Giga Router Hitron 5.0 (v2)

Boa tarde. Não sei se será o local indicado mas gostava apenas de perguntar se será razoável ter valores entre 0 ate 14,9 de dBmV nos canais de downstream no router 5.0 v2 ou se está acima do normal... Tenho pelo menos 3 canais acima dos 10 e tenho notado que a net ou o router se reinicia sozinho de madrugada pois recebo notificação da app Homepass das plumes que a ligação foi abaixo e reiniciou.... obrigado a quem puder ajudar.
 
Boa tarde. Não sei se será o local indicado mas gostava apenas de perguntar se será razoável ter valores entre 0 ate 14,9 de dBmV nos canais de downstream no router 5.0 v2 ou se está acima do normal... Tenho pelo menos 3 canais acima dos 10 e tenho notado que a net ou o router se reinicia sozinho de madrugada pois recebo notificação da app Homepass das plumes que a ligação foi abaixo e reiniciou.... obrigado a quem puder ajudar.
O reinicio do router todas as noites a uma hora certa é uma rotina que infelizmente está generalizada nos routers NOS. Penso que é o CMTS que a define. Em principio seria justificável caso os valores fossem irregulares e até nem fará grande mal mas não percebo a repetição diária. Não o fazer (reiniciar regulamente) pode ter desvantagens mas a periodicidade julgo ser exagerada. Já me tentaram convencer da necessidade da mesma mas não me convenceram em situações normais e se o sistema não estiver nos parametros deveria ser corrigido doutro modo.

Sobre os valores há por aí no fórum umas tabelas com os valores ideais e com os aceitáveis. No down julgo que o ideal seria o 0 mas até 15 seria aceitável. Mas haverá quem saiba melhor de cor estes valores
 
O reinicio do router todas as noites a uma hora certa é uma rotina que infelizmente está generalizada nos routers NOS. Penso que é o CMTS que a define. Em principio seria justificável caso os valores fossem irregulares e até nem fará grande mal mas não percebo a repetição diária. Não o fazer (reiniciar regulamente) pode ter desvantagens mas a periodicidade julgo ser exagerada. Já me tentaram convencer da necessidade da mesma mas não me convenceram em situações normais e se o sistema não estiver nos parametros deveria ser corrigido doutro modo.

Sobre os valores há por aí no fórum umas tabelas com os valores ideais e com os aceitáveis. No down julgo que o ideal seria o 0 mas até 15 seria aceitável. Mas haverá quem saiba melhor de cor estes valores
Eu tenho o 5 V2 e também noto ele a reiniciar de noite entre as 3h/4h mais normalmente é de 12 a 15 dias.
Como podem ver o meu já vai para 10 dias sem se reiniciar.


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Espero que se aguente assim. É o que defendo e tem sido assim no último mês... nos últimos de 2022 era diário ou quase até pedir que vissem a situação. Já o tinha pedido noutra altura e tinha implicado até alterações de firmware mas estabilizou e depois voltou a mesmo
 
O reinicio do router todas as noites a uma hora certa é uma rotina que infelizmente está generalizada nos routers NOS. Penso que é o CMTS que a define. Em principio seria justificável caso os valores fossem irregulares e até nem fará grande mal mas não percebo a repetição diária. Não o fazer (reiniciar regulamente) pode ter desvantagens mas a periodicidade julgo ser exagerada. Já me tentaram convencer da necessidade da mesma mas não me convenceram em situações normais e se o sistema não estiver nos parametros deveria ser corrigido doutro modo.

Sobre os valores há por aí no fórum umas tabelas com os valores ideais e com os aceitáveis. No down julgo que o ideal seria o 0 mas até 15 seria aceitável. Mas haverá quem saiba melhor de cor estes valores
O meu reinicia-se a cada 10 dias . Houve uma altura que era todos os dias, mas entretanto ficou nos 10 dias. Mas já aconteceu recentemente reiniciar-se antes de 10 dias
 
Alguém consegue usar a porta USB deste router para controlo total de uma pendrive?
Eu consigo ter acesso ao conteúdo da pendrive, mas não tenho permissão para gravar, alterar, eliminar.
Há forma de contornar isto?
 
