GiGA Router (5.0) - Versão FTTH

Possivelmente a tua TV não suporta encriptação AES - altera no router (mas não aconselho, pois AES é a mais segura)
Em vez disso liga cabo de rede entre o router e a tua TV

Regra básica do wifi
-Usa apenas o wifi para os móveis (telemóveis, iPads, portáteis, etc)
-Tudo que é fixo (PCs Desktop, TVs, servidores, etc) ligam-se por cabo - dessa forma fazes offload do teu wifi
 
Boas. Há alguém que tenha este router em modo Bridge com um router externo e que consiga boas velocidades de WiFi nesse router?
Vou explicar:

- Queria colocar um bom router como principal. Adquiri o Xiaomi AX3600 e coloquei o GigaRouter em modo bridge.
- Configurei tudo, desliguei o WiFi do Giga, mas as velocidades em WiFi 5Ghz do Xiaomi não passam dos 350-400 e instáveis. No GigaRouter tenho 640 limpinhos (500/100 contratados).
- Tentei todas as configs de WiFi, desde mudança de canais, taxa de transmissão, alternar entre AC e AX, MuMimo etc, sem efeito.
- Convencido de que o problema poderia ser do Xiaomi, pedi um TP-Link AX50 emprestado... tudo igual. Exatamente o mesmo comportamento.
- Testei a ligação ethernet do Xiaomi, e tem os 640 tranquilamente. Ou seja, o Xiaomi está a receber a internet a full speed, mas o WiFi não a distribui com essa intensidade.

Só preciso se saber se há quem tenha este tipo de configuração com pelo menos 500MB contratados, porque eu já estou a dar em doido sem perceber o que está a acontecer. É que mesmo em qualidade de sinal está tudo ótimo, e acontece em todos os equipamentos onde teste a velocidade.

Alguma possibilidade de ser culpa do GigaRouter?
Cumps.
 
Boas. Há alguém que tenha este router em modo Bridge com um router externo e que consiga boas velocidades de WiFi nesse router?
Vou explicar:

- Queria colocar um bom router como principal. Adquiri o Xiaomi AX3600 e coloquei o GigaRouter em modo bridge.
- Configurei tudo, desliguei o WiFi do Giga, mas as velocidades em WiFi 5Ghz do Xiaomi não passam dos 350-400 e instáveis. No GigaRouter tenho 640 limpinhos (500/100 contratados).
- Tentei todas as configs de WiFi, desde mudança de canais, taxa de transmissão, alternar entre AC e AX, MuMimo etc, sem efeito.
- Convencido de que o problema poderia ser do Xiaomi, pedi um TP-Link AX50 emprestado... tudo igual. Exatamente o mesmo comportamento.
- Testei a ligação ethernet do Xiaomi, e tem os 640 tranquilamente. Ou seja, o Xiaomi está a receber a internet a full speed, mas o WiFi não a distribui com essa intensidade.

Só preciso se saber se há quem tenha este tipo de configuração com pelo menos 500MB contratados, porque eu já estou a dar em doido sem perceber o que está a acontecer. É que mesmo em qualidade de sinal está tudo ótimo, e acontece em todos os equipamentos onde teste a velocidade.

Alguma possibilidade de ser culpa do GigaRouter?
Cumps.
Se a velocidade por cabo do Xiaomi são os que obténs no router da NOS, então o problema não está no router da NOS... Há uns tempos, tive uns routers AX cá em casa e sempre que ligava a norma AX ficava com uma performance inferior precisamente no portátil com AX. Achei que não valia a pena o prémio e por isso optei por um router AC. Até agora funciona bem. Pode ser uma questão de canais, os próprios perfis que os devices registam, tricas com o xiaomi (por exemplo, no forum da Asus do snbuilder aconselham a não meter carateres estranhos nas passwords (#& e coisas do género, mas a minha tem e não tenho problemas)). Desligar o universal beam forming (se tiver essa opção disponível), entre outras coisas. Uma coisa parece-me certa, se por cabo tens a velocidade toda, parece-me que o problema não está no router da NOS.
 
