GForce 4 com dissipador passivo

Banhoca_PT

Power Member
Boas,

Tenho uma velhinha GForce 4 MX 440 que ainda está ali para as curvas.

Ela tem um cooler passivo e eu arranjei uma ventoinha que é mesmo a medida do dissipador.

Estava a pensar "adaptar" a ventoinha e assim deixá-la mais fresquinha.

Não que necessite é certo, mas gosto de "mimar" o material :joker:

Dá para fazer? Ou terei que, literalmente, deixar a ventoinha pendurada na caixa, ao lado da gráfica?

Cumps.
 
parafusos entre as ranhuras de metal do disipador, ou entao aplicas um pouco de cola kente c/ pistola. e podes sempre atar o cooler ao disipador :P
 
Basicamente é assim:

A fan tem de ter o diâmetro aproximado da parte interior do dissipador (por uma razão explicada à frente...).

Vais precisar de um alicate de pontas (podes não, mas dá jeito ter um à mão...) e quatro parafusos. A questão fulcral é o "veio" do parafuso. Precisas do tipo que vês na primeira imagem deste artigo e não deste, visto que não tens rosca aberta no dissipador.

Com os parafusos de veio helicoidal, de tamanho razoável obviamente, se ele não agarrar na perfeição ao dissipador podes sempre usar o dito alicate de pontas e apertar as aletas na zona onde o parafuso "cai" e conseguir uma fixação decente.

Claro que se quiseres a coisa bem feita, mesmo bem, é desmontar o cooler, furar com berbequim nas extremidades, e a seguir usar parafusos deste tipo (obviamente que não deste tamanho :) ). Depois de furar o cooler aos cantos passas os parafusos pelos furos, passam pelas furações da ventoinha, meters uma(s) anilhas (o suficiente para a fan não encostar no cooler), uma porca e apertas por igual os quatro. Atenção que a cabeça do parafuso tem de ser o mais baixa possivél para não tocar no pcb (se tiveres duvidas, depois de os passares pelos furos do cooler podes isolar os animais com verniz próprio ou qulquer coisa que não derreta com o calor).
 
Muito obrigado por todas as respostas dadas :)

Nunca pensei que a dita adaptação pudesse ser tão complicada =x

Penso que a forma mais fácil seja mesmo desmontar o dissipador de origem e furá-lo com o berbequim, sempre fica um trabalho mais limpo.

Mas só uma dúvida: o que é o PCB numa gráfica?

Num disco rígido sei, agora na gráfica não 8|
 
Agora não estou perto da gráfica para confirmar isso mas se realmente estiver colado com esse "espécie" de pasta térmica, onde a vou arranjar?

Só conheco e tenho pasta térmica normal :P
 
há uma artic silver q é um tipo de massa termica q seca e cola, senao tenta comprar adesivos termicos :)
tb me lembro de o daniel maia dizer q a artic ceramic se for aplicada em pequenas quantidades, depois de "curar" tb serve como cola (nao posso confirmar pq nunca usei este metodo)
 
Back
Topo