GiGA Router Wi-Fi 6.0 FTTH

tenho muitas redes vizinhas em wifi, sim com os dois com wifi ligado em simultâneo, e o da Vodafone passa os 1000mb em wifi enquanto que o da Nos não, estão os routers praticamente colados, o da Nos 900 e tal como podes ver aqui
Vodafone
adiAPvk.jpg

Nos
VNo6AUp.jpg
 
Interessante. Mas acho que já vi testes acima de 1 Gbps com este router, portanto não é a torneira fechada do lado da NOS, deve mesmo ser do equipamento. Dava jeito nestes casos saber em que canal WiFi cada um estava visto que tb pode ter impacto na performance.
Em todo o caso, para a questão da cobertura, não tem nada a ver com isso.
 
Testes feitos igualmente nos mesmos locais e com o mesmo telemovel ( Oppo Find X3 Pro)

Ligação Meo wifi6 no meu telemovel
w54FjAB.jpg


Meo wifi6 a 1 metro do router
w9C1Gr7.jpg


Meo wifi6 a 15 metros do router com paredes pelo meio
wLkGOOr.jpg


Ligação Nos wifi6 no meu telemovel
YcFjRyJ.jpg


Nos wifi6 a 1 metro do router
M4kvwlK.jpg


Nos wifi6 a 15 metros do router com paredes no meio
5j7hAkq.jpg





Ligação Vodafone wifi6 no meu telemovel
SrYaW1U.jpg


Vodafone wifi6 a 1 metro do router
9q5JBi5.jpg


Vodafone wifi6 a 15 metros do router com paredes pelo meio
zTUzy1y.jpg
 
Última edição:
Exacto. Aliás, nem é só a sobreposição que conta. Teoricamente, o(s) router(s) que esteja(m) no canal 100 estarão beneficiados à partida... Porque o canal 100 é o canal que em 5 GHz permite melhores performances.
O melhor para fazer testes comparativos de throughtput é ter um ligado de cada vez (preferencialmente) e testar sempre com o canal fixo no mesmo em todos.
Obrigado pela partilha @velias !
(e se pudesses re-testar assim ainda melhor :P)

Às vezes até se consegue melhor performance estando no mesmo canal que outro router do que estando no canal adjacente. Os canais quando em adjacência também podem gerar interferências que por vezes até podem ser piores que a sobreposição de canais.
 
Sim, a interferência de canal adjacente é 20 mil vezes pior que a interferência de co-canal - pois a interferência de canal adjacente é ruido puro. Já os APs wifi lidam bem com interferência co-canal (i.e, APs que usam os mesmos canais) uma vez que a norma wifi 802.11 usa o CSMA/CD que basicamente escuta o meio antes de falar evitando assim colisões). O CSMA/CD não serve de nada quando há ruido no meio (que é o que os canais adjacentes causam)

por essa razão devíamos (tanto nós como os vizinhos) evitar de usar canais adjacentes (o que se torna difícil de gerir se tiveres muitos vizinhos e se usares Largura de banda grandes tipo 80MHz ou 160MHz)

Pelo resultados que ele colocou deve estar a usar 160MHz e embora tivesses os outros Routers (leia-se APs wifi) ligados os outros não deviam estar a processar tráfego qd fez o teste

P.S.
Já tinha testado o wifi 6 da NOS (sagemcom 5670) com um iPhone 12 Pro max e apenas consegui uns 800-900MHz perto do router - mas o iPhone 12 apenas tem 80Mhz de largura de banda
 
Sim, a interferência de canal adjacente é 20 mil vezes pior que a interferência de co-canal - pois a interferência de canal adjacente é ruido puro. Já os APs wifi lidam bem com interferência co-canal (i.e, APs que usam os mesmos canais) uma vez que a norma wifi 802.11 usa o CSMA/CD que basicamente escuta o meio antes de falar evitando assim colisões). O CSMA/CD não serve de nada quando há ruido no meio (que é o que os canais adjacentes causam)

por essa razão devíamos (tanto nós como os vizinhos) evitar de usar canais adjacentes (o que se torna difícil de gerir se tiveres muitos vizinhos e se usares Largura de banda grandes tipo 80MHz ou 160MHz)

