Giga Router Hitron 5.0 (v2)

Meu diz é... SW 1.1.9
Vê por aqui 192.168.1.1 e vês logo na primeira página em Sistema > Versão SW.

YxcF5Jx.png
 
Boas pessoal,

Sou da ilha da Madeira e mudei recentemente para 1Gbps/100Mbps e colocaram me o Giga Router V1 (cilíndrico). Ao fazer testes por cabo tenho cerca de 800/850 Mbps, por Wi-Fi nunca tenho acima de 500 Mbps na rede de 5Ghz e a rede de 2.4 nunca está acima de 100, sendo que os equipamentos são todos relativamente recentes.

Comentei com o técnico no ato da instalação pelo que ele me disse que a NOS apenas garante velocidade por cabo e que aqueles valores por Wi-Fi eram normais. No entanto tenho conhecidos com o mesmo router e com 500Mbps/100 chegam a ter 460/500 Mbps por Wi-Fi.

Como é que posso resolver a situação? É algum tipo de configuracao no router ou algum problema com o mesmo?

Relativamente ao router aconselham o V1 ou V2? Perguntei ao técnico e ele disse me que eram iguais. Inclusive tinha lhe dito que queria o novo Giga Router Wi-Fi 6 mas ele referiu que não podia ser porque é apenas para clientes FTTH.
 
Boas pessoal,

Sou da ilha da Madeira e mudei recentemente para 1Gbps/100Mbps e colocaram me o Giga Router V1 (cilíndrico). Ao fazer testes por cabo tenho cerca de 800/850 Mbps, por Wi-Fi nunca tenho acima de 500 Mbps na rede de 5Ghz e a rede de 2.4 nunca está acima de 100, sendo que os equipamentos são todos relativamente recentes.

Comentei com o técnico no ato da instalação pelo que ele me disse que a NOS apenas garante velocidade por cabo e que aqueles valores por Wi-Fi eram normais. No entanto tenho conhecidos com o mesmo router e com 500Mbps/100 chegam a ter 460/500 Mbps por Wi-Fi.

Como é que posso resolver a situação? É algum tipo de configuracao no router ou algum problema com o mesmo?

Relativamente ao router aconselham o V1 ou V2? Perguntei ao técnico e ele disse me que eram iguais. Inclusive tinha lhe dito que queria o novo Giga Router Wi-Fi 6 mas ele referiu que não podia ser porque é apenas para clientes FTTH.
Sim o v6 é só para ftth. De resto se tens esses valors parece-me tudo dentro do normal.
o v2 tem um pouco mais de alcance de wifi mas tem problemas com vpns principalmente.
 
Ao fazer testes por cabo tenho cerca de 800/850 Mbps, por Wi-Fi nunca tenho acima de 500 Mbps na rede de 5Ghz e a rede de 2.4 nunca está acima de 100
Nos 2.4 GHz é isso que dá, uma limitação da norma

5 GHz e por cabo poderás atingir perto da velocidade contratada mas só se os teus equipamentos tiverem hardware que aguente essa largura de banda. Senão as velocidades serão sempre mais baixas.
 
Nos 2.4 GHz é isso que dá, uma limitação da norma

5 GHz e por cabo poderás atingir perto da velocidade contratada mas só se os teus equipamentos tiverem hardware que aguente essa largura de banda. Senão as velocidades serão sempre mais baixas.
O meu telemóvel é relativamente recente e a placa de rede trabalha com 802.11 a/b/g/n/ac. Daí estranhar raramente ter sequer 500Mbps que nem de aproxima do 1Gbps. Isto testando a velocidade via Wi-Fi na rede de 5 GHz com o telemóvel encostado ao Giga Router.
 
O meu telemóvel é relativamente recente e a placa de rede trabalha com 802.11 a/b/g/n/ac. Daí estranhar raramente ter sequer 500Mbps que nem de aproxima do 1Gbps. Isto testando a velocidade via Wi-Fi na rede de 5 GHz com o telemóvel encostado ao Giga Router.
Depende sempre das specs. Qual é o modelo do telefone?
 
