GiGA Router Wi-Fi 6 HFC

No contrato faz menção a algum equipamento específico?
Não estou a desvalorizar o que foi dito mas se estiver escrito é mais simples.
 
No contrato faz menção a algum equipamento específico?
Não estou a desvalorizar o que foi dito mas se estiver escrito é mais simples.
Não, não diz.
O contrato, ou proposta, que enviaram faz menção a um Giga Router. Não faz qualquer menção específica a uma versão do mesmo.

Os meus pais também mudaram para NOS há cerca de um ano e em nenhuma das nossas propostas faz referência uma versão do router. No caso dos meus pais diz "Giga Router" e começaram por instalar um Wi-Fi 6 (depois mais tarde fizemos um downgrade, mas é outra história).

Quando eu me apercebi que instalaram o 5 fui logo directo ver à proposta se especificava alguma coisa e pensei que tinha feito porcaria porque vi Giga Router. Mas na loja NOS disseram-me que não faziam distinção, porque se chama tudo Giga Router, simplesmente tinham instalado o 5 em vez do 6.

Portanto, imagino que tenha apenas a palavra do comercial que me vendeu o pacote.
 
Estou a presumir que sim, mas como devem calcular, isso é muito má onda, porque o facto de ele me ter dito que esse serviço trazia o router Wi-Fi 6 foi uma das partes mais importantes para eu me decidir em avançar.

A minha pergunta é mais no seguinte sentido: é tecnicamente possível esse router correr com 500Mbps? Estão eles simplesmente a colocar obstáculos por que não querem colocar esse router neste pacote, não porque não se consegue?

Eu não vejo porque não, uma vez que tem um limite máximo e não mínimo de velocidade de internet, além de que o cabo coaxial é o mesmo, seja 500 seja 1Gbps.
 
Estou a presumir que sim, mas como devem calcular, isso é muito má onda, porque o facto de ele me ter dito que esse serviço trazia o router Wi-Fi 6 foi uma das partes mais importantes para eu me decidir em avançar.

A minha pergunta é mais no seguinte sentido: é tecnicamente possível esse router correr com 500Mbps? Estão eles simplesmente a colocar obstáculos por que não querem colocar esse router neste pacote, não porque não se consegue?

Eu não vejo porque não, uma vez que tem um limite máximo e não mínimo de velocidade de internet, além de que o cabo coaxial é o mesmo, seja 500 seja 1Gbps.
É, e conheço vários casos de clientes que tem o 6 com pacotes de 500 que obtiveram em renegociações.
É só uma estratégia para levar os clientes a pagar um pacote mais caro, pois funciona perfeitamente no 500.
 
Obrigado pela resposta dxn.

Assim sendo, eu abri uma reclamação na Provedoria NOS e vou ver o que dizem.
Pá, se eu não tivesse perguntado nada ao comercial e ele não me tivesse dito que era o 6 eu até deixaria pra lá, porque poderia imputar a mim mesmo a inocência não ter esclarecido isso, agora eu fiz-lo precisamente porque era importante para mim e foi nessa condição que decidi avançar para a NOS.

Mas dadas as circunstâncias, tem mesmo que ser, por uma questão de princípio e honestidade. Parece que não se conseguem mudar de operadora sem chatices :(
 
Obrigado pela resposta dxn.

Assim sendo, eu abri uma reclamação na Provedoria NOS e vou ver o que dizem.
Pá, se eu não tivesse perguntado nada ao comercial e ele não me tivesse dito que era o 6 eu até deixaria pra lá, porque poderia imputar a mim mesmo a inocência não ter esclarecido isso, agora eu fiz-lo precisamente porque era importante para mim e foi nessa condição que decidi avançar para a NOS.

Mas dadas as circunstâncias, tem mesmo que ser, por uma questão de princípio e honestidade. Parece que não se conseguem mudar de operadora sem chatices :(
Já agora, que vantagens achas que irás ter a usar WiFi6 com 500mbps ou WiFi5 com 500mbps?
 
Já agora, que vantagens achas que irás ter a usar WiFi6 com 500mbps ou WiFi5 com 500mbps?

