GiGA Router Wi-Fi 6.0 FTTH

Outra dica, por vezes os leigos cometem o seguinte erro:
1) Colocam a largura de banda no valor "máximo"
2) Colocam a potência no "máximo"
Um leigo por natureza assume que o "máximo" é sempre o melhor, mas como sabemos se vamos ter vários APs nas nossas redes (para ganharmos cobertura e capacidade) nem sempre é bom usarmos esses valores no "máximo"
 
Boa Tarde,

Sou cliente NOS, neste momento sem fidelização, e a ponderar uma alteração de contrato para melhorar o serviço.

Há uns meses que ando de olho na disponibilização deste gigarouter, e neste momento com a campanha em vigor do dobro da velocidade, estou seriamente a pensar dar o salto.

Neste momento tenho o router 3.0 (o azul e preto) e apenas 100mbps, sendo que neste momento estou de olho no 1gbps (pacote 500mbps com oferta do dobro da velocidade).

Tenho é muita reticência sobre o gigarouter, mais especificamente, sobre as configurações do mesmo. Passo a explicar:

No meu router atual, acedo ao mesmo com o browser (IP local) e faço todas as configurações, como é o caso de port forwarding, ou desativar DHCP, por exemplo. Ou seja, todas as configurações são feitas diretamente no router a que ninguém terá acesso.

No entanto, desde há uns tempos que vejo que as configurações são feitas online, no site https://aminhanet.nos.pt/, o que para mim é motivo de preocupação, no que toca à segurança e à exposição de detalhes da minha rede a terceiros.

Neste gigarouter as configurações também são feitas exclusivamente nesse link? Significa que as minhas configurações de acesso do exterior estão algures num servidor da NOS, ou é possível uma forma mais tradicional/segura/privada de configuração?

Outra preocupação que tenho é saber se consigo no gigarouter configurar o mesmo para:
- desativar DHCP;
- configurar port-forwarding sem restrições de tipo de tráfego/ports;
- "delegar" o tráfego para uma máquina pfsense.

Obrigado.
 
Nos routers v5 e v6 FTTH da NOS (ao contrário do v4) consegues acesso à página de gestão via IP local (default 192.168.1.1)

No entanto, tal como o nos routers anteriores (e o mesmo na MEO e VDF), o ISP tem sempre acesso à gestão dos nossos routers via protocolo TR-069 (CWMP customer-premises WAN management protocol)
Logo os operadores tem sempre acesso à gestão dos nossos routers

A NOS disponibiliza essa gestão (que recebe via TR-069) na aminhanet.nos.pt e/ou app NOS-net para que o cliente tenha acesso remotamente
Esse acesso obviamente está securizado via https com user/pass e 2° fator de autenticação
O mesmo acontece na Vodafone (app Vodafone Smart Router) e MEO (app MEO Smart WiFi)

 
- "delegar" o tráfego para uma máquina pfsense

consegues fazer isso com a opção bridge mode - Que basicamente encaminha o IP público WAN do teu modem (parte inicial do teu router) a uma das portas RJ45 do teu router (essa porta deixa de ser uma porta LAN para passar a ser uma porta WAN) - desta forma fazes bypass a todas as funcionalidades routing no teu router
Deves depois ligar essa porta a um router externo (no teu caso esse pfsense)
 
consegues fazer isso com a opção bridge mode - Que basicamente encaminha o IP público WAN do teu modem (parte inicial do teu router) a uma das portas RJ45 do teu router (essa porta deixa de ser uma porta LAN para passar a ser uma porta WAN) - desta forma fazes bypass a todas as funcionalidades routing no teu router
Deves depois ligar essa porta a um router externo (no teu caso esse pfsense)
Só uma ligeira correção, o ip público que encaminha não é o do modem do router e sim um IP público diferente..
 
Boa Tarde,

Antes de mais, quero agradecer o feedback que me foi dado. Obrigado.


