro por minha causa!
1abraço​

mOrSa, peço-te desculpa então. A culpa nem foi tua. Eu é que não li o teu último post bem e depois vim para aqui armado em parvo.
Mas se já está resolvido, então tudo bem =)
E não quero dar a parecer que sou o defensor do GesPOS, atenção.
 
Desculpas aceites :) Qué pra sermos todos amigos :lol:
O GESPOS é até é giro e funcional... para mim tem muitas lacunas. Eu nunca faria "aquilo" assim ou "o interface" assado... Ainda não vi a versão 2008 mas agora que se juntaram com a SAGE... e vivam os monopólios! :(
1Abraço!
 
Sei que na empresa onde trabalhovamos fazer a alteração do IVA para os 20% sem custos para o cliente. De facto, bastam umas 15 linhas de código para fazer todas as alterações que são necessárias na base de dados, no PHC.
Eu uso PHC Corporate e alterar a tabela com os valores do IVA demora uns 10 segundos. É só editar nas Parametrizações do programa.
 
Eu uso PHC Corporate e alterar a tabela com os valores do IVA demora uns 10 segundos. É só editar nas Parametrizações do programa.
Passo a explicar:

Nos artigos, há a caixinha "Iva incluido". O que quer dizer que não se soma o IVA a esse preço, mas subtrai-se. Os preços que lá estão são com o IVA a 21%. Como o IVA baixa para os 20%, é necessário ajustar os preços para baixo.
Assim, um artigo que custava 121€ com o IVA a 21%, agora vai passar a custar 120€.

É apenas isso que o código faz: ajusta os preços para ter em conta a nova taxa de IVA.
São 5 queries de SQL muito simples, uma para cada preço de tabela (1,2,3,4 e 5).

Era só isso :)
 
Pois, mas aí culpo os programadores.Se tu colocas o visto na caixa que diz IVA incluído ele é que tem que fazer a conta e o valor que ele deveria guardar na BD seria o liquido, sem imposto e o id da taxa de IVA.
O mais que poderia acontecer, o que acontece em N softwares que conheço é uma função que faz o ajuste das taxas de IVA ou seja, todos os produtos onde a taxa de IVA fosse 21%, cujo id vamos supor, era 4 iria colocar o novo id a nova taxa de IVA 5 (20%).
Doutra forma isso não está "muito" normalizado ao nível da bases de dados! Mas pronto, de PHC tenho má ideia da BD. Pareceu-me muito preso a "arames", se é que me entedem... Fica a minha opinião!

1abraço!
 
Back
Topo