GiGA Router Wi-Fi 6.0 FTTH

Boas, alguém com este router consegue dizer se é possível aceder através de IP ao mesmo e se já é possível abrir as portas ftp /udp e ficarem mesmo abertas para o exterior..... Pois na versão anterior estava com bug ficavam abertas no Router e quando se faz teste para o exterior as mesmas estão fechadas....
Podes aceder localmente pelo 192.168.1.1, se entretanto não mudaste a subnet.
 
Instalaram-me há umas semanas o serviço na nova morada, tendo aproveitado para fazer o upgrade para 500MB de download.

Tenho um giga router (modelo 5670_GPON )

Estou com problemas de estabilidade da internet:
  • pings que falham
  • Ligações ssh que fecham por broken pipe
Já fiz dezenas de despistes - dois portáteis, ligações wireless e por cabo, e o resultado é sempre o mesmo: mesmo com um portátil ligado por cabo mesmo ao lado do router, três ligações ssh a três servidores diferentes falham ao fim de umas horas. Tenho também várias falhas de pings durante o dia - durante 1 segundo normalmente).

Esta situação é disruptiva porque trabalho a partir de casa. O que se pode fazer?

Ontem a NOS fez-me update de firmware mas está na mesma.
 
Instalaram-me há umas semanas o serviço na nova morada, tendo aproveitado para fazer o upgrade para 500MB de download.

Tenho um giga router (modelo 5670_GPON )

Estou com problemas de estabilidade da internet:
  • pings que falham
  • Ligações ssh que fecham por broken pipe
Já fiz dezenas de despistes - dois portáteis, ligações wireless e por cabo, e o resultado é sempre o mesmo: mesmo com um portátil ligado por cabo mesmo ao lado do router, três ligações ssh a três servidores diferentes falham ao fim de umas horas. Tenho também várias falhas de pings durante o dia - durante 1 segundo normalmente).

Esta situação é disruptiva porque trabalho a partir de casa. O que se pode fazer?

Ontem a NOS fez-me update de firmware mas está na mesma.
Pede downgrade para o GigaRouter 5.0 V3 (modelo 5657). Pode ser que melhore, pois é o mais estável em FTTH. Este novo parece que ainda dá problemas a algumas pessoas. Eu por acaso tenho e não tenho razão de queixa, até hoje.
 
Acredito que seja mais uma avaria desse aparelho em si e não de um problema genérico do 5670
A minha mãe têm o 5670 e nunca deu problemas e o meu irmão usa-o intensivamente (eu inclusive estou sempre ligado da rede da minha casa (Vodafone) à rede da casa da minha mãe por VPN e tb nunca notei quebras na ligação)

Em vez de pedir downgrade para o 5657 pede antes para te trocarem o 5670 por outro igual
P.S.
O 5670 é melhor que o 5657 não só no modulo WIFI mas sobretudo no ONT (tem bastante melhor sensibilidade aos sinais óticos)
 
Acredito que seja mais uma avaria desse aparelho em si e não de um problema genérico do 5670
A minha mãe têm o 5670 e nunca deu problemas e o meu irmão usa-o intensivamente (eu inclusive estou sempre ligado da rede da minha casa (Vodafone) à rede da casa da minha mãe por VPN e tb nunca notei quebras na ligação)

Em vez de pedir downgrade para o 5657 pede antes para te trocarem o 5670 por outro igual
P.S.
O 5670 é melhor que o 5657 não só no modulo WIFI mas sobretudo no ONT (tem bastante melhor sensibilidade aos sinais óticos)
Sim, vou tentar fazer isso.
Wifi não me chateia muito porque tenho APs próprios (Ubiquiti, gosto muito). Mas este router é o único com entrada fibra, e chateia-me ter mais um aparelho para fazer a conversão.

Entretanto tive um finding novo - a ligação (que estou a medir por via de ligações ssh a 3 servidores diferentes, tem-me dado broken pipes ao fim de 1-2h) parece estar normal/estável usando a porta 4 em modo bridge.
 
Sim, eu também tenho o EdgeRouter da Ubiquiti e tenho o v6 da minha mãe em bridge mode (basicamente está a fazer bypass - como se estivesse a funcionar como modem) e não tenho problemas neste setup
Mas antes disso tive o v6 em modo router/dhcp/wifi e também nunca tive problemas
 
Sim, vou tentar fazer isso.
Wifi não me chateia muito porque tenho APs próprios (Ubiquiti, gosto muito). Mas este router é o único com entrada fibra, e chateia-me ter mais um aparelho para fazer a conversão.

Entretanto tive um finding novo - a ligação (que estou a medir por via de ligações ssh a 3 servidores diferentes, tem-me dado broken pipes ao fim de 1-2h) parece estar normal/estável usando a porta 4 em modo bridge.
Update: Vieram cá substituir o router NOS ontem mas o novo (do mesmo modelo) está igual.
 
Volta a reclamar - pede para te instalarem o v5 para despistar o problema - assim consegues confirmar se o problema é mesmo do v6 ou do OLT (na central)
Existe mais algum modelo que tenha entrada fibra (para não ter de ter Receber em Fibra --> conversor para coaxial --> fio coaxial ligado ao router )?
 
Existe mais algum modelo que tenha entrada?
Sim, todos os modelos FTTH do 5.0 para cima.

No que pões entre parêntesis acho que querias dizer "cabo de rede" em vez de coaxial

Ou então referes-te a passagem de instalação HFC para FTTH. Isso ainda não está operacionalizado, embora alguns clientes já tenham conseguido quando estão em zona HFC+FTTH. Nas zonas só HFC não é possível.
 
Volta a reclamar - pede para te instalarem o v5 para despistar o problema - assim consegues confirmar se o problema é mesmo do v6 ou do OLT (na central)
Update: Vieram cá ontem instalar o router v5...está na mesma.
Funciona na perfeição em modo bridge, em modo normal não consegue manter uma ligação ssh por mais de 2h.

É claramente algo da ligação - e muito provavelmente da configuração/software/settings da NOS.

Neste momento a única opção que me resolve o problema é instalar um router próprio e usar a porta 4 em bridge mode. A NOS ficou de me contactar com alternativas mas não tenho fé que resolvam.
 
Update: Vieram cá ontem instalar o router v5...está na mesma.
Funciona na perfeição em modo bridge, em modo normal não consegue manter uma ligação ssh por mais de 2h.

É claramente algo da ligação - e muito provavelmente da configuração/software/settings da NOS.

Neste momento a única opção que me resolve o problema é instalar um router próprio e usar a porta 4 em bridge mode. A NOS ficou de me contactar com alternativas mas não tenho fé que resolvam.
Update: a única solução que a NOS deu foi comprar um router à parte e usar o router próprio na porta 4 em modo bridge...
Não souberam resolver.
 
Tenho net fixa 100mb mas queria mudar para outra divisão da casa . Estava a pensar mudar para o router 1Gb . Será que a velocidade por wifi de 1Gb é superior á velocidade por cabo 100mb ?
 
Boas! Tenho vindo a acompanhar este tópico pois vou renegociar o contrato com a NOS e tenho duas dúvidas acerca deste router.
Ao dia de hoje a nos já altera sem problemas este router para quem tem 500/100? E também gostaria de saber se o alcance wifi é significativamente melhor que no giga router 5 (que no meu caso não é grande coisa :nonono2:), ou se imperceptível e não devia dar-me ao trabalho de pedir para alterar.

Ps, sou FTTH

Quem me puder esclarecer fico agradecido.
 
Back
Topo