Nos routers v5 e v6 FTTH da NOS (ao contrário do v4) consegues acesso à página de gestão via IP local (default 192.168.1.1)

No entanto, tal como o nos routers anteriores (e o mesmo na MEO e VDF), o ISP tem sempre acesso à gestão dos nossos routers via protocolo TR-069 (CWMP customer-premises WAN management protocol)
Logo os operadores tem sempre acesso à gestão dos nossos routers

A NOS disponibiliza essa gestão (que recebe via TR-069) na aminhanet.nos.pt e/ou app NOS-net para que o cliente tenha acesso remotamente
Esse acesso obviamente está securizado via https com user/pass e 2° fator de autenticação
O mesmo acontece na Vodafone (app Vodafone Smart Router) e MEO (app MEO Smart WiFi)


Que têm um protocolo definido para o efeito, desconfiava que tivessem mas não fazia ideia. Infelizmente portanto não há nada que se possa fazer quanto a isso ...

Mas saber que posso continuar a aceder diretamente ao router, já é melhor do que não ter acesso de todo.


consegues fazer isso com a opção bridge mode - Que basicamente encaminha o IP público WAN do teu modem (parte inicial do teu router) a uma das portas RJ45 do teu router (essa porta deixa de ser uma porta LAN para passar a ser uma porta WAN) - desta forma fazes bypass a todas as funcionalidades routing no teu router
Deves depois ligar essa porta a um router externo (no teu caso esse pfsense)

Ok, era exatamente isso, ligar uma porta LAN específica a uma placa específica num pfsense e delegar tudo nessa máquina.


Só uma ligeira correção, o ip público que encaminha não é o do modem do router e sim um IP público diferente..

Já tinha lido qualquer coisa no passado sobre esta questão. No meu caso, como no da grande maioria dos utilizadores, vou ter um IP dinâmico, que vai sendo atualizado no DNS à medida que o ISP vai alterando. Neste momento esta atualização é pacífica e o IP até se mantém muito estável por muito tempo.

O facto de não ser o IP público do router mas um outro IP gerido por outra camada do ISP, não terá nenhum impacto nas configurações do DNS, correto?

Por exemplo, acedendo à página https://www.whatismyip.com/ vou continuar a receber um IP público perfeitamente válido para configurar o meu DNS e quaisquer regras de encaminhamento que possa configurar no router ou pfsense, correto?

Obrigado.
 
Boa Tarde,

Desloquei-me a uma loja NOS para alguns esclarecimentos sobre os produtos. Eu sei, eu sei ... grande erro! lol

Basicamente depois de o que me pareceu uma eternidade para me darem um valor de proposta, pareceram-me completamente desconhecedores do que a NOS anda a publicitar na televisão e no que têm no próprio site.

Bem, de volta aqui ao forum para perguntar a quem sabe ...

Eu tenho fibra em casa, e a entrada do meu router 3.0 é coaxial. O meu interesse para mudar era para o pacote de 500mbps, que neste momento tinha de oferta o dobro da velocidade, ou seja, ficaria com 1gbps. Um pouquito acima dos meus 100mbps atuais :)

Perguntei se o router que forneciam era o gigarouter wifi 6, disseram que sim, e perguntei se tinha entrada de fibra ótica, ou seja, um aparelho já FTTH. A resposta foi algo do género:

"O aparelho que vai receber tem entrada coaxial. Mas não tem problema, porque o cabo coaxial está preparado para até 1gbps, portanto o técnico faz essa ligação sem problema. Se mais tarde a zona for alterada para fibra até casa, então será contactado para fazer a troca."

Fiquei mesmo desiludido. Não sei se com o facto de possivelmente ter de continuar com o coaxial, ou com o facto de a pessoa não ter percebido o que eu queria, ou ambos.

Na realidade eu gostava mesmo de ter fibra até dentro de casa, até ao aparelho em si. Julgo que só trará melhorias de estabilidade, velocidade e no caso de jogos online, melhoria no ping.