Voltamos ao mesmo de sempre... O facto de um equipamento conseguir ter uma performance num local, não significa que seja capaz de ter a mesma no outro. É física pura. O ambiente envolvente influencia a forma como os sinais de radiofrequência são propagados. Mesmo que o router seja o mesmo, basta termos um numa moradia isolada e o outro num bloco de apartamentos para a diferença ser abismal.
Já para não falar das diferenças dos equipamentos terminais...
 
Depende sempre das specs. Qual é o modelo do telefone?
Oneplus 7T Pro (https://m.gsmarena.com/oneplus_7t_pro-ampp-9872.php)

Voltamos ao mesmo de sempre... O facto de um equipamento conseguir ter uma performance num local, não significa que seja capaz de ter a mesma no outro. É física pura. O ambiente envolvente influencia a forma como os sinais de radiofrequência são propagados. Mesmo que o router seja o mesmo, basta termos um numa moradia isolada e o outro num bloco de apartamentos para a diferença ser abismal.
Já para não falar das diferenças dos equipamentos terminais...
Aqui na minha zona a maior parte dos meus vizinhos nem têm Internet. Não vejo Wi-Fi em praticamente lado nenhum sem ser o meu. Não há apartamentos aqui, só moradias. O telemóvel em cima do router (sem mais nenhum aparelho conectado a ele) não passa dos 550Mbps, pode ser normal mas acho esquisito.
 
Oneplus 7T Pro
Pronto. Era aí que eu queria chegar. Então está desfeito o mistério. É uma limitação do teu equipamento.

Specs:
https://www.oneplus.com/pt/7t-pro/specs?from=7t-pro

Wi-Fi​

2x2 MIMO, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac


"You can expect a maximum (...) around 540-660 Mbps throughput, from a Wi-Fi 5 (802.11ac) 2×2 client device."
https://www.duckware.com/tech/wifi-in-the-us.html#PHY

Portanto o valor máximo teórico que poderás atingir no mundo real, e já é um valor máximo, é ao volta daqueles 600 Mbps. Não é possível fisicamente atingires valores superiores com banda de 80 MHz com esse equipamento.
 
Aqui na minha zona a maior parte dos meus vizinhos nem têm Internet. Não vejo Wi-Fi em praticamente lado nenhum sem ser o meu. Não há apartamentos aqui, só moradias. O telemóvel em cima do router (sem mais nenhum aparelho conectado a ele) não passa dos 550Mbps, pode ser normal mas acho esquisito.
Então, como o @RRJoao disse, o problema só pode estar no dispositivo terminal. Ou então, o facto de não haver mais router à volta também pode não ser suficiente. Podes estar sozinho, mas se o router estiver mal posicionado ou não estiver no melhor canal, mesmo sem interferências dos vizinhos, já faz diferença. As interferências não são geradas apenas por outros routers mas também por metais, espelhos, alguns eletrodomésticos, etc.
 
Viva.
Trocaram-me o router por esse Hitron.
Agora tenho duas redes: 2.4G e 5G.
É bem mais rápido mas o problema é que agora o meu telemovel demora mais a ligar ao wifi de 2.4G e nao percebo pk.

Outro problema é nos jogos online. Costumo jogar Space Engineers e agora nem sempre me consigo ligar a servidores externos.
Com o antigo consegui sempre.

3bf53ae0-f550-47ec-ac79-96d805974525.png


Alguém pode dar umas dicas?
Agradecido.
 
Boas pessoal, instalaram este router há cerca de mês e meio após ter renovado contrato com a NOS. Anteriormente tinha o 4.0 e antes desse aqueles antigos que já nem me lembro do nome.

Acontece que agora estou constantemente a ficar sem net nos pc's fixos que tenho pela casa.
Eu uso um switch tp link (ja é gigabit) para distribuir sinal para os vários pontos e agora passando um, dois ou três dias no máximo sou obrigado a reiniciar o dispositivo para que consiga voltar a ter net nestes dispositivos fixos...
Já alguém passou por isto?

Vou ver se ligo para o apoio a cliente mas para já gostava de ter feedback aqui do pessoal.
Obrigado desde já.

Ps. O mais estranho disto tudo é que o wifi continua a funcionar impecável quando a falha ethernet acontece.
 
Back
Topo