1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Gigabyte 4850 zalman

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por jcss, 10 de Dezembro de 2008. (Respostas: 23; Visualizações: 913)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. jcss

jcss Power Member

Boa tarde,

Ontem recebi esta gráfica ao fim da tarde e tive práticamente umas 4 horas á luta com ela só para conseguir instalar os drivers, por entre vários erros e incompatibilidades lá consegui instalar o catalyst 8.10.

O problema que registo agora é que a fan não sai dos 100%, e julgo que ela esteja nos 100% pelo ruido enorme que faz e por andar sp nos 26~29º (o que não seria mau se não fizesse tanto barulho como é obvio). Se no catalyst regular a velocidade da fan para os 20 ou 100% é exactamente a mesma coisa, pois o ruido mantem-se igual.. Já alguem teve problemas deste género? ja googlei e não encontrei nada de concreto para resolver isto.

Algo que reparei desde o momento em que liguei o pc com esta gráfica é que ela crasha muito, o ambiente d trabalho blokeia depois o ecrã fica todo preto por uns 2~3 seg e de seguida volta ao normal, ainda à pouco bloqueou 2x seguidas.. Ainda não testei jogos com esta gráfica mas com estes sintomas não estou muito pra lá virado..

Desde já agradeço,

Cumpts.

2. RSC

RSC Power Member

Parabéns, você é mais um feliz dono de uma ATI 48xx! ;)

3. jcss

jcss Power Member

A outra versão que tinha desta gráfica (powercolor) não me deu nem um terço dos problemas que esta me está a dar, alias tirando um outro crash aqui e ali a outra gráfica nunca se portou mal... Efim o unico culpado disto até sou eu.. da proxima já a que loja não hei-de ir >.<'

4. tacd

tacd Power Member

Oh que pena. Esta frase não se enquadra minimamente neste caso. O problema do rapaz não é hardware mas sim software.

Passando agora à solução e deixando os fanatismos de lado (não é RSC?):

O que me deu a solução para o teu problema foi mencionares que já tiveste uma Powercolor HD4850. Isso aí não é nada mais que um erro ao desinstalar os drivers.
    Também já me aconteceu.

O que tens que fazer é desinstalar os drivers no add/remove programs. A partir daí fazer um reboot e entrar em safe mode. Corres o Driver Cleaner Pro e selecionas o filtro ATi. Fazes a limpeza. E depois é só fazeres reboot e instalares os drivers. Aconselho-te os 8.12 beta. Quando depois saírem os 8.12 stable fazes o mesmo procedimento.

Cumps

5. RSC

RSC Power Member

Fanatismo? Não, pela minha parte limito-me a constarar um facto.

PS: Pelos vistos a anterior 4850 do user em questão também dava "um crash aqui e ali".

6. SonicMayhem

SonicMayhem Suspenso

pelo que vi ja vi muitas nvidias 8800 (mais uma versao extreme com um OC) Alpha Dog Edition

toda extreme e tal... so da problema e que uma hd4830 da conta do recado... sem extreme OC nem ultimate performance... so marketing a nvidia... publicidade da lavagem de cerebros...

deixa os fanatismos de lado RSC

encara os factos simplesmente

7. jcss

jcss Power Member

Já tinha feito isso quando instalei os 8.10 (com outro programa para limpar), mas agora aproveitei para instalar este novos 8.12 e segui esses procedimentos com esse programa.. resultado; consegui instalar o drive com sucesso.. mas a fan não descansa desde que ligo até desligar o pc... >.>' já me começo a arrepender de ter trocado esta m****

8. RSC

RSC Power Member

Mas eu falei de 8800GT's da XFX por acaso?

9. SonicMayhem

SonicMayhem Suspenso

experimenta o rivatuner

;)

10. RSC

RSC Power Member

Não digas isso. Estás a ir pelo caminho do fanatismo... Como é que te podes arrepender de ter comprado uma placa tão boa? Vá... pondera lá isso melhor. Faz muito barulho e a ventoinha trabalha a 100% mas de certeza que a culpa é tua, ou da tua motherboard ou da Nvidia (em último caso a culpa é sempre da Nvidia). Agora, culpar a placa não me parece correcto. ;)

PS: Desculpa o tom irónico, mas é uma das verdades da vida que o barato, muitas vezes, sai caro.

11. SonicMayhem

SonicMayhem Suspenso

pronto... ja todos sabemos que a BFG GTX260 216 Maxcore e a melhor de todas...

isto e um forum de ajuda aos users... por isso deixa a M35D4 do fanatismo e ve se das ideias para ajudar o rapaz...

e se queres que te diga... a gtx260 essa maxcore e muito cara para o que e... 320€
    enquanto podes comprar uma hd4870 1GB com cooler melhor, melhor alimentacao e OC de fabrica por 270€... e deves perder uns miseros 5fps (e n me digas que e mais que isso porque simplesmente n e)

http://media.bestofmicro.com/P/H/114965/original/cod1.png

e aqui tens uma hd4850 a bater uma gtx269 que provavelmente ainda seja 196... mas mesmo assim a diferenca de preco e um bocado grande n?