Mas isto significa que eu receberia um gigarouter que ainda não é a última versão com wifi 6? Porque a ideia que tinha é que esse router apenas tem entrada direta de fibra.

Obrigado.
 
Boa Tarde,

Desloquei-me a uma loja NOS para alguns esclarecimentos sobre os produtos. Eu sei, eu sei ... grande erro! lol

Basicamente depois de o que me pareceu uma eternidade para me darem um valor de proposta, pareceram-me completamente desconhecedores do que a NOS anda a publicitar na televisão e no que têm no próprio site.

Bem, de volta aqui ao forum para perguntar a quem sabe ...

Eu tenho fibra em casa, e a entrada do meu router 3.0 é coaxial. O meu interesse para mudar era para o pacote de 500mbps, que neste momento tinha de oferta o dobro da velocidade, ou seja, ficaria com 1gbps. Um pouquito acima dos meus 100mbps atuais :)

Perguntei se o router que forneciam era o gigarouter wifi 6, disseram que sim, e perguntei se tinha entrada de fibra ótica, ou seja, um aparelho já FTTH. A resposta foi algo do género:

"O aparelho que vai receber tem entrada coaxial. Mas não tem problema, porque o cabo coaxial está preparado para até 1gbps, portanto o técnico faz essa ligação sem problema. Se mais tarde a zona for alterada para fibra até casa, então será contactado para fazer a troca."

Fiquei mesmo desiludido. Não sei se com o facto de possivelmente ter de continuar com o coaxial, ou com o facto de a pessoa não ter percebido o que eu queria, ou ambos.

Na realidade eu gostava mesmo de ter fibra até dentro de casa, até ao aparelho em si. Julgo que só trará melhorias de estabilidade, velocidade e no caso de jogos online, melhoria no ping.

Mas isto significa que eu receberia um gigarouter que ainda não é a última versão com wifi 6? Porque a ideia que tinha é que esse router apenas tem entrada direta de fibra.

Obrigado.
Se tens cabo recebes o router 5.0v2. é wifi5.
E se tens cabo agora, irás continuar a ter cabo nos próximos tempos, ainda não houve relatos de trocas de tecnologia
 
Se tens cabo recebes o router 5.0v2. é wifi5.
E se tens cabo agora, irás continuar a ter cabo nos próximos tempos, ainda não houve relatos de trocas de tecnologia

Pois isso é pena, mas na verdade, será que vou sentir grande diferença?

Alguém me consegue tirar esta dúvida do IP público que vou ter? Isto é, eu atualmente tenho um IP público dinâmico, e tenho um domínio com que acedo aos serviços que disponibilizo (http, ssh, ...). Como o IP pode mudar, tenho um serviço que o vai atualizando caso seja alterado pelo ISP.

Vou ter alguma mudança nesse sentido?

Pergunto isto porque em tempos li numa mensagem qualquer que a gestão do IP dado pelo ISP é diferente com aparelhos mais recentes que o meu (possivelmente desde que apareceu a configuração via https://aminhanet.nos.pt/), e que embora público, não está disponível diretamente à rede pública mas que é de alguma forma "virtualizado" pelo ISP.

Quero acreditar que se deve manter tudo na mesma, tenho 1 IP público e que através deste consigo chegar à minha casa a partir de qualquer máquina ligada à net, mas gostava de ter essa certeza, porque manter os serviços é importante para mim.

Obrigado.
 
@Zecas continua tudo na mesma... Houve foi quem andasse a levantar o rumor de que a NOS ia implementar o CG NAT, mas é falso. Pelo menos, falaram disso há imenso tempo e nada aconteceu nesse sentido. Foi um problema nos routers da NOS que levou algumas pessoas a achar que isso ia acontecer.
Continuas a ter IP público diretamente no router e tens ainda a feature de DDNS para poderes ter o domínio atualizado consoante o IP dinâmico vai mudando...
 
