Giga Router Hitron 5.0 (v2)

O departamento "técnico" e muitos outros na NOS estão a seguir a lógica da MEO e a fazer downgrade ao atendimento e a ligar pouco ou nada ao cliente, vão num bom caminho e os outros players agradecem. A mim foi-me dito que um sinal com potência a mais de 51dBmV em upload estava dentro dos parâmetros e que o facto do router não fechar uma portadora no down também era normal, portanto está tudo dito sobre o suposto apoio a que temos direito. Só quero ver onde isto vai parar para tomar uma séria decisão de mudar de ares mesmo pagando mais euros porque pagar menos mas não ter serviço não é uma opção.
E é verdade está dentro dos parametros e não é problema. Mas preferia eu pessoalmente verificar os teus sinais para confirmar.
 
E é verdade está dentro dos parametros e não é problema. Mas preferia eu pessoalmente verificar os teus sinais para confirmar.
Troner eu sei onde foram buscar os parâmetros relativos ao sinal, às especificações da Hitron, o problema é que especificações do aparelho e aquilo que é recomendável são 2 coisas completamente diferentes. Se for pela Hitron o router aguenta até 65dBmV em up, agora se fores pela norma Docsis 3.1 a potência nunca deve ultrapassar os 49dBmV para garantir um serviço estável. Uma coisa são os limites outra bem diferente é o recomendado para um funcionamento a 100%.

Se quiseres ver o sinal, como eu vejo, tens aqui um print, falta ali uma portadora que o router não consegue fechar, o sinal teve uma queda de 2dBmV nestas últimas semanas e que coincidiu com o início dos problemas porque também fez disparar o valor nas portadoras up, como seria de esperar.
 
Troner eu sei onde foram buscar os parâmetros relativos ao sinal, às especificações da Hitron, o problema é que especificações do aparelho e aquilo que é recomendável são 2 coisas completamente diferentes. Se for pela Hitron o router aguenta até 65dBmV em up, agora se fores pela norma Docsis 3.1 a potência nunca deve ultrapassar os 49dBmV para garantir um serviço estável. Uma coisa são os limites outra bem diferente é o recomendado para um funcionamento a 100%.

Se quiseres ver o sinal, como eu vejo, tens aqui um print, falta ali uma portadora que o router não consegue fechar, o sinal teve uma queda de 2dBmV nestas últimas semanas e que coincidiu com o início dos problemas porque também fez disparar o valor nas portadoras up, como seria de esperar.
Penso que o valor máximo será 57dbs. por isso estará ok. Mas como te digo por esse print não dá para analisar bem. Os graficos de sinal tem muito mais informação que isso aí.
 
Troner eu sei onde foram buscar os parâmetros relativos ao sinal, às especificações da Hitron, o problema é que especificações do aparelho e aquilo que é recomendável são 2 coisas completamente diferentes. Se for pela Hitron o router aguenta até 65dBmV em up, agora se fores pela norma Docsis 3.1 a potência nunca deve ultrapassar os 49dBmV para garantir um serviço estável. Uma coisa são os limites outra bem diferente é o recomendado para um funcionamento a 100%.

Se quiseres ver o sinal, como eu vejo, tens aqui um print, falta ali uma portadora que o router não consegue fechar, o sinal teve uma queda de 2dBmV nestas últimas semanas e que coincidiu com o início dos problemas porque também fez disparar o valor nas portadoras up, como seria de esperar.
o meu 5 está precisamente assim no dl (com o canal 34 aberto) mas não sei se não terá estado sempre assim. Na página interna do router também não me aparece uma portadora ul (9) mas no site aminhanet.nos.pt já aparece com fechado. O canal 34 está:

Canal
34
Estado: Aberto
Frequência(MHz): 495.6
Potência (dBmV): 5.7
SNR (dB): 42

Mas é como te digo, não sei se não esteve sempre assim.
 
o meu 5 está precisamente assim no dl (com o canal 34 aberto) mas não sei se não terá estado sempre assim. Na página interna do router também não me aparece uma portadora ul (9) mas no site aminhanet.nos.pt já aparece com fechado. O canal 34 está:

Canal
34
Estado: Aberto
Frequência(MHz): 495.6
Potência (dBmV): 5.7
SNR (dB): 42

Mas é como te digo, não sei se não esteve sempre assim.
Isso que dizes de não aparecer o canal 9 e aparecer o canal 34 aberto também me acontece mas no 34 tenho outros valores..