Pelo resultados que ele colocou deve estar a usar 160MHz e embora tivesses os outros Routers (leia-se APs wifi) ligados os outros não deviam estar a processar tráfego qd fez o teste

P.S.
Já tinha testado o wifi 6 da NOS (sagemcom 5670) com um iPhone 12 Pro max e apenas consegui uns 800-900MHz perto do router - mas o iPhone 12 apenas tem 80Mhz de largura de banda
Será porque o canal adjacente sobrepõe ainda ligeiramente no extremo do intervalo ao canal em que o outro router está, certo?
 
Será porque o canal adjacente sobrepõe ainda ligeiramente no extremo do intervalo ao canal em que o outro router está, certo?
se a largura de banda que usares é grande o canal adjacente vai se sobrepor na totalidade
e se alguém estiver a usar esse canal adjacente ao mesmo tempo que tu vai degradar bastante o desempenho do wifi

Já se ambos usarem o mesmo canal, não há grande problema (na verdade é como se ambos estivessem ligados no mesmo AP embora não estejam) pois ambos têm que esperar pelo seu tempo antena (usando o protocolo CSMA/CD) - obviamente que quantos mais clientes ligados a processar tráfego menor será a velocidade mas usando o mesmo canal pelo menos não degrada o wifi (i.e, não causa ruido no meio)
 
se a largura de banda que usares é grande o canal adjacente vai se sobrepor na totalidade
e se alguém estiver a usar esse canal adjacente ao mesmo tempo que tu vai degradar bastante o desempenho do wifi
Exato, isso mesmo. Portanto... ou na totalidade se a largura for grande.

E se a largura for diferente nos diferentes APs a emitir no mesmo canal? Faz diferença para esse protocolo CSMA/CD? Ou é sem stress na mesma?
 
Exato, isso mesmo. Portanto... ou na totalidade se a largura for grande.

E se a largura for diferente nos diferentes APs a emitir no mesmo canal? Faz diferença para esse protocolo CSMA/CD? Ou é sem stress na mesma?
sim, faz diferença
Quando se fala que os canais sem sobreposição nas redes 2.4GHz são 1, 6 e 11 isso é para larguras de banda 20MHz (que serve perfeitamente para dispositivos de domótica, exemplo cameras, tomadas inteligentes, impressoras, etc) se queres maiores larguras de banda (i.e, mais velocidade) deves usar a banda 5GHz ou 6Ghz que tem mais espectro disponível

Se na rede 2.4Ghz usares larguras de banda superiores a 20MHz (exemplo, 40Mhz ou mais) então esses canais 1 e 6 (por exemplo) já se vão sobrepor
 
sim, faz diferença
Quando se fala que os canais sem sobreposição nas redes 2.4GHz são 1, 6 e 11 isso é para larguras de banda 20MHz (que serve perfeitamente para dispositivos de domótica, exemplo cameras, tomadas inteligentes, impressoras, etc) se queres maiores larguras de banda (i.e, mais velocidade) deves usar a banda 5GHz ou 6Ghz que tem mais espectro disponível

Se na rede 2.4Ghz usares larguras de banda superiores a 20MHz (exemplo, 40Mhz ou mais) então esses canais 1 e 6 (por exemplo) já se vão sobrepor
Certo. Mas estava a perguntar sobre imagina tens três routers noutro cenário

Router 1 Canal 100 40 MHz
Router 2 Canal 100 80 MHz
Router 3 Canal 100 160 MHz

A interferência co-canal continua a ser baixa segundo a implementação desse protocolo CSMA/CD? É que na prática estás a entrar noutros canais em uns routers mas noutros não, mas continuas a ter centroide no mesmo canal. Tenho essa dúvida
 
Se tens os APs próximos só deves usar o mesmo canal (sempre com a mesma largura de banda) quando já esgotaste o teu espectro disponível.
Se queres usar 3 APs na banda dos 5GHz podes muito bem escolher outros canais para além desse 100 sem sobreposição

Nota: Se não existe sobreposição das coberturas radio então não há tema.