@Zecas continua tudo na mesma... Houve foi quem andasse a levantar o rumor de que a NOS ia implementar o CG NAT, mas é falso. Pelo menos, falaram disso há imenso tempo e nada aconteceu nesse sentido. Foi um problema nos routers da NOS que levou algumas pessoas a achar que isso ia acontecer.
Continuas a ter IP público diretamente no router e tens ainda a feature de DDNS para poderes ter o domínio atualizado consoante o IP dinâmico vai mudando...

Boa, ainda bem que assim é. Realmente vale sempre a pena perguntar, os rumores espalham-se depressa e só ajudam à desinformação.

Assim sendo, já fico mais descansado. Obrigado pelo esclarecimento.
 
Pois isso é pena, mas na verdade, será que vou sentir grande diferença?

Alguém me consegue tirar esta dúvida do IP público que vou ter? Isto é, eu atualmente tenho um IP público dinâmico, e tenho um domínio com que acedo aos serviços que disponibilizo (http, ssh, ...). Como o IP pode mudar, tenho um serviço que o vai atualizando caso seja alterado pelo ISP.

Vou ter alguma mudança nesse sentido?

Pergunto isto porque em tempos li numa mensagem qualquer que a gestão do IP dado pelo ISP é diferente com aparelhos mais recentes que o meu (possivelmente desde que apareceu a configuração via https://aminhanet.nos.pt/), e que embora público, não está disponível diretamente à rede pública mas que é de alguma forma "virtualizado" pelo ISP.

Quero acreditar que se deve manter tudo na mesma, tenho 1 IP público e que através deste consigo chegar à minha casa a partir de qualquer máquina ligada à net, mas gostava de ter essa certeza, porque manter os serviços é importante para mim.

Obrigado.
É para esse tipo de usos que faz sentido o bridge mode, em que ficas com um segundo IP público (diferente) na porta 4 do router.
Depois colocas lá um dispositivo que te permita fazer a gestão de firewall, portos disponibilizados para o exterior, etc.
 
Boa tarde, sabem-me indicar se o "GiGA Router 6.0 FTTH" em rede DSTelecom, usa ONT ou é como na MEO que é só o router?
Fui hoje a uma loja da NOS para saber condições e disseram-me (e asseguraram) que não estão a colocar ONT agora... Gostaria de saber se é verdade ou não. Obrigado!

*GiGA Router 6.0 FTTH, só em pacotes 500Mbps/1Gbps
 
Boa tarde, sabem-me indicar se o "GiGA Router 6.0 FTTH" em rede DSTelecom, usa ONT ou é como na MEO que é só o router?
Fui hoje a uma loja da NOS para saber condições e disseram-me (e asseguraram) que não estão a colocar ONT agora... Gostaria de saber se é verdade ou não. Obrigado!

*GiGA Router 6.0 FTTH, só em pacotes 500Mbps/1Gbps
Penso que na rede DST não colocam esse router.
 
Boa tarde, sabem-me indicar se o "GiGA Router 6.0 FTTH" em rede DSTelecom, usa ONT ou é como na MEO que é só o router?
Fui hoje a uma loja da NOS para saber condições e disseram-me (e asseguraram) que não estão a colocar ONT agora... Gostaria de saber se é verdade ou não. Obrigado!

*GiGA Router 6.0 FTTH, só em pacotes 500Mbps/1Gbps
Existe uma confusão sobre o router 6.0 em DST. Mas á partida colocam sim. O router 5.0 e 6.0 tem ONT integrado.
 
Existe uma confusão sobre o router 6.0 em DST. Mas á partida colocam sim. O router 5.0 e 6.0 tem ONT integrado.
Muito obrigado pela informação. Sendo assim já fiquei bem mais contente!
:biglaugh:

Já agora alguém me consegue disponibilizar ou dizer as especificações técnicas deste router? (por exemplo antenas, tecnologias, etc). Na internet só vejo "bla bla bla" e não consigo encontrar verdadeiramente as especificações.
 
Back
Topo