Canal
34
Estado: Aberto
Frequência(MHz): 499.6
Potência (dBmV): -3.7
SNR (dB): 39
 
O cabo de rede que me deu problemas tinha sido comprado há uma semana e de repente ficou com um terminal fracturado.
Quando foi trocar à loja disseram-me que por vezes vêm mal cravados/soldados de fábrica e dao esses problemas, por isso é que tenho sempre um cabo de rede adicional.
Mas nao implica que nao seja do router, era só para exclusão de partes.
Exato. Mas aqui o problema não será do cabo por eu não lhes mexo e eles aguentam 10 dias sem quebrar. E depois volta ao mesmo. Normalmente até tirar o cabo e voltar a por de novo ja costuma resolver o problema mas essa não pode ser a solução. Nao tenho pork a cada 10 dias ter de tirar e voltar a meter

Nos registos de sistema aparece a seguinte mensagem:
IGD: igd.info IGD_pii_add_portmapping_entry: desc WhatsApp (1632256059) (), ext_port 47116, int_port 47116

Alguem pode explicar que é isso a um leigo como eu.
 
Última edição:
O cabo de rede que me deu problemas tinha sido comprado há uma semana e de repente ficou com um terminal fracturado.
Quando foi trocar à loja disseram-me que por vezes vêm mal cravados/soldados de fábrica e dao esses problemas, por isso é que tenho sempre um cabo de rede adicional.e
Mas nao implica que nao seja do router, era só para exclusão de partes.
Por essas e por outras é que eu faço s meus cabos,...O que não quer dizer que não deêm problemas,...Normalmente por que fiz asneira na ordem dos fios!!!
 
O cabo de rede que me deu problemas tinha sido comprado há uma semana e de repente ficou com um terminal fracturado.
Quando foi trocar à loja disseram-me que por vezes vêm mal cravados/soldados de fábrica e dao esses problemas, por isso é que tenho sempre um cabo de rede adicional.
Mas nao implica que nao seja do router, era só para exclusão de partes.
Neste caso desta vez para resolver a falha na plume foi necessário desligar o pod principal e voltar a liga-lo. Mesmo assim julgo que não pode passar por aí a solução para a quebra de gigabit no router.
 
Penso que o valor máximo será 57dbs. por isso estará ok. Mas como te digo por esse print não dá para analisar bem. Os graficos de sinal tem muito mais informação que isso aí.
Segundo informação da segunda linha seriam os 55dBmV mas isso são limites e não valores para receber um sinal estável. Quanto aos gráficos acredito que sim mas não posso ajudar aí.

As especificações da Hitron falam em valores de dow entre -15db e +15 db e em up pode ir até 65 db, mas estamos a falar do aspecto fisico do router, quer dizer que o router pode suportar até esses valores sem danos fisicos, mas nao implica que esses valores estejam correctos para trabalhar.
Como eu disse anteriormente valores acima ou abaixo dos correctos trazem problemas de ligaçao, como perda de registo, degradaçao do snr e reboots frequentes.
Os teus valores estao correctos e sao parecidos com os meus, só a portadora OFDMA a de 20 Mhz é que está no limite, mas ela aguenta bem assim.
O meu Hitron V5 trabalha que é uma maravilha com o pacote 500/100 e nunca tive problemas, talvez porque esteja dentro dos valores correctos.
O problema é mesmo essa portadora que está com problemas.
Com o sinal dentro das normas docsis 3.1 é raro haver problemas, e os valores que o fabricante emite sao relativos ao limite da segurança fisica do hardware e nao os recomendados para um bom funcionamento.
Aconselho a leitura deste artigo:

"Os níveis de potência downstream devem estar entre -10 dBmV e 10 dBmV. Idealmente, deve ser o mais próximo possível de zero. Muitos técnicos de linha buscam uma faixa ainda mais rigorosa de +/- 5 dBmV. Contanto que esteja dentro desses intervalos, eles devem estar bem. Muitos modems são avaliados para +/- 15 dBmV. Muito baixo significa que o sinal está fraco e muito alto significa que o sinal está forte - possivelmente muito forte (e precisará ser corrigido com um atenuador ou divisor).
Os níveis de potência upstream devem estar entre 40 - 50 dBmV. Pense nessa medição como o quão alto seu modem precisa gritar para ser ouvido pelo CMTS. Se você estiver transmitindo menos de 40 dBmV, seu SNR upstream degradará (se você estiver sussurrando e o CMTS estiver gritando ao mesmo tempo, eles terão problemas para ouvir). Se for superior a cerca de 50 dBmV, o modem a cabo pode ficar offline intermitentemente ou apresentar um grande número de erros de palavra-código incorrigíveis.
Uma das causas mais comuns de problemas de energia upstream são os divisores. Se possível, o seu modem a cabo para a Internet deve estar no primeiro divisor conectado à linha que vem de sua casa. Divisores adicionais irão degradar a qualidade do sinal - as TVs podem lidar com isso, mas você verá problemas mais perceptíveis com a Internet."


Fonte: https://www.wikihow.com/Diagnose-Cable-Modem-Issues
Aí está o problema aqui explicado para valores superiores a 50dBmV e que eu noto intermitência do serviço e nas velocidades.

Obrigado a todos os que tentaram ajudar, já tenho intervenção marcada vamos ver no que dá, sempre se verificaram problemas no sinal e no router.
 
