Ghost

cusca

Power Member
Que ghost usar para um só computador com várias partições e que permita realizar cópias de partições inteiras. Pergunto isto pq me parece que o Ghost Corporate é muito pesado e complicado de usar. Obrigada
 
Eu utilizo o Ghost 2003 (versão para DOS), é um prog que "ainda" cabe numa disquete. Esta última versão para além de copiar partições FAT32 permite ainda copiar partições NTFS e penso que também EXT3 (Linux).

Até hoje tudo correu ás mil maravilhas :) :) :)

Se quiseres copiar só partições FAT32, então as versões 2002 ou 2001 ( ou v6.5) servem perfeitamente.


Ah... já agora o Norton Ghost tráz muitos utilitários, este que eu referi é apenas um deles, o nome dele é GHOSTPE.EXE, e é um utilitário que corre em DOS.
 
Para o que pretendes, qualquer versão serve...

Não sei porque dizes que o CE é dificil de usar...
É o Santo Graal dum BOM "ténico" de informática! ;)
 
Alguem me pode explicar o k é mm o ghost??

Eu creio k é um programa que faz imagem do disco rigido, certo??

Se sim, como o utilizam??

Cumps
 
kazuza disse:
É o Santo Graal dum BOM "ténico" de informática! ;)

SIM, e a melhor descoberta que eu fiz até hoje para as minhas insónias informáticas :D:D:D

Para mim é o melhor programa para criar backups e restaurar imagens de discos rigidos ou partições. A criação e restauro é feita de forma muito simples.

Um exemplo, foi o que eu fiz com o XP que estou a usar neste momento, instalei o SO, instalei todos os drivers, optimizei-o ao limite, enfiei-lhe :D o SP1... e pronto. Depois sai para o DOS com uma disquete de arranque do Win98SE, arranquei com o Norton 2003 (utilitário para o DOS), ou seja, o Windows fica paradinho (como convém) e depois é só usar as opções do prog que são simples para fazer um backup da partição C (onde está o Windows) para outra partição ou para outro HD. Ele ainda tem uma opção de compressão o que tornará o(s) ficheiro(s) de backup mais pequenos.
E prontoxxx...limpinho.

Para mais info...

http://www.symantec.com/sabu/ghost/ghost_personal

http://www.symantec.com/techsupp/ghost/ghost_2003_info_tutorial.html




Fica bem
 
Não estás a falar de versões Corporativas, senão não precisarias de disquete ...

Basta ires à consola e clicar backup, que o computador é encerrado remotamente e dá automaticamente inicio ao processo de backup sem disquete, nem intervenção do utilizador...

Acabando, reinicia para o Windows (ou Linux) novamente...

Tudo isto feito por rede... Sem ter sequer que abrir a torre, nem precisar de disquete alguma ...
 
É essa a minha dificuldada; tenho o corporate mas só tenho 1 comput .Então como uso aquela consola ? É chato mas podias dar-me algumas dicas que me ajudassem a andar para a frente . Obrigada de qq modo
 
Outra pergunta

Tendo 2 discos em raid 0 , ao usar o Ghost para clonar , a reposição só se pode fazer para outro raid 0 ou pode transpor-se para 1 só disco ? Obrigada pela ajuda
 
A consola tem que ser instalada num comp. que não seja o qual queres fazer backup...

Podes fazer backup de RAID, mas só podes fazer o load dessas imagens para discos simples ...

Se tens só um comp. , não queres o CE para nada... Fica-te pelo 2003 ...
 
Boas, eu utilizo a versão 2003, vem dentro do meu CD do Norton System Works, juntamente com o Norton Anti-Virus normal e Corporate, e penso que venha por lá tambem a firewall...

A que eu tenho é em versão windows, tipo, tenho dois discos, normalmente uso-a para depois de formatar tudo e instalar o windows, fazer uma cópia, tipo, instalo o windows, os programas, os updates, e no final faço um backup para o outro disco (N deixa fazer backup para o mesmo disco) e quase todos os fins de semana faço restore, e tenho um windows todo direitinho acabado de instalar em 7 minutos...
 
Vamos esclarecer umas coisas...

O Ghost LEGAL é instalado em Windows, que depois criará os meios de arranque da máquina que se acharem convenientes...

Além disso, instala o Ghost Explorer, que permite visualizar o conteudo de imagens ghost, e compilá-las...

O Ghost não é só aquele programinha de DOS que cabe numa disquete, mas sim todos os aplicativos DOS e WIN32...

Nenhum Ghost permite fazeres backup dum disco para ele próprio (partindo do principio que só tem uma partição...) :D

EDIT: Nenhum Norton System Works contém aplicativos Corporate...
 
Pois... Eu n disse k era original... Eu tenho-os todos comprados (Cof Cof), mas depois arranjei (Comprei numa loja com uma mula k leva ao domicilio) o "Norton Super Pack 5 em 1 Boot CD"
 
Ainda raid 0

Kazuza desculpa lá a insistência mas não sei a quem mais perguntar .
Tenho raid 0 com várias partições e outro disco IDE ; clono a partição do raid onde tenho o sistema para o IDE como segurança. Mais tarde , se tiver problema sistema , posso ou não repor a imagem que tenho guardada para a partição em raid ?
 
Ok

Então , na tua opinião , tendo raid 0 , como podemos precavermo-nos ?
Cada vez que há bronca temos que começar tudo do princípio ( no que diz respeito à instalação do sistema )? Ou conheces alguma salvaguarda ? Obrigada
 
Justamente por isso não uso RAID em discos de sistema...

Há por aí uma thread em que digo isso mesmo, e ninguém percebeu porquê...

Podes sempre usar o MS Backup, mas não te fará o backup do disco completo...
 
cusca disse:
Então , na tua opinião , tendo raid 0 , como podemos precavermo-nos ?
Cada vez que há bronca temos que começar tudo do princípio ( no que diz respeito à instalação do sistema )? Ou conheces alguma salvaguarda ? Obrigada

Para o que queres tens o Veritas Bare Metal Restore, mas para tê-lo tens de ter o Veritas Netbackup Datacenter. Muito dispendioso e n se justifica quando dizes ser só para 1 servidor. Ah, e convem saber o que está a fazer o raid.

Cmps.
 
Triston disse:
É pa eu uso o Acronis true image server e faço o backup do sistema todo online e' bem melhor do q o MS Backup ;)



Acronis, Partiion Magic, Drive Images e por aí fora, é tudo da SYMANTEC!

Estão grandes, eles...

O Acronis faz exactamente o mesmo que o Ghost, é uma questão de preferências...

Mas também não te repõe as imagens em discos RAID ...
 
Estive a testar o ghost a fazer a reposição para raid e dá, tal como podem carregar na configuração os drivers da placa de rede tb dá acrescentar outros, neste caso o driver raid.

Cmps.
 
Back
Topo