1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Gestao de hotel

Discussão em 'Programação' iniciada por Cidades, 29 de Abril de 2009. (Respostas: 15; Visualizações: 1159)

1. Cidades

Cidades I fold therefore I AM

boas
    tenho que fazer um software de gestão de um hotel para a escola, como não tenho quase nenhum conhecimento do funcionamento de um hotel lembrei-me de pedir algumas ideias a vós:007:...

O principal que preciso:
    -Funcionalidades essenciais
    -Funcionalidades não essenciais mas interessantes e que tornem o software mais rico e abrangente
    -Que dados do cliente são utilizados
    -O que é obrigatório para o check-in

A linguagem vai ser visual basic .net

Se tiverem alguma ideia engraçada postem tambem :D

2. yah...

Boas... Ja tentaste procurar por softwares para gestão hoteleira no google?
    Eu tive que fazer 1 à tempos atrás e foi por ai que comecei, encontra-se bastantes k podes instalar e ver o que precisas a partir desses ;)

3. Cidades

sim já tentei e instalei uns quantos..
    mas não encontro nada que sirva para referecia, os que parecem melhor nao disponibilizam demos..

4. pois...

Este área é para ajuda com a programaçao ...
    A análise de Requisitos vem antes... ;)

podíamos estar aki a tarde toda a falar de requisitos para um software de gestão desse genero...

mas...

Faz 1 coisa! Pega num papel, 1 lápis. Senta-te e pensa k és 1 funcionário do hotel! Pensa o k precisavas de ter no pc para fazeres as tuas tarefas de funcionario e começas a apontar no papel :P

5. Cidades

pronto, é por ai que estou a tentar começar.. o problema é que nunca entrei num hotel sequer.

postei nesta área para não criar dois tópicos sobre o mesmo projecto.

Última edição: 29 de Abril de 2009
  6. Se nunca entraste num hotel... tmb nao te vou estar a explicar como ele funciona.... podia ser tanta coisa... google it
    Decertesa que encontras info!

7. Cidades

Sim já tentei pesquisar. Mas não encontro quase nada do que preciso... por isso é que coloquei aqui este tópico.

8. Cidades

viva

estou com uma duvida... como faço uma pesquisa usando SQL que procure uma palavra ou parte dela em todos os campos da tabela?

9. alfinete

alfinete Power Member

select campo1,
    campo2,
    .........,
    campon

from tabela

where palavra like '%partepalavra%'

10. Cidades

O que isso faz nao é o mesmo que:

select * from tabela where palavra like '%partepalavra%! ??

Acho que isso so apenas vai mostrar os registos que conhenham partepalavra no campo palavra..

11. alfinete

alfinete Power Member

sim e não era isso que querias

.............

12. Edmelga

Edmelga Power Member

Trabalhando num hotel posso dar-te umas dicas sobre PMSs (Property Management System).

Funcionalidades essenciais:
    - Gestão de Hospedes (Check-in, Check-out, Dados pessoais)
    - Gestão de Contas Correntes (Conta corrente do hospede, sistemas de pagamento, facturação)
    - Gestão de Quartos (Estado do quarto (limpo/sujo) (ocupado/disponivel))

Funcionalidades não essenciais mas interessantes e que tornem o software mais rico e abrangente:
    - Interfaces entre os pontos de venda do hotel (Bar, Restaurante, Loja, etc), o minibar, sistema telefonico, Pay per view e o PMS.
    - CRM (VIPs, Numero de estadias, preferencias, Programas de fidelização)
    - Sistema de reservas (integrado ou não) para comunicação com os GDS e CRS.
    - Gestão de utilizadores e permissões de tarefas.
    - Gestão Financeira e Estatistica (Elaboração de Relatorios de dados, com export a Excell e outros; interface contabilistico com gestão de pagamentos por conta, etc)

Que dados do cliente são utilizados:

-Nome, morada, detalhes do passaporte/BI, cartão de credito (se o hotel exigir uma garantia no Check-in), Idioma, email, telefone. (podem ser muito mais dependendo do fim estatistico, comercial ou de operação)

O que é obrigatório para o check-in:

- Identificação valida (Passaporte/BI), garantia de pagamento (voucher, cartão de credito, numerario), assinatura da Folha de Registro (Regcard) como contrato.

Em relação a programas existentes, o mais utilizado a nivel mundial é o Fidelio em ambiente DOS, mas tambem tens o novo Opera em ambiente windows. Existem bastantes outros, mas o que é considerado mais avançado é o recente OnQ exclusivo da cadeia Hilton.

Última edição: 10 de Maio de 2009
  13. Cidades

se calhar fiz-me entender mal..

imaginemos a tabela1:

NOME | APELIDO | MORADA
    antonio cavaleiro lisboa
    ernesto lisboa coimbra

eu fazia pesquisa por lisboa e devolvia-me esses dois registos..

mas acabei por fazer pesquisa por cada campo...

obrigado pela ajuda:p

14. Cidades

Fantástico, era mesmo isto que eu estava a precisar... já comecei a trabalhar mas estava um bocado às escuras...
    Obrigado =)

Quais são as permissões habituais da/do recepcionista?

15. Edmelga

Edmelga Power Member

As tarefas restringidas aos recepcionistas sao normalmente devolucoes monetarias, visualizacao de dados de cartoes de credito, bloqueio/desbloqueio de quartos (inpossibilitar a assignacao por motivos de manutencao ou de operacao), upgrades e ofertas. Todas poderao ser efectuadas com autorizacao de um supervisor ou director.

Qualquer duvida diz que ajudarei no que poder

16. Cidades

Certo, muito obrigado mesmo..

Cumprimentos

quando tiver alguma coisa que se veja posto aqui....

Partilhar esta Página