Se a velocidade por cabo do Xiaomi são os que obténs no router da NOS, então o problema não está no router da NOS... Há uns tempos, tive uns routers AX cá em casa e sempre que ligava a norma AX ficava com uma performance inferior precisamente no portátil com AX. Achei que não valia a pena o prémio e por isso optei por um router AC. Até agora funciona bem. Pode ser uma questão de canais, os próprios perfis que os devices registam, tricas com o xiaomi (por exemplo, no forum da Asus do snbuilder aconselham a não meter carateres estranhos nas passwords (#& e coisas do género, mas a minha tem e não tenho problemas)). Desligar o universal beam forming (se tiver essa opção disponível), entre outras coisas. Uma coisa parece-me certa, se por cabo tens a velocidade toda, parece-me que o problema não está no router da NOS.
É exatamente isso que acho estranho. Acho que a única hipótese será testar isto com um bom router AC.
Cheguei a tentar apenas com a norma AC ligada mas não resolveu. Vou ter que testar com um router exclusivamente AC se não vou dar em doido xD
Obrigado pela resposta rápida :)
 
Boas. Há alguém que tenha este router em modo Bridge com um router externo e que consiga boas velocidades de WiFi nesse router?
Vou explicar:

- Queria colocar um bom router como principal. Adquiri o Xiaomi AX3600 e coloquei o GigaRouter em modo bridge.
- Configurei tudo, desliguei o WiFi do Giga, mas as velocidades em WiFi 5Ghz do Xiaomi não passam dos 350-400 e instáveis. No GigaRouter tenho 640 limpinhos (500/100 contratados).
- Tentei todas as configs de WiFi, desde mudança de canais, taxa de transmissão, alternar entre AC e AX, MuMimo etc, sem efeito.
- Convencido de que o problema poderia ser do Xiaomi, pedi um TP-Link AX50 emprestado... tudo igual. Exatamente o mesmo comportamento.
- Testei a ligação ethernet do Xiaomi, e tem os 640 tranquilamente. Ou seja, o Xiaomi está a receber a internet a full speed, mas o WiFi não a distribui com essa intensidade.

Só preciso se saber se há quem tenha este tipo de configuração com pelo menos 500MB contratados, porque eu já estou a dar em doido sem perceber o que está a acontecer. É que mesmo em qualidade de sinal está tudo ótimo, e acontece em todos os equipamentos onde teste a velocidade.

Alguma possibilidade de ser culpa do GigaRouter?
Cumps.
Não tendo o equipamento, respondo em termos "teóricos" relativos à minha experiência: estando a ligação por cabo a funcionar como suposto até ao router em bridge e ainda para mais com o wifi do giga desligado é claro que a culpa só pode ser do router próprio. Algo estará a complicar a sua performance e como bem sabemos tudo e mais alguma coisa influencia o wifi dos equipamentos.
Poderá ser uma configuração do software do mesmo ou uma especial sensibilidade do cliente wifi para aquele equipamento - como se repetiu com outro equipamento AX até pode quase ser descartado isso. Além do mais o cliente prova que é capaz de mais do que os router AX lhe colocam ao obter tudo do giga por wifi.
 
O meu irmão tem o NOS FTTH Router 5.0 ligado a um EdgeRouter X com APs Unifi AC e consegue facilmente os 550MBps num contrato de 500/100 (os APs dele nem sequer são AX)

Se queres boa net a regra principal é esta:
1) Usa o router do teu ISP apenas como modem (i.e, liga-o em bridge mode a um bom router e desliga o wifi) - o wifi interno dos ISPs por muito bons que sejam degradam-se rapidamente qd tens vários clientes ligados - Nota: Os wifis dos ISP normalmente estão a "berrar" para permitirem ter a maior cobertura possível - isso pode criar interferência com APs vizinhos que venhas a colocar na tua rede
2) Usa Router, Switch e APs separados (cada coisa no seu lugar). Esses ALL-in-ones não são boa solução quando se quer cobrir várias zonas e se tem vários clientes ligados ao mesmo tempo
3) se tiveres vários APs tenta usar canais wifi distintos (sem sobreposição) se não conseguires isso usa os mesmos canais - a interferência canal adjacente é 1000 vezes pior que a interferência co-canal (a norma 802.11 vive bem com a interferência co-canal pois usa CSMA ao contrario da interferência canal adjacente/sobreposto que estraga tudo) - para veres se tens sobreposição deves considerar não só a frequência da portadora mas também a BW (largura de banda) da mesma - quanto maior é a BW, maior é a probabilidade de teres sobreposição dos canais adjacentes
 