Bom, há aqui duas dimensões importantes para mim:
  1. Num outro contrato NOS que tenho na casa dos meus pais, tivemos durante umas semanas o router Wi-Fi 6 e aquilo tinha um sinal muito muito bom a uma maior distância. Isto para mim é agora de uma importância fulcral, já que trabalho a partir de casa e, apesar de estar num apartamento pequeno, o sinal não é muito bom no escritório. Isto mesmo estnado a pouco mais de 10m em linha recta do mesmo. Isto foi grande desapontamento, já que o router da VDF, apesar de ser mais antigo tinha um sinal um pouco melhor e a fazer um upgrade, teria que ser para melhor.
  2. A outra é a dimensão da honestidade contratual. Não está certo entrar num contrato de boa fé com uma expectativa e na verdade o serviço contratado é diferente do que estava a contar. Se não houvesse uma fidelização de 2 ANOS, era naquela. Chegava ao fim e mudava e aprendia a lição. Mas para este tempo todo... Simplesmente não está certo.
 
Bom, há aqui duas dimensões importantes para mim:
  1. Num outro contrato NOS que tenho na casa dos meus pais, tivemos durante umas semanas o router Wi-Fi 6 e aquilo tinha um sinal muito muito bom a uma maior distância. Isto para mim é agora de uma importância fulcral, já que trabalho a partir de casa e, apesar de estar num apartamento pequeno, o sinal não é muito bom no escritório. Isto mesmo estnado a pouco mais de 10m em linha recta do mesmo. Isto foi grande desapontamento, já que o router da VDF, apesar de ser mais antigo tinha um sinal um pouco melhor e a fazer um upgrade, teria que ser para melhor.
  2. A outra é a dimensão da honestidade contratual. Não está certo entrar num contrato de boa fé com uma expectativa e na verdade o serviço contratado é diferente do que estava a contar. Se não houvesse uma fidelização de 2 ANOS, era naquela. Chegava ao fim e mudava e aprendia a lição. Mas para este tempo todo... Simplesmente não está certo.
No ponto 1, nesse contrato segundo me lembro, era o 6.0 FTTH, neste contrato é o 6.0 HFC.

Routers completamente diferentes
 
No ponto 1, nesse contrato segundo me lembro, era o 6.0 FTTH, neste contrato é o 6.0 HFC.

Não cheguei a referir que tipo de contrato era.
Quase de certeza que é HFC também.
Ainda assim era apenas um termo comparativo, não posso garantir que instalando aqui em casa, vira um Wi-Fi fantástico. Apenas pelo que se experimentou lá posso inferir que muito provavelmente seria melhor e era realmente a minha necessidade de uma qualidade de serviço.
 
Já agora, que vantagens achas que irás ter a usar WiFi6 com 500mbps ou WiFi5 com 500mbps?
Isso terá que responder quem já o tenha se é melhor que o 5.0, pois não é o meu caso que ainda tenho o V2.
Mas assim à 1ª vista o 6.0 tem wifi6 o que o 5.0 não de resto não sei se tem mais estabilidade ou não e se tem mais melhorias.
 
Isso terá que responder quem já o tenha se é melhor que o 5.0, pois não é o meu caso que ainda tenho o V2.
Mas assim à 1ª vista o 6.0 tem wifi6 o que o 5.0 não de resto não sei se tem mais estabilidade ou não e se tem mais melhorias.
Correto, no entanto, para 500mbps, não há qualquer vantagem significativa no WiFi6.

O ponto era esse...
 
Acabam de me instalar o hfc 6 e a frequência OFDM também está a 0. Algo que não acontecia no 5v1, erro de firmware conforme o @RJMC mencionou no tópico do 5v2?? Em termos de dbmv, no router anterior, tinha entre 3.9 e 6.9, agora é entre 4.1 e 7.3. SNR tinha tudo acima de 42 agora tenho alguns nos 38.1. No upload tenho um canal com dbmv nos 57.74!? Os outros 2 canais estão abaixo de 50 como de resto tinha todos no 5v1.

Ainda não tive tempo de "testar" mas vêem algo fora dos parâmetros?
 
Acabam de me instalar o hfc 6 e a frequência OFDM também está a 0. Algo que não acontecia no 5v1, erro de firmware conforme o @RJMC mencionou no tópico do 5v2?? Em termos de dbmv, no router anterior, tinha entre 3.9 e 6.9, agora é entre 4.1 e 7.3. SNR tinha tudo acima de 42 agora tenho alguns nos 38.1. No upload tenho um canal com dbmv nos 57.74!? Os outros 2 canais estão abaixo de 50 como de resto tinha todos no 5v1.

Ainda não tive tempo de "testar" mas vêem algo fora dos parâmetros?
Valores de potência ideal seria entre -5 e +5 dBmV e idealmente o valor da portadora de upload nunca deveria passar dos 49dBmV mas depois o router consegue resolver até 65 se não me engano no 5v2 mas nunca seria aconselhável ter valores dessa ordem porque estás no extremo do que o equipamento consegue aguentar. Quanto ao SNR de 38 chega perfeitamente. Atenção que as frequências podem não ser as mesmas do router anterior e daí a diferença de valores.
 
