Giga Router Hitron 5.0 (v2)

Fui à minha conta no site NOS, secção de apoio ao cliente, "contactar a NOS", Cliente particular, Internet Fixa, Equipamentos e Reparações, "Também pode obter apoio", Email / Enviar Email. Preencher formulario e descrever no problema as quebras de rede e solicitar update de Firmware ao Router para a b3.4 devido aos problemas que tens, e se não resolverem têm que trocar o router".

Se vai resultar ou não, não sei, mas foi o que fiz e 2 dias depois tinham aberto um ticket novo na minha página de apoio ao cliente com um numero INC0000****** , e 1 dia depois ligaram-me, portanto demorou 3 dias uteis.

foi por ai mesmo que enviei o mail, mas não obtive resposta nenhuma. Tiveste mais sorte que eu.
Mas pelos relatos recentes a nova versão nada resolveu, será melhor ficar quieto.
 
Também já tenho a versão 7.2.2.0.1b3.4 e na questão da estabilidade está igual, só funciona bem em modo bridge.
De salientar que os valores de potência no downstream após update ficaram todos dentro dos parâmetros ideais (-7dBmV a 7dBmV)... Coincidência? Não sei. SNR continua elevado, mas a NOS diz que está dentro do padrão.

Não sei se foi aqui ou noutro forum, que alguém afirmou que este modem faz a leitura errada do sinal recebido... Enfim.
 
Também já tenho a versão 7.2.2.0.1b3.4 e na questão da estabilidade está igual, só funciona bem em modo bridge.
De salientar que os valores de potência no downstream após update ficaram todos dentro dos parâmetros ideais (-7dBmV a 7dBmV)... Coincidência? Não sei. SNR continua elevado, mas a NOS diz que está dentro do padrão.

Não sei se foi aqui ou noutro forum, que alguém afirmou que este modem faz a leitura errada do sinal recebido... Enfim.

No meu caso, quer o SNR quer a potencia, estão dentro dos valores standard para DOCSIS 3.1.
Nada a apontar aí - daí ter os 500M/20M contratados.
Agora as falhas, nada a fazer quanto isso.

Podem ler a minha resposta oficial à NOS aqui - https://forum.nos.pt/utilizar-a-int...-teams-via-vpn-22915?postid=156197#post156197


Sugiro que quem tem este router, peça a troca pela V1.
É um Askey, com chipset broadcom, que nao tem o problema dos Intel Puma6 e Puma 7.

Acabei de o fazer.
Dera-me luz verde da NOS para rescindir o contrato caso queira (ainda tenho 16 meses de obrigatoriedade de permanência).
 
O problema do V2 pode ser do firmware ainda não ter sido actualizado. Este router utiliza o chipset da Intel Puma 7 que tem defeitos.
Já houve actualizações mas são os ISP que implementão estas.

O V1 o chipset é da Broadcom.

https://approvedmodemlist.com/intel-puma-6-modem-list-chipset-defects/

https://www.badmodems.com/

Já tinha afirmado que podia ser uma possibilidade. Não sabemos qual o firmware do fabricante que está. Só as versões da NOS que não sabemos os changelogs.
 
Não é uma plataforma, é mesmo o processador intel. Puma 7 no caso do Hitron chita

Existem casos ja referenciados, mas pelo que via era nos PUMA 6:

Isto é mais que uma skin, eles cortam muita coisa.
Era facil de verificar. Flashem o firmware original, e façam testes.
Eu quase que aposto que a NOS tem a firewall ativa !

SDs
Obviamente que cortam coisas, ficando assim com um firmware barebones com uma skin diferente e que permite a gestão remota (daí não ser uma skin de facto). Não acredito que seja por cortarem em coisas como poder alterar os servidores dns, restringir o wifi 2.4ghz a 20mhz e afins que traga grandes problemas. Até vejo vantagens pois são menos processos a carregar o processador. Salvo erro o router FTTH também usa o mesmo tipo de abordagem e não tem este tipo de problemas (pelos relatos até é basttante estável). O problema parece-me estar mesmo na plataforma Puma que foi utilizada que causa problemas, que são mais do que conhecidos e que parece que não são de fácil resolução.

