GiGA Router (5.0) - Versão FTTH

A Vodafone anda a instalar exatemente o mesmo router (f@st 5657 como Smart Router v3)

Vejam a features que tem na vodafone:

Portanto, recebi o menino de manhã e estive a testa-lo intensamente desde então.
Um pequeno à parte, é que, este router transmitiu-me a esperança de que a Vodafone está a deixar de entregar routers mais limitados ao cliente final. Já com o update que houve ao Smart Router 1.0 e 2.0 no Natal de 2018 notou-se isso, e agora com este equipamento novo mais ainda! Digo isto comparado ao Smart Router 1.0 e 2.0! Comparado à concorrência então...

O router em si é extremamente premium com um design excelente! Comparado ao Smart Router 2.0 e mesmo o 1.0, o tamanho e o peso pouco ou nada alteram. Achei engraçado que mal foi ligado recebeu logo update, o que me leva a crer que será um equipamento com uma atenção diferenciada por parte da Vodafone.

Quanto à cobertura Wi-Fi, no meu cenário, nos 2.4Ghz melhorou e bem! Nos 5Ghz parece-me muito igual. Isto comparado ao Smart Router 2.0, claro.

Quanto à estabilidade e o Bufferbloat com o qual estamos habituados nos equipamentos Vodafone, como já era expectável, continua igual. Isto é, excelente! :)

Segue uma lista de um pequeno apanhado:
  • Continua a ser possível alterar a gama de IP da LAN.
  • Continua a ser possível alterar a gama de IP da Guest Wi-Fi.
  • Continua a ser possível alterar os servidores DNS tanto em IPv4, como em IPv6! :D
  • Continua a ser possível o desligamento dos LEDS.
  • Passa a ser possível o desligamento das portas USB.
  • Passa a ser possível o desligamento na íntegra do IPv6 pelo próprio cliente diretamente no router sem necessidade de contactos ao Suporte Técnico.
  • Passa a ser possível alterar o hostname do router! :cool:
  • Passa a existir uma opção na zona de configurações da Wi-Fi denominada por "Band Steering", onde é possível selecionar equipamentos que suportem de modo a priorizar nos 5Ghz.
  • Deixa de ser possível limitar a velocidade de Download e Upload na Guest Wi-Fi.
  • Os menus e a GUI do Painel de Controlo em um todo estão estupidamente melhores! Extremamente bem conseguidos e rápidos.
  • Na Wi-Fi 5Ghz perdemos os 160Mhz face ao Smart Router 2.0.
  • DMZ continua presente.
  • UPnP continua presente.
  • Bridge continua não presente.
  • Existe agora a possibilidade de definir horários em que o telefone fixo pode tocar (https://i.imgur.com/IZe8oSH.png e https://i.imgur.com/DUVKcfK.png).
  • Servidor DHCPv6 não é mais a confusão que era no Smart Router 1.0 e 2.0.
Houveram pequenos detalhes, que eu pessoalmente adorei o facto que tenham tido isso em conta e transferido do 1.0 e 2.0 para o 3.0! Exemplo: possibilidade de alterar a gama de IP da LAN. Malta como eu que utiliza gama 10.xxx.xxx.xxx internamente agradece. A possibilidade de alterar a gama da Guest Wi-Fi também é de louvar. Evita-se muitos curiosos e brincalhões estando numa subnet diferente.
Dispensa-se comentários quanto ao facto de continuar a ser possível alterar os servidores DNS tanto em IPv4 como em IPv6.
Gostei bastante da possibilidade de se alterar o hostname do router e também da liberdade dada pela Vodafone possibilitando o cliente de desligar a qualquer momento o IPv6 sem a necessidade de contactar o Suporte Técnico, etc.
Por outro lado, é chato a opção de limitar a velocidade de Download e Upload na Guest Wi-Fi não estar presente. Já encaminhei sugestão e presumo que seja algo factível e que saia em alguma atualização futura. Eu pessoalmente dava bastante uso a essa mesma opção no Smart Router 2.0.

Cheers


Como de costume a NOS bloqueou tudo. Só mostra que o HW é mais do que capaz, mas a NOS capa-os
 
Última edição:
Boas malta,
tenho um router a fazer como AP.
1º - Este router só suporta fast ethernet e só tem rede 2.4 ghz e quero atualizar. Estou a pensar no Xiaomi AX1800 o que acham?

2º- Quem faz a gestão do DHCP é o router da NOS. E quando me ligo ao router NOS ou ao AP, o ip é mudado. Eu verifiquei que quando estou ligado diretamente ao router NOS, o MAC Addres aparece com letras maiúsculas, e quando me ligo ao AP, o MAC ADDRESS no router da Nos aparece com letras minusculas.
Será por isso que o servidor DHCP dá outro IP, porque pensa que é outro equipamento?
 
Boas malta,
tenho um router a fazer como AP.
1º - Este router só suporta fast ethernet e só tem rede 2.4 ghz e quero atualizar. Estou a pensar no Xiaomi AX1800 o que acham?

