1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Está disponível o Comparador ZWAME em versão beta.
    Mais informações.
    Remover anúncio

GF4 MX440 @ 400/500 sem mais nem menos?

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por StormhawK, 26 de Novembro de 2002. (Respostas: 19; Visualizações: 954)

1. StormhawK

StormhawK Power Member

Boas

Instalei este fim de semana uma MSI GF4 MX440 no computador e, mal fui às definições de velocidade de relógio no Display Properties, comecei logo a puxar pela placa. A princípio eram pequenos ajustes de meia dúzia de Mhz no máximo, acompanhados de aumentos de performance igualmente pequenos no 3DMark 2k1SE.

A certa altura, com a placa já a uns 300/460, lembrei-me de instalar os utilitários da MSI para ver temperaturas, clock speeds, etc. Ao ver, pelos ditos utilitários, que o meu core a 300mhz corria a uns meros 24ºC, comecei a achar que alguma coisa estava estranha. Pensei que devia estar mais quente, mas não liguei muito.

Continuei a overclockar, overclockar... sempre sem aumentar a temperatura mais que alguns graus nem os scores mais que uns pozitos de cada vez.

Mobo - A7A266 (BIOS rev 1011)
    CPU - [email protected] (7*135)
    VGA - MSI GeForce4 MX440

Início: 270/400 : ~3200 marks <--------- EDIT
    Checkpoint 1: 360/500 : ~3300marks

Até que me fartei e levei o slider até ao fim:

Checkpoint 2: 400/500 : ~3400marks

Ainda sem artefactos na imagem e com a temp a 26º, decidi procurar maneiras de subir ainda mais os clocks e encontrei-as no utilitário da MSI:

Checkpoint 3: 450/550 : Imagem com riscas -> Crash

Finalmente! No entanto, acho estranho só ter crashado com settings tão brutais. Pelo que tenho visto, só se costuma conseguir overclockar estas GF4MX pouco para além dos 300mhz. Como se explica os meus 400(+)?

E, com um aumento tão grande de velocidade, não seria de esperar ganhos mais significativos no 3DMark?
    Pensei na possibilidade de o Display Settings estar enganado, mas o utilitário da MSI dá-me os mesmos valores de velocidade. Será dos Detonator? Experimentei tanto com uns 28.xx como com uns 40.41 e foi a mesma coisa.

Que se passa aqui? Será uma placa tipo Intel com muitos Mhz mas relativamente pouca performance?

## EDIT:

Escrevi originalmente 3000marks no sítio assinalado, mas na realidade eram 3200marks. Erro de escrita...

Última edição: 26 de Novembro de 2002
  2. Mitch

Mitch Banido

com esse processador nap te adianta muito overclockar a grafica pois o cpu é o principal problema... até eu com a gf4 ti 4200 nas resoluçoes mais baixas pouco mais 3dmarks tenho, pk o athlon 2000 está a atrasar a placa grafica (suponho eu)

3. StormhawK

StormhawK Power Member

Também pensei nisso, mas o mais estranho a meu ver é mesmo conseguir aquelas velocidades. Com a GF4MX440 ranhosa que tinha antes (270/333), o core fazia o sistema crashar aos 300mhz e na memória nem podia mexer.

Esta já vai nos 400/500 toda contente....

Comentando o teu post, Mitch, não podes ter "pouco mais" que eu com um XP2000+ e uma Ti4200. Isso é rig para dar bem mais que o dobro do meu...

4. wEs

wEs Power Member

pois isso é system para mais 10000 em default digo eu (a falar do 2000+ (+) ti4200 )! um bocado diferente de 3k...mas grandes clocks sim senhor! epah e se rifasses o duron e te atirasses a um 1600+? se tiveres possibilidade é claro! think about it!;)

Última edição: 26 de Novembro de 2002
  5. |RickY|

|RickY| OC Legend

tenho uma gf4mx440 k dá 400/525 =)) mas não são todas e não dá os 400 la muito estaveis lol
    essa parece tar exelente =)

talvez o processador prenda a grafica...mas:
    por exemplo com o pc a + k 3ghz só consigo 8830...
    tu com o pc a +-1ghz consegues +-3500
    humm 3500x3 = +-10000marks, por isso se isto dos megaheartz for +- assim (esses durons não teen akelas cenas dos speeds relativos po não?) ainda te encontras muito acima da média, digo eu

de ***** forma, parabens com a plaka, não a keimes! :)

6. wEs

wEs Power Member

tava a falar do 2000+ com a ti4200 ricky!!! não se pode comparar! era isso que eu queria dizer, lol mas tmb reparei que no post nao se percebe lá mto bem lol

7. [BIOHAZARD]

[BIOHAZARD] Power Member

Ricky se lesses bem as threads nao tinhas feito esse comentário!

O wes tava a falar do caso do mitch com a ti4200 e o xp2000+.

mitch instalaste as via 4in1 drivers? se nao as instalaste instala ja..