Sim o V1 é broadcom e não parece sofrer deste tipo de problemas. A intel resolveu meter-se numa área que não dominava pois achava que era mais um processador e meteram-se em aventuras. A Broadcom tem mais experiência neste tipo de processadores e parece não padecer destes problemas. O v1 tem é um wifi mais fraquito, mas prefiro estabilidade a wifi.
 
O mais curioso é parecer imperar aqui a economia de escala pois a NOS tem os restantes mas de repente, apesar dos problemas conhecidos, até põe só o v2 em modo "take away" pretendendo ganhar parque instalado com ele o que se calhar até consegue...
Tem funcionado com a fast food e estará a funcionar com o v2: não interessa se o produto é bom o que interessa é que o marketing o consegue fazer parecer bom e atrativo e pimba...
 
Depois de ter lido as últimas intervenções sobre este router fui testá-lo com o trinity fazendo algumas alterações/variações para ver os problemas que introduziam e lá está enquanto o teste foi com 20/20 e um mínimo de 4 ligações para down e up tudo ok, depois em 50/50 com um mínimo de 100 ligações já começaram a surgir os problemas de jitter (lag) no upload mas mal subi o download para 250mbps (50% em cada um dos canais) e lá vieram os problemas do router à superfície com quebras no up para valores entre os 8/10mbps e jitter de 200ms e mais.
Para fazer mais uma despistagem baixei o download novamente para 20 e subi o up para o limite mínimo contratual de 80mbps e problemas pioraram todos os campos relacionados com o up estouraram completamente, desde velocidades não mantidas, jitter a mais de 250ms com picos de 800ms. Isto faz com que o download até a 20mbps tenha problemas pois não existe comunicação estável com o exterior para pedir mais pacotes e então até o down fica reduzido a 0,3mbps.

Para testar melhor poderia ter feito incrementos mais pequenos para perceber onde está o limite da estabilidade mas decididamente este router não está preparado/com capacidade para sustentar o serviço de 500/100 e muito menos os valores estipulados pela NOS, por via contratual de 400/80.
Estranhamente sendo um problema do processador não entendo porque só está a afectar no upload, visto que download a 400mbps com 20 de upload e isto aguenta-se melhor, com muito jitter (200+ms) mas nada de picos de 800ms e tudo o resto no verde.
 
ja o fabricante do 4 ( arris ) tinha problemas nos US devido ao cpu da intel usado nele puma 6/7, levou até processos colectivos contra os iSP que os instalavam, principalmente a virginmedia

@RJMC esse teu teste vem confirmar porque aumentou exponencialmente os relatos das quebras neste v2, foi desde que eles passaram o upload para 100
 
ja o fabricante do 4 ( arris ) tinha problemas nos US devido ao cpu da intel usado nele puma 6/7, levou até processos colectivos contra os iSP que os instalavam, principalmente a virginmedia

@RJMC esse teu teste vem confirmar porque aumentou exponencialmente os relatos das quebras neste v2, foi desde que eles passaram o upload para 100
A base do 4 o TG2492 aparece na listagem e curiosamente como somos pequenos o TG2492NO escapou de constar...
 
Estou de regresso ao tópico. Apenas para juntar a minha voz às do que se queixam de quebras, coisa que nem sabia o que era com o 3.0.
Na quinta tive disso amiúde no PC da minha empresa ligado por VPN. Foi terrível. Trabalhar na rede foi absolutamente impossível e acabei inclusive por desistir às oito da noite.
Espero que desta vez não seja por nenhuma azelhice minha. :)
 
Alguém que tenha o Router 5.0 V2 e que me possa dizer até que distâncias conseguem ter 5Ghz?? Tenho NOS satélite, vão instalar "Fibra" (HFC) e o Router 5.0 V2, normalmente, o router fica na entrada, mas lá não tem tomadas coaxiais, e queria, pelo menos, ter 5Ghz no meia quarto? Alguém me pode responder a questão por favor?
 
