O meu hype por este jogo era zero mas sempre acompanhei o seu desenvolvimento. Tinha algum interesse nele mas nunca acreditei que a Sucker Punck fizesse algo de fabuloso visto que nunca achei nada de mais à serie Infamous.
Terminei este Ghost of Tsushima e adorei o jogo, foi sem dúvida uma bela surpresa para mim. O jogo tem tudo de bom, desde o início ao fim.
A história conseguiu prender-me logo na sua fase inicial, a juntar isso a jogabilidade do jogo é simples, leve e viciante. O setting do jogo também me surpreendeu porque nunca tive interesse na cultura Japonesa mas com estas paisagens fiquei mesmo rendido.
Ora bem, se a história do jogo já era boa o suficiente ainda conseguiram juntar mais histórias de outras personagens para prolongar o jogo, e numa altura em que os jogos open world já saturam um pouco com tanta missão para encher chouriços e que muitas vezes nos desviam imenso da história principal, em Ghost of Tsushima nunca achei isso. Existem contos que também nos conseguem prender tanto como a história principal. Antes disto só o Witcher 3 teve esse impacto em mim!
As personagens do jogo são muito interessantes, saliento a Masako e o Ishikawa com quem senti mesmo um sentimento muito forte com ambas. Mas a melhor personagem do jogo é sem dúvida o Kenji, adoro personagens assim nos videojogos.
O jogo visualmente está muito bonito e a não presença de um hub ou de um mini mapa no ecrã ajuda imenso a isso e torna o jogo mais imersivo, não senti falta nenhuma disso no jogo e achei que foi muito bem implementado, seguir o vento para ir ao meu destino, seguir os pássaros amarelos para ir ver onde me levava que variavam entre npcs a pedir ajuda, altares, altares de raposas, faróis e outras coisas.
O combate está mesmo muito bem feito, não existe um lock on nos inimigos e ao inicio fez-me um pouco de confusão, mas depois de me habituar foi sempre a matar inimigos. Achei curioso as poses para cada tipo de inimigo, ter de escolher uma a meio do combate onde existem 2 ou 3 tipos de inimigos diferentes adicionou algo de interessante. Não pensem que é só apenas chegar ali e dar com a espada nos inimigos, nada disso, era preciso saber que pose usar contra cada um, usar kunais ou até mesmo o arco ou até mesmo as bombas.
Houve mesmo pouca coisa que não gostei no jogo, foram tão poucas que nem me lembro de nenhuma. Parabéns e obrigado à Sucker Punck por esta obra prima.