1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

GForce 4 com dissipador passivo

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Banhoca_PT, 17 de Agosto de 2007. (Respostas: 17; Visualizações: 900)

1. Banhoca_PT

Banhoca_PT Power Member

Boas,

Tenho uma velhinha GForce 4 MX 440 que ainda está ali para as curvas.

Ela tem um cooler passivo e eu arranjei uma ventoinha que é mesmo a medida do dissipador.

Estava a pensar "adaptar" a ventoinha e assim deixá-la mais fresquinha.

Não que necessite é certo, mas gosto de "mimar" o material :joker:

Dá para fazer? Ou terei que, literalmente, deixar a ventoinha pendurada na caixa, ao lado da gráfica?

Cumps.

2. Banhoca_PT

Banhoca_PT Power Member

Ninguém pode dar uma ajuda?

3. nermi

nermi Power Member

Se achas que da para fixar força nisso ;)

4. Banhoca_PT

Banhoca_PT Power Member

5. nermi

nermi Power Member

penso que ha uns parafusos proprios mas deve ser dificil arranjar

6. Warlord

Warlord [email protected] Member

parafusos entre as ranhuras de metal do disipador, ou entao aplicas um pouco de cola kente c/ pistola. e podes sempre atar o cooler ao disipador :P

7. ShadeX

ShadeX Power Member

Basicamente é assim:

A fan tem de ter o diâmetro aproximado da parte interior do dissipador (por uma razão explicada à frente...).

Vais precisar de um alicate de pontas (podes não, mas dá jeito ter um à mão...) e quatro parafusos. A questão fulcral é o "veio" do parafuso. Precisas do tipo que vês na primeira imagem deste artigo e não deste, visto que não tens rosca aberta no dissipador.

Com os parafusos de veio helicoidal, de tamanho razoável obviamente, se ele não agarrar na perfeição ao dissipador podes sempre usar o dito alicate de pontas e apertar as aletas na zona onde o parafuso "cai" e conseguir uma fixação decente.

Claro que se quiseres a coisa bem feita, mesmo bem, é desmontar o cooler, furar com berbequim nas extremidades, e a seguir usar parafusos deste tipo (obviamente que não deste tamanho :) ). Depois de furar o cooler aos cantos passas os parafusos pelos furos, passam pelas furações da ventoinha, meters uma(s) anilhas (o suficiente para a fan não encostar no cooler), uma porca e apertas por igual os quatro. Atenção que a cabeça do parafuso tem de ser o mais baixa possivél para não tocar no pcb (se tiveres duvidas, depois de os passares pelos furos do cooler podes isolar os animais com verniz próprio ou qulquer coisa que não derreta com o calor).

8. Banhoca_PT

Banhoca_PT Power Member

Muito obrigado por todas as respostas dadas :)

Nunca pensei que a dita adaptação pudesse ser tão complicada =x

Penso que a forma mais fácil seja mesmo desmontar o dissipador de origem e furá-lo com o berbequim, sempre fica um trabalho mais limpo.

Mas só uma dúvida: o que é o PCB numa gráfica?

Num disco rígido sei, agora na gráfica não 8|

9. Scarecrow

Scarecrow Power Member

O PCB é a placa em si, a placa de circuito impresso :P

Cumps

10. Banhoca_PT

Banhoca_PT Power Member

Então, é o mesmo que nos discos rígidos :P

É so isso que tenho que ter cuidado para não furar nada nem ter qualquer tipo de acidente certo?

11. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Pois, acho que convém :D

12. Warlord

nem deves deixar nenhuma parafuso a tocar no pcb. e deves fazer td c pc desligado :P

13. Banhoca_PT

Banhoca_PT Power Member

Entao mas como é que o cooler que já la está, está colado à gráfica? Tem parafusos ele :P

14. rav3n

rav3n Power Member

provavelmente tem uns encaixes de plastico(do genero dos q se usam em dissipadores do *****), ve a parte de tras da grafica e ja descobres

15. Warlord

se nao tiver tem 1 especie de pasta termica k tb faz de cola...

16. Banhoca_PT

Banhoca_PT Power Member

Agora não estou perto da gráfica para confirmar isso mas se realmente estiver colado com esse "espécie" de pasta térmica, onde a vou arranjar?

Só conheco e tenho pasta térmica normal :P

17. rav3n

rav3n Power Member

há uma artic silver q é um tipo de massa termica q seca e cola, senao tenta comprar adesivos termicos :)
    tb me lembro de o daniel maia dizer q a artic ceramic se for aplicada em pequenas quantidades, depois de "curar" tb serve como cola (nao posso confirmar pq nunca usei este metodo)

18. Banhoca_PT

Banhoca_PT Power Member

Tenho que ir espreitar as lojas então eheh

Partilhar esta Página