Boas
Realmente parece ser o único com algumas das specs divulgadas mas o que a NOS encomendou tem porta 2.5Gb e porta usb3? no divulgado é tudo gigabit e porta usb2... bateria exterior quase de certeza que nem chance...
O equipamento refere a desgnação 5719 ou uma como o 4 tinha xxxNOS por ser uma versão encomendada
5719? O meu é o 5519.
 
Olá pessoal,

Acabei de assinar um contrato com a NOS, vindo da VDF. É um pacote com 500/100.
Quando o estavam a propor fiz questão de perguntar se era para um router Wi-Fi 6, portanto este que estamos a falar, ao que me foi dito que sim, seria esse.

Qual não é o meu espanto quando recebo em casa um Giga Router Wi-Fi 5, o azulado não cílindrico.

Evidentemente fiquei pior que estragado, primeiro porque não foi isso que me venderam e depois porque preciso do melhor para trabalhar.

Fui a uma loja NOS onde me disseram que sim, deveria esperar esse router e que não havia razões técnicas para não o instalarem. Para abrir uma reclamação no Provedor NOS (assim o fiz, mas no dia seguinte enviaram-me uma mensagem a dizer que primeiro teria que os contactar telefonicamente, enfim).

Nessa chamada disseram-me que em redes HFC não podiam instalar o 6.0, só em FTTH a 500Mbps.

No entanto, se fosse 1 Gbps aí já dava (o que claramente me indica que não é um problema técnico, mas antes de contratos, apesar do homem me dizer o contrário)... claro que com um custo adicional que evidentemente não estou disposto a pagar porque não foi o que contratualizei.

A minha pergunta é: é possível ou não instalar este router num pacote HFC 500Mbps? Estarão simplesmente a enrolar-me porque não querem meter lá em casa aquilo que eu realmente contratei? Posso dar a volta a isto?

Sinto-me muito tentado a rescindir o contrato, porque isto tem 2-3 dias e não posso aceitar ter sido "enganado" por uma questão de princípio, e claro, porque isto ficará aqui durante 2 anos.

Instala 1GB e pede o novo router. Após uns dias, revertes para 500.
Se as condições foram negociadas por telefone, pede a gravação da chamada.
Faz é o pedido por telefone, para teres os 14 dias para reverter.
 
Última edição:
Ando aqui a debater se devo ou não colocar este router.
A situação é a seguinte: meti o pacote de 1gb através da provedoria na passada segunda-feira, mantive o router 5v1 mas ficou logo acordado que poderia entrar em contacto se não ficasse contente e pedir o 6. Durante mais uma semana posso contactar diretamente a provedoria e solicitar esta alteração. Mas não sei se o devo fazer. Como referi anteriormente, o wifi 6 não é relevante pois o router da NOS está em bridge. Até há dois anos tinha o primeiro router de todos da NOS, ou seja, não me interessa a novidade, interessa-me a estabilidade.

Uma das coisas que me faz considerar a mudança:
disc.jpg

(o problema refere-se ao dia 6 e dia 9, as outras desconexões foram da minha responsabilidade, planeadas)

Já tinha acontecido antes do upgrade, uma vez em janeiro, mas duas vezes esta semana depois do upgrade. Não sei se a linha fica saturada provocando packet loss que resulta das desconexões ou provavelmente vice-versa mas não domino de todo o assunto. A unica forma de resolver é contactar o serviço de avarias, eles fazem, o que penso ter ouvido um funcionário dizer, uma renovação de ip e fica tudo a funcionar novamente numa questão de segundos.

O que causa isto? Estará ligado ao router? Poderá o upgrade para o router 6 acabar com este problema? Isto tudo é por cabo, não por wifi. Da ultima vez que aconteceu, antes de ligar resolvi fazer o factory reset ao router e foi pior a emenda do que o soneto, o problema manteve-se e deixei de conseguir aceder à configuração de lan na página nosnet.pt para colocar o router em bridge, aparecendo erro 1004 e também na parte onde estão os dados ipv4 e ipv6, não consigo ver, aparece esse mesmo erro 1004. Telefonei para lá e a primeira operadora recusou ativar o bridge, a segunda aceitou mas não quero estar dependente deles para fazer isso, não quero ter acesso a apenas parte das configurações e informações do router. Colocando o novo router, voltaria a ter acesso a todos os settings ou será isto alguma limitação que eles impõem a determinado cliente, independentemente do router?

Obrigado.
Boas, podes partilhar a aplicação que faz track dessa informação? Obrigado
 
Back
Topo