GF 7300 Mobile: Review

blastarr

Power Member
Traduzido do chinês:
http://babelfish.av.com/babelfish/t...en&trurl=http://www.hkepc.com/hwdb/g72m-1.htm

Este portátil da Asus parece interessante, sobretudo porque a GPU é mais poderosa do que o anterior Go 6200 e também porque, sendo fabricada a 90nm (vs 110nm da antiga), consome menos bateria.



edit, benchies:


Tudo isto a consumir menos bateria e com melhor qualidade de imagem, nada mau.
Seria a GPU perfeita para um TabletPC, algo que estou a considerar sériamente, em virtude da minha actividade. Há alguns com Go 6200, mas esta 7300M... :D
 
Última edição:
Erm.. uma geração nova mas que suporta a mesma versão de shaders.. e o aumento na performance ronda os 10-15%.. só há diferenças significativas nos testes com tudo no máximo, mas como mesmo aí ambas as placas não passam dos 10 fps, nem vale a pena ter em conta..

Não fiquei muito bem impressionado.. quais são os ganhos de bateria em relação às 6200? Esse site está em baixo.

Já agora, o que é que queres dizer com melhor qualidade de imagem?



Em relação a poupar bateria, eu acho que o futuro está claramente nos IGPs..
 
ToTTenTranz disse:
Já agora, o que é que queres dizer com melhor qualidade de imagem?
Penso que ele se estava a referir ao novo Antiliasing que apresenta melhor qualidade, no entanto, também não me parece que essa gráfica seja para jogar com filtros. Os ganhos de desempenho são pequenos, apenas compensa por ser uma tecnologia mais recente e efectivamente por ser 90nm que significa menor consumo de energia, ou pelo menos menor aquecimento.
 
Última edição:
ToTTenTranz disse:
Erm.. uma geração nova mas que suporta a mesma versão de shaders.. e o aumento na performance ronda os 10-15%.. só há diferenças significativas nos testes com tudo no máximo, mas como mesmo aí ambas as placas não passam dos 10 fps, nem vale a pena ter em conta..

Não fiquei muito bem impressionado.. quais são os ganhos de bateria em relação às 6200? Esse site está em baixo.

Já agora, o que é que queres dizer com melhor qualidade de imagem?

Em relação a poupar bateria, eu acho que o futuro está claramente nos IGPs..

-TSAA, não existe nas GF6.

-Vários clock generators, permitindo reduzir aínda mais o consumo, baixando drásticamente os clocks em modo 2D.

-Como a 7800 GS demonstrou antes, cada pipeline é mais eficiente por clock nas GF7 do que nas GF6.

-Não sei se conseguiste perceber o artigo traduzido, mas eles referem o facto de, em virtude do sistema Turbocache e do pequeno tamanho desta GPU, o espaço ocupado nos chassis é realmente pequeno, permitindo a sua utilização em notebook's "Thin and Light" e Tablet PC's, algo que também já acontecia nas Go 6200. E com essa característica, tem uma performance em termos de bateria (2D) muito próxima do Intel IGP 9xx.

Dá-me outro IGP com memória partilhada com o sistema onde os jogos Doom 3, BF2 e Half Life 2 sejam todos jogáveis a 1024 x 768... :D
 
É uma soluçao muito fraquinha.
É uma tentativa, mas se querem tirar os 86% da cota da mercado da ATI nas graficas dos portateis têm que inovar e fazer algo bastante melhor.

Se integrarem isto num sistema tabletpc e pequenos portateis, o turbo cache tb nao é nada bem vindo pq so vem roubar uma grande parte da memória e nesse tipo de computadores a memoria ram nao abunda e é sempre muito limitada.
 
DJ_PAPA disse:
É uma soluçao muito fraquinha.
É uma tentativa, mas se querem tirar os 86% da cota da mercado da ATI nas graficas dos portateis têm que inovar e fazer algo bastante melhor.

Se integrarem isto num sistema tabletpc e pequenos portateis, o turbo cache tb nao é nada bem vindo pq so vem roubar uma grande parte da memória e nesse tipo de computadores a memoria ram nao abunda e é sempre muito limitada.