Alguém que tenha o Router 5.0 V2 e que me possa dizer até que distâncias conseguem ter 5Ghz?? Tenho NOS satélite, vão instalar "Fibra" (HFC) e o Router 5.0 V2, normalmente, o router fica na entrada, mas lá não tem tomadas coaxiais, e queria, pelo menos, ter 5Ghz no meia quarto? Alguém me pode responder a questão por favor?
Ninguém pode responder a isso corretamente. Há milhões de fatores que podem mudar a propagação do sinal
 
Bem, há 4 dias que não tenho quebras desde que tenho a b3.4... Sempre com 3 PCs em casa e 2 SmartTvs a abusar no streaming de video e download de jogos para testar, no EPIC+BattleNet+Steam, VPN no trabalho sempre ligada (porque nesta é facil saber se houve quebras pois para reiniciar a VPN é necessário novas credenciais manualmente), + telemoveis/tablets. 1 PC + 1 TV por RJ45 e os restantes por WIreless.

O que notei é que estou agora aparentemente "capado" a 50mbps no upload quando paro quase tudo e testo, quando antes da intervenção tinha 90-100mpbs sempre.
O download agora está sempre acima dos 510Mbps, quando dantes raramente chegava aos 480Mbps.

Perdi aparentemente upload, estabilizou o resto. Se continuar assim sem quebras, quero lá saber do upload... mas pronto, parece que cada um está a ter feedback diferente sobre o assunto, indo desde os tecnicos que o atendem até à propria estabilidade do sistema...

Nota: (Não tenho o Router em bridge, é o unico a fazer a gestão em toda a casa).
 
Depois de ter lido as últimas intervenções sobre este router fui testá-lo com o trinity fazendo algumas alterações/variações para ver os problemas que introduziam e lá está enquanto o teste foi com 20/20 e um mínimo de 4 ligações para down e up tudo ok, depois em 50/50 com um mínimo de 100 ligações já começaram a surgir os problemas de jitter (lag) no upload mas mal subi o download para 250mbps (50% em cada um dos canais) e lá vieram os problemas do router à superfície com quebras no up para valores entre os 8/10mbps e jitter de 200ms e mais.
Para fazer mais uma despistagem baixei o download novamente para 20 e subi o up para o limite mínimo contratual de 80mbps e problemas pioraram todos os campos relacionados com o up estouraram completamente, desde velocidades não mantidas, jitter a mais de 250ms com picos de 800ms. Isto faz com que o download até a 20mbps tenha problemas pois não existe comunicação estável com o exterior para pedir mais pacotes e então até o down fica reduzido a 0,3mbps.

Para testar melhor poderia ter feito incrementos mais pequenos para perceber onde está o limite da estabilidade mas decididamente este router não está preparado/com capacidade para sustentar o serviço de 500/100 e muito menos os valores estipulados pela NOS, por via contratual de 400/80.
Estranhamente sendo um problema do processador não entendo porque só está a afectar no upload, visto que download a 400mbps com 20 de upload e isto aguenta-se melhor, com muito jitter (200+ms) mas nada de picos de 800ms e tudo o resto no verde.

Boas. O trinity referido é algum software? Existe alguma maneira de limitar o router a 200 de download e 50 de upload. Para quem precisa de uma ligação estável para o teletrabalho seria o ideal.
 
Boas. O trinity referido é algum software? Existe alguma maneira de limitar o router a 200 de download e 50 de upload. Para quem precisa de uma ligação estável para o teletrabalho seria o ideal.

O trinity é uma aplicação que se instala no PC e dá para monitorizar as ligações da net e verificar se há quebras.
Em relação a limitar a velocidade isso só a NOS o poderá fazer, mas só pedindo um downgrade do serviço.
 
Boas. O trinity referido é algum software? Existe alguma maneira de limitar o router a 200 de download e 50 de upload. Para quem precisa de uma ligação estável para o teletrabalho seria o ideal.

Quanto ao programa já te esclareceram, quanto ao resto só com outro router a gerir a tua rede porque o da NOS não tem QOS.
 
Back
Topo