GiGA Router (5.0) - Versão FTTH

Alguem com este router e com plumes? Sem problemas ? Mudeivrecentemente para ftth, e colocaram me este router. Mas tenho problemas nos dispositivos moveis na ligacao aos plumes. Ficam ligados mas sem net. Para resolver so desligando o wifi do equipamento diversas vezes.
Alguem com problemas similares?
Se tens Plumes deves desligar o wifi do router principal. O wifi deve ser gerido pelos Plumes
 
Sim o wifi do router esta quase sempre desligado. E ligado apenas para fazer testes.
Tenho os plumes com o 6 e sem qualquer tipo de problema e tenho o 5 sozinho noutro contrato e com um wifi excelente sempre a funcionar devidamente. Se estás com problemas nos plumes apenas aproveita a linha de pilotos e reporta a situação.
 
Tenho os plumes com o 6 e sem qualquer tipo de problema e tenho o 5 sozinho noutro contrato e com um wifi excelente sempre a funcionar devidamente. Se estás com problemas nos plumes apenas aproveita a linha de pilotos e reporta a situação.
Pois, já o fiz e depois de várias tentativas, testes e configurações nada resolveram. Já dizem que é o router que não atribui os IPs, ou que é do switch...
Para mim está claro que algo se passa com os plumes. Basta sair de casa ou subir de piso para que os equipamentos moveis deixem de ter internet. Ficam ligados na rede mas ao que me parece ficam ligados no plume onde estavam e não se ligam ao que está mais perto ou com sinal mais forte. Só se resolve desligando o wifi do equipamento várias vezes. Isto acontece com todos os telemóveis e portáteis da casa.
 
Pois, já o fiz e depois de várias tentativas, testes e configurações nada resolveram. Já dizem que é o router que não atribui os IPs, ou que é do switch...
Para mim está claro que algo se passa com os plumes. Basta sair de casa ou subir de piso para que os equipamentos moveis deixem de ter internet. Ficam ligados na rede mas ao que me parece ficam ligados no plume onde estavam e não se ligam ao que está mais perto ou com sinal mais forte. Só se resolve desligando o wifi do equipamento várias vezes. Isto acontece com todos os telemóveis e portáteis da casa.
Já experimentaste desligar todos os Plumes e ir ligando 1 por 1 calmamente? A experiência que tenho com eles é que a "IA" melhorou bastante com a mudança para FTTH, presumivelmente por terem uma ligação mais estável à internet e não o contrário.
 
Bom, entretanto da área de pilotos acharam que era o router. Assim trocaram o router mas exatamente pelo mesmo modelo. Durante o resto da tarde a coisa ainda foi funcionando. Mas hoje voltaram os problemas. Andei a tarde toda a mudar de piso 8e de plume) e conclui que a rede mesh não esta a funcionar. Os equipamentos só se ligam ao plume do respetivo piso, mais próximo e mais forte se forçados, isto é desligando o wifi do equipamento algumas vezes!!!

Não sei, mas penso que só a NOS pode fazer um reset total aos plumes!!! Ou dar-lhes um descanso.
 
Olá todos,

Em minha casa eu tenho este router com as duas redes WiFi ativas. Também tenho rede WiFi dos plumes.

Nos dispositivos que só conseguem identificar a rede 2.4GHZ e estão ligados à rede dos plumes teem bastantes quebras.

Suspeito que seja por causa dos canais. No router está selecionado a opção Auto para escolha do canal na rede 2.4GHz.

Qual é o canal que aconselham usar? Canal 1 ou 4 ou 11?

Notas: na rede 5Ghz já tem um canal fixo.


Abraços
 
Qual é o canal que aconselham usar? Canal 1 ou 4 ou 11?
Se estiveres numa zona rural isolada, podes podes usar o canal 1

Se estiveres numa zona com outras redes à volta, faz o teste de monitorização de rede para ver qual é o canal mais ocupada. Depois escolhes um dos canais, do 1 ao 11, o menos congestionado.


Não ligues a uma ideia que aparece online que é escolher só os canais 1/6/11. Isso resultaria se combinasses com os teus vizinhos só usarem esses canais. Os canais 12 e 13 não uses, são compatíveis com menos equipamentos.
 
Obrigado pelo feedback.

Na minha casa apanho router de dois vizinhos.
Um tem MEO e outro tem NOS.

Como posso fazer a monitorização? Aconselhas algum software?

Abraços
 
Por acaso este gigarouter 5 ftth bate bem da pinha? Náo sou cliente cliente nos, mas fui configurar um tplink re450 como AP a um colega, deixei aquilo a funcionar nos telemoveis, mas num medidor da edp dizia que náo tinha internet! Muito estranho.
Alguem sabe qual a range de ips do dhcp do router? Deixei o AP com ip dinamico e fiz-lhe a reserva de ip no router, mas de pouco ou nada vale pois o coitado do AP andar sempre a saltar de ip.
Trabalhou bem 2 dias o AP e agora deixou de funcionar. Antes disso esteve 15 dias como range xtender ou repeater a funcionar bem até ter deixado tambem de funcionar.
 
Por acaso este gigarouter 5 ftth bate bem da pinha? Náo sou cliente cliente nos, mas fui configurar um tplink re450 como AP a um colega, deixei aquilo a funcionar nos telemoveis, mas num medidor da edp dizia que náo tinha internet! Muito estranho.
Alguem sabe qual a range de ips do dhcp do router? Deixei o AP com ip dinamico e fiz-lhe a reserva de ip no router, mas de pouco ou nada vale pois o coitado do AP andar sempre a saltar de ip.
Trabalhou bem 2 dias o AP e agora deixou de funcionar. Antes disso esteve 15 dias como range xtender ou repeater a funcionar bem até ter deixado tambem de funcionar.

Tenho um router tp link configurado por cabo em modo Ponto de Acesso com IP Estático e funciona bem.
DHCP Desligado também.

Mete IP Estático no AP.

Podes usar no tp link em modo AP:
IP: 192.168.1.20
MASCARA: 255.255.255.0
GATEWAY: 192.168.1.1
DHCP OFF


DHCP que vem de origem:
IPv4 Pool Start: 192.168.1.2
IPv4 Pool End: 192.168.1.254
 
Tenho um router tp link configurado por cabo em modo Ponto de Acesso com IP Estático e funciona bem.
DHCP Desligado também.

Mete IP Estático no AP.

Podes usar no tp link em modo AP:
IP: 192.168.1.20
MASCARA: 255.255.255.0
GATEWAY: 192.168.1.1
DHCP OFF


DHCP que vem de origem:
IPv4 Pool Start: 192.168.1.2
IPv4 Pool End: 192.168.1.254

Entretanto voltei la a casa do meu colega e acabei por ficar a saber das configuraçoes, deixei um outro AP para testes com ip dinamico e dhcp off, mas a historia repete-se, telemoveis tem intenet, o medidor edp esta na rede mas acusa falta de internet.
Vai ser trocado o router, existe algum problema nas portas ou no router em si, pelo que vi depois as luzes das portas estao ligadas mas é como nao tivesse la nada ligado.
 
Back
Topo