Última edição:
Boas. Há alguém que tenha este router em modo Bridge com um router externo e que consiga boas velocidades de WiFi nesse router?
Vou explicar:

- Queria colocar um bom router como principal. Adquiri o Xiaomi AX3600 e coloquei o GigaRouter em modo bridge.
- Configurei tudo, desliguei o WiFi do Giga, mas as velocidades em WiFi 5Ghz do Xiaomi não passam dos 350-400 e instáveis. No GigaRouter tenho 640 limpinhos (500/100 contratados).
- Tentei todas as configs de WiFi, desde mudança de canais, taxa de transmissão, alternar entre AC e AX, MuMimo etc, sem efeito.
- Convencido de que o problema poderia ser do Xiaomi, pedi um TP-Link AX50 emprestado... tudo igual. Exatamente o mesmo comportamento.
- Testei a ligação ethernet do Xiaomi, e tem os 640 tranquilamente. Ou seja, o Xiaomi está a receber a internet a full speed, mas o WiFi não a distribui com essa intensidade.

Só preciso se saber se há quem tenha este tipo de configuração com pelo menos 500MB contratados, porque eu já estou a dar em doido sem perceber o que está a acontecer. É que mesmo em qualidade de sinal está tudo ótimo, e acontece em todos os equipamentos onde teste a velocidade.

Alguma possibilidade de ser culpa do GigaRouter?
Cumps.
WiFi ligado a 80 MHz?
 
@celituhh
Faz download disto https://www.nirsoft.net/utils/wifi_information_view.html e diz o que é que aparece nas specs de cada rede. Não divulgues nenhuma info pessoal (ssid, ips, mac address) aqui no fórum, só info técnica da rede
GvIao77.png


Linha 1 - Xiaomi AX3600 5Ghz
Linha 2 - GigaRouter 2.4Ghz
Linha 3 - GigaRouter 5Ghz

(tenho a 2.4Ghz do Xiaomi desligada neste momento).

(para não estender o que pode ser considerado offtopic, podemos falar em MP).
 
@anikilor tens este giga router (5.0) ou tens o ONT + router 4.0?
Tenho power router 4.0 mais ont, mas estou para terminar a fidelização e na renegociação queria ver se passava de 200 para 500m e se trocava o router, mas dando para configurar o xiaomi directo com o ont talvez até ficasse melhor servido do que com o 5.0 não sei por isso é que perguntei aqui [emoji38].
 
Mais alguem com problemas de net ? Eu constantemente o meu WiFi simplesmente "morre" e volta á vida um tempo dps.
Tenho duas redes, mas nas duas o serviço as vezes quebra.
Para nao falar da net por cabo, ja nao sei o que fazer mais.
 
Mais alguem com problemas de net ? Eu constantemente o meu WiFi simplesmente "morre" e volta á vida um tempo dps.
Tenho duas redes, mas nas duas o serviço as vezes quebra.
Para nao falar da net por cabo, ja nao sei o que fazer mais.
Isso pode ser um problema na tua fibra (uma quebra ou dobra, no interior ou exterior), ou então precisas que te substituam o router.
 
Tenho power router 4.0 mais ont, mas estou para terminar a fidelização e na renegociação queria ver se passava de 200 para 500m e se trocava o router, mas dando para configurar o xiaomi directo com o ont talvez até ficasse melhor servido do que com o 5.0 não sei por isso é que perguntei aqui [emoji38].
Já houve por aí quem ligasse um router próprio diretamente ao ONT, mas já não me lembro que configurações fizeram.
 
Back
Topo