Deixa-me adivinhar, isto não é bemvindo num portátil de trabalho, mas o Hypermemory já é ?

És fino...

Então este que tem memória local (64MB, pelo menos) rouba memória ao sistema, mas o Intel IGP, que é o que manda neste mercado, não rouba mais, não tendo qualquer memória local ??

Olha aqui um Tablet PC de 12.1" com Go 6200 e Pentium M a 2.0Ghz...:
http://us.acer.com/acerpanam/page4....aram=US&LanguageISOCtxParam=en&crc=2618007934

(se tivesse massa já cá cantava :))
 
Última edição:
blastarr disse:
Deixa-me adivinhar, isto não é bemvindo num portátil de trabalho, mas o Hypermemory já é ?

És fino...

Então este que tem memória local (64MB, pelo menos) rouba memória ao sistema, mas o Intel IGP, que é o que manda neste mercado, não rouba mais, não tendo qualquer memória local ??

Aqui concordo... era caso para dizer DJ_PAPA mais valia teres estado sossegado. :D
 
blastarr disse:
Deixa-me adivinhar, isto não é bemvindo num portátil de trabalho, mas o Hypermemory já é ?

És fino...

Então este que tem memória local (64MB, pelo menos) rouba memória ao sistema, mas o Intel IGP, que é o que manda neste mercado, não rouba mais, não tendo qualquer memória local ??

Olha aqui um Tablet PC de 12.1" com Go 6200 e Pentium M a 2.0Ghz...:
http://us.acer.com/acerpanam/page4....aram=US&LanguageISOCtxParam=en&crc=2618007934

(se tivesse massa já cá cantava :))

Eu nao disse que o hiper-memory era, até pq a filosofia é a mesma do turbo-cache.

E entao por tar um tablet com uma 6200? Eu nao duvidei que nao existissem, mas por cada modelo com a 6200 deve haver uns 100 modelos com igp da intel ou igp xpress200.

Nesse tipo de mercado, quer-se é o mais simples possivel, com o mais bateria possivel.

Quero ver da Nvidia é tecnologias inovadoras (o MXM foi) e qq coisa mais para mid-end. A ATI ja apresentou o X1600 mobile com 12 pipes e claro 90nm e umas tecnologias novas para poupança de bateria que através do uso de um igp integrado que aumentam o tempo de bateria até 33%.
 
DJ_PAPA disse:
Eu nao disse que o hiper-memory era, até pq a filosofia é a mesma do turbo-cache.

E entao por tar um tablet com uma 6200? Eu nao duvidei que nao existissem, mas por cada modelo com a 6200 deve haver uns 100 modelos com igp da intel ou igp xpress200.

Nesse tipo de mercado, quer-se é o mais simples possivel, com o mais bateria possivel.

Quero ver da Nvidia é tecnologias inovadoras (o MXM foi) e qq coisa mais para mid-end. A ATI ja apresentou o X1600 mobile com 12 pipes e claro 90nm e umas tecnologias novas para poupança de bateria que através do uso de um igp integrado que aumentam o tempo de bateria até 33%.

Pá, tu não percebes, pois não ?

6200 num ultra-portátil, aínda por cima convertível, é excelente. Significa que suporta desde já o interface normal do Windows Vista e aínda tem suporte para decode de H.264 e HD por hardware, tem drivers OpenGL e Vertex shaders programáveis por hardware, etc.

É o ideal para usar com o Alias SketchBook Pro, por exemplo, ou mesmo o DesignStudio (tem componentes de animação e desenho que usam os codec's do Quicktime -> H.264), que precisam de ferramentas de desenho e pintura SID, com suporte por hardware.

Até o Photoshop corre perfeitamente nesta config. então com um ecrã táctil...

Corre programas de Office, browsers, dá para música, filmes, etc, não é um pc para jogos (pois nem tudo no mundo gira à volta deles, e eu jogo muito pouco)
 
Última edição:
DJ_PAPA disse:
É uma soluçao muito fraquinha.
É uma tentativa, mas se querem tirar os 86% da cota da mercado da ATI nas graficas dos portateis têm que inovar e fazer algo bastante melhor.

Onde é que viste esses numeros??? deves estar enganado
 
Eu axo estas graficas uma tanga sinceramente (o mesmo se aplica a X300) nem são peixe nem carne, e só lah estão a gastar bateria.

