1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Gestão de Memória

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por mpLopes, 7 de Julho de 2007. (Respostas: 10; Visualizações: 1793)

1. mpLopes

mpLopes Power Member

Já há algum tempo que era para colocar esta questão neste (grandioso) fórum, uma vez que com o passar do tempo já me apercebi que passam por cá alguns (senão mesmo bastantes) entendidos nestas matérias :)

A questão é simples: tenho um Macbook 1.83 com 512MB de RAM!É pouca RAM é certo. Contudo, parece-me "caricato" no mínimo o facto de ligar o Macbook (ligar mesmo, não é retirar do sleep) e apenas com a airport ligada, sem qualquer aplicação em funcionamento (edit: quicksilver arranca automaticamente), abrir o monitor de actividade e este indicar-me que tenho apenas 6MB de memória livres!
    Tal como mostra a imagem.

Isto é normal?!Se sim, porquê que isto acontece?

Cumprimentos.

2. Rui_Carlos

Rui_Carlos 1st Folding then Sex

no meu powerbook isso não acontecia (mas também já ouvi no fórum que os Intel precisam de mais RAM).

3. abc

abc [email protected] Member

A memória inactiva está em stand-by à espera de ser usada e é como se fosse livre. A diferença é que o Mac OS tem um sistema qualquer que aloca a RAM de acordo com previsões do uso que lhe vai dar. E essa é a memória inactiva.

4. mpLopes

mpLopes Power Member

A verdade é que, nesta situação, fica realmente lento.
    Por vezes, encontro ainda um processo de seu nome "update_prebindin" que "come" literalmente o mac todo.

Isto será resolvido incluindo mais RAM?ou esse sistema de alocação de memória vai ter sempre a memória toda "ocupada"?

5. RaaR

RaaR Power Member

O sistema de alocação de memória usado no Mac OS X é muito bom. Se sentes o computador lento com 512MB (o que é perfeitamente natural), colocar mais RAM vai resolver o problema.

Para mais informação, espreita este artigo:
    A detailed look at memory usage in OS X.

6. Rui_Carlos

Rui_Carlos 1st Folding then Sex

isso de o mac estar lento com 512Mb de RAM de certeza que não é normal, a menos que tenhas aplicações "pesadas" a correr. estive quase 1 ano com 512Mb no meu powerbook e só quando usava o Eclipse é que começava a ter problema (razão pela qual aumentei a RAM), de resto, não havia problemas de maior.

7. mpLopes

mpLopes Power Member

Tal como referi no post de abertura, aquele print foi tirado com o mac acabado de ligar, sem nada aberto (a não ser o quicksilver em execução), e o monitor de actividade.

Realmente gostava de perceber este sistema de alocação de memória. Vou tentar deitar um olho nesses artigos, a ver o que dizem.

8. RaaR

RaaR Power Member

Vendo a imagem deixada no primeiro post, parece-me que se o computador está lento, não é por falta de memória. Há 123MB disponíveis para programas (lendo um dos artigos aprenderás que a memória inactiva também está disponível), o que não é mau num computador com 512MB de RAM. A lentidão poderá ser por o Quicksilver estar a indexar ficheiros. Esta questão seria mais facilmente analisada se o Quicksilver, que faz MUITA coisa, não estivesse a correr.

*****************resposta a flamebait****

Última edição pelo moderador: 9 de Julho de 2007
  9. Demiurgo

Demiurgo Xerife de Nottingham

Meus caros,

Poucas picardias e segundos sentidos sff.

10. LowPro

LowPro Power Member

Não se esqueçam que nos Macbooks e nos Mac Minis (Intel) a gráfica rouba 64MB à RAM e quem só tem 512 fica com 448,ora se 512 já é pouco 448 ainda menos é...

Macs com CPU INTEL, só com 1 giga ou mais de RAM é que darão um rendimento porreiro

Última edição: 9 de Julho de 2007

Partilhar esta Página