2º- Quem faz a gestão do DHCP é o router da NOS. E quando me ligo ao router NOS ou ao AP, o ip é mudado. Eu verifiquei que quando estou ligado diretamente ao router NOS, o MAC Addres aparece com letras maiúsculas, e quando me ligo ao AP, o MAC ADDRESS no router da Nos aparece com letras minusculas.
Será por isso que o servidor DHCP dá outro IP, porque pensa que é outro equipamento?

Está a ligar por wireless ao router da NOS e ao AP? Se é esse o caso, penso que seja normal, visto que o AP também deve reservar um IP para ele próprio, logo a gama de IP's disponível fica menos extensa no AP.
 
Está a ligar por wireless ao router da NOS e ao AP? Se é esse o caso, penso que seja normal, visto que o AP também deve reservar um IP para ele próprio, logo a gama de IP's disponível fica menos extensa no AP.
Não, pq no AP o DHCP está desligado.
E quem faz essa gestão é o router da NOS.
Como referi com o ZONHUB, não tinha este problema...
 
Boas PPL como não vi essa questão colocada neste Tópico.
Alguém sabe se a porta 4 em modo Bridge esta capada a velocidades o v4.0 esta capada já não me lembro bem qual a velocidade máxima . Este consegue 500MBtis em Porta 4 Em Modo Bridge.
Cups
 
Boas PPL como não vi essa questão colocada neste Tópico.
Alguém sabe se a porta 4 em modo Bridge esta capada a velocidades o v4.0 esta capada já não me lembro bem qual a velocidade máxima . Este consegue 500MBtis em Porta 4 Em Modo Bridge.
Cups

No v4.0 em bridge na porta 4 tinha a velocidade contratada (400mbps) portanto nao creio que estivesse capada
 
Alguém por aqui que tenha o 5.0 FTTH tem tido dificuldades/problemas com o modo Bridge?

A minha mãe tem NOS FTTH e tem esse router (Sagemcom F@ast 5657) e eu configurei-o em bridge mode e funciona sem problemas
No bridge tenho um ubiquiti EdgeRouter

É dessa forma que eu cliente (VDF) consigo aceder à rede NOS a partir de minha casa. Uso para ter acesso a partir de minha casa ao serviço NOS na Apple TV.
 
A minha mãe tem NOS FTTH e tem esse router (Sagemcom F@ast 5657) e eu configurei-o em bridge mode e funciona sem problemas
No bridge tenho um ubiquiti EdgeRouter

É dessa forma que eu cliente (VDF) consigo aceder à rede NOS a partir de minha casa. Uso para ter acesso a partir de minha casa ao serviço NOS na Apple TV.
Entretanto, vi que há dois dias os users que relataram esses problemas com o modo Bridge disseram que esta semana o problema ficou resolvido com um update ao firmware...
 
Desde algum tempo que tenho este canhão em casa decidi testar a velocidade da internet por wifi e estava uma cagada. Comprei uma pen wifi pois o meu portátil já é de 2013 portanto poderia ser da sua placa estar mais limitada. Não consigo mais que isto:

10432054026.png


Tenho 500mbps contratados supostamente.
Já alterei os canais pois ainda estava pior a velocidade, ficava-se pelos 40mbps. Como posso fazer para melhorar isto?
 
Desde algum tempo que tenho este canhão em casa decidi testar a velocidade da internet por wifi e estava uma cagada. Comprei uma pen wifi pois o meu portátil já é de 2013 portanto poderia ser da sua placa estar mais limitada. Não consigo mais que isto:

10432054026.png


Tenho 500mbps contratados supostamente.
Já alterei os canais pois ainda estava pior a velocidade, ficava-se pelos 40mbps. Como posso fazer para melhorar isto?

Que pen wifi é que compras-te?? Marca, modelo, a que distância estas do router é, na mesma divisão ???
 
Qual é o modelo? O melhor que encontro é isto: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/conheca-os-giga-routers-18880 mas não indicam o modelo, assim como na página da Askey não o encontro.
É um modelo trabalhado para a NOS - até ganhou um prémio de design. a base é um equipamento que eles vendiam mas são muito rápidos a tirar do site. Aliás a NOS até chegou a ter a versão sem wifi e telefone do mesmo e coincidia com a identificação com a diferenciação por ser só um modem router cabo sem aquelas características - por isso de inicio quando apareceu o giga em HFC era esse modem e um Technicolor para o wifi e telefone fixo.

Atenção que estamos na parte do FTTH em que os routers são outros - o 4 e o AIO - Giga v3 FTTH da Sagemcom, nos que me lembro.
 
Última edição:
Não há milagres distancia/obstáculos/posição dos equipamentos...

Para isso nem vale a pena ter wifi de caminho. Paga-se por 500mbps recebe-se 150bmps.
O router por acaso nem a 12m está, mas sim a metade se tanto de distância e não transmite sinal com força suficiente? Cagarim para o router.
Já usei o wifi scanner para encontrar o melhor canal e configurei o DNS, por senão nem aos 100mbps chegava!
 
Back
Topo