Vieram cá instalar este hoje, em troca do 2° V1 com problemas.

Continuo sem rede ou pouca onde o V1 em tempos entregava 150/40 Mbps.

Mas pelo menos tenho lá alguma coisa.

Vamos ver como se vai manter e a estabilidade da rede.
 
Quase de certeza que era WiFi com esteróides [emoji1]

Durou pouco... O anterior v1 não tinha metade do alcance inicial deste segundo V1 agora trocado.
Tanto que tinha Plumes.

Vamos a ver como corre com este.

Voltei a testar agora: 30/18 Mbps num tarifário 500/100.
Rede de 2.4GHz.
A de 5 nem apareceu.
Pelo menos está melhor que o estado final do anterior v1, assim seja estável.

E último quarto, é mesmo para ver alguma TV, escrever por aqui, deste género.
 
Última edição:
Malta, assinei semana passada com a NOS fibra por hfc acho (cabo coaxial) e desde a instalaçao ate hoje nao consigo ter um dia com a internet a funcionar sem falhas intermitentes aleatorias em duraçao e momento, tenho um ping continuo e vejo as falhas a acontecerem.
Ja estou a ligar diariamente para a NOS mas dizem sempre que esta em resolucao um problema na zona.
Instalaram me o router giga router 5.0v2.
Eu acho estranho é que entre as 17h e as 10h o serviço funciona perfeitamente, ate a televisao que tem cortes o dia todo durante esse periodo deixa de ter cortes.
Alguem tem algum conselho? Ja nao sei se aguento mais uma semana assim, em teletrabalho ainda por cima torna se impossivel trabalhar nestas condicoes.
 
Portanto, tu tens o serviço a funcionar correctamente no período em que normalmente há problemas?
Definitivamente curioso.
Mas achar que está relacionado com o router?
Parece efectivamente problema na ligação pois até a TV é afectada.

Tens que forçar com o apoio, ainda mais em teletrabalho.
 
Portanto, tu tens o serviço a funcionar correctamente no período em que normalmente há problemas?
Definitivamente curioso.
Mas achar que está relacionado com o router?
Parece efectivamente problema na ligação pois até a TV é afectada.

Tens que forçar com o apoio, ainda mais em teletrabalho.
Exatamente, supostamente no periodo onde ha mais gente ligada nao temos problemas 🤷‍♂️

gDw1Bq2.png


Estes valores da para tirar alguma conclusao?

Eu ligo todos os dias, mas eles dizem que a avaria esta em resolucao e nao podem fazer mais nada.
 
Atenção que pode mesmo ser um problema exterior. Há anos tive um problema que me limitava a velocidade durante horas do dia que pareciam muito regulares... a certa altura via mesmo um padrão e acabei por sugerir que talvez fosse outra vez água no tap que me servia porque mais ninguém se queixava na zona... meu dito meu feito o tap tinha tido outra infiltração (já tinha tido dois anos atrás e pelos vistos a reparação não foi estanque).
Mas deu trabalho convencê-los que era similar ao que acontecera anos atrás e obrigou a duas deslocações com a mesma indicação - equipa exterior - mas só se resolveu quando o segundo afinou temporariamente (agressivamente em termos de ligação) para melhorar e deixou indicação que voltaria se não fossem ao exterior - foram no próprio dia e resolveu-se. O técnico tinha resolvido parcialmente da primeira situação indo ao tap mas agora as regras seriam outras e não podia ser ele. Mas forçou que resolvessem.
A agua tinha entrado outra vez e o tap funcionava mal quando o sol lá batia... aquecia e notava-se perdas e velocidade muito limitada... quando arrefecia parecia que voltava ao normal...
 