O que podes fazer também para ganhar capacidade é aumentar o numero de APs e baixar a potencia de cada um (para que haja menos sobreposição das coberturas radio). Ou seja, assim estás a criar várias células mais pequenas - e dessa forma aumentas a capacidade da tua rede (i,e. mais clientes em simultâneo)
 
@RRJoao talvez esta imagem ajude a compreender qual o canal em que está centrado
https://wlanprofessionals.com/5ghz-allocations/
Certo. Obrigado pela a imagem, é boa para ficarmos a saber aqui exatamente quais são os canais :D

Mas eu estava só a tentar esclarecer uma dúvida sobre o protocolo que o @migabc mencionou e se faz diferença para aquele protocolo na interferência co-canal haver larguras de canal diferentes em jogo nos diferentes APs. Quero acreditar que não faça diferença, mas não conheço o protocolo em causa.
Nota: Se não existe sobreposição das coberturas radio então não há tema
Está bem, mas imagina que tens aqueles três APs a emitir no mesmo canal (centroide) a larguras de canal diferentes. Isso faz diferença significativa em termos de interferência face a teres três a emitir a 80 MHz? É só isso que quero saber
 
Certo. Obrigado pela a imagem, é boa para ficarmos a saber aqui exatamente quais são os canais :D

Mas eu estava só a tentar esclarecer uma dúvida sobre o protocolo que o @migabc mencionou e se faz diferença para aquele protocolo na interferência co-canal haver larguras de canal diferentes em jogo nos diferentes APs. Quero acreditar que não faça diferença, mas não conheço o protocolo em causa.

Está bem, mas imagina que tens aqueles três APs a emitir no mesmo canal (centroide) a larguras de canal diferentes. Isso faz diferença significativa em termos de interferência face a teres três a emitir a 80 MHz? É só isso que quero saber
Pois, é uma boa questão. O protocolo em causa, se não me falha a memória, apenas trata da "partilha do mesmo meio por devices diferentes", garantindo que cada emissor, antes de emitir, escuta o meio para verificar se há comunicação (se não houver, comunica logo; se houver, espera que a transmissão em curso termine, i.e, aguarda e passado x tempo volta a ouvir... quando detetar que há silêncio, transmite então). Ou seja, o CSMA/CD (de colision detection) foi pensado essencialmente para garantir que cada um fala na sua vez e que não há mais nenhum a falar enquanto outro fala para prevenir interferências geradas por colisões de pacotes pertencentes a fluxos de tráfego diferentes. Acho que na questão da interferência que colocas, este protocolo não entra.
 
Certo. Obrigado pela a imagem, é boa para ficarmos a saber aqui exatamente quais são os canais :D

Mas eu estava só a tentar esclarecer uma dúvida sobre o protocolo que o @migabc mencionou e se faz diferença para aquele protocolo na interferência co-canal haver larguras de canal diferentes em jogo nos diferentes APs. Quero acreditar que não faça diferença, mas não conheço o protocolo em causa.

Está bem, mas imagina que tens aqueles três APs a emitir no mesmo canal (centroide) a larguras de canal diferentes. Isso faz diferença significativa em termos de interferência face a teres três a emitir a 80 MHz? É só isso que quero saber
o CSMA/CD funcionam bem para APs que usam o mesmo canal central - ao usares Largura de banda diferentes nesses APs o canal central deixa de ser o mesmo. Repara no diagrama que o @tomas_loeps colocou - se tens o primero AP no canal 100 com largura de banda 20MHz e um segundo AP com largura de banda 40Mhz este segundo AP vai estar centrado no canal 102 e não 100 logo vai haver interferência canal adjacente entre eles
 
já agora se usares a largura de banda dos 160Mhz (que hoje em dia ainda poucos APs suportam e ainda menos clientes suportam) apenas vais ter 2 canais sem sobreposição no espectro dos 5GHz - se tiveres APs vizinhos muito próximas (tuas ou não) deves garantir que não há sobreposição)
 
Back
Topo