1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema Gestor de áudio realtek em falta

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por mgl4evr, 23 de Janeiro de 2013. (Respostas: 14; Visualizações: 1779)

1. mgl4evr

mgl4evr Power Member

Boa noite.
    Recentemente adquiri uma board nova (Gigabyte GA-970A-UD3), assim como um SSD.
    Instalei o Windows e os drivers sem problemas e tudo parecia funcionar em perfeição, mas reparei num problema: depois de instalar os controlados de áudio da Realtek, é suposto instalar também a dita aplicação (imagem).
    Mas por mais controladores que instale, por qualquer que seja a ordem, não consigo instalar a aplicação.
    Alguém me pode dar umas dicas?
    De notar que todos os drivers forma instalados, o Windows actualizado e o som funciona.
    Agradecido por qualquer ajuda.

2. Blue Zee

Blue Zee Power Member

Não está no Painel de Controlo o Realtek HD Audio Manager?

3. mgl4evr

mgl4evr Power Member

Não. Mais, no gestor de dispositivos, o controlador da placa está assinado pela Microsoft, e não pela Realtek, o que me leva a crer que, o controlador está instalado, mas não está a ser usado.

4. Blue Zee

Blue Zee Power Member

5. mgl4evr

mgl4evr Power Member

O Windows é 64bit. Mesmo assim, tentei instalar esse e não deu.
    Já tentei com os controladores da Realtek, como os que o fabricante da motherboard fornece. Tudo dá no mesmo.
    Mais alguma ideia?

6. mgl4evr

mgl4evr Power Member

O problema persiste. O Windows continua a usar os controladors genéricos. (imagem)

7. Blue Zee

Blue Zee Power Member

E se descompactares o pacote da Realtek usando o Winzip ou WinRAR por exemplo e depois forçares a actualização via gestor de dispositivos apontando para a pasta onde tens os controladores descompactados?

8. mgl4evr

mgl4evr Power Member

Não dá em nada. Fica a procurar uns segundos e depois diz que o controlador instalado é o recomendado.
    No entanto, encontrei um site com algumas instruções em como resolver o problema. Nessas instruções, dizem para desinstalar o "Microsoft UAA bus driver for high definition audio". Já não é a primeira vez que tenho problemas com este UAA, e ao seguir as instruções, reparo que nos meus dispositivos de sistema, não aparece esse dispositivo. (imagem)

9. Blue Zee

Blue Zee Power Member

Tenta clicar em Ver > Mostrar dispositivos ocultos

Nota:
    Esse controlador não é para Windows 7.

Última edição: 24 de Janeiro de 2013
  10. mgl4evr

mgl4evr Power Member

Fiz isso, mas não me parece ajudar. Para além de aparecerem alguns controladores adicionais em "Placas de rede", e o "Volumes de armazenamento", aparece uma nova classe "Controladores que não sejam Plug-and-Play". (imagem) (imagem2)

11. mgl4evr

mgl4evr Power Member

Já tentei, mas o problema mantém-se.

12. Blue Zee

Blue Zee Power Member

Poderá ser problema de hardware.
    Mas tendo o som funcional, não sei se simplesmente o Windows não identifica correctamente a placa de som.

13. mgl4evr

mgl4evr Power Member

Aí fica a minha dúvida. :S
    Mandei um Support Ticket para a Gigabyte e estou à espera de uma resposta. Entretanto, este fim de semana, vou ligar um disco em vez do SSD e tentar uma nova instalação do Windows.

EDIT: Problema resolvido. Abri a caixa e verifiquei fisicamente qual o codec de som que vem com a board. E é um da VIA. Fiquei a saber depois de uma pesquisa que realmente esta board vem com o codec da Realtek, mas só nas revisões 1.0 e 1.1. A minha sendo 1.2, vem com um da VIA. Instalei os controladores correctos e ficou a funcionar.
    Obrigado pela ajuda. Fica bem.

Última edição: 29 de Janeiro de 2013

Partilhar esta Página