Atenção que pode mesmo ser um problema exterior. Há anos tive um problema que me limitava a velocidade durante horas do dia que pareciam muito regulares... a certa altura via mesmo um padrão e acabei por sugerir que talvez fosse outra vez água no tap que me servia porque mais ninguém se queixava na zona... meu dito meu feito o tap tinha tido outra infiltração (já tinha tido dois anos atrás e pelos vistos a reparação não foi estanque).
Mas deu trabalho convencê-los que era similar ao que acontecera anos atrás e obrigou a duas deslocações com a mesma indicação - equipa exterior - mas só se resolveu quando o segundo afinou temporariamente (agressivamente em termos de ligação) para melhorar e deixou indicação que voltaria se não fossem ao exterior - foram no próprio dia e resolveu-se. O técnico tinha resolvido parcialmente da primeira situação indo ao tap mas agora as regras seriam outras e não podia ser ele. Mas forçou que resolvessem.
A agua tinha entrado outra vez e o tap funcionava mal quando o sol lá batia... aquecia e notava-se perdas e velocidade muito limitada... quando arrefecia parecia que voltava ao normal...
Ligaram me agora do apoio a dizer que a avaria exterior estaria resolvida, mas que verificaram que o meu sinal esta muito instavel e por isso agendaram visita tecnica.
Vou tentar passar esse exemplo e tentar perceber com quem vier ca ver se pode ser algo parecido, tendo em conta que tambem noto um padrao.

Em relacao a visita... so conseguiram marcar para segunda-feira, é uma coisa incrivel, estar sem serviço mais de 1 semana...
 
Exatamente, supostamente no periodo onde ha mais gente ligada nao temos problemas 🤷‍♂️

gDw1Bq2.png


Estes valores da para tirar alguma conclusao?

Eu ligo todos os dias, mas eles dizem que a avaria esta em resolucao e nao podem fazer mais nada.
Esses valores estão uma porcaria autêntica quer em potência quer em qualidade de sinal o ideal seria valores de potência entre -5 e +5 dBmV e SNR sempre acima de 35 dB pelo menos.
 
Ligaram me agora do apoio a dizer que a avaria exterior estaria resolvida, mas que verificaram que o meu sinal esta muito instavel e por isso agendaram visita tecnica.
Vou tentar passar esse exemplo e tentar perceber com quem vier ca ver se pode ser algo parecido, tendo em conta que tambem noto um padrao.

Em relacao a visita... so conseguiram marcar para segunda-feira, é uma coisa incrivel, estar sem serviço mais de 1 semana...
Uma semana???
De que zona?
Eu normalmente tenho no dia a seguir ou vá, dois ou três dias depois.
 
Uma semana???
De que zona?
Eu normalmente tenho no dia a seguir ou vá, dois ou três dias depois.
Samora Correia... mas entretanto desmarcaram (explico abaixo)
Esses valores estão uma porcaria autêntica quer em potência quer em qualidade de sinal o ideal seria valores de potência entre -5 e +5 dBmV e SNR sempre acima de 35 dB pelo menos.
Que chatice :(
Ligaram me a pouco novamente do apoio tecnico NOS, pessoas na area, pelo menos um vizinho confirmo, estao com o mesmo problema.
Portanto desmarcaram mais uma vez a visita tecnica, e dizem que vao realizar uma intervacao ainda no dia de hoje no exterior de forma a resolver o problema.
Ando neste ciclo infinito de desmarca visita tecnica, reparacao exterior, reparado, servico continua com falhas, desde quarta feira passada... acho que ja me trancaram aqui
Eu nem sou crente, mas estou a rezar a tudo que possa para que desta vez acontece mesmo uma reparacao definitiva que me permita volta a trabalhar em condicoes.
 
Samora Correia... mas entretanto desmarcaram (explico abaixo)

Que chatice :(
Ligaram me a pouco novamente do apoio tecnico NOS, pessoas na area, pelo menos um vizinho confirmo, estao com o mesmo problema.
Portanto desmarcaram mais uma vez a visita tecnica, e dizem que vao realizar uma intervacao ainda no dia de hoje no exterior de forma a resolver o problema.
Ando neste ciclo infinito de desmarca visita tecnica, reparacao exterior, reparado, servico continua com falhas, desde quarta feira passada... acho que ja me trancaram aqui
Eu nem sou crente, mas estou a rezar a tudo que possa para que desta vez acontece mesmo uma reparacao definitiva que me permita volta a trabalhar em condicoes.
És cliente móvel da NOS? Nestas situações eles costumam dar gigas extra para compensar.
 
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