Isso ai já fia mais fino, penso que tem a ver com o UPnP (Universal plug and play) que nao faz o correcto mapeamento das portas.
Será um problema de software ou mesmo algum hardware marado, só mesmo a 2.º linha do apoio técnico é que poderá ver isso, e quando eles telefonarem indica esse erro.
Tal como disse antes nisto sou muito leigo... Achei estranho me aparecer essa mensagem relativo ao whatsapp... Acabei a fazer novo reset ao router e desligar e ligar as plumes visto que a ligação nas plumes tava sempre a quebrar. Desaparecia a rede e voltava a aparecer constantemente. Depois de isso tudo a porta volta a abrir como gigabit mas a ver até quando.
De momento nos registos de sistemas as unicas mensagens são;

Registo de Sistema​

Sep 24 23:27:45 2021Firewall
Firewall Blocked - FW.WANATTACK DROP Source 0.0.0.0 Target 0.0.0.0

Sep 24 23:25:30 2021Firewall
Firewall Blocked - FW.IPv6 INPUT drop Source 0.0.0.0 Target 0.0.0.0

Sep 24 17:58:00 2021Firewall
Firewall Blocked - FW.WANATTACK DROP Source 0.0.0.0 Target 0.0.0.0

Sep 24 17:58:00 2021Firewall
Firewall Blocked - FW.IPv6 INPUT drop Source 0.0.0.0 Target 0.0.0.0
 
So estes é k são normais então? É k o meu antes do reset tinha varios registos desses do Whatsapp e inclusive bastantes mais. Vou guardar prints agora disso para depois verificar. Eu nao tenho ido parar a linha especializada. Nem ninguem vai resolver este problema. É o que acho sinceramente
 
Normalmente as cores, dependente do fabricante, significa velocidade de 100 ou de 1000 mbps.
Eu tive o 5.0 V2 mas tive que trocar para o V1, pelo que não posso ajudar. Talvez consultando o manual!
 
Devem ser uns técnicos da treta, as portas do router Hitron V5 ficam laranjas quando estao a trabalhar a 1000 Mbs e verdes quando estao a trabalhar a 100 Mbs, eu já testei com cabos CAT5 (100 Mbs) e CAT6 (1000 Mbs) e é mesmo assim.

No manual original da Hitron vem essa descrição:

LAN 1
LAN 2
LAN 3
LAN 4

Use these ports to connect your computers and other
network devices, using Category 5 or 6 Ethernet cables
with RJ45 connectors.
Each LAN port’s yellow LED glows when the connection
on the relevant port’s is at 1Gbps, and its green LED
glows when the connection is at 10/100Mbps.
Depois de muito insistir chegou á conclusão que eu tinha raZão.... 😁
Agora tenho uma duvida não relativo ao router... As placas dos Ati's costumam ser de 10/100? O problema que ando a ter é que ao fim de 10 dias a porta que está ligada á plume principal quebra de gigabit para 10/100.. Esse cabo para ir ter á plume principal passa pelo Ati e depois é que vai para a plume.. Pode ser mesmo esse o motivo?
 
Tou com uma intervenção aqui em casa e estão a insistir que as portas do router nesmo a funcionar em gigabit deveriam a luz estar a verde. Que a laranja é má conexão
Manda-os passear que esses pertencem aos 90% de "técnicos" que a NOS tem actualmente, percebem tanto disso como eu de agricultura.
O @HS já te respondeu a forma correta de interpretar as luzes todo o resto é conversa de quem não sabe o que anda a fazer.

Edit: Uma porta gigabit é gigabit um porta 10/100 é porta 10/100 logo se se apresenta a gigabit é porque tem capacidade, uma porta 10/100 nunca apresentaria tais velocidades.
 
O que quis dizer é que o cabo sai do router e não vai direto para a plume. Passa pelo Ati tb... Ele ligou para o departamento técnico e o que lhe disseram foi que o problema seria na placa do Ati ser 10/100.... E quando a porta quebra o gigabit passa para verde... Agora tb vou fazer o teste e liga a plume principal direto ao router e ver se e daí que vem o problema... Se não for tão tramados comigo...
 
Última edição:
As placas dos Ati's costumam ser de 10/100? O problema que ando a ter é que ao fim de 10 dias a porta que está ligada á plume principal quebra de gigabit para 10/100.. Esse cabo para ir ter á plume principal passa pelo Ati e depois é que vai para a plume.. Pode ser mesmo esse o motivo?

o ATI não tem placa de rede. Quanto muito tem um patch panel ou fichas keystone RJ45 standalone.
Devem ter a indicação do Categoria (CAT5, 5E, 6, etc)
Verifica se estão bem cravadas (basta um condutor não fazer contacto que baixa logo de 1000 para 100)
Se os cabos e/ou patch panel não for de CAT6 troca por outras idênticas mas CAT6 e ficas com o problema resolvido
 
Back
Topo