Se n dão para jogar com fluidez mais vale ficar com só com o IPG, serve bem para o resto.

Isto é só para o ppl comprar o portátil e poder dizer k tem uma grafica. :rolleyes:
 
seth disse:
Onde é que viste esses numeros??? deves estar enganado
lol
Nao, naos estou. Para o Q3 of 2005 (o último):
Standalone graphics, however, remains the turf of ATI. According to Mercury Research, ATI increased its market share from 72 to 76 percent year over year, while overall sales in the segment were down sharply. The segment lost more than 20 percent, despite climbing notebook sales. Nvidia's share in standalone mobile graphics dropped from 22 to 22 percent during the quarter. ATI's dominance in the portable segment is even more apparent when it comes to 3D portable graphics only: The firm's share in this market is 71 and 88 percent (with integrated memory), as compared to Nvidia's 26 and 7 percent, respectively.
 
olha outro ...

porra mas vocês não percebem que a porcaria das graficas não serve so para jogar! existem outras coisas que elas podem fazer por hardware para libertar o trabalho do cpu...
 
Zar0n disse:
Eu axo estas graficas uma tanga sinceramente (o mesmo se aplica a X300) nem são peixe nem carne, e só lah estão a gastar bateria.

Se n dão para jogar com fluidez mais vale ficar com só com o IPG, serve bem para o resto.

Isto é só para o ppl comprar o portátil e poder dizer k tem uma grafica. :rolleyes:

Tou a ver que és daqueles que compra um portati lpara lhe meter a MULA na univ./bules e jogar HL2 ... :D
 
Zar0n disse:
Eu axo estas graficas uma tanga sinceramente (o mesmo se aplica a X300) nem são peixe nem carne, e só lah estão a gastar bateria.

Se n dão para jogar com fluidez mais vale ficar com só com o IPG, serve bem para o resto.

Isto é só para o ppl comprar o portátil e poder dizer k tem uma grafica. :rolleyes:
E preferes uma merd@ que rouba memória, rouba cpu, se queres por DVD, divx, avi's e afins va tudo xupar ao coitado do CPU... Vais correr o google earth e tens arrasto:lol:
 
Eu pessoalmente prefiro uma X700 ou uma 6600 ao menos dá para correr jogos, ou as da nova geração equivalentes, e da pra fazer portais bem levesinhos com elas.

Quanto a correr divx/dvd isso qualquer cpu hj em dia aguenta com isso com 1 perna as costas, o CPU do meu portátil ate no stage mais baixo 800mhz corre isso na boa.( sim a grafica ta lah a ajudar :) )
E gastar ram, k é k são 64mb no meio de 1gb de ram?
 
blastarr disse:
[Off-topic]
Herdei da minha mãe um dom: consigo dormir durante 5 a 6 horas por noite, chega-me perfeitamente :D
[/Off-topic]

quem me dera ser assim, aqui é o oposto, preciso de dormir prai o dobro disso, o que é complicado visto...bem a vida não ser (pelo menos por agora) para esses luxos :-D

/end offtopic

Morpheus disse:
olha outro ...

porra mas vocês não percebem que a porcaria das graficas não serve so para jogar! existem outras coisas que elas podem fazer por hardware para libertar o trabalho do cpu...

Nota o padrão de ambos e o que têm em comum + o facto de isto ser uma thread sobre um produto da Nvidia e pronto voilá, tens a resposta para as criticas ;)

Em relação a esta gráfica tudo o que não seja onboard é benvindo no mercado dos portateis, pelas razões obvias...
 
Última edição:
Zar0n disse:
Eu axo estas graficas uma tanga sinceramente (o mesmo se aplica a X300) nem são peixe nem carne, e só lah estão a gastar bateria.

Se n dão para jogar com fluidez mais vale ficar com só com o IPG, serve bem para o resto.

Isto é só para o ppl comprar o portátil e poder dizer k tem uma grafica. :rolleyes:


ha jogos e jogos... essas graficas correm de certeza fluidamente milhares de jogos... ou tudo o k nao e novidade jah deixa de ser jogo??
 
Back
Topo