8. |RickY|

|RickY| OC Legend

ya eu li á pressão e escrevi...

depois li de novo e corriji logo... kuando corriji ainda ninguem tinha visto, na sei como atacaram logo
    hehehe
    mas era só para ver se tavam com atenção... e tb não se precebia bem =)

mas não falam cmig assim ok? >(
    hehehehe :D

9. Raptor

Raptor OC Legend

voçês haviam de experimentar as novas MX440 AGP8x...

eu amanhã bencho com uma e mostro-vos os resultados! :)

10. StormhawK

StormhawK Power Member

Bem, mal o meu XP2100+ chegue talvez me entretenha a ver o que consigo fazer da MX440. Mas o mais provável é o meu próximo post sobre o assunto ser relativo à Ti4400 ... isso sim vai rular :) Esta MXzita é só para o "segundo" sistema se manter capaz de correr jogos de uma forma minimamente aceitável.

Anyway, se realmente isto são os clocks verdadeiros a que a placa está a trabalhar, então a MSI fez um excelente trabalho com o cooler. Acho que nunca cheguei aos 30º de core após o 3Dmark.

Hmm... makes me wonder... como se portará a Ti4400 da asus?

Raptor:

O slot AGP 4x ainda não está propriamente saturado... será que recorrer a 8x vai aumentar assim tanto a performance?
    Ou estás-te a referir à capacidade de overclock das novas placas que o usam?

11. Raptor

Raptor OC Legend

Exactamente a 2ª parte... Overclockam que nem umas doidas... +400MHz de core, e +720MHz de memórias... e isto sem mudar o cooler, nem meter AS3 nem nada... :P

12. StormhawK

StormhawK Power Member

A GeForce4 MX já faz lembrar o Celeron300A.

Definitivamente, vou brincar com a minha MX quando vier o computador novo. Já nem sei se lhe monto logo a Ti4400 ou se me entretenho com a MX primeiro :cool:

naaah.... :D

13. artsite

artsite Power Member

Eu tive ontem a brincar com a minha mx440 e xeguei a tar com 320 cd gpu e 350 de memória, os marks pouco variavam, devido ao cpu>( (+- 3200 marks)

A minha duvida é a seguinte, como é possivel medir a temperatura do gpu?

Vou hoje experimentar usar o powerstrip para ver o k dá....depois digo algo.......

14. StormhawK

StormhawK Power Member

Eu uso um utilitário da MSI, que veio com a placa, o MSI 3D!Turbo Experience™!

Por mais curioso que pareça, aquilo funciona em Shockwave (ou flash, não reparei bem). Tem um aspecto maravilhoso. Não permite controlo preciso sobre as velocidades de relógio (os aumentos são uma brutalidade de cada vez). Mas tem um termómetro que deve funcionar bem. Quero dizer... Ele nunca me passou dos 26º, e realmente eu punha o dedo atrás do core da placa e aquilo estava menos que morno, daí presumir que a leitura do MDI3D esteja correcta.

Quanto a programas de terceiros para medir temperatura, não conheço...

15. Crusher

Crusher Power Member

Isso de medir a temp do GPU não dá para qualquer placa gráfica.

Elas têm que suportar isso simplesmente...

Antes isso só havia nas ASUS e nas Leadtek se não me engano... agora já vão aparecendo em praticamente todas as placas!

E dá imenso jeito para quem quer overclockar. :)

16. artsite

artsite Power Member

OC ontem a minha grafica com o powerstrip mas tb não passou dos 3216, mas tb tou a usar a ultima versão do 3dmark e pelo que ouvi este pode baixar mt os marks devido a um jogo.......

OC a gráfica até 330/450, apartir dai não errisquei mais.......

Tenho de fazer um upgrad ao meu velhito pc k tá a precisar......

17. wEs

wEs Power Member

Então Raptor esses benchs? :D

18. Raptor

Raptor OC Legend

tem la calma rapaz... que isto agora é só trabalhos na faculdade, e amanhã tenho um exame...

19. Mitch

Mitch Banido

ups eskeci-me desta cena lol

eu tenho 10.000 pontos em stock, 11.550 overclocked...
    o que eu estava a dizer era que se eu meter o 3dmark a 640x480 nao dá muitos mais pontos... o que acho estranho.

20. StormhawK

StormhawK Power Member

Bem, a máquina nova chegou e, como era esperado, pus-me a logo brincar com a Ti4400.

stock specs:
    XP2100+ || 512DDR333 || Ti4400 : ~10800 marks

Após umas horitas mistas de asneira e sucesso, fiquei muito satisfeito ao verificar que a minha Ti4400 passa sem problemas as especificações da Ti4600

Neste momento está a 300/600, mas corre sem problemas a 320/650. O core está a chegar ao limite, é de certeza entre 320 e 325, mas as memórias ainda não vi até onde vão ao certo. Sei que a 700 dão artefactos, mas ainda há 50mhz para experimentar depois dos 650.

Já vi memórias melhores no project compare da madonion, mas este core a 320 não está nada mau!
    Até porque tenho a máquina toda com os coolers de origem...

Quanto à GF4MX, neste momento está em Gaia. Eu estou em Braga. Isso dificulta um bocado experimenta-la neste rig, mas estou curioso. Se ela dava os 400/500 sem aumento de voltagem no slot AGP, quase sem aquecer, fico a pensar se não dará mais com um bocadinho extra de volts...

Enfim... daqui a bocado já bencho mais do que jogo.

Partilhar esta Página