12. SonicMayhem

SonicMayhem Suspenso

de certeza que comprou uma defeituosa ou entao n esta a ajustar a aventoinha como deve ser...

e n culpes a ati... culpa a marca... porque quando as graficas saem de la sao sempre testadas... ou elas sao lixadas no transporte ou e a marca que as trata mal

13. RSC

RSC Power Member

Primeiro, eu não falei nem de 8800GT's nem de GTX260's, quem está a falar de placas Nvidia és tu. Segundo, cooler melhor, melhor alimentação? A sério, não me faças rir. Eu antes desta GTX260, tive uma Sapphire 4850 Toxic e uma Gainward 4870 Golden Sample, por isso falo por experiência própria, ao contrário de ti que te limitas a repetir "slogans" pré cozinhados.

Fanatismo: adesão cega a alguém, a um sistema ou doutrina.

O que não falta por aí são posts meus a recomendar ATI's com certos orçamentos. Agora que a maioria dos users que por aqui passa a queixar-se de crashes e BSO's é com gráficas 48xx, é. Porque na maioria delas, sobretudo nas 4850, os coolers são maus e as memórias são mal arrefecidas.

14. jcss

jcss Power Member

Já experimentei, nem rivaturner nem ati tray tools nem no catalyst, eu configuro a fan para 20-30-100% e o ruido simplesmente não muda! tá sempre na mesma, na outra versão desta gráfica conseguia regular a fan sem qualquer tipo de problemas mas esta não mexe <.<' não creio que será o cooler (zalman) que é barulhento pois isto está a fazer tanto ou mais barulho que a outra fazia a 100% -.-'

PS. agradecia que acabassem com a história do costume de nvidia vs ati.. já mete nojo e não ajuda em absolutamente nada o meu problema.

Cumpts

15. SonicMayhem

SonicMayhem Suspenso

aqui sim fizeste um comentario como deve ser... agora n postes e aqueles comments ironicos e estupidos... a dizer que parabens comprou uma hd48xx

16. RSC

RSC Power Member

Não é história nenhuma. Tu estás a ter problemas porque a gráfica foi mal planeada. Essa, como as 4870 PCS+ que quando sairam a ventoinha ia dos 2% aos 100% quando lhe apetecia. Como as 4870 512MB Golden Sample que tinham a ventoinha mais pequena fixa numa rotação alta. A sensação que dá é que é tudo feito em cima do joelho, a despachar.

Quanto à tua placa, tens aqui a explicação do "porquê das coisas":

"(...) the Gigabyte 4850 Zalman cooler, has only 2 pins, not 3 so you can't use software fan speed profiles, so hardward control is the only way."

EDIT: SonicMayhem, o nossos diálogos presentes e futuros terminaram aqui. Eu sou muito adepto do diálogo mas quando a conversa descamba para o insulto, aí já não acho muita piada. A agressão verbal é o recurso de gente de baixo nível e eu isso não sou. Por isso esse jogo, eu não jogo.

Última edição: 10 de Dezembro de 2008
  17. SonicMayhem

SonicMayhem Suspenso

pronto jcss... tiveste azar... troca essa por outra

18. jcss

jcss Power Member

Continuas a bater na ati, mas acabaste de me dizer que o problema da fan nada tem a ver com a marca :s mas nem vou por ai como ja disse essa historia já me enjoa.. Quanto à fan, se eu não tiver um controlador de fans não vou conseguir calar esta barulheira? segue já pa loja pa trocar pela outra .. já tou farto de material que não encomendo >.<'

19. RSC

RSC Power Member

Dizer a verdade é bater na ATI? Preferias que mentisse é isso? Visto que casos como o teu a nivel dos coolers usados nestas 48xx há bastantes, o melhor, segundo a tua lógica, era nem os referir. E o problema da fan não tem a ver com a marca (Gigabyte)? Então tem a ver com quem?

Mas, de novo voltando à tua placa, tu não a podes regular com um controlador de ventoinhas. Porque ela é 2 pin. E para regular por controlador tem de ser 3 pin.

PS: De nada. ;)

20. jcss

jcss Power Member

Não percebeste o que quis dizer! a questão é que a Gigabyte não é a ati.. quem meteu o cooler foi a gigabyte, não a ati.. se o problema desta serie 48xx é arrefecimento, penso que nos devemos referir as marcas que montam os cooler e em muitos casos o autocolante (^_^) secalhar até sou eu que estou errado mas pronto é a ideia e opinião de cada um, não me resta senão respeitar a tua.

PS: Obrigado (dsc o atraso :P)

Cumpts

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página