Dúvidas Gestao de Pastas em rede

UNDERKAOS

Power Member
boas pessoal , tenho aki uma duvida e nao sei como a resolver, tenho varios pcs ligados em rede, normalmente nao tenho nenhuma pasta partilhada em nenhum deles, a minha duvida é a seguinte, queria ter tipo a pasta das fotos e das musicas partilhadas entre todos, portanto keria k todos tivessem a mesma pasta de fotos e musica , eu posso copiar pra cada pc as pastas , mas depois como as mantenho actulizadas ? queria k automaticamente ou manualmente eles actualisazem as pastas entre si sem ser preciso ver o k foi alterado ou nao.

isto resulta bem ?
é preciso instalar algum software ou o windows tem esse cena ?
queria tb manter essas pastas num disco externo k tb ta em rede ligado ao router da asus por usb
 
Olá,

A meu ver tens várias soluções:

Solução 1
- Servidor de SVN (como as fotos "não mudam", não há perigo de encher muito)

Solução 2
- Uma pasta partilhada e toda a gente acede aos mesmos recursos

Solução 3
- Penso que o windows tem um "programeco" para sincronização de pastas (não confio muito).
 
nao percebi essa das fotos nao mudam ? e se eu kiser acrescentar mais fotos , a ideia é ter 3 ou 4 pastas actulizadas com as fotos e a musica , para que se um disco der o berro , fico sempre com backup, mas keria um back up que pudesse fazilmentes ser acessivel para consulta e etc.

Portanto a ideia é ter 3 ou 4 pastas nos pcs , e cada vez k acrescento alguma coisa numa dessas pastas num pc ou em kualker um ( nao sei se é possivel ) todos os pcs e pastas ficam iguais, é um genero de backup mas de consulta ;)
 
Olá,

O SVN é uma ferramenta de trabalho colaborativo, é tipicamente utilizada para manter o código fonte de programas actualizado entre vários developers.

O comentário das "fotos não mudam" é o seguinte, o servidor de SVN guarda um histórico do todos os documentos mudados desde o ínicio dos tempos.
Então se por exemplo estiveres a utilizar SVN para fazer um livro, tu, no teu computador pessoal tens sempre a ultima versão, mas o servidor tem todas, p.e. versão de quando o livro tinha 1 página,3 páginas, etc, ultima versão.

Se as fotos mudassem constantemente, digamos todos os dias, e cada foto tivesse 2MB, ao final de um mês, uma única foto iria ocupar 60MB no servidor (histórico).

Resumindo, assumindo que as tuas fotos não mudam constantemente, o SVN é uma boa alternativa.

--

Penso que o SVN é uma boa opção (um bocado overkill mas...). Ajusta-se perfeitamente ao que tu precisas.

--
Dado que queres ter backups, a opção 2 (partilha windows) está fora de questão.
 
mas esse servidor Svn por exemplo , tenho uma pasta com 40 fotos, se depois la enfiar mais 10 , no servidor ficam as 40 e depois outra pasta com 50 ? ( 40 mais 10 ) ? ou o servidor svn automaticamente actualiza apenas as 10 ?
 
Acrencentando apenas ficheiros, o espaço total ocupado no servidor é semelhante ao espaço "real" das fotos.

Ao fazer modificações, vai passar a haver várias versões dos ficheiros e por isso o espaço no servidor será maior.
 
Back
Topo